Presságio

Presságio Leonardo Barros

Resenhas - Presságio

Suhet 02/12/2012

Presságio
Quando me deparei com Presságio, eu já conhecia o autor Leonardo Barros de entrevistas e matérias na internet, mas ainda não havia lido nada dele. Fazia muito tempo que eu não lia um livro de investigação policial. O último foi Os Contos de Vlad do autor Thiago Rossi. Leonardo conta a história de Alice Vegas, uma garota que leva uma vida “normal” - (embora isso dependa do ponto de vista de cada um), tirando um pequeno detalhe, ela costuma ter visões enquanto ela passa pelo período orgástico. Isso mesmo, que você leu, ela consegue ver coisas que aconteceram ou que irão acontecer enquanto tem orgasmos.

Ridículo, você deve ter pensado? Ela que o diga, mas garanto que esse poder nada comum de Alice vai render momentos de inquietação em você enquanto você folheia as páginas de Presságio.

A questão geral que move a história é a seguinte: Alice viu a cena de um crime. E após revelar isso as pessoas, começam a enfrentar não apenas o descaso e a incredulidade de todos ao seu redor, mas ela se mete em várias confusões, para tentar mostrar a verdade a todos. Leonardo manipula muito bem os elementos da trama, os pontos de viradas da história são bem colocados, causando o efeito desejado no leitor, e não há passagem que você diga que não é necessária. Uma história enxuta e muito boa.

O autor usa todo o seu conhecimento da área médica adquirido em sua formação e nos passa de uma forma simples e fácil de entender. Você se sente em meio de um verdadeiro SCI. O que não gostei, ou melhor, senti falta, foi de uma exploração maior na escrita, a fim de fazer o leitor desconfiar de mais pessoas da trama. É isso que me instiga em uma história desse gênero, você desconfiar de tudo e de todos.

Tirando isso, Leonardo trabalhou muito bem a parte psicológica da personagem principal, ela chega a desconfiar se realmente não foi ela quem matou a vítima. FOI ELA? – só lendo para descobrir.

Uma festa com muitos amigos, muita bebida, mulheres e o principal, drogas. Resultado? Um assassinato de uma garota. Quem? Oras a Freira Nua. Agora confusa, se essas visões são visões realmente ou apenas alucinações e ninguém acreditando em Alice- (Na verdade já não acreditavam, mas essas pessoas se resumiam aos seus psiquiatras), corre o risco de gente inocente ser condenada.

Muita emoção do começo ao fim. O livro tem uma pegada erótica que se emoldura perfeitamente ao tipo da história.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

a) Arte da capa:

A capa de Presságio é de Adriano de Souza e ela é linda. A forma como ele mexe com as cores e com a cinética da cena, já revela que mistério e perigos te esperam por entre as páginas da obra.

b) Trama:

A trama que envolve a história de Presságio foi muito bem construída, o autor mantém um ritmo conflitante e instigante durante toda a leitura. O livro é curto e sem demasias que geralmente causam desinteresse por parte do leitor. Queria ter desconfiado de mais pessoas durante a trama, confesso que esperava por isso e não aconteceu. O autor construiu um final muito bom e interessante, porém não tão inesperado.

c) Caracterização dos personagens:

Leonardo conseguiu criar personagens muito realistas. Cada um deles possui características bem distintas e condizentes. Cada qual com suas falhas e defeitos, fazia um tempinho que não via isso nos livros uma distribuição boa desse jeito para com os personagens. O ponto mais forte do livro com relação aos personagens é a manipulação psicológica que o autor faz com a personagem principal.

d) Qualidade do livro (papel, letra, erros e etc.):

Novamente a editora Novo Século faz outro trabalho muito bem feito. O livro tem uma ótima diagramação, é bem leve e vem com as páginas amarelas e não porosas que eu tanto gosto. Muito bem revisado, encontrei apenas dois erros em toda a leitura. A editora está de parabéns.

e) Comparação com outras obras do gênero:

Leonardo tem um talento nato. Une seu talento como escritor à sua profissão como médico, e resultado disso é muito positivo. Um único palpite que poderia melhorar ainda mais sua obra seria ter algumas poucas gravuras durante a história. Acredito que seria interessante.

ricardo_22 19/12/2012

Resenha para o blog Over Shock
Presságio: O Assassinato da Freira Nua, Leonardo Barros, 1ª edição, Barueri-SP: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira), 2012, 224 páginas.

Médico formado pela Universidade do Rio Grande do Norte, Leonardo Barros é autor de cinco livros de sucesso, sendo Presságio: O Assassinato da Freira Nua seu mais recente trabalho, livro que em pouco mais de 200 páginas já pode ser considerado o melhor thriller nacional de 2012.
Lançado pela editora Novo Século, Presságio: O Assassinato da Freira Nua conta a história de Alice, uma mulher de 26 anos e que desde sua adolescência tem visões em momentos nada comuns. Devido a esse dom, Alice é considerada psicótica, mas isso pode mudar a partir do momento em que ela tem um presságio sobre um misterioso assassinato e talvez seja a única com a capacidade de evitar uma injustiça. Ela então precisa correr contra o tempo para provar ser uma pessoa normal e salvar a vida de uma possível nova vítima do serial killer.

“Sentia novamente um toque úmido lhe acalorando os lábios. A língua atrás da orelha se multiplicando, lambendo seus ombros. Sentia cada batida do coração nos pulsos nervosos dos vasos de suas coxas. Os cabelos macios entre seus dedos. A cabeça entre suas pernas” (pág. 33).

