Presságio

Presságio Leonardo Barros

Resenhas - Presságio

Bru | @umoceanodehistorias 26/02/2015

Presságio inicia com o assassinato da freira e professora, Irmã Bianca, que foi realizado de forma brutal. O Delegado Matias e o agente Felipe, responsáveis pela investigação, encontram pistas que os fazem desconfiar dos votos que a freira fez e imaginam que ele possa ter um namorado e esse passa a ser o principal suspeito.

Enquanto a investigação ocorre, Alice Vegas está em uma consulta com seu oitavo psiquiatra. Ela tem um problema: Possuí sonhos premonitórios e eles ocorrem enquanto ela tem um orgasmo. Nenhum de seus médicos acredita no que ela diz e sempre a medicam, mas nunca há resultados positivos e ela sempre precisa procurar um novo médico, mas espera que, com esse, seja diferente.

Ao ser convidada, por sua amiga e colega de apartamento, para uma festa a fantasia, na casa de um potencial traficante, Alice tem mais uma premonição: Ela vê sua colega de faculdade e arqui-inimiga, Vivian, que estava fantasiada de freia, sendo assassinada por um homem fantasiado de diabo. Claro que, quando o crime acontece, e ela presta seu depoimento ninguém acredita no que disse, pois ela estava drogada e quem acreditaria em uma pessoa que tem o dom da vidência. A partir desse momento, ela entra em uma terrível crise e fará o possível e impossível para provar que os crimes não foram cometidos por um serial killer e que os motivos foram diferentes.

“E naquela luz estranha ela enxergou o rosto demoníaco pintado de vermelho, os cabelos untados com gel, a maquiagem sinistra com gotas negras que pareciam escorrer de seus olhos, como lágrimas de ódio e morte.”

A narrativa do livro é envolvente e me deixou desesperada para saber quem havia cometido essas atrocidades (afinal, matar uma freia é um absurdo!!) e o porque daquilo. O que Alice faz e sofre para trazer a verdade à tona me deixou boquiaberta. Foi um suspense que mexeu com todos os meus sentidos e me deixou presa do início ao fim, como prometeu a sinopse. E o final, meu Deus!, que final incrível. O livro não poderia terminar de forma melhor e deixar aquele gostinho de ter sido uma leitura que valeu muito à pena e que eu faria mais um milhão de vezes.

Presságio é um livro mais que indicado, ele é leitura obrigatória para quem gosta de um bom suspense e de livros policiais. Estou ansiosa por mais, acho que seria capaz de ler a lista de supermercado do autor rs.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2015/02/pressagio-o-assassinato-da-freia-nua.html

Anny 24/02/2015

Resenha: Livro Presságio: O assassinato da freira nua - Leonardo Barros
“Foi tomada por uma inesperada e pervertida alegria. Havia muito tempo que ela não se sentia tão bem, tão livre e feminina. Sentia-se como uma versão imaginária de si mesma: uma heroína de desenho animado. Como se a Alice cheia de neuras e angustias, submetida à avaliação constante de médicos psiquiátricos, fosse um alter ego, uma “identidade secreta” que mascarava a mulher poderosa que solucionava mistérios...”

O livro Presságio: O assassinato da freira nua desde o título já deixa o leitor atraído pela história. E eu devo admitir que a história não me decepcionou de maneira alguma. Assim como o título, a história também é bastante fascinadora e impossível de parar de ler. O livro fala sobre o mistério que ocorre diante de dois assassinatos: um é o assassinato da irmã Bianca e o outro de Vívian Montegart. Alice, uma garota atormentada por presságios, através de uma de suas visões assiste ao assassinato de Vívian Montegart e afirma que o suspeito pelos dois crimes não é o culpado pelo assassinato de Vívian. Porém, ela é taxada de louca e a partir daí ela começa a procurar evidências para comprovar que está falando a verdade...

