Declarando-se Culpado

Declarando-se Culpado Scott Turow

Resenhas - Declarando-se Culpado

otxjunior 14/12/2022

Declarando-se Culpado, Scott Turow
Um estudo de personagem muito bem desenvolvido e complexo, narrado naquele estilo noir de muitas divagações e pensamentos internos. Turow nos mantém sempre à beira da confusão total, exceto quanto a compreensão de seus personagens, que por mais absurdos e extravagantes, só podem pertencer à vida real. O sexismo e o racismo contidos aqui não envelheceram nada bem.

Camila 24/05/2017

Muita falação, pouca ação
Eu nunca fui (e depois desse livro acho que nem serei) fã de romance policial.

Mas pra ser justa eu gosto de livros de mistério, aquela história envolvente, em que as pistas surgem, mas nada se encaixa e a única coisa que você quer saber é qual é o elemento que amarra tudo. Normalmente depois que a gente descobre parece tão óbvio...

Só que esse livro, essa história... não sei... acho que a coisa começou a se perder quanto o Mack, o grande (só que não) detetive, policial, advogado que precisa desvendar o mistério todo, começa a filosofar e contar fatos sobre toda a sua vida e as pessoas que ele convive.

Sabe pra situar o leitor na história obviamente que é preciso contar a história dos personagens e das coisas que aconteceram anteriormente antes do livro começar, só que o mais curioso (que seria até um atrativo, só que acaba sendo enfadonho) é que o livro inteiro é a narração do Mack dos acontecimentos numa fita K7 (ou coisa que o valha) destinada aos sócios dele no escritório de advocacia!!! Aí eu fiquei pensando, pra que contar um monte de coisa que quem vai receber a gravação já sabe? O leitor tem que saber, mas o destinatário não! É uma soma equação que não fecha.

Bom, fora isso eu não me convenci muito das pistas que o Mack descobriu antes de descobrir o que estava acontecendo, achei bem mal desenvolvida. Ele passou a maior parte do tempo divagando sobre a vida medíocre que ele teve, falando mal dos sócios e toda o tipo de blá-blá que não dava pra suportar.

Final fraco, personagens com histórias sem resolução. Péssimo.

Carla 06/04/2015

Declarando-se culpado
A história gira em torno de 5,6 milhões de dólares, que tinham como destino pagar as ações judiciais de um trágico acidente de avião, mas que acaba sumindo. E o encarregado de encontrar o dinheiro e culpado, é o ex-policial e ex-alcoólatra Marck, que ao decorrer da investigação doa-se de corpo e alma para descobrir quem é Bert Kamin.
Marck invade os pontos mais obscuros da cidade, farejando as pistas que Bert deixa escapar, e durante essa investigação Marck esbarra em um ex-companheiro policial, que guarda um certo rancor ao seu respeito. A história é envolvida por suspense, romance e fraudes.