Desde a leitura de 72 Horas para Morrer que um thriller nacional não conquistava tanto quanto Presságio: O Assassinato da Freira Nua. A obra de Leonardo Barros, além de uma escrita viciante e de contar com uma estrutura dinâmica, possui tudo o que geralmente um fã da literatura policial busca e largar o livro por ao menos um instante é praticamente impossível.
Tudo começa com o assassinato de uma freira, o que bastaria para chocar a todos, porém o que envolve esse assassinato vai muito além de uma simples morte e os mistérios existentes criam pontos interessantes e bem desenvolvidos para o longo da história. Não demora muito para um novo assassinato acontecer, dessa vez de uma mulher que estava fantasiada de freira em uma festa como qualquer outra. A proximidade dos dois crimes e os detalhes semelhantes mostram que o assassino de ambos os casos deve ser o serial killer conhecido como Beato Judas, mas apenas Alice sabe o que realmente aconteceu na noite da festa.
Conforme se envolve na investigação e revela coisas que só sabe devido ao seu dom, Alice tem novos presságios e todos eles narrados de forma completa, mas sem muita enrolação. Isso acaba sendo um dos pontos fortes do livro Presságio: O Assassinato da Freira Nua, que mostra que para um livro ser bom não é preciso muitos detalhes. Apenas o necessário.
Autor de um romance erótico, Leonardo se aproveita do que já usou outrora para deixar o livro mais fascinante. Com muita sensualidade, e isso apenas nos momentos adequados, percebemos aqui que um livro policial pode ter muito mais do que apenas assassinatos e investigações, e que esse casamento dá muito certo tanto para o autor, como para o leitor. Vale lembrar também que Leonardo dedica essa obra a todas as vítimas de crimes sexuais e aos seus familiares.

“Voltou a observar o diretor do manicômio, que falava ininterruptamente. Ela percebera algo diferente em seu olhar: uma breve, quase imperceptível contração de suas pálpebras, que se repetia, vez por outra. E ela viu, no canto do lábio dele, um breve sorriso. Ele não a estava testando ou examinando. Apenas tinha prazer em ridicularizá-la, em diminuí-la. Talvez, irritar as pacientes fosse sua maior diversão. Ou a única forma lícita de um sádico se divertir ali” (pág. 142).

Mais do que apenas uma investigação, encontramos também todo o drama vivido pela protagonista ao ser considerada uma psicótica por alegar ter presságios. Quanto mais se envolve na história, mais Alice sofre com isso e acaba parando em um manicômio. A partir desse ponto, a realidade de pessoas com os problemas semelhantes ou não é revelada. Apenas mais um detalhe que deixou essa obra diferente.
Com tudo isso, aos poucos o livro contém uma investigação minuciosa e algo nem sempre usado nesse gênero literário: o envolvimento constante dos médicos forense. Isso se deve muito pelo fato do autor ser um médico, portanto com uma especialidade maior do que outros autores que se aventuram nos livros policiais. Toda a experiência de Leonardo com a medicina ajudou a ter detalhes, da psicologia ou não, até então desconhecidos pelo leitor e isso contribuiu muito para a avaliação final da obra, rica em todos os seus aspectos – inclusive pela atenção jurídica dada antes de se encerrar a história.
O essencial para esse tipo de obra é a estrutura da história, que deve prender e surpreender a cada página. Isso acontece desde a primeira página e ao chegar ao último capítulo, nos perguntamos como o autor conseguiu criar tantos pontos sem se perder em nenhum momento, mas talvez essa pergunta seja respondida ao classificar Presságio: O Assassinato da Freira Nua como o melhor thriller de 2012. Um livro que merece inúmeras releituras.

“Qualquer pessoa que se aproximasse dele e o encarasse fixamente veria no fundo de seus olhos a imagem de uma mulher bonita, de cabelos curtos e sorriso imenso, se despindo com tanta naturalidade e doçura que deixaria claro que uma freira também é mulher e que em suas carnes também ardem desejos, que em sua mente habita um anseio constante por carinho e companhia” (pág. 210).

Resenha original em: http://www.blogovershock.com.br/2012/12/resenha-123-pressagio-o-assassinato-da.html

Rose Borba 01/12/2012

O leitor não consegue desgrudar 1 minuto do livro!
A história é diferente de tudo que já li. Talvez por estar mais acostumada a ler romances, o livro me surpreendeu bastante. Quando vi pela primeira vez me apaixonei e sabia que teria que ler o livro antes do fim do mundo...e consegui. rsrs
Alice é uma personagem diferente das que estou acostumada a "conhecer". Uma garota decidida, que tenta apenas fazer com que as pessoas aceitem o seu dom. Sinceramente não gostaria de ter o dom da Alice (Deve ser terrivel saber coisas que ninguém mais sabe). A história é ótima. Faz com que o leitor não desgrude o minuto do livro. O suspense durante toda a história, faz com o leitor leia uma página e passe para a outra e mais outra, até descobrir quem são os verdadeiros culpados e quem são as vitimas. A sensualidade é algo que está presente em 70% do livro e isso dá uma pitada a mais aos fatos ocorridos. Não consegui encontrar nenhum erro no livro, está muito bem revisado. Não que eu fique procurando esse tipo de coisa. Sempre me dedico a compreender o que estou lendo, só que gosto de ressaltar alguns detalhes. O livro é bem escrito e a criatividade do Leonardo é indescritível. Nota 10 para ele.
SUPER recomendo!

