Astronauta: Magnetar

Astronauta: Magnetar Danilo Beyruth

Resenhas - Astronauta: Magnetar

adijobs 19/06/2014

Um gostinho de quero mais
Astronauta Magnetar é o primeiro trabalho publicado pelo selo Graphic MSP, que promete trazer – e revelar – grandes talentos dos quadrinhos nacionais, com versões inéditas dos já consagrados personagens do Mauricio de Sousa. Esse primeiro, do Astronauta, por Danilo Beyruth, é uma prova de como deu certo a experiência com as publicações do MSP + 50 Artistas, HQs que reúnem inúmeros quadrinistas convidados para desenvolver suas próprias versões dos personagens do Maurício. A proposta do selo Graphics MSP é continuar a experiência, para deleite dos amantes dos quadrinhos, com histórias mais longas, menos experimentais e direcionadas para um público diverso.
O argumento de Astronauta Magnetar foca na solidão do personagem e na imensidão do cosmo, enquanto a arte enfatiza essa condição de maneira bem criativa. Eu me encantei com o estilo de Danilo Beyruth (a sequência que mostra a rotina do Astronauta é genial) e a paleta de cores escolhida para compor o universo criado para o álbum.
Pena que a experiência proporcionada pela graphic novel seja tão curta e a brevidade do roteiro, de poucos diálogos, deixe um gostinho de quero mais. Mas talvez esse seja um ponto forte da obra, que se propõe a primeira de uma série. Que venham as próximas.

Nelmaliana 03/08/2014

Me perdendo no Universo Mauricio de Sousa
Tudo começou em 2009 quando foi lançado o livro MSP 50 (1° de uma série de 4), em homenagem aos 50 anos de carreira do Mauricio de Sousa. Nesse livro 50 artistas diferentes fizeram releituras dos personagens clássicos dele. Esses livros ganharam diversos prêmios, e o sucesso foi tão grande que decidiram continuar com essa sequência de edições, mas dessa vez os artistas escolhidos teriam mais espaço para desenvolverem as histórias, então nasce o selo Graphic MSP.

O primeiro lançamento foi em outubro de 2012, e a partir daí vieram mais 3. E é sobre essas quatro obras de arte que vou falar um pouquinho nesse post.

Cada livro segue o traço do seu autor, mas mantendo o contexto do personagem clássico no qual foi baseado.

Leia mais em:

site: http://profissaoleitora.blogspot.com.br/2014/08/me-perdendo-no-universo-mauricio-de.html

Alair R 11/08/2014

A Saga do Astronauta
Astronauta Magnetar é mais uma excelente releitura dos personagens clássicos de Maurício de Souza, das demais edições lançadas, Astronauta foi a que obteve maior destaque tanto de público como de críticas.

Danilo Beyruth deu uma atmosfera nova ao personagem bem como referências históricas no decorrer da história.

Sem dúvidas é uma edição que vale cada centavo e coloca a MSP Graphic Novels como a nova promessa nacional nos quadrinhos.

Liberdade Literária 05/09/2014

Livro de Danilo Beyruth (Astronauta: Magnetar)
O Astronauta vai em uma missão no espaço solitário como sempre, para pesquisar o Magnetar (estrela de nêutrons que possui um campo magnético), e por um descuido seu sua nave é quebrada, e ele acaba ficando muito tempo prezo no espaço tentando concertar sua nave, O Astronauta então começa a ter alucinações com seu Avô e com as pessoas que ele mais amou em sua vida e por escolher sua profissão teve que deixa- los para trás, Até que após muito tempo ele decide fazer uma nova tentativa para voltar para casa.

Fabricio 07/01/2016

Uma bela releitura através da arte e do enredo de Danilo Beyruth para o Astronauta, personagem clássico do cartunista Maurício de Sousa. Nesta Graphic Novel, Astronauta vai explorar um magnetar numa distante galáxia e acaba tendo sua espaçonave danificada, tornando-se um "náufrago" na estrela de néutrons. Sem comunicação e completamente só, ele planeja uma rotina para tentar sobreviver dentro da nave aprisionada. Na solidão absoluta, começa a lutar contra sua própria insanidade. Conflitos psicológicos vêm à tona em forma de delírio e ele passa a refletir sobre suas escolhas. Os ensinamentos e as conversas que tivera anos atrás com seu avô surgem em sua mente e podem ser a chave para sair daquele lugar inóspito.

