Presságio

Presságio Leonardo Barros

Resenhas - Presságio

marcoabpalma 13/05/2015

Presságio – O assassinato da Freira Nua (Leonardo Barros)
Lembro que eu me descobri um apaixonado pelos livros quando uma vez, há uns 17 anos, fiquei parado na rodoviária de São Paulo por 06 horas e para passar o tempo comprei um livro do Sherlock Holmes. Daí para frente nunca mais fiquei sem um livro na mão. Assim o gênero suspense está nas minhas veias, já li muitos livros desse tema, tantos nacionais como internacionais.

Hoje vou falar pra vocês do livro “Presságio – O assassinato da Freira Nua” do escritor brasileiro “Leonardo Barros”. O romance, que trata-se de um thriller e foi publicado em 2012 pela Coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira, da Editora Nova Século, possui 224 páginas e narra a história de um serial killer obsecado por freiras e também de Alice, uma jovem com a capacidade de ter visões (presságios) do futuro e que tenta lidar da melhor maneira possível com essa capacidade.

O livro já começa com o assassinato da primeira freira e do início das investigações pelos policiais Matias e Felipe. Leonardo já imerge o leitor nesse mundo de crime e investigação prendendo a sua atenção desde os primeiros capítulos, com uma maneira muito forte e rica de descrever as cenas dos crimes e da sequência da investigação, fazendo com uma nova pista aponte para um novo mistério.

Nesse contexto a vida de Alice muda e se cruza com a do assassino quando em uma festa a jovem tem uma visão de uma freira sendo estuprada e morta por um assassino fantasiado do capeta, e, logo após a visão, a polícia é chamada pois é encontrado o corpo da segunda freira assassinada, no mesmo quarto em que Alice viu em sua visão.

Com o decorrer da investigação a polícia anuncia a prisão do assassino, mas o problema é que ele não se parece nenhum um pouco com o assassino que Alice viu em seu presságio. E é aí que começa a aventura, pois Alice, com a ajuda das suas visões começa uma investigação particular a fim de provar a inocência do suspeito preso e de descobrir a verdadeira identidade do serial killer, que a levará por caminhos que ela nunca ousou antes.

Com uma pitada de erotismo Leonardo conduz o leitor em um suspense intrigante que vai testar a capacidade de cada um, com personagens incrivelmente ricos e humanos, apresentado o lado humano de cada um com seus defeitos e qualidades, especificando com muita eficiência os personagens e suas linguagens, como policiais, jurídicos e médicos. Eu fique impressionado como o autor consegue descrever as cenas e conduzir o desenrolar do mistério conseguindo saber o exato momento de revelar as pistas e inserir novos mistérios.

Outro ponto muito importante do livro é como o autor consegue nos mostrar o crescimento da protagonista Alice, que de uma jovem introvertida e traumatizada com os seus presságios, vai se tornando, enquanto vai entrando cada vez mais nessa investigação, em uma mulher mais segura, firme e corajosa.

“Presságio – O assassinato da Freira Nua” é um daqueles livros que por mais que tentamos não conseguimos adivinhar o final da história em meio aos possíveis suspeitos de serem o assassino, e quando pensamos que a história está chegando ao seu final, nos são revelados novos acontecimentos que acabam nos levando pora novos caminhos ainda mais empolgantes.

O escritor consegue amarrar toda a história sem deixar nenhum ponto sem desfecho, e o que resta é realmente para fazer com que o leitor use sua imaginação para que poderá vir a seguir e já ficar esperando ansioso por uma continuação.

Eu realmente fiquei de queixo caído com o final e com aquele gostinho de quero mais, que todo ótimo romance deixa no leitor.

Convido vocês a lerem “Presságio – O assassinato da Freira Nua” e participarem da investigação que leva a captura desse serial killer!!!

site: http://livroscompipoca.com/

Anna na biblioteca 09/05/2015

Thriller policial dinâmico com pitada de erotismo
Alice acredita ter o dom da clarividência, o que desperta espanto e a incredibilidade das pessoas, inclusive dos amigos mais próximos. Com tanta reação negativa, ela passa a se questionar se realmente está enlouquecendo.
Aos 26 anos de idade continua seu tratamento com um psiquiatra, após uma peregrinação a diversos profissionais que ministram medicamentos, pois acreditam em um diagnóstico onde Alice possua uma patologia mental.

"E naquela luz estranha ela enxergou o rosto demoníaco pintado de vermelho, os cabelos untados com gel, a maquiagem sinistra com gotas negras que pareciam escorrer de seus olhos, como lágrimas de ódio e morte."