Larissa 02/04/2013

Bom, o livro chegou para mim faz um tempinho, mas graças ao meu grande azar em relação a câmeras, só consegui instalar agora, por isso eu passei um pouco do prazo do qual deveria fazer a resenha, mas cumprindo a minha promessa, cá estou eu.

O livro é pequeno, possuindo pouco mais de duzentas páginas, porém com a história muito bem desenvolvida. Ele começa com os policiais na cena de um crime: Uma freira encontrada nua. A especulação de estupro é levantada, porém, mesmo a vítima sendo freira, isso é deixado de lado deviso a não haver marcas de luta no local, o que era necessário para provar o pensamento deles, afinal, estupro só existe quando não há o consentimento de um dos lados.

A personagem principal, o centro de tudo, se chama Alice que é uma jovem que há alguns anos vêm tendo presságios, pequenas visões de algo que irá acontecer. Desde então ela tenta provar que o que diz nas consultas psiquiatras é real, mas sempre tem o mesmo resultado: remédios e a frase "provavelmente você está tendo alucinações".

A trama mesmo, de suspense principal começa quando ela decide ir junto com sua melhor amiga Geórgia e o namorado da mesma, Walter, a uma festa fantasia, onde ela "surpreendentemente" vai de Alice no País das Maravilhas. Lá, tudo com muitas drogas ilícitas e lícitas, onde todos estavam com uma boa dose delas na corrente sanguínea, chega Vivian, uma moça vulgar e muito bonita, que Alice odiava por ter roubado dela um namorado.

A mulher resolve ir a festa vestida de freira, mas pouco depois que chega, tira a roupa, ficando apenas com a minúscula lingerie, e aquele "véu" e diz ser "A freira Nua". O que ninguém nota é que pouco depois um homem grande e forte chega a festa vestido de diabo. Ele agarra Vivian e eles parecem bem próximos e conhecidos, principalmente quando Alice acaba parando no banheiro, passando mal por causa do que havia consumido e lá tem um presságio do casal anterior e esquisito no quarto do dono da festa. Eles transavam como se não fosse a primeira vez. Mas ninguém sabia que Vivian tinha um namorado e quem o homem era. E o grande desfecho: A FREIRA NUA MORRE.

A polícia já tinha pego o assassino da primeira freira morta, mas nesse caso, por não encontrar nenhum vestígio que o acusasse no local, apenas um piercing do pequeno assassino, que era um jovem franzino, escolheram seu acusado. Alice queria provar que estavam errados, e que o homem que matou Vivian era outro. Mais forte, mais alto. A mulher era forte e aquele pequeno rapaz não conseguiria nunca matá-la. Além disso, mais uma vez ela queria provar que seus presságios eram reais, o que é óbvio que não dá muito certo.

O livro então acompanha as ideias loucas da moça de encontrar o verdadeiro assassino e a investigação da polícia, nos fazendo babar de curiosidade sobre quem seria o assassino e suspeitamos de muitos personagens. Pelo menos comigo foi assim. Adorei a forma de escrever do autor Leonardo, de forma rápida e fluente. Um livro muito gostoso de se ler. Super indico.

Vanessa Vieira 28/03/2013

Presságio_Leonardo Barros
O livro Presságio, de Leonardo Barros, nos conta a história de Alice, uma jovem de 26 anos. Desde a adolescência, Alice tem várias premonições, das quais ninguém acredita. Ela já buscou orientação médica com muitos psiquiatras, que alegam que a moça é psicótica, desacreditando em sua clarividência.

Durante uma balada na qual Alice e um casal de amigos estão presentes, Geórgia e Wálter, acontece um misterioso assassinato. Uma moça muito bonita e promíscua na mesma medida, Vívian, é abusada sexualmente, e logo após, sufocada até a morte. Ninguém faz ideia de quem seja o autor de tal atrocidade, já que era uma festa à fantasia e o assassino não deixou pistas. Porém, Alice teve uma premonição e pode desvendar quem foi o autor de tal crime.

"Agora Alice se via flutuando sobre nuvens de algodão. Ela poderia jurar que enxergou o momento exato em que as notas musicais dilaceraram as nuvens imaginárias para que a moça caísse delas. E, a cada batida da percussão, ela percebia as paredes mudando de cor."

A polícia associa o crime a um serial killer de freiras, de vulgo "Beato Judas". Antes do assassinato de Vívian, uma freira, irmã Bianca, foi encontrada morta do mesmo modo, abusada sexualmente e sufocada até a morte. Como Vívian estava fantasiada na festa de "freirinha sexy" e teve as mesmas evidências da irmã, acreditam que se trate do mesmo maníaco. Mas Alice sabe que o rapaz presente em suas visões não tem as mesmas características do suspeito que está na mira da polícia.

Alice tenta encontrar a identidade do verdadeiro assassino, e assim impedir que ele faça uma nova vítima, ao mesmo tempo em que tenta provar para todos ao seu redor, incluindo as autoridades, que não é louca, e sim que possui um dom valioso. Ela passará por árduas e doloridas dificuldades para realizar seu intento, que irão lhe expor aos piores perigos que um ser humano pode suportar...

