FREUD

FREUD Anne Simon

Resenhas - FREUD

DanielLonghini 15/06/2023

Livro legal.
O livro apresenta ilustrações beeeem legais, tornando a leitura divertida.

Os conceitos freudianos são apresentados de maneira aligeirada. Mas, para quem deseja conhecer um pouco sobre a vida do Freud, a leitura é super recomendada.

Adriana Scarpin 15/07/2022

Tô de férias e me prometi que só leria literatura nesse período, portanto o quadrinho é sobre Freud, mas ainda é literatura, viu? Rá!
Enfim, há tempos procurava um pdf desse livrinho da Corinne Maier e da Anne Simon, mas só agora encontrei esse em francês, embora já tenha saído aqui no Brasil pela Companhia das Letras.
Era o que eu esperava, alguns momentos divertidos interligados aos casos, teorias e eventos da vida de Freud mais famosos, mas nada com o qual a gente não possa viver sem.
Maier e Simon também fizeram biografias ilustradas de Marx e Einstein, as quais também estou pronta para desvendar.
Camila 16/07/2022minha estante
Que legal!

Wallace17 30/07/2021

Será que sou Freudiano???
Adorei a leitura da história da biografia do pai da psicanálise Sigmund Freud, ilustrada e em quadrinhos! Um trabalho lindo! Realmente, Freud foi um dos grandes provocadores da humanidade. E seus estudos permanecem imortais. Como toda excelente publicação, esta, me faz querer ir conhecer mais sobre psicanálise, sobre outros trampos de Freud, saber que são os seguidores, os opositores. Muita coisa ainda pra descobrir

"Há alguma coisa em nós que nos faz querer morrer... Querer destruir... É a pulsão da morte... Sofrer... E repetir o que nos faz sofrer."

site: https://www.instagram.com/p/BmMKW38FcJS/

tosty 24/03/2021

Bom para leigos e iniciantes
Com o objetivo de me situar em quais seriam os principais eventos e casos que envolviam Freud, me aventurei nesse livro e gostei bastante. A obra tem uma maneira divertida e descontraída de relatar os episódios, no entanto, é tudo abordado de maneira objetiva e superficial. Recomendo essa leitura a todos que apresentam o mesmo objetivo que o meu ou então quem queira revisar a trajetória de Freud sem muito compromisso.

@jana450 05/09/2020

Não se aprofunda, mas gostei muito
É um pequeno resumo da vida de Freud desde o nascimento até a sua morte.
Em alguns quadrinhos senti umas pitadas irônicas.

Elô 14/05/2015

Freud em quadrinhos.
Embora não seja um biografia detalhada da trajetória de Freud, o livro é muito interessante e foi bem concebido. Trata-se de uma biografia descompromissada e divertida expressada através de quadrinhos muito bem construídos. . A obra não irá tornar um neófito em especialista em Freud mas certamente funcionará com uma excitação para vontade conhecer mais e melhor o mundo da teoria Freudiana. Boa leitura!!!

Larissa 13/01/2015

Livro bem básico, conta em tirinhas alguns pontos da teoria freudiana, indicado para quem quer conhecer um pouco do autor, não nem uma biografia detalhada.

Rafael.Giuliano 01/04/2013

Aprender pelos olhos do outro...
Histórias em quadrinhos sempre me chamam a atenção pela oportunidade de compreender algo através dos olhos de outra pessoa! Sim, pois os desenhos são, de fato, a visão de outro alguém sobre o tema!
Neste caso, "Freud - Uma biografia em quadrinhos" diverte e informa, tudo ao mesmo tempo em que nos brinda com uma visão lírica, quase surreal (em alguns momentos) das peripécias na vida de Freud.
A passagem do tempo, seus marcos e os da própria história conseguem ser trabalhados de maneira suave e realista.
O texto apresenta uma narrativa intimista, realista, quase atemporal, o que diverte e dá fluidez ao texto, quase como num diálogo.
As pequenas intervenções, ou seriam interrupções (!?), da narrativa do protagonista, vindas em "balões de diálogo" de outros aposentos, são uma diversão à parte, como se Paula, sua empregada, estivesse o tempo todo ouvindo à nossa conversa, fazendo pequenos comentários, muitas vezes maldosos.
Minha parte preferida, sem sombra de dúvida, é àquela que descreve os diálogos entre Freud e seus "discípulos", incluindo aí o próprio Jung. Ficou leve e sarcástico, bem melhor do que foi a realidade quase violenta! (rs)
Um livro (quadrinho) para quem não conhece Freud, e mais ainda para quem já conhece o homem e suas ideias. Aqui, na visão de duas pessoas que nos brindam com uma perspectiva única de sua vida!

Rafael Giuliano

Aguinaldo 22/12/2012

freud: uma vida em quadrinhos
Se o objetivo é conhecer um tanto da vida ou da obra de Sigmund Freud nada supera a biografia escrita por Peter Gay (Freud: Uma vida para nosso tempo, publicada originalmente em 1988 e traduzida para o português em 1997). Lembro-me dos dias em que Renato Cohen e eu, entusiasmados com a leitura, atuávamos como perfeitos analistas leigos, tendo todos os colegas do laboratório como pacientes eventuais. Há quem idolatre Freud e a psicanálise, o campo clínico que ele desenvolveu no início do século passado, e há quem chegue ao ponto de entendê-lo, juntamente com o conjunto de suas proposições teóricas, como uma fraude completa. Poucos biografias e obras são tão controversas. Pois bem. Um sujeito interessado em Freud tem milhares de fontes para consultar. Uma das mais recentes é esta bem humorada história em quadrinhos, uma biografia descompromissada criada por duas francesas, a psicanalista Corinne Maier e a ilustradora Anne Simon. Claro, hoje em dia é inevitável que mesmo aqueles que jamais leram livros de Freud repitam no cotidiano vários dos complexos conceitos desenvolvidos por ele. Não será uma pequena história em quadrinhos como esta que transformará neófitos em especialistas. Todavia, talvez um leitor curioso encontre aqui o estímulo certo para procurar textos mais robustos. Por fim, não posso deixar de registrar aqui que a tradução é assinada pela multitalentosa Sandra Stroparo, querida amiga, que foi quem mostrou-me este livro pela primeira vez.
[início 27/11/2012 - fim 28/11/2012]
"Freud: uma biografia em quadrinhos", Corinne Maier, Anne Simon, tradução de Sandra M. Stroparo, São Paulo: editora Companhia das Letras (Quadrinhos na Cia.), 1a. edição (2012) brochura 22x29cm, 56 pág. ISBN: 978-85-359-2161-8 [edição original: Freud: une biographie dessinée (Paris:Éditions Dargaud) 2011]