Presságio

Presságio Leonardo Barros

Resenhas - Presságio

24/06/2013

Presságio: O Assassinato da Freira Nua - Leonardo Barros.
Um livro apaixonante, cheio de suspense, curiosidades, medos, hipocrisia, injustiça, erotismo e o principal, de uma boa narrativa. O autor foi um dos primeiros nacionais que eu li no gênero, não conhecia até ver esse livro sendo divulgado pelos blogs, e garanto: não me arrependi de ter lido.

Alice é uma jovem que batalha por sua vida profissional e pessoal, tendo certos presságios em momentos importunos, durante ou logo após o ato sexual. Ela divide o lar com sua amiga Geórgia, que por sua vez namora Walter. As duas se dão "bem", mas Geórgia possui uma personalidade totalmente diferente da de Alice, mas conseguem se entender.

A história gira em torno de dois assassinatos, o primeiro da Freira do Colégio São Judas, o único suspeito é Danilo. O segundo assassinato é de Vívian, uma ex-colega de faculdade de Alice. A primeira é em um cenário desconhecido pela personagem principal, Alice, e o outro a própria está presente. Vívian roubou um namorado de Alice, e desde então elas não se entendem. Mas, acabam indo a mesma festa, de Róger, e o encontro acaba sedo nada legal como sempre. Na festa Geórgia briga com Walter e ela vai embora. Alice acaba ficando na festa e se droga junto com Walter, Róger e Vívian. E no meio disso tudo aparece um cara fantasiado de diabo, o problema é apenas saber se foi alucinação ou não de Alice, pois ela estava "alta" e é a única que comprova que viu ele.

O suspeito do primeiro assassinato é um aluno da Freira, o Danilo, mas será que foi ele quem matou a Vívian também? E é realmente desse ponto que o livro engata, que você fica a flor da pele para descobrir o que realmente aconteceu. Vou assumir: o livro é viciante, você não pode mais ler porque tem que dormir, mas vira só mais uma página, quando se dá conta, já leu mais de 50. É incrível. A única coisa que me chateou foram algumas atitudes da protagonista, não sei, acho que ela foi um pouco infantil algumas vezes, e só por isso tirei um coraçãozinho.

Mas vale a pena ler o livro. A narrativa do autor é incrível, nos deixando com saudade do livro, uma leitura absurdamente fluida, fiquei encantada pela escrita. Quem curte o gênero, deveria ler esse livro. Ah, uma coisa, não esqueça de ler o livro e se atentar para o erotismo da história e confesso que adorei isso no meio da história. Tanto a sexualidade para o lado doentio quanto para o lado do amor, paixão e afins (risos). Acho que foi um tema bem explorado, assim como os personagens, não vou citar todos, mas confesso que foram todos bem estruturados, não deixando espaço para desejar mais deles, a não ser a protagonista. Enfim, recomendadíssimo!

Fiquem atentos que em breve haverá um sorteio do livro.

Post completo em: http://clicandolivros.blogspot.com.br/2013/06/resenha-pressagio-o-assassinato-da.html#comment-form

Clicando Livros

Daniele Nhasser 23/06/2013

Presságio - O assassinato da Freira Nua

Leonardo nos trás 220 páginas de puro mistério . "Presságio - O assassinato da Freira Nua" é uma obra policial que vem regada de personagens de características variadas , desde a amiga irresponsável até um pai amoroso preocupado com a filha após os traumas que fora submetida . Um texto bem revisado , escrito em terceira pessoa , proporcionando a nós leitores, a oportunidade de estar em todos os cenários , roendo as unhas , fazendo suas apostas , tentando desvendar as entrelinhas , morrendo de curiosidade para saber como aquilo irá acabar e ao mesmo tempo , fazendo corpo mole somente para degustar mais um pouco do talento de Leo , em nos prender do início ao fim .
Capítulos meio longos , mas divididos por cenas desde do personagem principal ao secundário .
É uma obra que comecei com as melhores expectativas , aquela que tive as vezes de fechar o livro , para respirar , tomar fôlego e retomar . Aquela que eu terminei agora pouco , e disse : "Meu Deus, que livro !!"
Eu super recomendo a todos , é uma obra formidável que te surpreende a cada virada de página . Um livro de acontecimentos chocantes , que faz seu coração disparar e ao mesmo tempo tão comuns que com o mundo em que vivemos , impossível não ligarmos a TV e depararmos com algo parecido .
Um dos melhores sem dúvida , que li esse ano . Merece 5 estrelas.

Adriano 21/06/2013

Presságio - Resenha do blog: GeraçãoLeitura.com
Sabe quando você termina de ler um livro, mas não consegue parar de pensar nele?! Então... Esse livro é Presságio! Percebi que havia me envolvido naquela trama de mistério e que eu queria solucionar o caso do Assassinato da Freira Nua.

O autor escreve com um brilhantismo incrível. É impossível ler um capítulo e não sentir necessidade de ler o próximo! No início o autor vai construindo e costurando a trama. No meio da obra esses traços continuam entrelaçados e no fim, o resultado é uma trama costurada de forma milimetricamente calculada, com todos os detalhes e respostas entregues ao leitor!