Para continuar lendo a resenha acesse o link do Meu Pequeno Vício e confira essa e mais resenhas :) Obrigada

site: http://meupequenovicioo.blogspot.com.br/2015/02/resenha-livro-pressagio-o-assassinato.html

Maiah 21/02/2015

Suspense com pitadas de sensualidade
A um bom tempo eu venho acompanhando várias resenhas sobre o livro Presságio, pela blogosfera, e a cada resenha que eu lia despertava mais meu interesse em realizar essa leitura.
Quem acompanha o blog sabe que eu amo livros policiais ou de terror então eu aproveitei a oportunidade e me inscrevi para parceria com o autor.

Comecei a leitura desse livro com grandes expectativas, tanto pelo fato de ser um gênero que eu gosto muito, mas também pela premissa instigante que esse livro tem.
Uma das primeiras coisas que fiz ao receber esse livro foi ler a primeira página, e depois disso eu simplesmente não consegui mais parar.

O livro é narrado em 3° pessoa, e já começa na cena do crime onde a freira Bianca foi encontrada, e a partir dai o narrador em cada capítulo intercala os fatos que ocorrem na investigação do crime e os que acontecem com Alice.
Alice tem 26 anos e tem o dom da Clarividência, a jovem passa por vários terapeutas afim de entender melhor esse seu "dom", mas ninguém, nem mesmo os terapeutas, levam essa ideia muito a sério.
Achei muito inusitada a maneira como a Alice tem seus presságios e prefiro não revelar isso aqui na resenha, deixando vocês com curiosidade para descobrir.

Alice dividi um apartamento com sua amiga Georgia, e em uma noite ela acaba acompanhando a amiga e seu namorado Wálter a uma festa à fantasia.
Durante a festa que é regada a muita bebida e drogas, Alice tem um de seus presságios. Ela vê a jovem Vívian ser morta por um homem fantasiado de diabo.

Ao acordar de seu delírio Alice descobre que Vívian que estava na festa fantasiada de freira está realmente morta e fica muito assustada. A policia investiga a cena e acaba atribuindo o crime ao Beato Judas, que está sendo acusado do assassinato da irmã Bianca. Mas ao ver o suspeito, Alice percebe que ele não se parece em nada com o homem que viu em sua visão.
Agora Alice precisa correr contra o tempo e provar que está certa, antes que o assassino faça uma nova vitima.

Toda a história criada pelo Leonardo me deixou muito instigada e presa a leitura. É praticamente impossível largar esse livro, pois queremos muito descobrir o que realmente aconteceu nessa história.
o livro além de trazer um ótimo enredo policial, ele traz também um toque de sensualidade misturado a trama. Mas nada que incomode quem não gosta de uma leitura mais ousada.
Uma das coisas que mais me impressionou nesse livro foi a forma como o autor narra algumas cenas, e a precisão com que ele fala sobre a parte forense do livro, eu me senti assistindo a um episódio de CSI, (Série que adoro), tamanha a riqueza de detalhes.

Nossa protagonista Alice, é uma mulher muito forte e decidida! E que corre atrás do que ela acredita, mesmo todo mundo a julgando como uma maluca psicótica pelo fato de ter essas visões. O fato de ser tão decidida e impulsiva a faz se deparar com situações nada comuns e as reações e algumas atitudes dela também não são das mais normais. O que muitas vezes me fez questionar: "Sério Alice, que você está fazendo isso?" rsrs.

Fui surpreendida em alguns momentos da leitura, pois quando eu pensava que a história estava tomando um determinado rumo, o autor deu uma reviravolta. O final da história não me surpreendeu tanto quanto eu esperava, eu confesso que esperava mais da nossa protagonista no final, e eu achei ele um pouco corrido, por esse único motivo classifiquei com 4 estrelinhas. A última página do livro me deixou com um sentimento de angustia pela nossa protagonista Alice, então eu tenho que perguntar ao Leonardo Barros: "Você pensa em dar continuidade ao livro???".

No geral, o livro traz uma trama muito boa, que será apreciada por todos os amantes de um bom suspense policial. Essa é uma história diferente de tudo que já li no gênero, e acho que o fato do Leonardo ser médico, só enriquece ainda mais a obra. Gostei muito também da trama ser toda ambientada no Nordeste, valorizar o que é nosso é sempre bom.

site: http://www.livrosesonhos.com/2015/02/resenha-livro-pressagio-o-assassinato.html

Carlos Magno 16/02/2015

PARTE DA RESENHA DO BLOG "CANTINA DO LIVRO":

A história de Presságio começa com a narrativa de um assassinato, na qual a Freira (e Professora) conhecida como Irmã Bianca foi assassinada brutalmente. O Delegado Matias e o agente Felipe, que investigam o caso, encontram evidencias que os levam a desconfiar da santidade daquela freira e logo as suspeitas caem sobre um de seus alunos mais próximos.

