O Colapso de Tudo

O Colapso de Tudo John Casti

Resenhas - O Colapso de Tudo

Lilian_89 04/05/2022

Interessante mas chato
O livro tem uma proposta de tema muito interessante, mas peca na execução. O livro é muito enfadonho devido ao fato de o autor não ter uma grande habilidade de escrita e se repetir o tempo todo.

Além da repetição extrema ao longo das explicações de possíveis eventos X podemos perceber o quão tendencioso o autor é, o que deixa o texto ainda mais desgastante, pois pode-se perceber que não há imparcialidade nas informações expostas.

Apesar de tudo, pra quem gosta do tema, vale a pena insistir pois algumas informações são bem interessantes.

Esse é basicamente um livro que tinha tudo pra dar certo mas parece que deu quase tudo errado rsrsrs.

Vitor Cano 30/01/2022

O livro é dividido em 3 partes.

Na primeira parte o autor apresenta os fundamentos da área de sistemas complexos para justificar a definição de determinados eventos como Eventos X. Não tenho certeza se é um problema de tradução ou se a argumentação original é assim, mas o texto acaba ficando em um meio termo entre aprofundamento e rigor científico e uma leitura casual. Em outras palavras, fica maçante e repetitivo para um leitor casual e superficial para alguém que quer entender melhor a linha de argumentação do autor.

A segunda parte é a melhor parte do livro. Aqui o autor apresenta uma série de eventos que poderiam levar ao colapso da humanidade. Ele faz questão de não incluir eventos naturais, concentrando-se em eventos fortemente relacionados a forma atual de organização da sociedade. Não espere um aprofundamento muito grande, mas para uma leitura casual serve bem.

Na terceira, e última, parte ele retoma os fundamentos apresentados no início do livro para discutir, de forma geral, como poderíamos reduzir as chances de ocorrerem eventos extremos ou como reagir nós proteger deles.

Infelizmente eu achei uma leitura fraca. Acaba servindo mais como um livro de curiosidades com alguns conteúdos importantes e interessantes diluídos em vários outros que vão ser esquecidos rapidamente.

nnamaria 04/07/2021

Eu li esse livro após a indicação de um professor durante uma aula da faculdade. Devo confessar que fiquei muito curiosa e a leitura me surpreendeu de forma positiva!

Gustavo Rafhael 04/02/2021

Em "O colapso de tudo" o autor John Casti aponta onze cenários com possíveis situações que podem levar o mundo ao colapso total.
São elas: um apagão na internet, a falência do sistema global de abastecimento de alimentos, Um ataque por pulso eletromagnético que destrua todos os aparelhos eletrônicos, o colapso da globalização, a destruição causada por partículas exóticas criadas em laboratório, a desestabilização do panorama nuclear, o esgotamento das reservas de petróleo, uma pandemia global, pane no sistema elétrico e no suprimento de água potável, robôs inteligentes que dominam a humanidade, uma crise no sistema financeiro global.
O autor aponta fatos que justificam a possibilidade real de que esses eventos podem em algum momento acontecer e também as possíveis consequências devastadores de cada um deles.
Em alguns trechos a leitura fica um pouco maçante por se aprofundar demais no assunto e deixar o leitor leigo meio perdido.
Porém no todo é uma leitura muito interessante, bem rica em informações e transita em várias áreas.
A edição que li é de 2011, não sei se há alguma outra que foi lançada após mas com certeza o livro precisará ser revisado por motivos de que uma das 11 pragas modernas apresentadas já está acontecendo.

Caroline 02/05/2017

Extremamente enfadonho...
Livro extremamente cansativo, chato e de péssima sistematização. O Autor praticamente passa as primeiras 60 paginas, repetindo diversas vezes conceitos de um único tema: O chamado Evento ''X'', creio que em poucas palavras ou objetivamente poderia ter sido feito. Coisa, que automaticamente deixou o resto da leitura chata e cansativa. Talvez para um simpatizante do assunto, venha ser um prato bem gordo e gostoso.
Math 23/12/2021minha estante
Têm diversos assuntos científicos, eu gostei bastante, mas por ser da área, obviamente.n

Elizandra 18/06/2016

Aos conhecedores do desconhecido
O livro reúne 11 principais tópicos: um apagão na internet, a falência do sistema global de alimentos, um ataque que destrói equipamentos eletrônicos, o fracasso da globalização, a destruição pelo uso da física, a destabilização do panorama nuclear, uma pandemia global, o esgotamento das reservas de petróleo, robôs inteligentes e uma crise econômica.
Casti chama os eventos extremos de "evento X". Todos os eventos X apresentados no livro já ocorreram antes, e Casti nos dá uma perspectiva de como seria os eventos caso ocorressem hoje. São cenários assustadores, porém, tudo embasado em lógica. Casti relata o antes, o durante e o depois de cada evento.