O livro acompanha Alice, uma garota com uma série de neuras e que tem presságios. Visões sobre o futuro ou passado e mais precisamente quando ela tem orgasmos! Justamente, quem acreditaria numa garota considerada louca, que tem visões do futuro e quando está em prática sexual? Eu não acreditaria!

Paralelo a isso, temos vários assassinatos, cometidos de maneira parecida, o que leva a crer ser cometido pela mesma pessoa. O primeiro caso, aconteceu com uma freira de verdade, que foi abusada sexualmente e consequentemente morta. Já o segundo mostra uma mulher "leviana" que numa festa a fantasia, regada de drogas e vestida de freira é também assassinada, após a prática sexual.

O mistério é: - " Quem cometeu esses crimes?" Quais motivos teriam?! Por que essa predileção por freiras?! Eu não ousaria contar, pois garanto que assim como eu, vocês roerão as unhas na tentativa de descobrir esse caso!

A polícia age e condena o beato Judas. Enfim... Caso encerrado!
- Mas a menina vidente, Alice, não está satisfeita pois segundo ela não foi esse beato o culpado pelos assassinatos. No entanto, ninguém acredita nela! Afinal de contas, seria mais fácil acreditar na polícia ou numa desequilibrada que diz ter visões quando tem orgasmos? Façam suas conclusões!

Esse livro é incrível. Quem gosta de romances policiais deve lê-lo urgente! Além disso, o livro é regado por uma sensualidade e misticismo que dão a obra uma característica única!

Como eu disse anteriormente, a escrita do autor é excelente e assemelhasse com a escrita de Dan Brown, com capítulos curtos e uma troca de cena constante! Ah, mesmo que não tenha sido propositalmente a escolha de cores para a capa é linda (igual a do blog *-*) rs - Enfim, só tenho elogios!

Leiam. Garanto que não vão se arrepender.

Resenha retirada de: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2013/06/resenha-pressagio-o-assassinato-da.html
Gu 13/11/2013minha estante
Cara, apenas surpreso e faminto por essa leitura!
Parabens pela resenha :)

Jeniffer Viana 15/06/2013

Presságio - Resenha originalmente publicada em meu blog, Doce Sabor dos Livros
Quer conferir as minhas impressões sobre esse livro?
Acesse o link abaixo! É rapidinho e você não vai se arrepender.

site: http://docesabordoslivros.blogspot.com.br/2013/06/resenha-pressagio-o-assassinato-da.html

Ceile.Dutra 30/05/2013

Resenha retirada do meu blog - www.estejali.com
Mais um livro para a lista do "só largar quando terminar".

Uma freira, Irmã Bianca, foi encontrada morta no seu quarto na escola em que dava aulas. O delegado Matias e seu assistente Felipe logo começam a se questionar sobre quem seria capaz de violentar sexualmente uma freira e depois assassiná-la. Depois de ouvir alguns alunos, eles chegam até Danilo - um rapaz que estava sempre próximo à freira, ajudando-a e que era visivelmente interessado nela. Ele passa então a ser o principal suspeito de cometer o crime.

Taxada de louca pelo oitavo psiquiatra, Alice só quer tentar entender seu dom: ela tem presságios (e isso já rendeu términos de namoro, pois através da clarividência, acabou descobrindo coisas que acabariam com o romance). Durante uma festa à fantasia regada a álcool e outras drogas, acontece um assassinato: seu desafeto, Vivian, é morta durante o ato sexual. Acontece que ela estava fantasiada de freira (seminua) e, ao assumir mais este caso, Matias acredita que se trata da ação de um serial killer apelidado de Beato Judas e as investigações apontam para o franzino Danilo, quando Alice tem certeza que não foi ele quem cometeu o crime, pois ela teve um presságio onde viu um rapaz forte fantasiado de diabo matando a freira nua. É aí que duas histórias se cruzam e Alice tenta, mais uma vez, provar que não é louca. Mas como provar uma coisa que só você viu?

Eu sei, eu sei, eu sei... eu deveria ler mais livros assim. Livros que me deixam de olhos grudados nas páginas como se existisse um Superbonder ali (ok, doeu imaginar esta cola no olho, mas acho que vocês entenderam). Eu que estou sempre entre romances e distopias me pego devorando um livro policial - e pretendo fazer isso mais vezes!

Acredito que o segredo deste livro não seja, necessariamente, o mistério envolvendo os dois crimes, mas sim a escrita objetiva e cômica do autor - veja bem, as situações são sérias. O livro tem cenas fortes e assuntos sérios, mas o autor conseguiu dar certa leveza a isso, mas sem poupar os leitores dos fatos. E tudo neste livro é assim: fatos. O autor não explora muitas reflexões sobre os acontecimentos, ele conta o que aconteceu, seguindo para o passo seguinte e é como se estivéssemos assistindo um filme (e é possível rodar um filme na sua cabeça enquanto você está lendo).

Uma coisa muito interessante é que o autor alternou as visões, dividindo o livro em dois pontos de vista mesmo o livro sendo narrado em terceira pessoa. Acompanhamos as investigações da polícia e, numa troca rápida, acompanhamos a Alice e, sério, é meio alucinante esta segunda. No começo acreditei na clarividência, porque eu achava que tinha que acreditar, mas depois fiquei um pouco desconfiada e me senti totalmente avulsa na história: eu não conseguia imaginar quem era o criminoso, quem estava escondendo alguma coisa ao mesmo tempo em que formei as mais diversas teorias (e, claro, todas estavam erradas).