Enquanto isso, em outro canto da cidade, Alice Vegas vive o dilema de ir ou não em uma festa a fantasia de sua eterna inimiga desde os tempos de faculdade: Vívian. Ela tem o dom da clarividência, na qual se manifesta nela principalmente nos momentos de prazer (!). Claro que quase ninguém acredita nessa capacidade dela. Resolvida a ir a festa, lá ela tem um presságio da morte de uma freira. No dia seguinte, descobre-se uma nova vítima: Vívian foi encontrada morta em situações semelhantes da Irmã Bianca. E mais: Vívian estava fantasiada de freira! Como ninguém acredita que ela havia previsto aquele crime, ela decide correr atras de provas por conta própria.

O livro possui uma dinâmica incrível de leitura, fazendo-a fluir como cachoeira. Alice Vegas é uma daquelas personagens que não precisa ser carismática para ganhar a admiração do leitor. Seus dons são algo questionável por todos que a rodeiam, tornando-a uma pessoa reservada e insegura.

Os crimes possuem traços fidedignos, mas, de acordo com os presságios de Alice, o autor dos crimes não seria quem a policia acreditava que fosse. Alguém estava se baseando no primeiro crime para cometer o segundo. Porém, não haviam provas concretas para isso, levando a mulher correr contra o tempo pra livrar um possível inocente, provar que não é louca e achar um psicopata que, segundo ela, estaria a solta e a qualquer momento poderia atacar novamente. Com o passar do tempo, nós mesmo começamos a questionar a sensatez dela.

RESENHA COMPLETA:

site: http://cantinadolivro.blogspot.com.br/2015/02/resenha-pressagio-o-assassinato-da.html

Gleyse 15/02/2015

Recomendo
Bom, para quem já leu a sinopse, o livro é um thriller de suspense, ou seja, um romance policial, e como eu já devo ter comentado por aqui, é meu estilo preferido de leitura, pois nos intriga, nos atiça a curiosidade e nos prende a leitura do início ao fim. E Presságio é um livro que contém todos esses elementos, temperado com uma pitada generosa de erotismo, o que deixou a leitura ainda mais excitante.

O livro já inicia com um assassinato, mas isso é apenas o pano de fundo para o andamento da história, onde a personagem Alice é a chave para o desenrolar de toda a trama, que se pauta em seu poder de clarividência.
Mesmo sendo taxada de louca e drogada e chegando a ser suspeita do crime, Alice não desiste de tentar provar sua inocência, bem como seu poder de prever tais assassinatos. As situações em que ela se coloca são bem loucas e inconsequentes, mas ela acredita que vale a pena correr todos os riscos.

A leitura é bem rápida, comum em romances policiais, mas é bem intensa e cheia de reviravoltas, o que nos deixa sempre ávidos por descobrir o que acontecerá no próximo capítulo.
Eu gostei muito da leitura, não apenas por ser fã do gênero, mas pelo fato de o autor ter conseguido misturar ficção e realismo de uma forma bem natural, não tratando a clarividência de Alice como algo normal, mas como um dom inconcebível e inacreditável.
Mas eu senti falta de algumas descrições em alguns ambientes e situações, pois vejo que isso traria mais informações para nossa imaginação durante a leitura. Em contrapartida as informações precisas sobre termos médicos usados durante as descrições das autópsias e cenas dos crimes tornaram o enredo muito rico em detalhes, o que contribuiu bastante para tornar a leitura ainda mais interessante.
A trama foi bem tecida, de forma que, em alguns momentos, a protagonista Alice ficou em segundo plano, deixando que vários outros elementos aparecessem e contribuíssem para rechear o enredo.
Ainda assim, acho que faltou uma maior construção da personagem principal. As informações sobre a vida e o dom de clarividência de Alice não ficaram claros, o que me incomodou um pouco, pois não era possível saber se antes daqueles acontecimentos ela já demonstrava tal poder e como isso afetava sua infância, por exemplo. Talvez o autor esteja guardando esses detalhes para os próximos livros, já que o final deixa a entender que haverá uma possível continuação.

site: http://territorio6.blogspot.com.br/

Aline Natália 09/02/2015

Presságio - Leonardo Barros
"Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas, se você não fala nada, você é normal, entendeu?!"