Presságio nos traz um thriller policial brilhante, bem escrito e com uma história sucinta e eletrizante. O suspense impera nas páginas do livro, do início ao fim, nos deixando extasiados pelo seu desfecho. Narrado em terceira pessoa, temos uma trama que vai direto ao ponto, de forma clara e objetiva.

Alice passa por boas e poucas, tanto para provar sua sanidade mental, como na busca pelas provas que lhe levem ao verdadeiro culpado. Ela sofre demais, de forma até mesmo aterrorizante, e independente disso consegue ser uma personagem forte, objetiva e que não pestaneja em seu ideal. Criei uma simpatia muito grande por ela, pela sua personalidade firme e decidida, e pela sua inteligência descomunal.

Em suma, Leonardo Barros nos brinda com um thriller policial de qualidade, muito bem escrito e com um desfecho surpreendente. A capa do livro nos remete à uma das visões de Alice e tem um toque bem interessante. A diagramação também está muito boa, e só encontrei um errinho de digitação próximo ao final, bem irrelevante. Para quem gosta de um boa ficção policial (assim como eu) é um prato cheio e claro, recomendo.

Eli 25/03/2013

Se você é fã do gênero policial sem "mimi", com certas fortes e personagens cativantes, com certeza esse é o livro que você procurava. Minha curiosidade em torno do trabalho de Leonardo Barros se deu após eu ler a resenha perfeita feita pela minha amiga e blogueira Verônica, do blog Tribo do Livro. Verônica é uma leitora voraz e atenta, que possui a técnica própria dos profissionais de sua área (além de professora de Português, Verônica também é crítica literária). Romances policiais são para mim como o primeiro pedaço de um bolo: se você gostar da primeira mordida, o resto desaparece em questão de segundos. É isso que o trabalho do Leonardo faz com a gente. Com capítulo curtos e fluídos, a gente lê o livro tão rápido que nem acreditamos que ele já acabou. Mas a trama é algo perfeitamente construído por esse jovem escritor brasileiro, ainda pouco conhecido do público brasileiro. Alice, a protagonista de sua trama, é uma moça que possui um dom que ninguém parece levar a sério: ela tem o poder da clarividência (interessante maneira com que esse dom se manifesta, mas vou deixar que vocês descubram por si só). Dessa maneira, ela é aterrorizada com imagens de situações que não consegue impedir, o que lhe trás só sofrimento, visto que seu dom é confundido com esquizofrenia, o que deixa nossa heroína sem saída diante de suas visões. Ao ser confrontada com imagens do assassinato de uma "amiga" vestida de freira, Alice tenta avisar a polícia de que o homem preso pela morte era inocente, e que o verdadeiro assassino ainda estava a solta. O livro trás consigo elementos fundamentais para um bom romance policial: suspense inteligente e instigante, uma personagem que aprendemos a gostar, cenas que nos fazem pensar nas motivações do assassino, antagonistas que "amamos odiar"... Tudo isso regado a um talento peculiar de Leonardo, que consegue amarrar esses elementos com maestria, te tornando escravo dessa trama. Eu queria poder colocar mais coisas, mas acho que entregaria a estória para vocês. Então amigos, corram e comprem logo o de vocês, porque pelo que percebi, teremos continuação a vista...

Andy Lima 25/03/2013

Blog Estandy Books
Com certeza um dos melhores Thrillers policiais nacionais que já li. Eu sou louca por livros de suspense, investigação e adoro uma pitada de paranormalidade, Presságio com certeza é agora um dos livros que sempre que me pedirem indicações de bons livros nacionais eu irei indicar sem dúvidas alguma.

Alice Vegas tem 26 anos e divide o apartamento com sua amiga Georgia, que namora um residente em medicina, Walter. Alice sofre com presságios, mas sempre teve dúvida se eram de fato presságios ou apenas fantasia de uma mente psicologicamente afetada, psicose mesmo como os vários psiquiatras com quem ela se consultara insistiam em dizer.

O mais estranho é que Alice tinha essas visões em momentos bem peculiares, achei isso uma boa sacada do autor, algo bem inusitado a meu ver. Ao ser praticamente forçada a ir a uma festa com o casal de amigos eis que surge a chance de Alice ter a prova de que suas visões são verdadeiras, ela consegue prever um assassinato que ocorre na festa, uma das convidadas, uma moça ousada e muito bonita que no passado roubara o namorado de Alice é cruelmente assassinada em um dos quartos, Vivian que trajava uma fantasia de freira é encontrada morta e a policia logo liga seu assassinato ao de uma verdadeira freira que fora a poucos dias estuprada e morta de forma também cruel, a policia então acredita em um Serial Killer "O Beato Judas" "O assassino da freira nua" que logo é capturado, mas Alice além de ter o presságio, viu o assassino na festa com Vivian, o que aumentava mais sua certeza de que o suspeito preso não era o verdadeiro culpado da morte de Vivian, óbvio que ao contar isso a policia a jovem é tratada como louca, e a partir desse momento Alice inicia sua jornada em busca de provar o que diz e da certeza de que seus presságios são verdadeiros.

O livro é narrado em terceira pessoa e vai mudando de perspectiva em vários momentos o que deixa o leitor bastante curioso e fixado no livro, não tem muita enrolação, mas não faltam informações, não ficam buracos, é tudo bem colocado, porém o suspense permanece até o último minuto, não tem como prever quem é o assassino, nem poucas páginas antes dele ser revelado, e você fica tentando descobrir e acaba colocando todos sob suspeita, até a própria Alice.