Ao mesmo tempo em que considero a objetividade um ponto positivo, sinto falta de algumas explicações que não mudariam em nada a história, mas é só pela minha curiosidade mesmo (como pelo fato que "originou" o presságio na festa... acho que é só uma curiosidade feminina saber sobre as circunstâncias daquilo e tal).

Leitura mais do que indicada - rápida, objetiva e surpreendente!

Kelinha 29/05/2013

Presságio - O Assassinato da Freira Nua - Blog Livros e Marshmallows
Resenha: Presságio conta a história de Alice, uma jovem de 26 anos que mora com sua amiga Geórgia. Aparentemente Alice parece ser uma moça normal, que tem uma vida normal. Mas isso não é verdade. Alice sofre de clarividência (visões paranormais), uma especie de presságio. E na maioria das vezes essas visões acontecem no seu momento de orgasmo. Ela consegue prever o futuro, ou algo que já aconteceu.
Depois de vários tratamentos com terapeutas e psiquiatras, um de seus médicos identificou a sua habilidade como "clarividência orgástica" (rir muito quando eu li isso). E tudo a partir dai começa a ficar muito complicado, pois ela tem a visão de um crime acontecer. Sua rival meio que "amiga" é assassinada no quarto de um apartamento em uma festa a fantasia, vestida de freira.
A policia que investiga o caso e instaura o inquérito, prende um principal suspeito. Alice tenta contar pra policia que viu todo o crime acontecer em um presságio, mas ninguém acredita. Pois ao entendimento de muitos; Presságio não existe e é coisa de louco. Mas de todas as formas ela tenta desvendar esse grande mistério.

Quando comecei a ler o livro, consegui me ver completamente presa ao enredo da história e dos personagens. Gosto muito de suspense policial, e escrever um suspense policial não é fácil. O autor tem que ter sensibilidade, descrição e malicia. Pra poder jogar no meio da história quem é o assassino sem que ninguém perceba quem realmente ele é, antes que chegue no final do livro. Se descobrir antes perde a graça.
E o autor conseguiu fazer tudo isso. Depois que eu já tinha lido umas vinte páginas ou mais, pensei: Ah! Já sei quem matou a "Freira Nua", foi fácil demais. Descartei os suspeitos que estavam muito na cara, e logo disse quem era. Mas as minhas suspeitas estavam muito francas e erradas diante de um grande autor.

Os personagens foram todos eles muito bem elaborados, a protagonista se encaixou perfeitamente no papel. Da forma em que ela foi descrita, não poderia existir personagem melhor. A criatividade do autor foi simplesmente perfeita; É impressionante quando na ultima pagina do livro ele revela uma outra situação que aconteceu, e que você nunca consegue imaginar como foi que aquilo aconteceu.

O diálogo entre os personagens é claro e objetivo, com as palavras muito bem escritas. Existe alguns detalhes importantes na história (na minha opinião isso faz toda diferença em um bom livro), o autor consegue fazer você imaginar tudo, e toda a sena passa diante dos seus olhos como um filme.

Li o livro em mais ou menos 3 dias. Confesso que fiquei economizando pagina; Mesmo ele sendo um livro muito bom, com capítulos curtos, diagramação ótima, e eu morrendo de curiosidade pra saber quem era o assassino. Simplesmente não queria que o livro acabasse.

Euflauzino 17/05/2013

O êxtase revelador
Tinha uma enorme curiosidade a respeito de Presságio: o assassinato da freira nua (Novo Século, 220 páginas), culpa do trabalho de capa de Adriano Souza, que ficou muito legal. Mas não só por isso, também tinha o atrativo de ser de um novo autor, Leonardo Barros. Sempre dou oportunidade aos autores da coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira, trabalho sério e belíssimo da editora Novo Século, revelando “sangue novo brasuca”.

Foi com isso na cabeça e o coração aberto a novas experiências que iniciei a leitura. Ainda não sei ao certo o que realmente achei. Por volta da página 15, desconfiei de quem seria o assassino. Isso me incomodou bastante. Minha desconfiança se confirmou ao final, de certa forma e parcialmente. Numa estrutura “whodunit” o pior que pode acontecer é a descoberta do autor do crime.

De qualquer forma não me dei por vencido, nem desanimei. Eu sabia que haveria coisas legais e não me decepcionei. Com uma trama bem urdida e um embate legal de personagens planas e bem definidas o autor é feliz em inúmeras passagens.

O início de um livro é o chamariz, tem o poder de nos atrair, de nos fazer abstrair, de nos fazer querer voltar ao livro:

“― Quem mexeu nesse corpo?! ― exasperou-se o Delegado Matias. Ajoelhou-se. Queria ver o cadáver de perto.”

