Presságio

Presságio Leonardo Barros

Resenhas - Presságio

Rose Borba 01/12/2012

O leitor não consegue desgrudar 1 minuto do livro!
A história é diferente de tudo que já li. Talvez por estar mais acostumada a ler romances, o livro me surpreendeu bastante. Quando vi pela primeira vez me apaixonei e sabia que teria que ler o livro antes do fim do mundo...e consegui. rsrs
Alice é uma personagem diferente das que estou acostumada a "conhecer". Uma garota decidida, que tenta apenas fazer com que as pessoas aceitem o seu dom. Sinceramente não gostaria de ter o dom da Alice (Deve ser terrivel saber coisas que ninguém mais sabe). A história é ótima. Faz com que o leitor não desgrude o minuto do livro. O suspense durante toda a história, faz com o leitor leia uma página e passe para a outra e mais outra, até descobrir quem são os verdadeiros culpados e quem são as vitimas. A sensualidade é algo que está presente em 70% do livro e isso dá uma pitada a mais aos fatos ocorridos. Não consegui encontrar nenhum erro no livro, está muito bem revisado. Não que eu fique procurando esse tipo de coisa. Sempre me dedico a compreender o que estou lendo, só que gosto de ressaltar alguns detalhes. O livro é bem escrito e a criatividade do Leonardo é indescritível. Nota 10 para ele.
SUPER recomendo!

Lelê 13/12/2012

Resenha:
Ai gente! Como é bom ler um bom livro! Eu fico tão feliz! Tão extasiada...

"Presságio" vem contar a história de Alice.
Ela é uma mulher de vinte e seis anos, bonita e inteligente que divide o apartamento com sua amiga Georgia. Até aí tudo parece normal, mas claro que não é assim tão comum. Alice faz terapia para tratar de um "problema" que ela acha que tem: Visões. Nos momentos mais inusitados ela vê o futuro. O psiquiatra não acredita em nada do que ela diz. Ou seja, Alice é considerada louca.

"Já disse e repito: tudo o que você acha que
viu naquela noite pode ter sido criado
pela sua imaginação."
Pag. 80

Logo no início do livro acontece o assassinato de uma freira. A polícia começa a investigar o caso.
Alguns dias depois, Alice vai com sua amiga à uma festa a fantasia. Nesta festa regada a álcool e drogas, ela encontra alguns colegas e acaba fazendo algumas bobagens. Mas o principal é que ela prevê a morte de uma de suas colegas, justamente a que estava fantasiada de freira.
Pela manhã o corpo da moça é encontrado.

" - Eu vi!
- Então você estava lá!
- Não estava! Eu vi em pensamento,
como um presságio."
Pag. 40

Um suspeito foi preso, mas Alice tem certeza que não foi ele que matou sua colega.
Mas quem vai acreditar uma mulher que estava numa festa drogada e ainda por cima foi desacritada por seu psiquiatra?

E aí é que começa uma super aventura; ela definitivamente não descansa até provar que tem razão e entregar o verdadeiro culpado pela morte da freira nua.

Gostei demais deste livro, pois além de ser um thriller policial, ele é sensual e alucinante.

E o final é... humm... incrível!!

A narrativa é perfeita, em terceira pessoa, contando a história por vários pontos de vista, mas o foco é Alice. A diagramação é simples, páginas amareladas, as letras tem um tamanho ótimo e com parágrafos bem espaçados. A capa do livro tem tudo a ver com a história. É, ele é tudo de bom!!

Gosto muito de thriller policial, e Presságio não deixou nada à desejar.

Recomendo demais a leitura!!