Alice embora esteja tentando provar que não é louca, acaba cometendo muitas loucuras na corrida contra o tempo, na busca de provar que tudo o que ela diz é a mais pura verdade, eu simpatizei muito com a personagem porque ela não fica o tempo todo querendo bancar a heroína, ela está de fato tentando salvar a própria pele, escapar do rotulo de maluca e isso me agradou muito.

"-Só é louco quem fala demais, porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça, pode ser a pirada mais demente de todas, mas, se você não fala nada, você é normal, entendeu?"

O final deixa a sensação de que uma continuação virá por aí e isso me deixou bem feliz, espero que Leonardo Barros no presenteie em breve com mais uma bela obra.

Joca 15/03/2013

Romance Policial Perfeito
Um Romance policial, muito bem elaborado, onde a história se concentra em uma personagem chamada Alice, que possui um dom curioso e inusitado. Ela tem presságios durante os orgasmos.
Sendo assim, nenhum analista vê isso como um dom e sim como uma possível esquizofrenia sofrida pela garota que passa a se envolver mais seriamente com seus presságios durante uma festa da fantasia, onde uma de suas colegas é assassinada e a mesma presencia por meio de um presságio.
O thirller policial é intenso e interessante, mostrando que as vítimas são mortas de uma maneira bem peculiar e coincidentemente vestidas da mesma forma.
O livro te prende do início ao fim além de ser bem escrito de maneira que o leitor a cada capítulo é aguçado e ler mais e mais. Foi assim comigo e será assim com você também.

Tribo do Livro 23/02/2013

O melhor da mescla policial
Resenha por Ver Sobreira

O pulso forte martelou sua nuca. a luz que entrava pela janela parecia cegá-la completamente. Aos poucos, sua visão se acomodou. Viu os móveis em redor da cama, os travesseiros. Não reconhecia aquele quarto...( ...) Levantou-se. Estava tonta. (...) Queria ver se tinha no rosto as marcas das agressões que vira em seu sonho alucinado, mas se assustou ao ouvir o grito que vinha da sala:
– Está morta! A Freira Nua está morta !

"Os romances policiais são construídos de forma em que se possa chegar a uma conclusão a partir de eventos lógicos e precisos. O leitor é uma peça fundamental na busca desta solução, porque graças a sua cumplicidade com a história ali abordada, é possível se mover até o desfecho. A leitura é sustentada pela curiosidade deste leitor, que não deve ser satisfeita no primeiro momento e sim aguçada. É preciso uma situação, uma ocorrência premeditada ou não para desencadear um mistério, ou seja, um assassinato, um roubo, é o enigma a ser desvendado. O que nos remete a afirmação de Sandra Lúcia Reimão (1983) o enigma atua, então, como desencadeante da narrativa, e a busca de sua solução, a elucidação, o explicar o enigma, o transformar o enigma em um não-enigma é o motor que impulsiona e mantém a narrativa.(p.11)"

O trecho assim faz parte de um dos meus trabalhos sobre narrativa policial na graduação em Letras, e neste momento estou usando-o para justificar, a maestria da escrita do autor potiguar Leonardo Barros, que nos surpreendeu com seu mais novo thriller policial Presságio- O Assassinato da Freira Nua, ele tem um outro O Maníaco do Circo lançado de forma independente. Quando o autor nos contactou para ler seu livro, lançado por um selo da editora Novo Século, confesso que pensei, a lá vem mais um mesmice . Mas o livro revelou-se um acontecimento impactante, tanto pela trama da narrativa, bem como os personagens criados para este universo.

Alice é uma moça que até aqui havia escondido uma parte frustante de sua vida. Ela tem o dom da clarividência , nunca quis que tal dom fosse revelado para não ser chamada de louca. Quando em uma festa a fantasia ela vislumbra um assassinato, ela só pensa em conseguir que a polícia acredite nisso, porém o grande problema deste fato é que tanto ela, bem como a vítima, tinham em seus organismos altas doses de drogas ilegais, o que simplesmente desqualifica seu depoimento. Mediante isso, Alice se empenha em ela mesma descobrir o assassino, pois o caso que supostamente presenciou chocou-se com a investigação de outro assassinato, o de uma freira em um internato, crime esse que ocorreu antes do chamado assassinato da freira nua.

A protagonista mete-se em várias situações perigosas. Por conta desta suposta clarividência, ela já está se consultando com seu oitavo terapeuta, o que a deixa em uma condição delicada. Seu terapeuta diz que o que Alice acha ser vislumbres do futuro ou passado não passam de alucinações criadas por si mesma, pela mente perturbada. Quanto a primeira vítima de um possível serial-killer, Alice não a conhecia e o que mais a intriga é o fato de um rapaz franzino ser dado como o possível assassino, apelidado de Beato Judas; já a segunda era um desafeto pessoal dela, Vivian, já que a moça assassinada na festa a fantasia, anos atrás roubou o namorado de Alice, Benício.

O enredo criado por Leonardo Barros é extremamente instigante e mantêm em alta nos leitores uma das principais características lúdicas do romance policial, a curiosidade em desvendar o mistério. Para mim que gosto medianamente de thrillers policiais foi muito difícil largar o livro. No decorrer da narrativa vão aparecendo tantas possibilidades, horas muito óbvias e por vezes desafiantes que a cada página que virava, ficava cada vez mais presa a história.