Pronto, o autor me laçou. Gostei e encarei minhas desavenças em algumas passagens embarcando na viagem. Alice tem um dom: “ela vê”. Só que as “visões” têm uma peculiaridade – acontecem durante o orgasmo (?!?! – já tinha ouvido falar que o orgasmo é uma espécie de “pequena morte”, mas esta abordagem pra mim é novidade, inusitada demais). Uma freira foi assassinada, logo depois outra garota é assassinada também por estar vestida de freira em uma festa. Duas freiras e logo a polícia pensa em um serial killer. Prendem um garoto franzino e improvável, Beato Judas. Alice não se conforma, porque em suas “visões” o assassino não é tão franzino. Nas tais “visões”, que se iniciam sempre com a abertura de um quarto de número 69 (achei o número bem sugestivo, seria proposital?), o assassino é enorme, um armário de portas abertas.

Agora Alice deverá correr contra o tempo para provar que suas “visões” merecem crédito, lutando contra psiquiatras que a acham psicótica, contra seus amigos que não acreditam e acham que ela está com estresse, contra policias e legistas que zombam de seu dom e contra si mesma (seria ela louca mesmo?).

Ler mais em:

Jess 16/05/2013

Presságio - Leonardo Barros
Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net
Blog: http://twilightbrasilfanfics.com/blog/

Eu sei que é errado julgarmos um livro pela capa, mas eu sou assim, primeiro a capa tem que me encantar – o que aconteceu com Presságio: o assassinato da freira nua, foi amor a primeira vista – depois eu vejo a sinopse. Não é uma forma muito legal de ir atrás de livros interessantes, mas é uma mania – quase um vicio – que não consigo deixar de lado. Então para tentar reparar um pouco meu erro, hoje em dia mesmo não gostando do trabalho da capa vejo a sinopse.
Enfim, mas com Presságio não tive trabalho algum de não gostar, assim que coloquei meus olhos naquela capa misteriosa, meio sombria, cheia de segredos desejei fervorosamente ter o livro em mãos e graças ao Leonardo Barros tive a grande oportunidade de ler sua incrível obra e por horas me deliciar com sua escrita encantadora, envolvente.
Estou em uma época que quero desfrutar novos gêneros, normalmente leio romances água com açúcar, cheio de drama ou comédia, nunca me interessei por suspense, para mim qualquer livro que tenha morte eu passo longe, pois me sinto angustiada e não consigo me focar bem na estória, mas novamente consegui ir até o final, talvez pelo fato da escrita do Leonardo ser agradável, leve com uma leve pitada de humor em comparação com algumas obras mais fortes que tive a oportunidade de ler como 72 horas para morrer de Ricardo Ragazzo – o primeiro suspense que li.
Eu gostei principalmente da leitura rápida e direta, ela me deixou mais presa, mas senti um pouco de falta na descrição dos locais, mesmo essa pequena falha não me desanimou. A cada parágrafo fiquei mais presa, me vi loucamente tentando descobri quem era o assassino, às vezes me pegava tentando incriminar um personagem e logo em seguida com as novas provas eu mudava totalmente de opinião. Eu adoro quando o autor consegue fazer esse pequeno joguinho com seus leitores, pois isto significa que a estória está fluindo bem, como deveria. O ruim é apenas quando o leitor descobre logo no inicio quem é o assassino, pois assim a estória perde totalmente a graça, mas Leonardo se saiu muito bem quanto a isto.
Agora deixe-me contar a vocês um pouco sobre a trama:
Tudo se inicia com um assassinato da Irmã Bianca, uma freia que é professora, a policia corre para investigar tal acontecimento, vai atrás de depoimentos para assim tentar descobrir quem fez isto a pobre mulher... Até ai tudo bem, algo normal para este livro, todos esperávamos isto apenas por ver o titulo, mas tudo muda no momento em que nos deparamos com a personagem principal Alice e vemos que nem tudo é normal nesta obra...
Alice Vegas uma mulher jovem, mas que tem o incrível dom de prever o futuro, assim como pode ver alguns fatos passados, mas o impressionante ainda não é isto, o que realmente me chocou foi a forma como essas visões acontecem; ela precisa está tendo um orgasmos. Sim, vocês leram bem. A principio quando li isto precisei reler algumas centenas de vezes para ter certeza que realmente estava lendo certo, ainda pedi que minha amiga me confirmasse que eu havia realmente lido tal coisa e quando foi confirmado eu fiquei chocada, nunca havia visto nada igual, não apenas isto, mas alguns acontecimentos no decorrer da estória também me pegaram de surpresa e foi uma sensação boa, afinal de contas, não era isto que o autor esperava?
Mas para quem pensa que é uma maravilha ter este dom, para Alice é diferente, isto é um fardo que a mulher carrega em suas costas, pois inúmeras vezes fora taxada de louca por seus psiquiatras, nenhum deles acreditou que ela realmente era uma clarividente.
Porém é graças a este tom que toda a estória vai tomar um rumo.
Alice acaba sendo convencia por sua amiga Geórgia de ir a uma festa e é em meio a bebidas e drogas que ela tem a visão de sua “inimiga moral” sendo assassinada. Tal fato a principio deixa a mulher transtornada sem saber como lhe dar com a situação, afinal de contas, ela não poderia sair por ai dizendo a policia que havia tido a visão... Mas é o que ela acaba fazendo e isto apenas desencadeou risadas dos policiais. É a partir daí que Alice decide começar a investigar sozinha e comprovar que o que tinha visto era real, não uma alucinação por ela ter usado drogas.
A cada pista descoberta, a cada nova visão eu ficava mais animada e minha leitura ia se tornando mais rápido, realmente me diverti muito lendo este livro, virei uma verdadeira investigadora. Para quem gosta de um bom suspense eu recomendo este livro.
Drica 22/05/2013minha estante
Sua resenha me fez querer ainda mais ler o livro. Parabéns!!