Em uma de suas visões, o momento de um crime se revela com todos os detalhes, mas a polícia já prendeu o suposto assassino, o que deixa Alice inquieta e não conformada com a possibilidade do suspeito receber o peso da autoria de um delito que não cometeu. Porém, isto não resolve a situação, já que ela terá a difícil missão em fazer com que seu depoimento tenha o crédito das pessoas e de si mesma e para isto começa uma jornada de investigação para montar as peças deste quebra-cabeça, em busca de informações.

"Fechou o armário. Sentiu as mãos suando, a boca seca, o peito arfando em curiosidade. Parecia estranho, mas o risco de ser flagrada e o aparente perigo ao qual Alice se submetera, ao entrar no covil de um provável assassino, lhe causara excitação."

O dinamismo da história e a escrita objetiva do autor, sem floreios ou descrições exacerbadas, mas capaz de traduzir perfeitamente as cenas, sensações e clima dos acontecimentos, proporcionou uma grande identificação com a história. A capa traduz perfeitamente o clima do livro, belíssimo trabalho!

Narrado em terceira pessoa, este thriller policial, com pitadas de erotismo, me envolveu nas primeiras páginas, permanecendo o mistério ao longo da narrativa, com alguns momentos surpreendentes, mantenve meu interesse até a conclusão da leitura. O final me agradou e fechou todas as arestas do enredo, mas deixa um gostinho de continuação e de quero mais!

Recomendo muito a leitura, um enredo que ficou em minha mente!

site: http://arvoredoscontos.blogspot.com.br/2015/05/resenha-pressagio-leonardo-barros.html

Francine 05/05/2015

Um suspense policial maravilhoso, capaz de abordar os crimes sexuais de um modo provocativo e sem enrolações.
Meu desejo em ler Presságio – O Assassinato da Freira Nua começou desde a primeira de muitas resenhas super-positivas que li a respeito do enredo e da narrativa do autor. Foi com alegria que comecei a leitura e percebi quão fluída, distinta e criativa era a história que Leonardo Barros escreveu.

Logo nas primeiras páginas, temos um assassinato sendo investigado pelos policiais. Uma freira foi encontrada morta, nua e estuprada. Quem mataria uma religiosa?

Por outro lado, conhecemos Alice, nossa protagonista que tem 26 anos e o dom da clarividência. Ela é capaz de ver o passado ou o futuro, mas o inusitado é que consegue fazê-lo apenas quando tem orgasmos. O ápice do prazer sexual faz ativar sua clarividência. Por isso, Alice acreditou serem apenas ilusões de sua mente sobrecarregada de estímulos – tal como os inúmeros psiquiatras dela lhe informaram. No entanto, quando Alice tem o presságio de um assassinato, é impossível ignorar que suas visões são reais. Como seguir em frente, dizendo a si mesma que sua mente a iludia, quando o assassinato que sua visão lhe revelou realmente aconteceu?

Em uma festa à fantasia, uma conhecida de Alice aparece vestida como freira. Depois de ingerir drogas e, sem conseguir compreender com exatidão as circunstâncias, Alice teve o presságio do assassinato dessa mulher. Ela viu o assassino, fantasiado de diabo, mas ninguém acredita nela – primeiro porque estava claramente drogada e, segundo, porque mencionou ter testemunhado o crime por meio de um presságio.

Enfim, havendo duas freiras mortas – uma verdadeira e outra fantasiada –, a mídia explora o caso como obra de um assassino em série. E assim, pressionada pelo sensacionalismo, a polícia apreende um suspeito: o Beato Judas. Ambos os crimes apresentam provas que o condenam, mas o problema é que Alice não está convencida de que a freira fantasiada foi assassinada por esse rapaz. Alice viu o assassino, que não se encaixava com o perfil do suspeito.

O livro é um suspense policial que envolve o leitor do início ao final. É impossível parar de ler, porque Leonardo Barros possui uma narrativa bastante equilibrada, realística e sem descrições desnecessárias. Alice é uma personagem que levou a vida suprimindo seu próprio dom. Mas, ao ter a visão de um assassinato, ela percebe que não pode fugir da responsabilidade.

O ponto alto do livro, em minha opinião, foi o trabalho da medicina forense. Adorei o foco do autor sobre os médicos legistas que realizaram a perícia dos corpos das vítimas. Eu sempre admirei esse trabalho e seu importante papel na condenação dos assassinos! Nunca vi, em nenhum livro, uma abordagem tão cuidadosa dessa profissão.