Vanessa Meiser 13/12/2012

Nossa, que livro inteligente e viciante! Fazia um bom tempo que eu não lia nada de suspense policial e este livro veio para matar a minha vontade de ler algo no estilo investigativo.
"Presságio - O Assassinato da Freira Nua" caiu redondinho no meu gosto literário.
Já tem uns 5 dias que li ele, mas ainda não tinha conseguido vir aqui falar das minha impressões, porém a minha vontade era ter terminado a leitura e vir imediatamente escrever a resenha...
Este livro mescla todos os ingredientes possíveis para se construir uma boa história, nele encontramos romance, mistério, suspense e investigação. Pois é, já deu para perceber que estou falando de um livro praticamente perfeito não é mesmo?! É isto mesmo.
Alice é uma jovem misteriosa e boa moça, mas tem um estranho dom de clarividência que só se manifesta em ocasiões muito bizarras, é nestes momentos que a garota têm visões de situações desconhecidas e trágicas e é por causa destas visões que ela acaba se envolvendo em uma difícil investigação de dois assassinatos que ao que tudo indica foram cometidos pela mesma pessoa, devido ao fato de as vítimas estarem vestidas de freira porém, Alice sabe que as coisas podem ser diferentes daquilo que a polícia acredita ser verdade, mas como ela se baseia apenas no seu poder de prever o futuro, a garota sabe que dificilmente acreditarão nela e a levarão a sério.
Alice decide então descobrir ela mesma quem é o assassino que matou a segunda vítima já que esta era uma antiga amiga sua. Acontece que ela acaba se envolvendo mais do que planejava e está cada vez mais complicado para Alice fazer com que a polícia acredite nela e puna o verdadeiro criminoso. A trama em que ela se envolve é tão articulada que até a própria Alice desacredita nela mesma e passa a achar que suas visões são nada mais, nada menos do que meras alucinações.
Este então é o livro de Leonardo Barros. Uma obra muito bem escrita que deixa o leitor ligado da primeira à última página sem querer largar a história antes de descobrir o desfecho final. Existem algumas cenas 'fortes' que podem chocar o leitor desavisado já que o autor fala abertamente de sexo e drogas, mas na minha opinião estes dois itens eram precisos para o bom andamento da trama e em nada desmerecem este ótimo livro que eu venho aqui recomendar para vocês meus seguidores!!!!
Adorei!

Mari 21/07/2013

Quem acompanha o blog sabe que eu sou fã de suspenses e essa minha preferência acabou se expressando também nas minhas leituras. Quando surgiu a oportunidade de ler um livro de suspense policial, e sendo ele escrito por um autor nacional, fiquei empolgadíssima! O livro é repleto de mistérios e o principal deles, como o nome sugere, é o assassinato de uma das freiras do Colégio São Judas e o assassinato da freira nua. Conjuntamente, a trama nos apresenta Alice, uma garota que tem premonições e por coincidência, ela tem um presságio que pode revelar a identidade do assassino da tal freira. Cabe a ela provar que está certa, mudar o rumo da investigação e desvendar o assassinato através do seu dom.

Os crimes parecem ter uma ligação e logo a polícia descobre o principal suspeito: o Beato Judas. Mas Alice, a garota das premonições, afirma que ele não pode ser o culpado pelos assassinatos e quando comunica a polícia, ela vira motivo de piada por dizer que teve uma visão e que o tal Beato Judas não pode ser o verdadeiro assassino. Mesmo sendo taxada de louca por uma série de psiquiatras, Alice não se importa e pretende descobrir quem realmente cometeu os assassinatos.

Alice é uma personagem corajosa até demais! Ela se envolve em situações arriscadas para desvendar os mistérios e foi uma protagonista incrível. Os outros personagens acompanharam isso e foram muito bem trabalhados na história. Além disso, todo o universo policial, jurídico e hospitalar me fizeram gostar ainda mais do livro, a leitura em nenhum momento me desestimulou e é isso que eu procuro em um livro: uma história que me deixe empolgada.

"Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas, se você não fala nada, você é normal, entendeu?!"

A narrativa do autor é incrível e é impossível não devorar as 220 páginas rapidinho. Ele sabe brincar com os mistérios do livro e aguçar a curiosidade do leitor no mais extremo nível. A cada vez que eu tinha um suspeito, minha teoria era desbancada e isso só me deixava ainda mais curiosa para saber o desfecho de todos os mistérios. E ao final da leitura, todos os enigmas se encaixam perfeitamente, sem nenhuma ponta solta.