Literatura 16/05/2013

O êxtase revelador

Veja resenha completa no site:

JEAN 13/05/2013

Presságio-O assassinato da freira nua
Presságio é o primeiro romance brasileiro que leio após muito e muitos anos, nem sei quantos! Acho que o último que li foi ‘agosto’ de Rubem Fonseca. Confesso que comecei a ler o livro com uma certa ressalva, acho que até mesmo preconceito, muito disso devido a falta de divulgação que essa nova literatura nacional tem. O consumo da literatura estrangeira é tão grande que ao nos depararmos com a capa de um livro onde o nome de seu autor é brasileiro, o primeiro pensamento que vem é que o livro não é bom por ser nacional. Por outro lado se o livro tem um nome estrangeiro na capa e o selo de uma grande editora, nossa curiosidade é aguçada e na maioria das vezes o livro é comprado. Não nego que sou um consumidor e leitor de literatura estrangeira, até porque foi com ela que iniciei meu gosto por leitura, mas após a leitura de ‘presságio’ posso dizer, na minha opinião, que a nova literatura nacional é sim, muito boa e merece ser prestigiada.

Presságio foi uma leitura bem agradável, mas que não me conquistou de imediato. Achei os três primeiros capítulos um pouco corridos e com muitos diálogos, senti um pouco de falta da descrição dos lugares e até dos personagens. Mas com o passar dos capítulos – acho que do sexto em diante – a leitura fluiu muito bem, o ritmo dos acontecimentos ficou muito bom e até os personagens tornaram-se mais interessantes e mais encorpados digamos assim. Dai em diante a história me conquistou e eu não via a hora de chegar ao fim para ver como todo o mistério se resolveria.

Até chegar ao final que me deixou bem surpreso e com um gostinho de quero mais, muitas coisas aconteceram na vida de Alice, a protagonista; umas bem perigosas e outras bem esquisitas a meu ver. Alice não foi a protagonista que eu esperava, mas também não foi uma decepção. Acho que determinação é a característica mais forte de sua personalidade, visto tudo que ela passa para descobrir a verdade por trás dos crimes, sem contar que é vista como louca por conta do seu dom de clarividência. A parte que eu achei bem esquisita na personagem, e um pouco surreal, foi o que desencadeia os tais presságios que ela tem. Achei bem estranho e acho que faltou uma certa explicação para como tudo começou, mas nada que prejudique a história.

Quanto aos personagens masculinos não me identifiquei com nem um, tive apenas uma simpatia maior pelo Dr. Sócrates, que a meu ver foi bem importante na solução dos crimes. Acho que posso dizer que a personagem que mais gostei foi a Georgia, melhor amiga de Alice. Bem divertida, meio doidinha e que eu achei que teria uma participação mais ativa na história, o que eu acho que teria rendido bons momentos engraçados, mesmo tratando-se de um thriller policial.

A narrativa da história é muito boa, flui bem rápido e os acontecimentos movimentam a trama o tempo todo. Como nunca fui bom em desvendar mistérios e só leio thriller policial para me divertir, não imaginava nem de longe o desfecho que o autor deu para a história. Parecia uma coisa, mas no fim foi outra bem diferente e diga-se de passagem, tudo muito bem amarrado. A história em si do livro foi totalmente diferente da que eu imaginava quando comecei a ler. Os capítulos finais foram os mais envolventes e eletrizantes, principalmente os do julgamento. É tudo narrado tão bem que nos sentimos mesmo dentro de um tribunal. E então, quando menos se espera, o desfecho de tudo nos é servido de bandeja e com muita inteligência pelo autor. A última cena foi a que me deixou com um gostinho de quero mais e uma interrogação no ar que caso se confirme, hum!…

Recomendo muito esta leitura e podem pesquisar que outros blogueiros também. Leiam e prestigiem a nova - e muito boa - literatura nacional.

A outra resenha feita em vídeo pela minha mulher está no nosso blog:

Edy 23/06/2013minha estante
Só faltou classificar lá em cima..