Em suma, o livro nos conduz ao um final interessantíssimo e quando chegamos a ele, é possível pensar," poxa, como não percebi isso". Por isso, se você é amante de um bom romance policial, não deixem de ler Presságio - O Assassinato da Freira Nua, já tinha lido várias resenhas positivas e realmente não desmerece em nada aos melhores autores deste gênero. Porquê, Leonardo Barros ousou em sua criação colocando um punhado do policial noir, juntamente com o romance clássico de enigma como afirma Todorov, bem estilo Agatha Christe, mais a violência envolvendo crimes sexuais. Essa mescla faz de seu livro uma ótima indicação do gênero. Recomendadíssimo. Confira .

Lima Neto 10/12/2012

evolução
leio Leonardo Barros desde o seu primeiro livro, "O Amor de Yoni" e tenho, desde então, acompanhado a sua evolução.
é sempre bom ler um livro, lançamento, e olhar para trás e rever, reviver todas as histórias já lidos do mesmo autor, e ao ler "Presságio" me envolvi com a história, vi traços, sim, óbvio, do primeiro Leonardo Barros, no entanto acabei me surpreendendo ao ver um novo autor, mais maduro, mais conciso, mais direto, que sabe onde quer chegar, que sabe melhor conduzir a história, que sabe prender mais o leitor.
Leonardo Barros tem várias faces, e em "Presságio" encontramos todas essas expostas na medida certa. um toque de mistério/ suspense, pitadas de um característico humor (provocado pela inusitada situação), uma sensualidade (dessa vez mais sutil e disfarçada, e por isso mesmo, talvez, mais "provocante", o que me surpreendeu), tramas psicológicas e momentos de tensão capazes de deixar o leitor com o coração acelerado e a sensação de boca seca.
fiquei tenso em algumas passagens, ri de determinadas circunstâncias da histórias em outros momentos, torci em outras, fiquei curioso para saber onde iria dar todo aquele "emaranhado" em que se tornou a história e só me dei por satisfeito de verdade quando li a última palavra e vi um último ponto final na última página, quando pude fechar satisfeito o livro.

Samy Rabelo 23/01/2013

Recomendadíssimo!
Em Presságio- O Assassinato da Freira Nua conhecemos a protagonista Alice, uma jovem com vinte e seis anos que desde a adolescência tem o dom da clarividência.
Seus presságios acontecem quando Alice tem orgasmos, sendo esse dom nomeado pelo seu terapeuta de "clarividência orgástica".
A situação de Alice em relação a esses presságios fica cada vez mais complicada a partir do momento em que ela, numa festa a fantasia cheia de álcool e drogas, tem um presságio do assassinato de uma jovem fantasiada de freira. Ela por ser considerada psicótica por alegar ter o dom da clarividência, não é levada a série ao firmar que viu a cena do assassinato e tenta de todas as formas apresentar o caso resolvido à polícia.

" Às vezes, em situações de estresse, qualquer pessoa normal pode desenvolver um comportamento paranoide com delírios de perseguição!"

Logo na primeira página lida desse livro, senti que iria degustar a história de uma forma prazerosa e confortável. Tanto pelo gênero do livro, que é um suspense policial (que simplesmente adoro), quanto pela maneira do autor narrar os fatos.
Com o passar das páginas, fui me deliciando com cada personagem que aparecia, principalmente com a protagonista, que tem umas atitudes bem doidas e hilárias.
Presságio é uma obra muito bem pensada e nota-se que o autor calculou cada palavra a ser encaixada no decorrer da escrita, o que deixa a leitura ainda mais cativante.
Coisa rara que me acontece é ler um livro inteiro em apenas um dia, e incrivelmente, com essas 220 páginas, foi o que me aconteceu. Passei a madrugada inteira lendo o livro. Os capítulos por serem bem curtinhos e com várias trocas de cenas com os personagens, faz com que a leitura seja bem rápida e intrigante.

"– Confesso que me causa desconforto aceitar que um crime tão hediondo seja atribuído a alguém pelo simples fato de se ter encontrado um objeto de uso pessoal do suspeito na cena do crime."

Por diversas vezes me senti confusa em relação a clarividência da protagonista e pricipalmente com o verdadeiro assassino na história. Sou muito fã de Agatha Christie e esse mistério todo me lembrou muito a maneira como minha autora preferida consegue deixar o leitor confuso, deixando o caso resolvido apenas no final da obra *.*
Uma mistura de investigação, sensualidade, traição, suspense e misticismo são encontrados em Presságio. Um livro que merece ser lido e relido por diversas vezes!
As letras são bem graúdas e não há erros no decorrer das páginas. A capa é bem chamativa e elegante. Gostei bastante do trabalho todo que a editora realizou.

"–Só é louco quem fala demais! Porque se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas se você não fala nada, você é normal."

Pessoal eu mega recomendo essa leitura! Para quem aprecia uma boa leitura de suspense policial assim como eu, esse livro é um prato cheio!
Mais uma vez parabenizo o autor Leonardo Barros por essa incrível obra. Eu como uma ex-preconceituosa com leitura nacional que sou, fico muito contente em conhecer mais uma história nacional que me cativou bastante! Obrigada pela oportunidade de conhecer sua obra Leonardo! \o/
Procurem conhecer o livro pessoal! Adquirir seu exemplar! Vale a pena ;)

Resenha do blog http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

Mila Wander 06/01/2013

Presságio: O assassinato da Freira Nua - Leonardo Barros
Resolvi adquirir Presságio porque estava MORRENDO de curiosidade para ler. A obra está sendo muito bem falada no meio literário e li inúmeras resenhas positivas, o que só aumentou ainda mais minha vontade de comprá-lo. Claro, também estou fazendo coleção dos livros da Novos Talentos, o que só foi a gota d'água para tornar Presságio uma obra fundamental na minha estante.