A narrativa em terceira pessoa leva o leitor a uma atmosfera misteriosa, repleta de sensualidade onde a realidade se entrelaça com o sobrenatural.

Com uma trama muito bem desenvolvida, situações inusitadas, o autor fragmentou a história e conseguiu unir tudo novamente transformando o livro em um grande quebra-cabeças, contando com capítulos curtos e dinâmicos faz com que você não consiga desgrudar os olhos das páginas esperando pelos próximos acontecimentos.
______________________________________________________________
Confira a Resenha completa no meu Blog:

Relíquias

site: http://reliquiasaline.blogspot.com.br/2015/02/livro-pressagio-o-assassinato-da-freira.html

Brendinha 29/12/2014

A capa do livro é simples, mas interessante, o olho ao fundo me lembra os presságios de Alice, a protagonista do livro. A diagramação também é simples, as páginas são amareladas, que é algo que particularmente acho melhor para ler. É um livro considerado pequeno, pois conta com apenas 224 páginas.

Conta a história de Alice Vegas, uma jovem de 26 anos, que mora em um apartamento com uma amiga. Desde pequena, Alice insiste em afirmar que tem presságios que vê coisa que já aconteceu e que ainda vai acontecer, os vários psiquiatras que ela consultou afirmaram que ela tinha distúrbios e não acreditavam nela. Até que um dia, em uma de suas visões, Alice vê a morte de uma conhecida, e tem a certeza de que foi preso o culpado errado. E por isso mesmo se passando por louca, ela vai fazer de tudo para que seja descoberto quem foi o real assassino. Quando nem seu pai, nem sua amiga acredita nela, Alice luta contra todos e com isso é até abusada sexualmente. Para saber mais sobre essa história vai ter que ler! Kkkk'

Um livro que me prendeu bastante, e que a cada página tive mais vontade ainda de ler, é suspense do início ao fim, quando li o título do livro fiquei intrigada, querendo saber primeiramente como alguém teria a coragem de assassinar uma freira e o porquê dela estar nua. Não encontrei erros gramaticais durante a leitura, e eu juro que procurei rs. Alice mostra ser um mulher de fibra, que quando quer algo, não desiste e não se deixa abalar pela opinião alheia.

A parte que achei mais surpreendente foi quando o enfermeiro do hospício judiciário, tentou abusar da Alice e ela tinha colocado a armadilha que a outra louca deu a ela, e com isso ele foi preso, pois achei um absurdo a pessoa não ter sossego nem no hospício, mas como ele é louco tive medo pela Alice no fim do livro!!!

Uma história interessante com suspense do início ao fim, gostei muito, só achei pouco confuso durante a leitura, as idas e vindas de cenas e personagens que às vezes fazia com que eu me perdesse na história, fora isso a narrativa é excelente. Recomendo!

site: http://livroaestantedavida.blogspot.com.br/2013/12/resenha-34.html#more

Fabricio Zak 27/10/2014

VISÕES NADA CONVENCIONAIS
Leitura rápida e frenética. O Leonardo foi feliz em não querer colocar páginas no meio da história quando não precisou.
Uma ótima história policial com um ingrediente nada convencional: Alice tem visões do futuro e do passado quando passa por uma peculiar sensação que não vou contar aqui, mas que eu achei FODA!
Ela ajuda a desvendar o caso do assassinato de uma ex amiga com suas visões, porém como toda dádiva vem com uma maldição, ela passa por bons bocados até poder provar que a polícia fez cagada.
Quem gosta de ficção policial, sexo e medicina fique à vontade para viajar nessa leitura nacional de muita qualidade.