Eu também gostei muito do processo de autoconhecimento de Alice que, decidida a descobrir se os seus presságios eram verdadeiros ou não, foi até as últimas consequências. Outro aspecto interessante envolve a dedicatória do livro: "Às vítimas de crimes sexuais e aos seus familiares".

O autor Leonardo Barros realmente conseguiu escrever um suspense policial maravilhoso, capaz de abordar os crimes sexuais de um modo provocativo e sem enrolações. O livro é um convite para pensarmos sobre a crueldade dos crimes sexuais e quão perturbadoras podem ser suas motivações.

Apesar dessas qualidades – que colocam o livro em evidência entre os suspenses policiais na literatura nacional –, houve um decisivo acontecimento que não me convenceu. Apenas por isso, avalio o livro como ótimo e não excelente como poderia ser.

A linguagem é admirável, tanto pela desenvoltura quanto pela ausência de erros, e a leitura é bastante rápida. Presságio – O Assassinato da Freira Nua é uma obra que encheria qualquer leitor de orgulho por ser um legado nacional. Com certeza, quero acompanhar outros escritos do autor. Um livro super-recomendado para vocês.

Confira os meus quotes favoritos no blog:

site: http://www.myqueenside.blogspot.com.br/2015/04/resenha-84-pressagio-o-assassinato-da.html

SahRosa 21/04/2015

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Quem me conhece, sabe sobre a minha paixão por mistério, suspense e tramas policiais, um gênero que me fascina e hoje venho trazer minha opinião sobre um romance policial que me empolgou muito e claro, não poderia falar na minha gama de leitura! Presságio – O Assassinato da Freira Nua, do autor Leonardo Barros e publicado pelo selo Novos Talentos, da editora Novo Século, traz um enredo envolvente, com muito mistério e passagens de tirar o fôlego, típico livro policial que eu tanto amo!

Alice tem um dom especial, com seus presságios, ela consegue visualizar o passado e prever o futuro. Ao ir a uma festa acompanhada dos amigos, Alice tem uma noite regada a álcool e drogas, no meio de tanta confusão, uma visão macabra, Vivian que também participava da festa e que trajava uma fantasia sensual de freira, é alvo de sua clarividência. Alice pode visualizar o assassinato de Vivian, um homem fantasiado de Diabo a matou e a jovem tem certeza que é a mesma pessoa que acompanhava Vivian durante a festa.

O caso da Freia Nua é semelhante ao assassinato da Irmã Bianca, encontrada morta por estrangulamento. Com os dois casos repercutindo na mídia, a polícia trabalha duro para prender o culpado. No entanto, o suspeito dos crimes, não bate com as fisionomia que Alice viu em seu presságio e mesmo querendo auxiliar com seu testemunho, ela é ridicularizada e acusada de ter alucinado tudo por conta das substancias encontradas em seu sangue.

Visões e uma sensação angustiante perseguem Alice, o que é real? Teria ela realmente visto o “Diabo” matar Vivian? Segredos obscuros a aguardam e Alice não pode confiar em ninguém.

Com uma narrativa rápida e direta, Leonardo ainda consegue manter todo o mistério por dentre do assassinato da Freia Nua e me surpreendeu quando a Alice encontrou o culpado, mas não para por ai, afinal, há muito mais camadas neste bolo e somos assombrados com um novo mistério ao redor do assassinato e isto me deixou ainda mais envolvida. De fato, Presságio é um livro tão bom e fluído que é possível ser concluído em apenas um dia, a ambientação, o suspense, os personagens e a narrativa em terceira pessoa fazem com que a curiosidade do leitor fiquei aguçada e quando chegados ao fim, a surpresa, respostas que te deixam de queixo caído!

Presságio foi uma ótima leitura, me agradou em vários aspectos e estou ansiosa para ler outro livro do autor e será O Circo Macabro e o Menino que tinha medo de Palhaços. Minha única ressalva é na revisão do livro que merece atenção, mas fora isto, Presságio é sensacional, recomendo aos amentes de um bom livro policial.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2015/04/resenha-pressagio-o-assassinato-da.html

Jéssica R. 10/04/2015

Em seu livro Presságio, o escritor Leonardo Barros nos apresentado Alice, uma garota de 26 anos que tem visões tanto do passado quando do futuro. O inusitado desse dom de Alice é que ele só se manifesta quando ela tem orgasmos. Depois de visitar vários psicólogos e todos chegarem ao mesmo diagnóstico, Alice começa achar que eles podem estar certos, talvez ela seja mesmo louca. Quem acreditaria em uma garota que diz ter visões durante o ato sexual? Você acreditaria? Eu não!