Iniciei a leitura rapidamente e, quem disse que consegui parar? A narrativa é muito gostosa, fluente, prazerosa. Os personagens são vivos (e loucos! Sério!) e muito bem encaixados na trama. A história nos chama muita atenção e nos vemos tentando resolver, junto com a protagonista Alice, o assassinato da Freira Nua.

Sempre gostei de romances policiais da Agatha Christie, Sidney Sheldon, entre outros... Mas fazia tempo que não lia um. Adorei relembrar a maneira singular que esse tipo de livro brinca com nossa curiosidade, despertando um interesse fora do comum e uma vontade louca para descobrir o que existe "por trás" de toda a história.

A narrativa conta com momentos de suspense, mistério, sensualidade e muita criatividade por parte do autor. Não espere por cenas previsíveis, pois nada acontece do jeito que imaginamos. Vivemos uma surpresa a cada página, e é isso que faz de Presságio uma obra única, diferente, maravilhosa.

Personagens:

Alice: O que dizer dela? Não é uma menininha que se faz de vítima e de "coitadinha". Não... Não espere por isso. Ela é uma guerreira que acredita em seus presságios, mesmo quando ninguém se mostra interessado (ou acredita) neles. Confesso que a achei meio doida em muitos trechos, mas isso só fez eu me apaixonar mais ainda pela personagem. Gosto quando leio histórias de mulheres decididas e sem medo de buscar aquilo que acredita.

Sócrates: Adorei ele. No começo fiquei com ódio, mas depois se tornou um dos meus favoritos. Ele é um médico legista muito responsável e acaba ajudando bastante quando descobre que, talvez, as previsões de Alice sejam verdadeiras.

Geórgia e Wálter: Eles têm uma participação especial na obra, mas incrivelmente fiquei o livro inteirinho desconfiando deles. Principalmente do Wálter. O casal é um tanto esquisito, e achei que a Geórgia, como melhor amiga de Alice, devia ter se "mexido" mais para ajudá-la.

Matias: O delegado, no começo, era bastante indiferente para mim. Depois a coisa foi ficando mais séria... E hoje nem sei o que sinto em relação à ele. Acho que nojo.

Danilo: Fiquei sentindo pena do coitado durante toda a história e, no fim, permaneci com o mesmo sentimento. Mesmo sabendo que não deveria. kkkk

É isso, pessoal!

Recomendo muito a leitura de Presságio: O assassinato da Freira Nua. Vale muito a pena conferir, pois trata-se de mais um nacional de ótima qualidade literária. Meus parabéns ao Leonardo, por ter nos presenteado com mais uma joia nacional para ser admirada e valorizada!

Joyce 29/12/2012

Resenha do Blog Entre Páginas e Sonhos
Gostei bastante do livro porque adoro livros policiais. Presságio me prendeu a atenção por ter uma história muito criativa e dinâmica que me surpreendeu positivamente.

A história é sobre Alice, uma mulher que desde a adolescência sofre com presságios e é considerada psicótica até que um dia, em uma festa a fantasia, sua colega Vivian que foi fantasiada de freira é encontrada morta e Alice tem a visão do assassinato.

A polícia prende um suspeito que foi acusado de assassinar a irmã Bianca (o primeiro caso apresentado do livro) com o modus operandi semelhante do assassinato de Vivian e conclui que Danilo é o assassinato de ambas.

Porém, Alice afirma que Danilo não poderia ter sido o assassino de Vivian, porque na sua visão o assassino era muito diferente na forma física e que usava uma fantasia de diabo.

No decorrer da historia nos é apresentada Georgia, a amiga de Alice; Wálter, o namorado de Georgia; o delegado Matias; e Sócrates, o médico - legista que aos poucos começa a acreditar na Alice.

Alice passa por situações estranhas e difíceis para descobrir o verdadeiro assassino e para que as pessoas acreditem na sua clarividência. O livro apresenta toques de sensualidade, de mistério e de suspense que prende o leitor até o fim.

Um ponto positivo do livro é que os capítulos são curtos, fazendo com que a história seja contada com mais velocidade. E a cada novo fato revelado no livro, eu ficava surpresa e mais envolvida com a leitura.

Gostei bastante da conclusão da história. Foi muito pertinente e fechou o livro com chave de ouro. A capa é bem bonita (tem um olho no canto superior e embaixo um vulto, combinou muito com a história) e a diagramação é simples com as páginas amareladas.

Super recomendo para quem gosta de um bom enredo e curte livros policiais.