Verônica 18/09/2015

Interessante, no mínimo
De contexto bem esclarecedor e fácil compreensão, o autor usa de probabilidades a comprovações científicas para mostrar como a complexidade dos sistemas utilizados pode acarretar em dificuldades estratosféricas ao futuro da humanidade. Casti utilizou pesquisas das mais variadas áreas para embasar seus argumentos. Alguns acontecimentos relatados parecem pura fantasia a primeira vista, porém, com o desenrolar dos fatos, tornam-se, no mínimo, possíveis. Em certos momentos a leitura torna-se cansativa, dependendo também da afinidade de cada leitor com os diversos assuntos retratados, mas é um bom livro de cabeceira.

Peterson Boll 28/07/2015

O tema é muito interessante, porém a obra ficou irregular. O escritor ficou o tempo todo dividindo-se entre o grande matemático que é, e o escritor que quer chamar a atenção do público leitor. Ele coloca os riscos (chamado por ele de Evento X), como prováveis, então se envergonha de ser sensacionalista e volta às probabilidades, para então voltar novamente aos riscos inerentes...O risco onde ele manteve o equilíbrio, foi o reservado a criação de buracos negros ou partículas quânticas ameaçadoras, onde ele manteve o pé nos cálculos e não na ficção/terror científico.

regifreitas 12/07/2014

Resenha em:

Paulo A.A 19/08/2013

Livro muito didático
O começo é bem interessante e o final razoável mais os restante é muito técnico com poucas informações interessantes e muito longo. Recomendado para quem, literalmente, deseja estudar o assunto, ele possui muita biografia para quem quer expandir o assunto, mas para quem só se interessa pelo tema a nível de curiosidade não é recomendado.

Paulo 02/03/2013

O colapso de alguma coisa
O título do livro e a descrição na quarta capa são bastante alarmistas. O foco da obra é realmente atrair pelo sentimento natural de medo.

Isso não quer dizer que as ameaças apontadas não sejam consistentes. O autor não perde a oportunidade de relatar os casos em que colapsos de fato aconteceram, ou foram simulados com precisão.

Mesmo assim, o livro tropeça um pouco no óbvio e no vago, pelo menos no meu ponto de vista. Nesse sentido, talvez seja uma leitura mais frutífera para um jovem, ou mesmo um adolescente ainda tateando na perspectiva das desgraças.

O que sem dúvida é mais interessante no livro - embora seja um tanto repetitivo nesse ponto, um bom artigo de Malcolm Gladwell daria conta do assunto - é sua explicação sobre a "sobrecarga de complexidade", que é "a responsável por precipitar a ocorrência dos eventos extremos".

Um exemplo básico dessa complexidade, para que se possa imaginar o que o autor está descrevendo, é a grande interdependência entre certos sistemas como a eletricidade, a internet e aparelhos eletrônicos. Uma pequena falha em um desses elementos pode derrubar tudo.

Os dois capítulos mais assustadores falam do risco de pragas devastadoras provocarem uma queda gigantesca no abastecimento de alimentos, e o possível uso terrorista de um ataque por pulso eletromagnético.

Em terceiro lugar — mas isso não é novidade — vem o sério problema da herança nuclear da Guerra Fria, essas ogivas zanzando por sabe-se lá onde…

Interessante o capítulo sobre o “fracasso da globalização”. Não me parece tão convincente como abrupto divisor de águas — como as outras hipóteses —, mas são boas seus apontamentos sobre os problemas na União Europeia, a fuga de empregos americanos para a China, etc.

Se você é um autor de ficção científica procurando temas para distopias futuristas, encontrará neste livro um cardápio excelente!
Lucas 12/04/2013minha estante
Afim de ler este livro =)

stsluciano 07/02/2013

“O Colapso de Tudo” é uma leitura interessante. Nele, o autor, o matemático John Casti, discorre sobre onze situações que poderiam por fim à vida na Terra como a conhecemos. Sim, soa apocalíptico, ficção científica pura, e, na onda do 21 de dezembro – haha! o mundo não acabou! – até mesmo um pouco oportunista; mas o mais interessante é que, lendo-o, faz todo o sentido do mundo.

Eu não levo a sério profecias e coisas do tipo, mas quando se fala de teorias com um forte embasamento científico, a coisa muda de figura. Não é como se fosse o lento caminhar do aquecimento global – que, em uma palestra que assisti há uns três anos na UNESP de Presidente Prudente, um palestrante, vou ficar devendo seu nome, afirmava que o aquecimento global não fora causado por ações humanas, mas sim por um processo natural do planeta, que já esquentou, esfriou na Era Glacial, e agora está aquecendo novamente. Palestra interessante, e o cara ainda é um dos mais respeitados teóricos contra-corrente da ação humana pró causa do aquecimento. Mas não é assunto para esta resenha... – aqui as coisas podem acontecer bem rápido.