Termino essa resenha com imenso orgulho da literatura nacional que vem me surpreendendo a cada dia. Leonardo Barros é o exemplo disso e fiquei encantada com esse livro, que mistura mistério e sensualidade com bastante maestria. Nunca tinha lido nada nacional do gênero e essa primeira experiência foi bem positiva. Presságio é o tipo de livro que é bom do começo ao fim, que surpreende e que faz o leitor pensar no livro mesmo depois de finalizada a leitura. Com certeza é um livro que não passou despercebido e uma das minhas leituras preferidas do ano. Recomendo e muito!

Resenha retirada do meu blog:

site: http://biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br/

Lina DC 06/12/2012

Confesso que eu ainda não havia lido nada do autor, e admito que eu estava perdendo uma leitura maravilhosa. Simplesmente fiquei viciada na leitura! Antes de começar a resenhar, preciso avisar que a trama contêm cenas fortes! Conforme é explicado na sinopse, Alice tem o dom da clarividência. Infelizmente, após passar por diversos psiquiatras e ser constantemente desacredita, a garota começa a duvidar de si mesma. A procura de um novo médico, onde Alice passar novamente pelo processo de ser desacreditada, começamos a ler uma nova história em paralelo: o assassinato de uma freira em um convento. A freira foi morta de forma violenta, em uma cena descrita detalhadamente. É um crime que choca a comunidade. Uns dias passam e Alice vai a uma festa à fantasia com a colega de quarto Geórgia, ou Geo e o namorado Wálter. Lá, ela encontra Vívian Montegart, uma megera insuportável (eu pensei em escrever algo bem pior rs), fantasiada, se é que podemos chamar de fantasia, de freira (vamos dizer que era metade de uma fantasia). Alice bebe e faz uso de outras substâncias durante a festa e tem uma visão da morte de Vívian, por um homem enorme. Quando acorda após o porre, descobre que Vívian foi brutalmente assassinada. Nesse momento, a polícia tem um suspeito pela morte da primeira freira, e o prende pelos dois homicídios. Porém, Alice conta a policia que o suspeito é inocente, pois viu quem matou Vívian. Sem ninguém acreditando em sua clarividência, Alice tenta por conta própria desvendar o crime, e cada vez mais se envolve em um espiral conspiratório terrível, cheio de violência, mentiras e dor. Os momentos mais aterrorizantes são os acontecimentos do quarto 69. Não tenho nem palavras para descrever o que senti. O que eu achei do livro? Simplesmente viciante. Mesmo com a violência descrita, eu não consegui largar a leitura até descobrir quem havia cometido os crimes e por que. O que eu achei muita burrice (apesar de entender as razões da Alice), foi ela começar a investigar o assassino por conta própria. O autor conseguiu montar um cenário detalhadamente descrito, onde todos os personagens tem uma ligação entre si, mesmo que desconheçam esse fato. Além disso, o autor consegue envolver a sexualidade dos personagens com os crimes, sem tornar a leitura vulgar. Os capítulos são curtos, tornando a leitura dinâmica. A desenvoltura da trama foi feita de forma muito inteligente, deixando o leitor envolvido do começo ao fim. Achei a capa bem coerente com a trama, como se estivéssemos observando umas das visões da Alice. A diagramação está linda e o livro está maravilhoso. Para os fãs do gênero, “Presságio – o assassinato da freira nua” é uma leitura indispensável!

Joyce 29/12/2012

Resenha do Blog Entre Páginas e Sonhos
Gostei bastante do livro porque adoro livros policiais. Presságio me prendeu a atenção por ter uma história muito criativa e dinâmica que me surpreendeu positivamente.

A história é sobre Alice, uma mulher que desde a adolescência sofre com presságios e é considerada psicótica até que um dia, em uma festa a fantasia, sua colega Vivian que foi fantasiada de freira é encontrada morta e Alice tem a visão do assassinato.

