Aplicando Maquiavel ao dia-a-dia

Aplicando Maquiavel ao dia-a-dia Fernando César Gregório

Resenhas - Aplicando Maquiavel no dia-a-dia

Pablofmp 10/09/2022

Me fisgou no primeiro capítulo
Comecei a ler por curiosidade e me surpreendeu desde o primeiro capítulo. O livro, para mim, se torna um clássico contemporâneo na medida que O príncipe de Maquiavel continua sendo um clássico. Há vários trechos do livro que você consegue relacionar nos acontecimentos recentes do mundo. Vale cada minuto investido na leitura.

Sabrina.Marques 11/08/2023

O livro ?Aplicando Maquiavel no dia a dia? escrito por Fernando César Gregório foi inspirado na obra ?O príncipe? de Nicolau Maquiavel, traduzindo-o para a atualidade e situações vividas no cotidiano, dando dicas de como administrar seu negócio, emprego ou até mesmo vida pessoal.

Uma vez que a responsabilidade de um príncipe, é gerir, governar e conquistar seu Estado, nota-se ênfase no que se trata do assunto liderança, no que diz respeito a atitudes e reputação que devem ser a base de um líder. A prudência por exemplo, deve ser uma característica presente, já que está demonstra uma qualidade de quem age com moderação e comedimento, buscando evitar tudo o que acredita ser fonte de erro ou dano.

Um líder que não tem aptidão e talento, não poderá contar com o apoio de seus subordinados: A confiança é a base da liderança.

O autor da destaque também, à demonstração de amor pelos problemas enfrentados, reforça que as boas decisões são aquelas tomadas no tempo certo, e que aquele que não se prepara para momentos de dificuldade constantemente está fadado a decepção, perdendo oportunidades e sendo submetido aqueles que souberam investir nisso.

Atitudes, comportamentos e posturas como essas, são uma construção que deve ser feita diariamente, partindo do pressuposto do entusiasmo em acertar, mesmo sabendo que o caminho é longo e árdua a ser percorrido. É assim que se precavê o erro, se enfrenta os inimigos e se conquista o apoio de seus subordinados.