Lina DC 06/12/2012

Confesso que eu ainda não havia lido nada do autor, e admito que eu estava perdendo uma leitura maravilhosa. Simplesmente fiquei viciada na leitura! Antes de começar a resenhar, preciso avisar que a trama contêm cenas fortes! Conforme é explicado na sinopse, Alice tem o dom da clarividência. Infelizmente, após passar por diversos psiquiatras e ser constantemente desacredita, a garota começa a duvidar de si mesma. A procura de um novo médico, onde Alice passar novamente pelo processo de ser desacreditada, começamos a ler uma nova história em paralelo: o assassinato de uma freira em um convento. A freira foi morta de forma violenta, em uma cena descrita detalhadamente. É um crime que choca a comunidade. Uns dias passam e Alice vai a uma festa à fantasia com a colega de quarto Geórgia, ou Geo e o namorado Wálter. Lá, ela encontra Vívian Montegart, uma megera insuportável (eu pensei em escrever algo bem pior rs), fantasiada, se é que podemos chamar de fantasia, de freira (vamos dizer que era metade de uma fantasia). Alice bebe e faz uso de outras substâncias durante a festa e tem uma visão da morte de Vívian, por um homem enorme. Quando acorda após o porre, descobre que Vívian foi brutalmente assassinada. Nesse momento, a polícia tem um suspeito pela morte da primeira freira, e o prende pelos dois homicídios. Porém, Alice conta a policia que o suspeito é inocente, pois viu quem matou Vívian. Sem ninguém acreditando em sua clarividência, Alice tenta por conta própria desvendar o crime, e cada vez mais se envolve em um espiral conspiratório terrível, cheio de violência, mentiras e dor. Os momentos mais aterrorizantes são os acontecimentos do quarto 69. Não tenho nem palavras para descrever o que senti. O que eu achei do livro? Simplesmente viciante. Mesmo com a violência descrita, eu não consegui largar a leitura até descobrir quem havia cometido os crimes e por que. O que eu achei muita burrice (apesar de entender as razões da Alice), foi ela começar a investigar o assassino por conta própria. O autor conseguiu montar um cenário detalhadamente descrito, onde todos os personagens tem uma ligação entre si, mesmo que desconheçam esse fato. Além disso, o autor consegue envolver a sexualidade dos personagens com os crimes, sem tornar a leitura vulgar. Os capítulos são curtos, tornando a leitura dinâmica. A desenvoltura da trama foi feita de forma muito inteligente, deixando o leitor envolvido do começo ao fim. Achei a capa bem coerente com a trama, como se estivéssemos observando umas das visões da Alice. A diagramação está linda e o livro está maravilhoso. Para os fãs do gênero, “Presságio – o assassinato da freira nua” é uma leitura indispensável!

Allison Feitosa 10/04/2013

Presságio - O Assassinato da Freira Nua - Leonardo Barros
Louco. Instigante. Eletrizante. Alucinante. Sensacional.

Um assassino de freiras está solto pelas ruas e uma das pessoas que poderia solucionar esse caso é motivo de piada... o motivo? Ela possui a clarividência.

'' - Eu tenho o dom da clarividência!
O delegado se dobrou numa gostosa gargalhada.
Felipe não se controlou. Riu ainda mais alto que Matias.
A boca se rasgou num ricto. Disse:
- É verdade! Eu não sou louca! Vocês tem de acreditar em mim!
Matias desculpou-se:
- Sinto muito, Alice! Estamos sendo grosseiros, eu sei... Mas você tem de concordar: essa história de clarividência é um delírio seu!
- Eu vi!
- Então, você estava lá!
- Não estava! Eu vi em pensamento, como um presságio.'' Pág. 40.

Alice sempre previa algumas coisas... nada preocupante no começo. Foi quando ela começou a prever mortes que ela começou a se preocupar. Conhecida por vários terapeutas e psiquiatras, Alice era tachada de louca por possuir um dom humanamente impossível, ou humanamente anormal. Isso tudo se agrava quando Alice é convidada a ir em uma festa à fantasia e uma conhecida é morta vestida de freira. Alice vê sua morte, mesmo não estando presente no local do crime.

Nesse mesmo contexto, o Delegado Matias investiga outra morte ocorrida nos últimos dias. A vítima: uma freira. Ao ficar sabendo dessa segunda morte, Matias e sua equipe de investigação procuram saber se as duas mortes se relacionam. Várias pessoas são convocadas para dar depoimento, entre elas Alice, que é motivo de piada na delegacia após revelar seu dom.

É encontrado um suspeito denominado pela polícia por ''Beato Judas'' para a primeira morte e a equipe sai em busca de algo que comprove que o suspeito esteja relacionado com a segunda morte, apesar dele negar.

Alice nunca tinha saído dos trilhos... sempre certinha, se envolve numa trama que até ela mesmo dúvida de que vá acabar bem. Leonardo Barros leva a trama a diversos rumos diferentes, inserindo diversas reviravoltas e nos mostrando que nenhum personagem é totalmente correto. Ele constrói um romance psicológico com os personagens que são verdadeiramente complexos, humanos.

Não consegui parar de ler até terminar. A escrita de Leonardo é super fluente, gostosa e rápida de ler. O romance policial é recheado de sensualismo e um toque de eroticidade. Para se ter ideia, Alice costuma ter suas visões quando atinge o orgasmo! Alice passa por várias provações até atingir seu objetivo que é a justiça. O final é surpreendente e o autor deixa-nos com vontade de uma sequência imediata! (não sei se isso vai acontecer, mas...) acredito que ele esteja trabalhando nisso! Falando na edição, a capa é fiel ao tema thriller policial e a revisão está ótima. Recomendo demais aos fãs de policial/investigação e aos que não são tão fãs assim! Muito obrigado ao Leonardo por ter me presenteado com essa obra fantástica e mal posso esperar para ler suas outras publicações!