A polícia prende um suspeito que foi acusado de assassinar a irmã Bianca (o primeiro caso apresentado do livro) com o modus operandi semelhante do assassinato de Vivian e conclui que Danilo é o assassinato de ambas.

Porém, Alice afirma que Danilo não poderia ter sido o assassino de Vivian, porque na sua visão o assassino era muito diferente na forma física e que usava uma fantasia de diabo.

No decorrer da historia nos é apresentada Georgia, a amiga de Alice; Wálter, o namorado de Georgia; o delegado Matias; e Sócrates, o médico - legista que aos poucos começa a acreditar na Alice.

Alice passa por situações estranhas e difíceis para descobrir o verdadeiro assassino e para que as pessoas acreditem na sua clarividência. O livro apresenta toques de sensualidade, de mistério e de suspense que prende o leitor até o fim.

Um ponto positivo do livro é que os capítulos são curtos, fazendo com que a história seja contada com mais velocidade. E a cada novo fato revelado no livro, eu ficava surpresa e mais envolvida com a leitura.

Gostei bastante da conclusão da história. Foi muito pertinente e fechou o livro com chave de ouro. A capa é bem bonita (tem um olho no canto superior e embaixo um vulto, combinou muito com a história) e a diagramação é simples com as páginas amareladas.

Super recomendo para quem gosta de um bom enredo e curte livros policiais.

Mila Wander 06/01/2013

Presságio: O assassinato da Freira Nua - Leonardo Barros
Resolvi adquirir Presságio porque estava MORRENDO de curiosidade para ler. A obra está sendo muito bem falada no meio literário e li inúmeras resenhas positivas, o que só aumentou ainda mais minha vontade de comprá-lo. Claro, também estou fazendo coleção dos livros da Novos Talentos, o que só foi a gota d'água para tornar Presságio uma obra fundamental na minha estante.

Iniciei a leitura rapidamente e, quem disse que consegui parar? A narrativa é muito gostosa, fluente, prazerosa. Os personagens são vivos (e loucos! Sério!) e muito bem encaixados na trama. A história nos chama muita atenção e nos vemos tentando resolver, junto com a protagonista Alice, o assassinato da Freira Nua.

Sempre gostei de romances policiais da Agatha Christie, Sidney Sheldon, entre outros... Mas fazia tempo que não lia um. Adorei relembrar a maneira singular que esse tipo de livro brinca com nossa curiosidade, despertando um interesse fora do comum e uma vontade louca para descobrir o que existe "por trás" de toda a história.

A narrativa conta com momentos de suspense, mistério, sensualidade e muita criatividade por parte do autor. Não espere por cenas previsíveis, pois nada acontece do jeito que imaginamos. Vivemos uma surpresa a cada página, e é isso que faz de Presságio uma obra única, diferente, maravilhosa.

Personagens:

Alice: O que dizer dela? Não é uma menininha que se faz de vítima e de "coitadinha". Não... Não espere por isso. Ela é uma guerreira que acredita em seus presságios, mesmo quando ninguém se mostra interessado (ou acredita) neles. Confesso que a achei meio doida em muitos trechos, mas isso só fez eu me apaixonar mais ainda pela personagem. Gosto quando leio histórias de mulheres decididas e sem medo de buscar aquilo que acredita.

Sócrates: Adorei ele. No começo fiquei com ódio, mas depois se tornou um dos meus favoritos. Ele é um médico legista muito responsável e acaba ajudando bastante quando descobre que, talvez, as previsões de Alice sejam verdadeiras.

Geórgia e Wálter: Eles têm uma participação especial na obra, mas incrivelmente fiquei o livro inteirinho desconfiando deles. Principalmente do Wálter. O casal é um tanto esquisito, e achei que a Geórgia, como melhor amiga de Alice, devia ter se "mexido" mais para ajudá-la.

Matias: O delegado, no começo, era bastante indiferente para mim. Depois a coisa foi ficando mais séria... E hoje nem sei o que sinto em relação à ele. Acho que nojo.

