O Livro da Selva

O Livro da Selva Rudyard Kipling

Resenhas - O Livro da Selva

Clio0 08/07/2023

O Livro da Selva ou como um naturalista europeu via os "incivilizados".

Essa pode parecer uma forma um tanto rude de se referir a um dos clássicos da literatura, mas é impossível ler os contos e não relacioná-los com a atitude imperalista e eurocêntrica. Os contos são em sua maioria sobre como a selva vai aos poucos cedendo espaço e sendo subjugada pela humanidade, e como, até mesmo Mogli (que a maioria conhece pelo desenho da Disney) acaba desejando estar entre os homens também.

As histórias são quase fábulas, misturando o fantástico com a moral. São puro entretenimento e a escrita é relativamente fácil, podendo ser facilmente assimilada por crianças na faixa dos oitos anos.

Marilack 17/04/2020

Um livro de contos
Não sei se entra na categoria de fábulas (não sei mesmo, quem leu e sabe, me diz aí).

Gostei de todas as estórias, mas a última... Nossa!!!
Me encantou com todo o seu ensinamento.

Vale a pena ler e reler.
É uma ótima e divertida leitura para crianças.

Mari Palma | @a_maripalma 27/07/2016

Opinião | Perdida entre Vidas
É SOBRE O QUE MESMO?

O livro é composto por 7 contos, sendo 3 destes sobre Mogli e tendo suas histórias representadas no desenho da Disney. Os outros 4 contos são sobre outros animais e situações comuns na Índia no final do século XIX.

O QUE EU ACHEI...

É complicado falar sobre esse livro. Quis lê-lo porque nunca morri de amores pelo desenho da Disney e achei que o livro ajudaria.

Os 3 contos do Mogli ajudaram bastante, gostei deles. Mas os outros 4... Além de serem meio chatinhos por si só, meu lado bióloga se revirou com a forma como os animais e sua vida foram descritas. Chega ao ponto de uma das histórias girar em torno de um mangusto que quer ser domesticado porque o sonho de todo mangusto é ser um Mangusto Doméstico!! Aí já está forçando a barra né tio Kipling?

Dentre outras discrepâncias biológicas não consegui gostar dos últimos contos. Como conclusão, diria que apenas os contos do Mogli valem a pena. :/

site: https://perdidaentrevidas.blogspot.com.br
Jorge 01/06/2019minha estante
Compartilho da mesma opinião. É duro admitir que não gostamos de um clássico, mas nesse caso de O Livro da Selva não tem como defender. Pra mim, os elefantes dançarinos foram o ápice do absurdo.

Lucas Garcia 24/07/2021

Contos muito bons
Não posso negar que a melhor parte do livro são os contos do Mogli, também tem outros contos legais como o Toomai dos Elefantes e outros bem chatinhos como a foca branca.
As adaptações de Mogli pro cinema não fazem júz aos contos.
Fora algumas atitudes e ideias que hoje são horríveis como o colonialismo que não é explícito mas está nas entrelinhas, guerras, caça e maus tratos a animais, que me incomodaram bastante.

Luna 07/05/2022

Decidi ler por amar o filme da disney e por uma meta pessoal de clássicos. Tenho plena consciência de que os filmes são apenas baseados nos livros, desenvolvem uma trama mais palatável para as crianças e menos agressiva, mas foi uma surpresa ver a construção do personagem e todos os outros contos, eu amei muito e faria uma releitura sem duvidas. Os livros das selva nos deixam muitos ensinamentos.

Lara 03/08/2021

💛
Uma das capas mais lindas que a Principis lançou 💛.

O livro da selva conta com 14 contos bem diversificados, contados sob o ponto de vista de animais e suas relações com os homens.

O livro em questão deve ser lido sob a perspectiva da época em que foi escrito a fim de não se espantar com certas visões do autor que condiziam com sua formação pessoal, muito comum para o momento histórico em que viveu.

" O motivo que circula entre os animais é que o homem é o mais fraco e mais indefeso de todos os seres vivos, e atacá-lo não seria uma conduta correta."

"Há na selva algo tão pequeno que não pode ser morto? Não. É por isso que ensino a ele todas essas coisas, e é por isso que eu dou uma palmada nele, bem de leve, quando esquece."

"É melhor ele estar machucado da cabeça aos pés por mim, que o amo, do que pela ignorância."

"Eles não têm lei. Eles são párias. Eles não têm uma língua própria, roubam palavras que ouviram por aí, e ficam à espreita em cima dos galhos. O costume deles não é nosso. Eles não têm líderes. Não têm memória. Eles se gabam, falam muito e fingem que são um povo magnífico, prestes a fazer algo importante na selva, mas é cair uma noz que eles começam a rir e esquecem tudo isso."

Rodrigo 14/02/2020

Infância
Que leitura nostálgica!
A cada página lida refiz cada momento dessa narrativa fantástica.
Totalmente encantado!

yvnvitx 15/10/2020

O Livro da Selva, de Rudyard Kypling
Me surpreendi positivamente com o livro, eu que sempre gostei muito da animação da Disney encontrei no livro uma alternativa mais madura de visita a uma história que eu reassisto há muitos anos.