Na primeira parte do livro – incluindo o Preâmbulo – o autor fala sobre seu método. É preciso perseverar se vocês, como eu, têm uma tendência a flutuar em textos explicativos. Assim, mesmo que lhes venha a vontade, recomendo que não avancem o texto para a parte dois, e insistam, pois o que se lê aqui é fundamental para o bom entendimento dos trechos seguintes.

Nestes – como podem imaginar, a parte mais interessante do livro – o autor no apresenta os cenários em si: um apagão da internet, crise no abastecimento de alimentos, um pulso eletromagnético queimando cada circuito componente em cada canto do globo, um apocalipse nuclear, fim do petróleo, pandemias, falta de energia elétrica e água, robôs assassinos autoconscientes. Beira à ficção e em um primeiro momento ficamos tentados a apenas sorrir, mas à medida que Casti nos vai apresentando exemplos de eventos similares acontecendo em escalas menores, nos mostra que são, sim possíveis.

Talvez os que mais me sejam próximos e me deixe nervoso é a falta de água e alimentos. Há uns quinze anos, um professor de ciências profetizou que, em vinte anos, nossa cidade sofreria com falta de água. Bom, ainda não racionamos nada, mas um dos ribeirões daqui é hoje menos que um fio de água. E quanto aos alimentos, eles sumiram da paisagem: onde antes se viam feijões, soja e gado de corte e leiteiro, hoje se vê apenas cana-de-açúcar.

Daí nos vem nossa consciência perguntar o que estamos fazendo com o mundo à nossa volta. E, se sabemos que não é algo bom, devido a que não fazemos nada para reverter o quadro, ainda mais quando os maiores prejudicados por estas atitudes, e em um prazo cada vez mais curto de tempo, somos nós mesmos?

Não é preciso pensar muito para saber que o homem segue uma lógica interessante que, ao meu ver, se baseia em dançar a música que toca mais alto. Como há uns bons anos ouvimos o capitalismo predatório em primeiro na Billboard, não acho que algo vá mudar tão cedo.

Alguns dos cenários descritos por Casti me deixaram realmente em estado de alerta, e merecem toda a atenção que a eles se pode dispensar. Mas do alarmismo às ações existe uma distância incrível, e muito desta força se perde. Somos humanos. Leitura interessante – mas nem sempre fácil – é um título para se ler com certa cautela. Não é necessário estocar água, comida e fugir dos grandes centros. Ao menos não agora.

Resenha originalmente publicada aqui: http://www.pontolivro.com/2013/01/o-colapso-de-tudo-resenha-096.html

Isabel 14/12/2012

Não sei por que gosto tanto de histórias sobre o fim do mundo ou a vida após ele. Talvez todos gostem, e eu só um pouco mais: às vezes ficamos tão aparentemente à beira do colapso que ele se torna algo quase desejável, para que a incerteza acabe e a corda bamba entre civilização e caos finalmente se rompa.

Embora isso soe contraditório graças ao tom distópico de muitas obras do gênero, não sou muito fã de ficção científica. Poucos livros já caíram nas minhas mãos, confesso, mas em geral os achei pouco didáticos na hora de explicar os elementos componentes do tal futuro, diferindo bastante da distopia política ou Young Adult, que são claras e práticas.

“Pouco didático” é uma crítica que não podemos fazer ao livro que resenho, O colapso de tudo. Torci o nariz quando vi na orelha do livro que o autor, John Casti, é matemático – não me dou exatamente muito bem com essa área e os conceitos embutidos nela – mas ele cumpre muito bem a promessa feita na sinopse de manter a parte técnica nas notas, para eventuais curiosos. A teoria da complexidade, que Casti usa para embasar as onze possibilidades de fim de mundo que apresenta, é explicada com exemplos recentes ou historicamente relevantes, tornando a leitura leve, o diferindo bastante dos livros de não ficção que já li.

Depois de nos apresentar o básico de sua teoria, vamos à parte dois – a mais divertida: os onze casos. Apagão na internet, a falência do sistema global de abastecimento de alimentos, um ataque por pulso eletromagnético (mais ou menos o que ocorre em Revolution, destruindo todos os circuitos eletrônicos), o fracasso da globalização, a destruição provocada por partículas exóticas, a desestabilização de programas nucleares, o esgotamento das reservas de petróleo, uma pandemia global, pane no sistema elétrico e/ou abastecimento de água potável, robôs inteligentes que dominam a humanidade (éé) e uma crise no sistema financeiro global.

Ufa.

Dessas possibilidades, a única que não foi argumentada o suficiente para despertar uma pontadinha de medo em mim foi a destruição provocada por partículas exóticas – simplesmente irreal demais, maravilhoso para ficção científica, não para O colapso de tudo. De resto, foi tudo muito bem fundamentado, usando exemplos em menor escala do passado e embasando-se em pesquisas e relatórios expostos em linguagem simples – até mesmo a parte dos robôs dominadores.