Danilo: Fiquei sentindo pena do coitado durante toda a história e, no fim, permaneci com o mesmo sentimento. Mesmo sabendo que não deveria. kkkk

É isso, pessoal!

Recomendo muito a leitura de Presságio: O assassinato da Freira Nua. Vale muito a pena conferir, pois trata-se de mais um nacional de ótima qualidade literária. Meus parabéns ao Leonardo, por ter nos presenteado com mais uma joia nacional para ser admirada e valorizada!

Leandro | @obibliofilo_ 14/01/2013

Primeiramente quero deixar bem claro que estou impressionado com o talento do autor. Eu já esperava um livro bem escrito, mas o autor me surpreendeu em muitos pontos diferentes. Não vou relatar esses pontos, porque eu, inevitavelmente, acabaria soltando spoilers. O que posso adiantar é que o livro tem tudo para conquistar muitos leitores.

[SINOPSE] Alice tem 26 anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora, Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados da primeira à última página.

Alice tem vinte e seis anos, e aparentemente é uma pessoa normal. Divide o apartamento com sua amiga e tenta ter uma vida normal. Porém, ela faz terapias para tratar de um problema: visões. Ela possui o tal dom, mas quase ninguém acredita nela, nem mesmo o psiquiatra. E muitas vezes já foi considerada louca por causa do tal dom.

Inesperadamente, acontece um assassinato. Começam as investigações para saber quem cometeu o tal assassinato. Algum tempo depois, Alice decide ir à uma festa. Lá ela faz algumas besteiras e de repente, tem uma visão: sua amiga fantasiada de freira sendo morta. E inevitavelmente, a sua amiga é encontrada morta.

“Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas se você não fala nada, você é normal.”
Pág. 211

O livro é recheado de mistérios. Eu me peguei diversas vezes indagando sobre quem poderia ser o assassino ou a assassina. Isso é fundamental em um livro que envolve investigações e o autor soube explorar bem isso. Confesso que as visões de Alice só me deixavam mais curioso em alguns momentos.

Outro detalhe importante é que as personagens foram bem construídas. A Alice foi a que mais me passou uma sensação de realidade. Ela não desistiu e sempre tentou buscar a verdade. Acredito que seja muito difícil para qualquer pessoa que tenha o tal dom. E sim, eu acredito que existam pessoas que possuam o dom.

Gostei bastante da maneira como o autor soube conduzir a história. A leitura fluiu de maneira agradável e satisfatória.

Concluindo, o livro é muito bom. Para quem curte livros que envolvem mistérios, mortes e suspense, irá gostar bastante da história. Esse é o quinto livro publicado pelo o autor e eu fiquei bastante interessado em ler seus livros publicados anteriormente. E só um aviso: só comece a leitura desse livro, caso tenha tempo disponível, pois ele consegue fisgar o leitor da primeira até à última página.

Recomendo!

Samy Rabelo 23/01/2013

Recomendadíssimo!
Em Presságio- O Assassinato da Freira Nua conhecemos a protagonista Alice, uma jovem com vinte e seis anos que desde a adolescência tem o dom da clarividência.
Seus presságios acontecem quando Alice tem orgasmos, sendo esse dom nomeado pelo seu terapeuta de "clarividência orgástica".
A situação de Alice em relação a esses presságios fica cada vez mais complicada a partir do momento em que ela, numa festa a fantasia cheia de álcool e drogas, tem um presságio do assassinato de uma jovem fantasiada de freira. Ela por ser considerada psicótica por alegar ter o dom da clarividência, não é levada a série ao firmar que viu a cena do assassinato e tenta de todas as formas apresentar o caso resolvido à polícia.

" Às vezes, em situações de estresse, qualquer pessoa normal pode desenvolver um comportamento paranoide com delírios de perseguição!"