Amoras Com Pimenta 24/04/2013

Olá amigos!!!
Mais um livro que me deixa sem palavras.
Conversando com Carol do blog Irreparável, ela me disse que era engraçado, não no sentido e comédia, me ver elogiando um livro de suspense, que envolve ficção policial e mistério, porque não é u m livro que eu leio habitualmente. Rimos juntas, mas disse a ela que gosto e muito do gênero, apesar de os sobrenaturais serem os que mais leio.
Mas PRESSÁGIO: O ASSASSINATO DA FREIRA NUA é um daqueles livros que se tornam quase que obrigatória a sua leitura.
Esse não é um livro que se leia, e sim se devora.
Antes de falar do enredo em si, gostaria de falar do livro, não sou crítica literária, nem nada parecido, mas sei ver uma obra bem escrita. E Presságio: O Assassinato da Freira Nua se enquadra em todos os requisitos de um livro bem feito.
Primeiro a capa, tem aquele ditado que não se deve comprar um livro pela capa, mas é impossível não notar a capa e ver o quanto ela chama atenção. Por ela podemos sim julgar que vem um livro e tanto.
As folhas são amarelas, \o/, o que facilita e muito a leitura. A maneira como o autor conduz a história, como a trama é bem fechada, te faz querer ler logo e desvendar todo o mistério. Não é um livro longo, tem apenas 220 páginas, o que me fez lamentar... Meio que me envolvi com Alice e terminar o livro foi meio que deixar uma colega que poderia virar amiga. Eu sei, coisa de louco, mas creio que todo leitor acaba por desenvolver laços com os personagens lido.
Mas vamos à trama em si:
Alice é uma jovem que tem um dom muito peculiar. Ela consegue prever alguns fatos futuros, e também ver alguma coisa do passado das pessoas. Apesar de parecer que é algo muito legal de se ter, não é fácil ser assim. Ela convive com isso desde sua adolescência. Ela prefere dizer que tem clarividência, e os médicos que ela tem um transtorno psicológico. E assim Alice vive sua vida, entre uma visão e outra.
Ela mora com uma amiga, Geórgia. Adorei Geórgia, ela é aquela amiga meio louca que algum dia na vida já tivemos uma parecida.
Apesar de seu dom, tudo ia bem na vida de Alice, até que ela vê uma mulher sendo assassinada. Mas como fazer as pessoas acreditar nela? Para todo mundo que ela contar que viu um assassinato, sem estar na cena do crime, e sim através

de uma visão poderão achar que ela enlouqueceu de vez... Pior ainda: ela foi a unica que viu a vítima sair com seu assassino...
Alice começa uma busca desenfreada para provar que ela está certa. Se envolve em "encrencas", leva uma surra homérica de uma namorada ciumenta. Procura ajuda de um médico, o qual ela acha que poderia ajudá-la, mas esse por sua vez acaba por ajudar a interna-la em um manicômio. Aí quando a gente pensa que mais nada de ruim poderia acontecer a Alice, acreditem meu amigos, as coisas pioram.
Resgatada por seu pai desse manicômio ao qual foi levada, Alice retorna ao mistério que a colocou em toda aquela situação.
O final do livro é surpreendente, pelo menos foi pra mim.

Ao mesmo tempo em que fui querendo ler o mais rápido possível para saber o resultado das visões de Alice, eu queria diminuir o ritmo, porque assim o livro não chegaria ao final...
Como já disse, é um livro que se torna quase que obrigatória a sua leitura. Amantes do gênero não deixem de ler, pois vão se surpreender...

Meus Livros, Meu Mundo 14/04/2013

Resenha do Blog: http://estantevirtual-silva.blogspot.com.br/
Alice Vegas é uma clarividente, sim ela tem visões, presságios. O grande problema da moça é convencer as pessoas de que ela não é louca, de que ela realmente tem essas visões.
Na cidade onde a moça mora um serial killer assassina freiras e o caso causa grande repercussão.
O problema é que, o jovem identificado como “Beato Judas” o suposto assassino não se parece em nada com o homem das visões de Alice.
Agora a moça tenta provar a inocência do rapaz, mas as únicas provas que ela possui estão em suas visões. Como convencer a polícia de que ela não é maluca e que realmente é uma Clarividente?
Geórgia sua melhor amiga e Walter o médico que namora Geórgia, são os únicos que escutam Alice e assistem de perto ela se afundar nessa busca por justiça. O problema é que não vai ser nada fácil convencer a polícia de que ela tem razão, de que eles prenderam o cara errado e que um jovem está prestes a ser condenado por um crime que não cometeu. Mesmo correndo o risco de entrar numa camisa de forças a moça não desiste e vai luta, buscando a ajuda do médico legista Sócrates que trabalha nos casos fazendo a perícia dos corpos das freiras assassinadas.
Mas será que ela pode confiar nele? Será que Sócrates acredita nela ou também acha que Alice é louca?
Pondo tudo em risco, sua liberdade e sanidade a prova, Alice segue descontrolada em busca da resolução do caso.
O problema é que, não se sabe em quem confiar...
A história é incrível, um thriller eletrizante, com suspense do início ao fim e muita, muita ação.
Toda a ação é muito bem estruturada a historia é totalmente atual e comum, o que só torna os fatos mais reais quando se lê. É como se estivéssemos lendo um jornal com aquelas noticias.
O autor soube conduzir uma trama recheada, de mistérios, suspense, investigação, ação e um toque leve de romance. Há cenas de sexo, que são retratadas entre as vítimas e o assassino, e também entre outros personagens, mas este não é o foco da história, porém eu entendi que são necessárias pra construção da trama. Então ainda temos uma dose picante de sensualidade e sexo.
Acho que o autor soube dosar tudo no livro o que só tornou ainda mais perfeito. Os personagens, como não poderia ser diferente, são todos adultos e muito bem construídos, cada um tem sua historia paralelamente contada, mas que em algum momento se cruza com a dos outros.
O livro não tem pontas soltas, todos os acontecimentos sempre acabam se ligando ou levando a algum outro novo acontecimento, como em toda boa historia policial, né!?
Eu amo historia assim, uma pena que não encontramos muitos livros deste gênero com tamanho realismo e de tão boa qualidade. Li o livro inteiro em uma noite e não me arrependo.
E pasmem... não encontrei erros de revisão. Desculpem-me, mas a Editora Novo Século SEMPRE peca em suas revisões, já disse isso aqui e acho uma pena. Mas este surpreendentemente não possui erros, ou se possui me desculpem não ter notado eu realmente devorei as páginas, então pode ser que tenha passado algo.
Com certeza é leitura mais do que indicada para quem gosta do gênero. É eletrizante e te consome até a última página!