O livro inicia com o assassinato da irmã Bianca, ela é encontrada morta em sua casa que fica nos fundos da escola que é professora, nua e com sinais de relação sexual. Quem faria isto com uma freira de verdade? Até o momento seu dom não havia colocado Alice em uma situação tão complicada. Durante uma festa a fantasia em que Alice estava fantasiada de “Alice no país das maravilhas”, acontece um assassinato. Vivian, uma linda morena que é uma antigo desafeto de Alice é encontrada morta em um dos quartos onde ocorria a festa. O detalhe no assassinato de Vivian é que ela estava fantasiada de freira, uma freira seminua mas uma freira.

O delegado Matias junto com seu assiste Felipe ficam encarregado de investigar os dois assassinatos, e acabam por acreditar que existe um assassino em série solto na Cidade, apelidado de Beato Judas. Durante as investigações o delegado chega ao jovem Danilo, o principal suspeito dos crimes. Acontece que Alice tem certeza que não foi ele, em sua visão ela viu um rapaz bem mais forte que Danilo, na verdade eles não possuem nada em comum. Nesse momento Alice se vê em uma “sinuca de bico”, qual a chance da polícia acreditar nela se até ela tem dificuldades para acreditar? Quando ela decide investigar por conta própria é que as coisas se complicam ainda mais.

O que acontece quando você lê o livro em uma noite? Eu respondo, ressaca literária! Acho que a maioria dos leitores passam e passaram por isso na vida e sabem como é difícil se recupera. Fazia tempo que não lia um livro tão dinâmico, Leonardo Barros conduz a história como um maestro rege uma orquestra, com uma escrita estruturada viajamos nessa história onde tudo acontece no momento certo. Já na primeira página ele planta a semente da curiosidade na cabeça do leitor e durante todo o livro ele só faz essa curiosidade aumentar. Acertei o culpado logo de início, mas isso não desmerece o livro em nada, pelo contrário só me fez querer descobrir ainda mais quais fatos motivaram os crimes.

Ele inicia alternando a narrativa entre a investigação policial e a vida de Alice, fazendo o leitor ter uma visão ampla do que está acontecendo, depois começamos a acompanhar somente a investigação de Alice. O mistério acompanha todo o livro, e quando enfim os culpados são revelados, quando pensamos acabou eis que Alice tem mais uma visão que poderia mudar todo.

Com uma mistura criativa e super bem bolada de suspense policial, misticismo e uma grande porção de erotismo, Presságio: Assassinato da freia nua é um livro capaz de agradar vários leitores, possui um enredo envolvente e surpreendente, mostrando mais uma vez que os autores nacionais “estão com tudo”. Leonardo Barros é um médico e algumas cenas é perceptível esse outro lado do autor. São livros assim que me fazem amar cada dia mais a literatura nacional.

site: http://www.coracaoleitor.com.br/

estantedasuh 10/04/2015

Presságio - Blog Era Uma Vez o Livro
Alice é uma mulher de 26 anos, só que não é uma mulher comum. Desde a adolescência ela tem presságios, só que não são só visões que aparecem do nada. Esses presságios ocorrem na hora que ela tem um orgasmo. Como isso pode acontecer? Isso é o que eu vou explicar para vocês.

Alice já passou por vários psiquiatras, todos acham que ela é louca e que esses presságios não passam de ilusões da sua cabeça, mas ela vê coisas que realmente aconteceram ou vão acontecer. E é esse dom que vai mudar a sua vida.

Dois assassinatos ocorreram na cidade um é o assassinato da irmã Bianca e o outro de Vívian Montegart. Alice através das suas visões vê quem foi o assassino de Vivian e afirma para polícia que os dois assassinatos não foram feitos pelo mesmo criminoso. Mas a polícia não acredita que ela pode ter essas visões. A partir daí Alice vai tentar provar que ela não é louca e que tudo que ela diz é a mais pura verdade.

A história é maravilhosa, ver a Alice tendo as visões e entrando em muitas confusões foi muito legal. E o que falar do final do livro? SURPREENDENTE. Jamais esperava que fosse acabar daquela forma. E eu amo livros assim, que nos deixa preso até o final sem saber o que vai acontecer.

O Leonardo está de parabéns, pois soube conduzir a história do começo ao fim e não deixou pontas soltas. Mas vocês devem está pensando por que você tirou 1 ponto do livro? Eu achei o final muito rápido, não que fosse ruim. Pelo contrário, está maravilhoso, mas eu queria mais histórias, não sobre os assassinatos, mas sim sobre a Alice, queria conhecer um pouco mais sobre ela e o que iria acontecer com ela daqui pra frente. Sabe como é leitor, sempre quer mais.