A abordagem me lembrou muito o livro da Netflix, que trata a história do menino lobo de uma maneira mais sombria, visceral, bem diferente da que me foi apresentada ainda pequeno.

Apesar de ter adorado o livro, ele não diminui em nada o carinho que eu tenho pela animação antiga, acredito que são duas formas diferentes de consumir um produto semelhante.

Além da história de Mogli, o livro conta com outros contos sobre animais, a maioria deles é sobre a fauna indiana, menos um, que retrata a história de uma foca. Eu achei que seria um porre ler os contos, comecei a lê-los meio que por obrigação, mas me surpreendi positivamente de novo quando me peguei super imerso em histórias sobre mangustos guerreiros, focas exploradoras e domadores de elefante.

Quanto ao PRODUTO livro, a edição da Principis é muito boa, a capa é bonita e a diagramação é muito boa, ainda mais pelo preço de 10 reais que paguei.

Juliana 12/09/2014

Kipling e sua genialidade
Uma coletânea de contos de fadas indianos escrito por um britânico! Bem, o certo é que a maioria das história ocorrem na Índia, e não todas. Um livro encantador que ajuda a quebrar o esteriótipo de "fantasia européia". Pouco sei sobre Rudyard Kipling, mas adorei o fato dele ter criado um livro baseado em outro país/cultura.

Perdidão Livros 24/07/2021

Ótima surpresa
Um livro de contos, esperava conhecer mais sobre um personagem que marcou minha infância. Me surpreenderam os demais contos. Uma imersão na selva

Élida Mercês 11/10/2020

Um livro que leva o leitor a acompanhar a visão do mundo a partir da percepção dos animais selvagens, inclusive sobre os humanos. Dentre as sete novela que compõem a obra, destaque para "Os irmãos de Mogi", que conta a história do menino lobo.

Aline 23/08/2022

Não é só sobre Mogli...
O livro tem várias fábulas, a primeira é sobre Mogli um garotinho indiano criado por lobos que ficou famoso por causa do filme da Disney, como sempre a história do livro é diferente... Rsrs
Os outros contos são bonitinhos, inclui uma foca branca que quer encontrar um lugar para morar longe do bicho homem...
Um mangusto que é adotado por uma família e em troca ele caça as cobras do jardim...
Tem também uma história sobre elefantes indianos que "dançam" as escondidas....
Enfim, a criançada deve gostar.

eu.karoliny 18/10/2021

Nostalgia
Peguei esse livro na biblioteca com baixas espectativas, demorei a começar pois estava adiantando a leitura. Mas eu descobri um livro de contos incríveis que me fizeram relembrar parte da minha infância.

Não gosto de comparar o livro ao filme pois os dois tem seus encantos e são nota dez, pretendo comprar uma edição mais elaborada pra mim e quem sabe reler, é uma leitura muito leve e gostosa.

Edimario 06/09/2017

Clássicos da Literatura em Quadrinhos, com O Livro da Selva, de Djian e Tieko, baseado na obra de Rudyard Kipling.
Salvo pelos lobos, Mogli é criado na floresta com os ensinamentos do urso Balu e da Pantera Baguera sobre a Leo da Selva e o respeito aos seus habitantes. Entretanto, as investidas de Shere Khan forçaram o jovem filhote de homem a tomar decisões que mudarão a sua vida para sempre.

Assim como os outros fascículos dessa coleção, temos uma obra super resumida em poucas paginas,o que acaba por eliminar partes inteiras da trama e até deixar a história fora do seu contexto original em alguns casos. Mesmo assim, no caso do Livro da Selva, temos uma adaptação com um roteiro que além de saber como se conta uma história, também desperta o interesse por essa obra, fascinante por si só. Djian sabe utilizar as caixas de texto para suprir o leitor de informações, tem diálogos bem construídos entre os personagens e tem o traço de Tieko como outra grande soma para a obra. Os animais são bem.detalhados e as sequências gráficas são dinâmicas e coerentes.

No final das contas eu até gosto do trabalho de edição dessas obras, com explicações sobre o livro original, o autor e seu momento histórico. Mas não tem como esconder o sentimento de "podia ser melhor". Entretanto, no caso deste número, dá para ter a satisfação de ver uma adaptação sóbria e que sabe seu papel em instigar pela busca ao material do qual se originou.

PS: Esta resenha integrou o dia #242 do #365hqs. Para conhecer mais do desafio, segue o link: https://www.instagram.com/explore/tags/365hqsed/

Milly 07/05/2021

O livro da selva
A história de Mogli é ótima e os contos também, é uma história diferente das que conhecemos, e sobre os contos teve partes que eu ri bastante e outras que me deixaram chateada pela exploração dos animais, entendo que a época contada na história é diferente da nossa, mesmo assim fico um pouco chateada pelo que os animais passam na vida real.