Quatro Amigas 25/09/2014

Resenha para o blog www.quatroamigaseumlivroviajante.com
Presságio O assassinato da freira nua é o segundo suspense policial do autor Leonardo Barros, publicado pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Editora Novo Século. O primeiro foi O Maníaco do Circo e o menino que tinha medo de palhaços (minha próxima leitura do autor!).

Em Presságio, conheceremos Alice, uma mulher de vinte e seis anos, que desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considera psicótica, mas a vida de Alice começa a mudar quando um misterioso homicídio aparece em uma de suas visões. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas ele não se parece em nada com o real assassino da premonição de Alice. Agora cabe a ela desvendar esse enigma para que o verdadeiro culpado seja punido, mas para isso ela terá que lutar contra pessoas inesperadas e contra o tempo, para provar que não é louca.

Sou apaixonada por romances policiais, então, nem preciso dizer que esse livro me fisgou e ainda por cima, é nacional, o que só me deixa ainda mais orgulhosa do talento literário de nossos autores!

Vamos lá, Presságio já começa com uma cena de assassinato, o da Irmã Bianca, o crime repercute pelo meio policial, porque meu Deus, assassinaram uma freira! A investigação corre e o suspeito número um é o Beato Judas, um de seus alunos. Até aí, tudo bem! Tudo muda quando em uma festa a fantasia, em que Alice se encontra, Vívian (com V de vagabunda) é assassinada enquanto tinha relações sexuais com algum cara, agora prestem atenção: a safada foi vestida de freira! Em meio às drogas, a única coisa que Alice se lembra dessa noite, é o presságio em que Vívian era morta por um homem fantasiado de diabo.

----------------------- CITAÇÃO -----------------------
Agora Alice se via flutuando sobre nuvens de algodão. Ela poderia jurar que enxergou o momento exato em que as notas musicais dilaceraram as nuvens imaginárias para que a moça caísse delas. E, a cada batida da percussão, ela percebia as paredes mudando de cor.
---------------------------------------------------------------------

O crime ganha repercussão quando as suspeitas para o assassinato voltam-se para o Beato Judas, o tornando um serial killer, Alice tem certeza que não foi ele, mas depor sobre o crime tendo como única prova seu presságio, só evidencia seu estado de loucura no meio médico. E assim, o livro segue num ritmo rápido, narrado em terceira pessoa, com cenas intercaladas entre Alice e outros personagens, te surpreendendo a cada instante e sendo digno de comparação a obras internacionais do gênero.

Todos os personagens tem uma carga emocional muito grande, o autor não peca na formação deles, até os secundários. A capa faz jus ao conteúdo, com todo esse tom de mistério, as páginas são um pouco amareladas e o tamanho das letras, só melhora a leitura! Não encontrei praticamente nenhum erro ortográfico, então, parabéns pelo trabalho da editora!

Recomendo Presságio o assassinato da freira nua a todos os amantes do gênero e a quem não é também, deliciem-se com essa obra nacional muito bem escrita!

----------------------- CITAÇÃO -----------------------
- Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas se você não fala nada, você é normal.
---------------------------------------------------------------------

Título: Presságio
Autor: Leonardo Barros
Páginas: 224
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos
Resenha por: Victória Santana
Classificação: 5/5

site: http://www.quatroamigaseumlivroviajante.com/2014/09/resenha-amiga-pressagio-leonardo-barros_25.html

19/09/2014

Presságio na madrugada.
Nessa madrugada não dormi.Pois enquanto não terminei de ler Presságio não me aquietei.Quatro e pouco da manhã e eu vidrada.Se um livro lhe prende assim com certeza algo de bom ele tem.
Eu adoro tramas policiais e Leonardo fez um enredo interessante com descrições claras e a narrativa rápida.
O elemento que ela tem suas visões...diferente. ;)
Eu até acertei o assassino mas fui ludibriada a mudar de opinião.Isso não se faz.rsrs
A frase final...surpreendente. E me deixou na esperança de haver uma continuação. Será? Espero que sim.
Acho que a literatura policial brasileira está bem representada. Esse eu indico.