Super-recomendo o livro a todos que gostam de um suspense, um drama, ação e muito mistério.

site: http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/2015/04/resenha-pressagio-o-assassinato-da.html
Jéssica R. 10/04/2015minha estante
Estou sonhando com uma continuação

Denise Crivelli 25/03/2015

Opinião:
O livro começa com um policial investigando uma Freira assassinada dentro de uma escola e depois começa a focar mais em Alice que vai em uma festa a fantasia e acaba usando drogas, sua amiga vivian foi morta por um homem fantasiado de Diabo e ela acredita que a pessoa que foi acusada pela morte não é o culpado, então Alice tenta converse as pessoas de suas visões mais é taxada como louca e tenta encontrar o assassino.
Alice têm visões e ela vê a morte de sua amiga, mais ninguém escuta ela por achar que esta doida. Ela é uma mulher que mesmo ninguém acreditando nela, não fica abalada por muito tempo e que vai a Luta, mesmo depois de ter sofrido abuso e ter ficado sofrendo em casa, deu a volta por cima e olha isso foi até admirável nela. Até eu estava sofrendo com a personagem pois ninguém acreditava no que ela era capaz e isso estava me deixando nervosa, até os amigos duvidavam dela.
Aquele Delegado Matias se achava um ser superior só por ser Policial, abusava do poder e a forma arrogante que ele falava me deixava irritado com o personagem, parece que não fazia questão de tratas as pessoas bens e nem a investigar um crime corretamente
Um livro que fala sobre abuso sexual, assassinato e da falta de empenho da Policia, olha me surpreendi com essa leitura, fiquei vidrada nela e como a protagonista tendo desvendar quem era o assassino e o porque do motivo ocorrido, no inicio o culpado nem tinha passado pela minha cabeça. Uma história cheia de suspense e pelo menos uma pessoa conseguiu acreditar na coitada de Alice e por falar nisso ela fez cada coisa para achar o culpado.

site: http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

Kamilla 22/03/2015

Um livro difícil de largar!
Alice é uma mulher adulta, 26 anos, linda... mas que foi a vários psiquiatras e todos acharam que ela era louca. Porque? Porque ela dizia que tinha presságios. E realmente tinha, mas ninguém acreditava. Até ela no começo tinha a mesma opinião. Porém aconteceu um assassinato e através de seus presságios Alice consegue ver quem matou, mas adivinhem? Ninguém acredita.

Na verdade acontecem dois assassinatos no decorrer do livro, o primeiro foi o da Bianca ou “Irmã Bianca” que era uma freira. E o segundo assassinato foi o da Freira Nua que na verdade era a Vivian uma conhecida da Alice. A principio os responsáveis pela investigação dos casos citados anteriormente rementem ao mesmo assassino, Danilo, que era um aluno da “irmã Bianca” porque ele era aluno da freira e como tinha vários piercings, um deles foi encontrado na Freira Nua (Vivian).

E pra não ficar tão confuso essa história de freiras, a Freira Nua não é uma freira de verdade, apenas foi fantasiada assim para uma festa a fantasia, festa esta em que foi assassinada.

O livro é cheios de surpresas e ação. Quando você começa a ler, não para, porque é o do tipo que te fisga mesmo. Tem uma narrativa dinâmica e gostosa de ler!

O autor abordou além de assassinato, que é comum em um suspense, algo que é um tanto quanto polêmico: O estupro, e o fez de forma que nos deixa tensos e revoltados. No entanto foi tudo de forma que não ficasse explícito demais, então pra quem achou que não tinha estômago, calma... E ah, Leonardo, autor da trama, abordou também a vingança.

E um comentário sobre o desfecho: Surpreendente.

Leonardo Barros é um médico e ele colocou ali esse lado nos livros, há partes em que a gente consegue visualizar também esse lado dele, nas conversas de legistas e médicos, mas de forma que leigos em relação à medicina propriamente dita (como eu) entendessem bem o que estava sendo dito e/ou discutidos pelos personagens.

Sobre os personagens: Falei pouco deles né? Pelo simples fato de não querer tirar a magia de conhecê-los bem no decorrer da trama. Entretanto irei falar, superficialmente, apenas da Alice: Sofreu no decorrer da trama, viu gente? Por ter presságios e ninguém acreditar nela. E por outros motivos que vocês irão descobrir. E vou contar a vocês, me imaginei passando por tudo que ela passou e caramba... sofri também. Uma curiosidade que não mencionei, ela geralmente tem os presságios na hora do orgasmo (isso mesmo!) e nesses presságios ela sempre vê primeiro a porta enumerada “69”.