Allison Feitosa 10/04/2013

Presságio - O Assassinato da Freira Nua - Leonardo Barros
Louco. Instigante. Eletrizante. Alucinante. Sensacional.

Um assassino de freiras está solto pelas ruas e uma das pessoas que poderia solucionar esse caso é motivo de piada... o motivo? Ela possui a clarividência.

'' - Eu tenho o dom da clarividência!
O delegado se dobrou numa gostosa gargalhada.
Felipe não se controlou. Riu ainda mais alto que Matias.
A boca se rasgou num ricto. Disse:
- É verdade! Eu não sou louca! Vocês tem de acreditar em mim!
Matias desculpou-se:
- Sinto muito, Alice! Estamos sendo grosseiros, eu sei... Mas você tem de concordar: essa história de clarividência é um delírio seu!
- Eu vi!
- Então, você estava lá!
- Não estava! Eu vi em pensamento, como um presságio.'' Pág. 40.

Alice sempre previa algumas coisas... nada preocupante no começo. Foi quando ela começou a prever mortes que ela começou a se preocupar. Conhecida por vários terapeutas e psiquiatras, Alice era tachada de louca por possuir um dom humanamente impossível, ou humanamente anormal. Isso tudo se agrava quando Alice é convidada a ir em uma festa à fantasia e uma conhecida é morta vestida de freira. Alice vê sua morte, mesmo não estando presente no local do crime.

Nesse mesmo contexto, o Delegado Matias investiga outra morte ocorrida nos últimos dias. A vítima: uma freira. Ao ficar sabendo dessa segunda morte, Matias e sua equipe de investigação procuram saber se as duas mortes se relacionam. Várias pessoas são convocadas para dar depoimento, entre elas Alice, que é motivo de piada na delegacia após revelar seu dom.

É encontrado um suspeito denominado pela polícia por ''Beato Judas'' para a primeira morte e a equipe sai em busca de algo que comprove que o suspeito esteja relacionado com a segunda morte, apesar dele negar.

Alice nunca tinha saído dos trilhos... sempre certinha, se envolve numa trama que até ela mesmo dúvida de que vá acabar bem. Leonardo Barros leva a trama a diversos rumos diferentes, inserindo diversas reviravoltas e nos mostrando que nenhum personagem é totalmente correto. Ele constrói um romance psicológico com os personagens que são verdadeiramente complexos, humanos.

Não consegui parar de ler até terminar. A escrita de Leonardo é super fluente, gostosa e rápida de ler. O romance policial é recheado de sensualismo e um toque de eroticidade. Para se ter ideia, Alice costuma ter suas visões quando atinge o orgasmo! Alice passa por várias provações até atingir seu objetivo que é a justiça. O final é surpreendente e o autor deixa-nos com vontade de uma sequência imediata! (não sei se isso vai acontecer, mas...) acredito que ele esteja trabalhando nisso! Falando na edição, a capa é fiel ao tema thriller policial e a revisão está ótima. Recomendo demais aos fãs de policial/investigação e aos que não são tão fãs assim! Muito obrigado ao Leonardo por ter me presenteado com essa obra fantástica e mal posso esperar para ler suas outras publicações!

Rafaella 06/04/2013

Vamos aos fatos: Irmã Bianca, uma freira de quarenta anos, é violentada em seu alojamento no colégio em que ministrava aulas. O delegado Matias e o Agente Felipe ficaram designados para resolver este crime, sendo assim os alunos da irmã Bianca foram os primeiros a serem interrogados. Meire, uma das alunas com mais de 18 anos, menciona que Danilo - outro estudante - estava sempre atrás da irmã e o rapaz acaba sendo indiciado como principal suspeito.

" Era gostosa, não era? Quarentona, mas gostosíssima! Vi umas fotos dela na sala do diretor, que, por sinal, parece que também queria afogar o ganso na irmã. Mencionava o nome da freira como se falasse o nome de uma atriz pornô. - E disse, forçando um sotaque italiano: - " Bianca Martinelli". Página 24

Dez dias depois Vívian Montegart, um desafeto de Alice Vegas, é assassinada do mesmo modo. E para conectar os dois crimes a garota estava em uma festa a fantasia vestida de freira. O delegado Matias novamente assume o caso e tratam de investigar um Serial Killer que havia assassinado as duas mulheres em menos de duas semanas.

Por outro lado, Alice Vegas é uma mulher de vinte e seis anos que possui o poder de clarividência. Totalmente desacreditada por todos, passou por vários psiquiatras e começa a acreditar que é completamente louca. Um fato a deixa completamente transtornada: Alice estava na festa e viu Vívian com um homem vestido de diabo, o homem era musculoso e alto, seria normal se o Beato Judas - que foi preso por ter cometido os assassinatos - não fosse um homem baixo e bem magro. Alice faz de tudo para alertar os detetives de que o rapaz errado foi preso, mas era ridicularizada por eles, seus médicos e até seus amigos acreditavam que ela estava ficando louca. Sendo assim Alice acaba ficando sozinha nesta jornada de provar para todos que estava certa e que o rapaz que foi preso não era o assassino da freira nua, que era como todos se referiam ao caso de Vívian.