magdiel 18/02/2016

Uma HQ linda!
Uma tremenda homenagem ao primeiro herói interplanetário brasileiro. Neste quadrinho, o artista Danilo Beyruth escreveu e desenhou uma estória de ficção científica sobre a solidão.
A incrível arte do Danilo se enquadra perfeitamente ao enredo, a narrativa é envolvente e a trama mostra o quanto valeu a pena a pesquisa sobre astrofísica feita pelo autor (no final do livro há até um glossário, junto com vários rascunhos do quadrinho).
Apesar de toda profundidade, a essência aventureira do personagem é mantida, assim como seus lamentos pelo que deixou pra trás.
Criado nos anos 60, Astronauta Pereira (é o nome dele mesmo), membro da BRASA (Astronautas Brasileiros), é um dos mais memoráveis personagens do venerável quadrinista Maurício de Souza (mais famoso por Turma da Mônica). Este álbum é o primeiro de inúmeras graphic novels com releituras de personagens do Maurício. A série Graphic MSP (Maurício de Souza Produções), realizada por vários artistas diferentes em comemoração aos 50 de atividade deste ídolo nacional. E é claro organizada e editada pelo ilustre Sidney Gusman.
Em Magnetar, Danilo Beyruth nos leva a uma trama que começa de forma leve, e vai se tornando profundo ao decorrer das páginas.
“Se você está decidido a viver só, é assim que vai morrer. Você escolheu deixar tudo para trás, mas não há felicidade na solidão”.
Envolto em memórias, o personagem é usado como metáfora para as pessoas que vivem em uma “casca”, em uma roupa de astronauta, sozinhas, por escolha ou não, e para as que abandonaram alguma coisa, deixaram pra trás.
Mostra que em meio ao desespero, deve-se ouvir a voz da própria clareza. Algo como buscar a solução dentro de si mesmo. E assim encontrar uma forma de fugir e se salvar da situação em que se quer sair. Não apenas isso, mas uma analise da situação do que se está vivendo até chegar à conclusão de que se quer escapar disso.
É algo que poderia até ser tirado da versão infantil do personagem, mas que nunca foi enxergada. A não ser talvez pelo Danilo Beyruth, que mostrou essa visão de uma forma linda e especial.
A leitura é envolvente, rápida e agradável.

site: http://codigo137.blogspot.com.br/

CRIS LI 01/04/2016

Persistir
Achei o começo um pouco difícil por conta das teorias científicas, mas o final é bem interessante e nos faz refletir sobre prioridades, essência, raízes.

Renata.Martins 19/04/2016

Astronauta
Gostei muito desse livro ,o Astronauta é uma releitura do Astronauta personagem de Mauricio de Souza feita por Danilo Beyruth. A história é sobre um rapaz que decidi deixar tudo para trás e seguir seu sonho de ser astronauta .No espaço acontece algo inesperado ,no qual fica preso , e tenta de várias formas tentar achar uma maneira de sair e de não enlouquecer.Muito bom ,achei muito legal.

Leitora eclética 31/05/2016

Astronauta: Magnetar
A história retrata sobre a solidão. Na explicação sobre o Astronauta temos um glossário sobre os termos usados no decorrer da leitura. O Astro vai estudar o evento Magnetar, porém ele não esperava que uma rocha metálica atingisse a sua nave, fazendo ele ficar no espaço durante alguns meses, enquanto acha uma forma de voltar para casa.

Quatro mulheres e um livro 25/07/2016

Solidão e Luta pela Sobrevivênicia
A história inicia-se com o Astronauta recordando de sua infância, mas precisamente quando curtia as férias na fazendinha de seu avô. Um homem sábio e simples conhecedor dos sinais da natureza e entendia sobre a vida. Possuía a inquietude de conhecer o mundo, mas preferiu seguir um estilo de vida mais pacto.

Diferente de seu avô, Astronauta sempre seguia o seu espírito aventureiro e ansiava por explorar o universo e vivenciar as maravilhas do espaço, que ninguém jamais teria visto antes. Viajava sozinho pela imensidão do espaço em sua nave, possuindo apenas a companhia do computador de bordo.

“... Quando a vida te oferece escolhas cabe a você fazer a mais… Responsável. Não me arrependo, mas às vezes imagino com as coisas seriam se eu tivesse ido no lugar do meu irmão …”

A nova missão exploratória do Astronauta consistia em coletar informações sobre o fenômeno magnetar, uma estrela de nêutrons que possui um campo magnético estimado em 1 bilhão de teslas, um espetáculo único.