Por fim, digo apenas a vocês que leiam esse livro. Porque além de ser bom, com uma leitura fluída e cheio de ação é um livro nacional, então vamos prestigiar a literatura nacional =)

site: http://lendoeapreciando.blogspot.com.br/2015/02/resenha-pressagio-o-assassinato-da.html

Gisa 17/03/2015

Orgulho da nossa literatura
Então galerinha, talvez alguns de vocês já conheçam essa história, pois o livro está fazendo um baita sucesso na blogsfera. O que aliás, não teria como ser diferente. Só posso dizer, que ao terminar de ler esse livro, fiquei com orgulho. Orgulho da nossa literatura. Orgulho dos nossos talentos.
Mas que tal parar de enrolar e conhecer mais a história???

Em Presságio, nós conhecemos a Alice. Uma garota que tem visões, sejam do passado ou do futuro. Há anos, ela vai a psicólogos e psicanalistas e todos chegam a mesma conclusão: LOUCA.
Até que a suspeita de um serial Killer matador de freiras começa a assombrar a vida das pessoas. E a polícia, logo dá um jeito de encontrar um suspeito para o tal crime, e acaba prendendo o "beato Judas". O problema é que Alice, "viu" o crime ocorrendo e ela tem certeza de que não se trata do garoto franzino que foi preso.
A partir daí, começa uma história alucinante onde a Alice tenta provar que não é louca e que pode ajudar a polícia a solucionar aquele caso.

Logo de cara, já gostei do livro pela sua dedicatória:
"Ás vítimas de crimes sexuais..."
E sim, o livro foca bastante nisso. É um livro bastante pesado e com temas importantes e que nos fazem refletir. A que ponto chegou o ser humano?
O tema abordado é sofrido, cruel e verdadeiro. Estamos assim, a mercê. E não são apenas as pessoas desconhecidas que são perigosas. As vezes os maiores perigos estão ao nosso redor, sem que possamos nos proteger.

Além disso, o livro ainda trás questões importantes sobre como temos dificuldades para aceitar as diferenças. E a Alice sofre muito com isso, por ter um dom fora do normal. E o autor abordou isso, exatamente da forma como aconteceria na vida real. Quem me acompanha, sabe que no meu livro, a protagonista tem o dom de prever o futuro. Mas em OS Sonhos de Rita, tudo é romantizado e também a rita esconde o dom, então, enfim , mas aqui, a Alice quer provar que o que ela tem é real e o que acontece é que ela é taxada de louca.

"Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas se você não fala nada, você é normal. "

Outra coisa interessante, é que ao ler, não temos certeza do que é real ou imaginário. O livro é narrado em terceira pessoa, mas foca na perspectiva da Alice. E a Alice não é o tipo de personagem confiável. Tudo o que ela vê ou acha que vê ela nos revela. E aí fica a dúvida. Ela é mesmo louca? Ou é tudo real? Sem falar que ela passa a maior parte do livro bêbada e chapada. Então nem ela sabe o que é mesmo verdade em tudo aquilo.
E eu gosto muito disso nos livros. Dessa dúvida. Afinal, o que é e o que não é? Esse é um recurso que os autores tem usado bastante e quando usados adequadamente, nos deixam loucos, literalmente, heheh
Sobre o mistério que ronda a história, sim, sou chata e o revelei nas primeiras páginas. Mas isso não tirou a graça do livro. Pelo contrário. Eu sabia o que tinha acontecido, mas não sabia como. E foi isso que me fez ficar grudada no livro do começo ao fim. Mas para os menos ligados, tenho certeza de que vão se surpreender com a resolução do caso.

A capa do livro é linda e chamativa. As páginas são amareladas e o tamanho da letra perfeito. A divisão é feita por cenas e capítulos, o que facilita a leitura dinâmica. A única coisa que me incomodou eu sou chata gente é que eu não aguentava mais a palavra besuntado (e suas variações). "besuntado de gel" , "besuntado de chocolate" , "besuntada de óleo" "cabelos besuntados" . Quase todas as páginas apresentam essa palavra. E isso me irritou um pouquinho, pois consigo pensar em pelo menos 10 sinônimos para a palavra. Mas isso é apenas um detalhe e que fica de dica para próximos trabalhos do autor e também para quem quer escrever. Evitem repetição de palavras.