A maior parte das hipóteses é velha conhecida do grande público: não é de hoje que futuristas, escritores de ficção científica e roteiristas de Holywood as usam e divulgam. A pesquisa extensa e exemplos dão uma luz diferente aos acontecimentos, e o que eu achava ser impossível se torna uma espécie de ameaça ou, no mínimo, material criativo. Enquanto mais ou menos metade dos casos são desastres anunciados (já ocorridos no passado ou ocorrendo em alguma parte do globo, com grandes probabilidades de se espalhar) o resto é pura especulação, cuja não-ocorrência dependerá de como irão as coisas. Ufa.

Porém devo dizer que tenho alguns problemas digamos que ideológicos (na falta de palavra melhor) com O colapso de tudo. Casti tem aquele velho defeito dos americanos de achar que o mundo gira em torno deles de maneira positiva, o que o faz até mesmo entrar em contradição em alguns (poucos) pontos. Também é estranho não ver a palavra “desperdício” mencionada na parte sobre escassez de alimentos – talvez seja porque isso é uma grande pedra no sapato dos compatriotas de John Casti e seu estilo de vida pouco sustentável? Vemos isso de novo ao falar de armas nucleares e culminando no fracasso da globalização: em alguns pontos, me parece que ele gosta do status americano de “xerifão do mundo”.

Esses são defeitos quase pessoais, cujo nível de incomodo é variável de pessoa para pessoa. No mais, O colapso de tudo é um bom vislumbre em possíveis futuros – ninguém sabe se os maias só erraram por alguns anos, não é?

Postada originalmente em http://distopicamente.blogspot.com.br
Pedrinho 06/01/2013minha estante
' Parabéns Isabel. Sua crítica/resenha (se me permite chamar assim) é sensacional. Você deveria ser escritora. ;)

Isabel 06/01/2013minha estante
Obrigada, Pedrinho! Eu escrevo algumas coisinhas (principalmente distopia e fantasia épica) mas estou deixando meu trabalho amadurecer um pouco antes de tentar a publicação ou auto-publicação, sabe? Muito obrigada pelos elogios!

denes_dias 07/11/2015minha estante
Um detalhe que não gostei do livro é parte "introdutória" (metade do livro é introdução???)... ainda na pagina 52 o autor esta dizendo do que irá tratar com mais profundidade. Ele fica criando um "suspense" desnecessário.

Barbara Sant 14/12/2012

Resenha #366 – John Casti – O Colapso de Tudo – @Intrinseca
Oie Gente!
O livro de hoje não é algo que normalmente vocês veem aqui, já que não é exatamente ficção.
‘O Colapso de Tudo’ é um estudo sobre o que poderia acontecer com o mundo se alguns de seus sistemas simplesmente parassem de funcionar.
Se a Internet desaparecesse? Se os bancos quebrassem? E se o petróleo acabasse? O que seria do mundo se quaisquer de seus delicados pilares desmoronassem? E nós, tão acostumados com tudo ao alcance de um único toque, como iríamos sobreviver?
“O mundo moderno, tecnologicamente avançado e globalizado, adquiriu um grau de complexidade nunca visto na história da humanidade – porém seu equilíbrio é tão precário quanto um castelo de cartas. É o que o renomado cientista de sistemas John Casti expõe, de forma cristalina, em seu novo livro. Basta o empurrãozinho do inesperado para que a civilização, como a conhecemos entre em pane, com consequências graves para o modo de vida a que estamos acostumados. Casti examina a probabilidade de ocorrência de eventos extremos (ou eventos X, como denomina) provocados pelo próprio homem, indo de um prolongado apagão na internet ao esgotamento dos combustíveis, de uma pandemia global à desativação de todos os aparelhos eletrônicos por um pulso eletromagnético. E o mais assustador, como aponta Casti, é que todos os eventos catastróficos apresentados no livro já aconteceram antes.”
Achei bem bacana a abordagem dele dos temas. Ele apresenta fatos e usa nossa própria história para explicá-los, assim como os motivos dele achar que eles poderão voltar a acontecer.
Mas eu preciso confessar um pecado… eu só peguei esse livro para ler porque tenho um conhecido que acredita piamente na imediata extinção da civilização e alega todo tipo de catástrofe/desgraça para justificar.
Aí resolvi ler o livro e ver se encontrava algum fundinho de verdade.
E até tem, sabem… mas você percebe que o próprio autor trata tudo como uma hipótese, uma possibilidade bastante remota.
Nada que justifique certos… errr…. exageros. *cof cof*
É uma leitura diferente, mas não sei se fará o perfil de todo mundo.
Eu, no geral, gostei.
Beijos!