Aline 10/08/2014

Louca. Após passar por oito psiquiatras é assim que Alice é vista, como uma lunática que acredita possuir o dom da clarevidência. Claro que com o tempo ela percebeu que o mais sensato a se fazer é esconder o seu dom de todos. Até o dia em que ela vê um assassinato. Alice pode não ver o futuro, mas sim coisas que já aconteceram.
O livro Presságio é divido em vinte e oito capítulos, que são divididos em cena. Logo no começo nos mostra o assassinato da Irmã Bianca, uma freira e também professora. Vitima de abuso sexual e estrangulamento, o delegado Matis e o agente Felipe assume o caso para tentar descobrir quem poderia fazer tamanha maldade.

Paralelamente às cenas da investigação, vemos também um pouco sobre o cotidiano de Alice, até o dia em que ela vai à uma festa com amigos e tem o presságio de um assassinato. A garota em questão está fantasiada como uma freira nua.
Agora está nas mãos de Alice a difícil tarefa de descobrir quem é o Diabo que matou a Freira Nua e provar a todos que não está ficando louva.

É interessante que em certo ponto do livro, de tanto todos questionarem tanto a sanidade de Alice, ela começa a questionar a si mesmo: “Será que fui eu?” Principalmente após o segundo assassinato, onde ela estava mais próxima que qualquer uma do local do crime.

Acredito que não seja segredo pra ninguém que eu amo livros, filmes e séries policiais e confesso que fui com poucas expectativas para a obra do Leonardo. Todavia, eu tive uma grande surpresa. Eu esperava os tradicionais livros policial: A vítima, o assassino e o investigador. Não se enganem, todos esses fatores estão presente no livro e muito mais.

Temos fatores peculiares que contribuem para a leitura e absorção prazerosa do livro. Um detalhe muito peculiar que chamou minha atenção - e acredito que a de todos - é que o dom da Alice se manifesta quando ela está em momentos de prazer. Com um beijo, durante o ato sexual, ou orgasmo. Obviamente ela também pode ter suas visões em outras situações, mas nesse caso elas são mais precisas e é divertido ver a confusão em que se mete ao tentar explorá-la.

Nunca li outro livro do Leonardo, apesar de procurar a respeito e descobrir que ele tem outros livros policias. Vejo pessoas reclamando da falta de detalhes tanto da cena, quanto do personagem. O que é uma característica básica de um livro policial, a omissão de descrição para aumentar o mistério. Presságio é carregado disso.

Uma falha, ao meu ver, foi a ausência de provas que acabava incriminando determinado assassino. Não sei se isso foi intencional, mas vemos uma ponto solta ai. Outro detalhe, é um caso que não foi investigado, apesar de ter sido solucionado no último capítulo. Isso provavelmente foi proposital, porque autores policias adoram nos deixar com uma pulga atrás da orelha.

Bom, espero ter deixado bem claro que fiquei encantada com o enredo, as descrições e a narrativa do autor, espero ter a oportunidade de ler outra obra do mesmo.

site: orocardovento.blogspot.com

Victória 03/07/2014

Um suspense sensual e envolvente
Alice tem presságios e desacreditada, é taxada de louca. Já acostumada com essas visões no ápice sexual, ela só se depara com presságios de situações "banais", até o assassinato da freira nua. Alice vê o crime acontecer em uma visão e sua vida não é mais a mesma,ela sabe que o real culpado está solto e ela não vai descansar até resolver esse mistério. Alice terá de confiar em seu dom e lutar contra inimigos inesperados.
É um livro que te prende do início ao fim, com acontecimentos marcantes e rápidos,que tornam o livro de Leonardo Barros um representante fiel dos romances policiais de qualidade.

Challis 23/06/2014

O livro é para todos os momentos, já que é bem curto e o texto mais leve flui rapidamente. Por conter cenas em que o erotismo e o uso de drogas ilícitas estão presentes, recomento a obra para um público mais jovem/adulto. Diante da constante renovação da literatura brasileira, Presságio - O Assassinato da Freira Nua é um dos livros que não pode ser ignorado, principalmente se você já for fã de um bom thriller policial.

Leia a resenha completa: http://www.acrobatadasletras.com.br/2013/10/resenha-pressagio-o-assassinato-da.html