Então como vocês já devem ter percebido, eu super gostei do livro. Até favoritei. É um livro maravilhoso, inteligente, crítico e que vai dar uns tapas na cara de muita gente. Então fica a dica, leiam e depois me contem tudo :)

site: http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2015/03/pressagio-o-assassinato-da-freira-nua_17.html

Anastacia 15/03/2015

Muito intrigante
Gente todo mundo sabe que eu tenho uma queda, posso até afirmar um tombo por livros policiais e suspenses de um modo geral. Quando tem um Serial Killer, melhor ainda. Você pode até achar que estou sem critério, mas não é o caso… Esse livro é uma bomba e desde já quero deixar meu pedido ao autor de uma continuação… Preciso para ter paz de espírito!!

Alice costuma ver coisas (visões, clarividência, presságios) ela já estava se acostumando com isso, acostumada a ter os médicos dizendo que ela era maluca. Até que em uma determinada festa ela tem a visão de um crime!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/pressagio-o-assassinato-da-freira-nua-resenha-novoseculo

Lea 13/03/2015

Criativo
Alice tem o poder da clarividência, consegue "ver" fatos do futuro e do passado. Depois de ver um assassinato através do seu poder, nem seus amigos e nem a polícia acreditam nela. Alice começa a investigar por conta própria para descobrir a identidade do assassino. O problema é que os seus métodos de investigação são um tanto estranhos. Parece que ela escolhe fazer as coisas da forma mais difícil e sempre se mete em encrencas terríveis. Posso dizer que, em alguns momentos, Alice não foi muito esperta.

É um livro dinâmico e rápido de ler. Não tem enrolação, mas tem muitos acontecimentos. Já começa com um assassinato. No início, a narrativa é alternada entre a investigação policial e a vida de Alice. Depois, passamos a acompanhar somente as aventuras de Alice em sua própria investigação. O que torna a leitura interessante são os mistérios, quando Alice soluciona um, já surge outro mistério ainda mais intrigante.

No final, encontramos todas as respostas. Mas, como sou muito curiosa, fiquei pensando: "O que Alice fará agora?" O livro poderia até ter uma continuação...

O autor foi muito criativo ao misturar suspense policial com misticismo e uma dose generosa de erotismo. Conseguiu construir um enredo bem diferente de tudo que eu já li. O livro me surpreendeu, assim como já aconteceu com outras obras nacionais. Se você ainda não leu um livro nacional, acho que deveria dar uma chance. Você também pode se surpreender!

Blog Meus Livros e Sonhos

site: www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 11/03/2015

Narrado em terceira pessoa, o livro conta a história de Alice, uma jovem de vinte e seis anos, que tinha visões desde a adolescência. Alice já havia passado por vários psiquiatras, na tentativa de entender melhor sua condição, porém, ninguém acreditava que ela possuísse um dom especial.

Até que uma conhecida de Alice foi encontrada morta, a polícia dizia ter achado o responsável pelo crime, já que as circunstâncias em que o corpo foi encontrado eram semelhantes a outro assassinato, ocorrido pouco tempo antes. Tanto a conhecida de Alice, quanto a vítima anterior, estavam vestidas de freira no dia em que foram mortas. A mídia falava em um serial killer, um assassino em série com alguma fixação mórbida por freiras.

Porém, Alice estava na festa em que a segunda mulher foi morta. Durante essa festa, ela presenciou algumas coisas e teve um presságio, onde ela via o corpo da freira nua e sem vida. O assassino não se parecia em nada com o homem preso pela polícia. Certa de que estavam cometendo um engano, ela procurou a polícia para contar o que sabia, mas quem acreditaria apenas em sua palavra, sem uma prova concreta?

"- Eu vi!
- Então, você estava lá!
- Não estava! Eu vi em pensamento, como um presságio.
Silêncio.
Agora foi o agente quem não segurou a risada, e foi imediatamente acompanhado pelo delegado." (página 40)

Alice não desistiu, continuou procurando desvendar aquele mistério. O que a colocou em grande perigo.

"Os olhos de Sócrates pareciam querer saltar das órbitas. A respiração ofegante, o coração pululando. Se ele tivesse acreditado em Alice, nada daquilo teria acontecido. Sentiu o peso da culpa lhe pesar nos ombros até quase esmagá-lo." (página 185)

O livro é pequeno, de forma que devorei a história rapidamente (em parte pelo número de páginas, em parte pela curiosidade para saber como terminaria), a escrita do autor também contribui para isso: fácil de se ler, ainda assim, com palavras bem escolhidas, a leitura fluiu com facilidade.