“Os magnetares ocorrem após a formação das estrelas de Nêutrons um dos possíveis finais da vida de uma estrela supermassiva.”

Para isto, a nave aterrissou em um asteroide seguro, assim o Astronauta poderia instalar os sensores , para recolher as informações sobre o magnetar e bem com melhorar a comunicação, já que a radiação interferia na comunicação.

* Para conferir a resenha na íntegra é só acessar o link

Durante o seu trabalho, Astronauta foi cativado pela beleza do magnetar, um incrível diamante gigante, acarretando um pequeno atraso. Ao realizar a instalação do sensor principal, ele é avisado pelo computador sobre uma atividade radioativa emitida pelo magnetar e pedindo a sua voltar para a nave imediatamente. Mas o Astronauta não teve tempo suficiente para chegar até nave, para salvar a sua vida, ele fugir da onda de radiação.

site: http://www.quatromulhereseumlivro.com.br/2016/07/hq-astronauta-magnetar-do-danilo-beyruth.html

SABRI 10/08/2016

O Astronauta da turma da Mônica ganha feições adultas e uma ótima arte pelo desenhista. Grafic Novel muito bem feita, e com umas ideias muito legais, principalmente a da passagem do tempo que é engraçada. Excelente mesmo!

Gláucia 31/08/2016

Astronauta: Magnetar - Danilo Beyruth
Astronauta sempre foi um dos personagens da turma da Mônica que menos gostei. Esse é o primeiro volume da série graphic MSP, uma releitura dos personagens de Maurício de Souza que povoram minha mente infantil.
Aqui ele é um adulto, sempre às voltas com difíceis missões espaciais e numa delas acaba perdido no espaço, como um náufrago. O tema é a solidão. Gostei mais da arte que da história em si, as imagens em tom de rosa são lindas.

phendragon 09/09/2016

AOS CONFINS DO UNIVERSO
Quando optei em fazer resenhas de quadrinhos, romances, ficção, terror, esotéricos, etc, fiz por entender que é preciso expor pra vocês, leitores do blog LER PARA DIVERTIR, uma variedade maior de opções de leitura. Normalmente nos acostumamos a uma só vertente de leitura e isso pode tornar os entendimentos mais limitados. Nada contra, mas é importante variar, sair da zona de conforto e experimentar coisas novas e ter novas opiniões.

O Astronauta é um personagem conhecido nosso das revistas da Turma da Mônica. Suas histórias, para quem já leu, são sempre aquelas viagens doidas, a mundos estranhos, conhecendo formas de vida novas, que estão espalhadas por todo o universo. Com aquele seu uniforme clássico (que lembra um ovo), o Astronauta Pereira, nos divertiu muito. Nesta versão lançada pela MSP (Mauricio de Sousa Produções) encontramos um personagem muito mais sério e compenetrado, provavelmente uma das histórias mais incríveis que já li. Muito bem construida e totalmente embasada nos critérios científicos, Magnetar é uma obra realmente incrível, não apenas de arte, mas de roteiro e idéias.

Para aqueles que ainda afirmam que "gibi é coisa de criança", ler Magnetar pode ser simplesmente a abertura de uma nova visão. A edição foi lançada em dois formatos no Brasil: Capa dura (edição de colecionador e limitada) e capa mole. Destaque principal é uma explicação completa sobre o personagem, ao final da edição, um Glossário explicando os termos usados e uma sessão de extras que é um verdadeiro making off, com todas as idéias mostradas, antes da construção do lindo trabalho.

Recomendo mesmo a leitura deste material, principalmente para aqueles que curtem ficção, Turma da Mônica e quadrinhos!

MARCOS GRAMINHA é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite".
contato: marcos.graminha@gmail.com

Mari Quemel 18/09/2016

Bem solitário
Admito que durante a leitura fiquei imaginando o astronauta no filme "Gravidade". Ele está bem solitário na magnetar e se compara com um náufrago, tem muita explicação física sobre o universo. É um bom quadrinho, mas não é o melhor.

Claudiomar.Filho 02/11/2016

Vale cada centavo
Essas releituras do Maurício de souza mais adultas e com sentimentos complexos são uma evolução perfeita para quem cresceu lendo as suas revistinhas. Em Magnetar, astronauta continua enfrentando os seus dilemas das eacolhas que fez para sua vida, sempre lembrando que escolher é perder. Nos faz questionar sobre o explorador que temos dentro de nós e a inquietação humana de sempre buscar o desconhecido
Sugiro demais