O livro é completamente viciante e um prato cheio para você que gosta do gênero policial. O autor mostrou ter bastante conhecimento sobre o que se propôs a falar e consegue prender o leitor ao longo da leitura. A obra é bem fininha e você conseguirá devorar em uma tarde lendo e tenho certeza que você só conseguirá largar o livro quando terminá-lo. Acredito que a única característica que o livro acabou devendo foi uma melhor descrição dos personagens, a única personagem que contou com maiores detalhes foi Alice, e, às vezes, eu acreditava que o médico que aparecia tinha em torno de uns 40 anos e bem no fim ele era jovem. Acho também que o autor deveria escrever um segundo livro para continuar a história, tenho certeza de que todos os leitores iriam amar saber o que aconteceu com Alice e os dois casos que ficaram pendentes nas últimas páginas. Sem dúvidas o livro é mais que recomendado.
Ivi 18/04/2013minha estante
O título chama a atenção, apesar que o subtítulo me pareceu em um primeiro momento apelativo, enfim, quando se trata de tema policial, eu me jogo de vez. Quero muito ler!

Amanda 28/04/2013minha estante
Eu gosto bastante de livros do genero, fico desde o começo imaginado que é o culpado, esses livros acabam comigo, pois a minha curiosidade não deixa que eu pare de ler.. não conto as vezes em que eu só fui dormir, com o dia já claro.. pra poder terminar..

Evelee 29/04/2013minha estante
Já conhecia o livro tem um tempo e estou doida pra ler.
O que mais me chama atenção nele é o fato de ter uma freira como uma das personagens (não consigo lembrar de nenhum livro que tenha também).
E em uma das parte toca a música do Marilyn Manson.
Me julguem, mas eu gosto desse cara!

Larissa 02/04/2013

Bom, o livro chegou para mim faz um tempinho, mas graças ao meu grande azar em relação a câmeras, só consegui instalar agora, por isso eu passei um pouco do prazo do qual deveria fazer a resenha, mas cumprindo a minha promessa, cá estou eu.

O livro é pequeno, possuindo pouco mais de duzentas páginas, porém com a história muito bem desenvolvida. Ele começa com os policiais na cena de um crime: Uma freira encontrada nua. A especulação de estupro é levantada, porém, mesmo a vítima sendo freira, isso é deixado de lado deviso a não haver marcas de luta no local, o que era necessário para provar o pensamento deles, afinal, estupro só existe quando não há o consentimento de um dos lados.

A personagem principal, o centro de tudo, se chama Alice que é uma jovem que há alguns anos vêm tendo presságios, pequenas visões de algo que irá acontecer. Desde então ela tenta provar que o que diz nas consultas psiquiatras é real, mas sempre tem o mesmo resultado: remédios e a frase "provavelmente você está tendo alucinações".

A trama mesmo, de suspense principal começa quando ela decide ir junto com sua melhor amiga Geórgia e o namorado da mesma, Walter, a uma festa fantasia, onde ela "surpreendentemente" vai de Alice no País das Maravilhas. Lá, tudo com muitas drogas ilícitas e lícitas, onde todos estavam com uma boa dose delas na corrente sanguínea, chega Vivian, uma moça vulgar e muito bonita, que Alice odiava por ter roubado dela um namorado.

A mulher resolve ir a festa vestida de freira, mas pouco depois que chega, tira a roupa, ficando apenas com a minúscula lingerie, e aquele "véu" e diz ser "A freira Nua". O que ninguém nota é que pouco depois um homem grande e forte chega a festa vestido de diabo. Ele agarra Vivian e eles parecem bem próximos e conhecidos, principalmente quando Alice acaba parando no banheiro, passando mal por causa do que havia consumido e lá tem um presságio do casal anterior e esquisito no quarto do dono da festa. Eles transavam como se não fosse a primeira vez. Mas ninguém sabia que Vivian tinha um namorado e quem o homem era. E o grande desfecho: A FREIRA NUA MORRE.

A polícia já tinha pego o assassino da primeira freira morta, mas nesse caso, por não encontrar nenhum vestígio que o acusasse no local, apenas um piercing do pequeno assassino, que era um jovem franzino, escolheram seu acusado. Alice queria provar que estavam errados, e que o homem que matou Vivian era outro. Mais forte, mais alto. A mulher era forte e aquele pequeno rapaz não conseguiria nunca matá-la. Além disso, mais uma vez ela queria provar que seus presságios eram reais, o que é óbvio que não dá muito certo.

O livro então acompanha as ideias loucas da moça de encontrar o verdadeiro assassino e a investigação da polícia, nos fazendo babar de curiosidade sobre quem seria o assassino e suspeitamos de muitos personagens. Pelo menos comigo foi assim. Adorei a forma de escrever do autor Leonardo, de forma rápida e fluente. Um livro muito gostoso de se ler. Super indico.