Eu demorei bastante para conseguir descobrir quem era o assassino, quando descobri, percebi que pistas estavam presentes desde o início da história. Porém, me equivoquei na hora de imaginar e caracterizar os personagens, de forma que o assassino não poderia ser aquele personagem, da forma como eu o imaginei.

Apesar das pistas, não é fácil descobrir a resolução do mistério. Trazendo vários fatos novos, o autor me fez suspeitar de tudo e de todos, até da própria Alice. Ela mesma suspeita de si própria. Será que Alice não seria realmente louca e, durante uma crise, teria cometido um crime?

O fato de Alice ficar, de certa forma, mentalmente instável, pelo uso de drogas lícitas e ilícitas, faz com que hajam lacunas entre cenas, dificultando a compreensão dela e a nossa. Minha cabeça deu vários nós durante a leitura, quem estivesse próximo de mim, talvez conseguisse ouvir o barulho das engrenagens do meu cérebro trabalhando para tentar assimilar tudo.

Gostaria que o livro fosse maior, acho que poderia ter até uma continuação.

O trecho que mais gostei:
" - Mas vou dizer: você é calada demais pra ser louca! - soltou o volante, virou-se para Alice e sofismou: - Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas, se você não fala nada, você é normal, entendeu?! - e riu novamente." (página 160)

Sobre a parte visual: gostei da capa, as páginas são amareladas, a diagramação está ótima: com margens, espaçamento e fonte de bom tamanho. A revisão também está boa.

Enfim, Presságio: o assassinato da freira nua é um livro que gostei e que recomendo, principalmente para quem se interessa por suspense policial, histórias com personagens paranormais e investigação elaboradas, onde um detalhe pode fazer a diferença. Ressalto que o livro tem cenas fortes, talvez seja mais indicado para maiores de 18 anos.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2015/03/resenha-livro-pressagio-leonardo-barros.html

Juliana 09/03/2015

Resenha originalmente publicada no blog Livros e Flores
“Presságio – o assassinato da freira nua” é uma obra nacional de ficção policial e mistério escrita pelo médico Leonardo Barros. A obra foi publicada em 2012 pela Novo Século Editora sob o selo de Novos Talentos da Literatura Brasileira possui 220 páginas divididas em 28 capítulos. As páginas são amareladas, a diagramação é padrão, o tamanho da fonte e dos capítulos são ideais.

Nesta obra somos apresentados à Alice, uma jovem loira de vinte e seis anos que é atormentada por presságios desde sua adolescência. Alice passa por vários profissionais da psiquiatria, porém todos a consideram psicótica e desacreditam a possibilidade da moça ter habilidades paranormais.

Dois assassinatos foram cometidos contra duas freiras - uma verdadeira e uma moça fantasiada de freira. Alice vê nesses crimes a possibilidade de ajudar a polícia a solucioná-los através de suas visões.

A história é narrada em terceira pessoa e as visões dos personagens são intercaladas durante a narrativa – coisa que eu particularmente gosto muito, pois acho que a leitura flui melhor.

Leonardo Barros constrói um universo técnico tão bem formulado acerca do âmbito policial e médico que dá gosto de ver. Acredito que o fato do autor ser médico, além de enriquecer a obra, contribuiu muito para a escrita que envolve a medicina forense. É como se você de fato estivesse dentro da cabeça dos médicos, seguindo seu raciocínio. Não é uma linguagem superficial.

Outro ponto interessante do livro é que as informações, procedimentos e processos do âmbito legal da obra são verídicos e condizem com o ordenamento jurídico brasileiro. Como estudante de Direito, foi um ponto que contribuiu muito para que eu me apaixonasse por essa obra! rsrs

“Presságio – o assassinato da freira nua” foi uma leitura muito agradável. Eu gostei demais do livro! A narrativa é envolvente demais. Comecei a ler o livro com grandes expectativas e todas elas foram superadas. Pelo menos até chegar ao final do livro.

O final deixou MUITO a desejar. Tive a impressão que todo o esforço que o autor manteve durante a história se esvaiu ao final. O famoso “final sem desfecho”, sabe? Muito decepcionante. Não fosse isso, a obra receberia 5 estrelas e viraria favorita.

Recomendo esse livro a todos que gostam dos gêneros policial, suspense e mistério. Todavia, a obra possui cenas fortes e um cunho sexual muito grande. Se você é sensível, talvez seja melhor ficar longe da obra. Algumas passagens podem ser chocantes demais. Porém, se você está disposto a se aventurar mesmo assim tenho certeza que não irá se arrepender!

site: http://www.livroseflores.com/2015/03/resenha-pressagio-leonardo-barros.html

Leila 06/03/2015

Surpreendente