Logo na primeira página lida desse livro, senti que iria degustar a história de uma forma prazerosa e confortável. Tanto pelo gênero do livro, que é um suspense policial (que simplesmente adoro), quanto pela maneira do autor narrar os fatos.
Com o passar das páginas, fui me deliciando com cada personagem que aparecia, principalmente com a protagonista, que tem umas atitudes bem doidas e hilárias.
Presságio é uma obra muito bem pensada e nota-se que o autor calculou cada palavra a ser encaixada no decorrer da escrita, o que deixa a leitura ainda mais cativante.
Coisa rara que me acontece é ler um livro inteiro em apenas um dia, e incrivelmente, com essas 220 páginas, foi o que me aconteceu. Passei a madrugada inteira lendo o livro. Os capítulos por serem bem curtinhos e com várias trocas de cenas com os personagens, faz com que a leitura seja bem rápida e intrigante.

"– Confesso que me causa desconforto aceitar que um crime tão hediondo seja atribuído a alguém pelo simples fato de se ter encontrado um objeto de uso pessoal do suspeito na cena do crime."

Por diversas vezes me senti confusa em relação a clarividência da protagonista e pricipalmente com o verdadeiro assassino na história. Sou muito fã de Agatha Christie e esse mistério todo me lembrou muito a maneira como minha autora preferida consegue deixar o leitor confuso, deixando o caso resolvido apenas no final da obra *.*
Uma mistura de investigação, sensualidade, traição, suspense e misticismo são encontrados em Presságio. Um livro que merece ser lido e relido por diversas vezes!
As letras são bem graúdas e não há erros no decorrer das páginas. A capa é bem chamativa e elegante. Gostei bastante do trabalho todo que a editora realizou.

"–Só é louco quem fala demais! Porque se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas se você não fala nada, você é normal."

Pessoal eu mega recomendo essa leitura! Para quem aprecia uma boa leitura de suspense policial assim como eu, esse livro é um prato cheio!
Mais uma vez parabenizo o autor Leonardo Barros por essa incrível obra. Eu como uma ex-preconceituosa com leitura nacional que sou, fico muito contente em conhecer mais uma história nacional que me cativou bastante! Obrigada pela oportunidade de conhecer sua obra Leonardo! \o/
Procurem conhecer o livro pessoal! Adquirir seu exemplar! Vale a pena ;)

Resenha do blog http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

Tainiim 07/02/2013

Gente, que livro é esse? ♥
Um bom thriller, um bom suspense, um bom livro que daria, com certeza, um bom filme.
Suspense é meu segundo gênero favorito e eu estou muito impressionada com a dedicação dos autores brasileiros em escreverem com tanta paixão histórias desse gênero. O Leonardo Barros é um desses autores que conquistaram a minha admiração.
Presságio - O Assassinato da Freira Nua não é um livro qualquer, daqueles que mal se começa a leitura e tu já sabe o que vai acontecer no final, muito pelo contrário! Este livro de 220 páginas te surpreende do início ao fim com momentos de tensão, ação e muita sensualidade.
Alice Vegas é uma garota normal, exceto pelo seu dom de prever grandes acontecimentos e ser considerada louca por 8 terapeutas. Acontece um crime na cidade e a polícia está acusando Danilo de matar a Irmã Bianca, porém é após o segundo assassinato de uma freira que Alice se envolve nos fatos.
Em suas visões ela sempre vê um corredor muito iluminado com uma porta ao fundo de número 69. Mas o que essa porta pode representar? No dia do segundo assassinato, Alice estava em uma festa a fantasia e teve uma visão de que Vívian, sua conhecida que estava fantasiada de freira, iria ser assassinada. Um cara enorme vestido de diabo. Esse era o verdadeiro suspeito do assassinato! Alice sabia! Ela o viu!
Apesar de todas as tentativas de Alice em descobrir a verdadeira identidade do "homem-diabo" ninguém acreditava nela, para polícia ela era motivo de piada. Mas mesmo sem ajuda, ela não desistiria.
Eis que Alice se auto elege"detetive" e a emoção começa. Ela precisa provar que o Beato Judas (Danilo) não é o responsável pela morte de Vívian, um assassino está livre e ela sabe disso. Alice precisa provar isso antes que aconteça outro assassinato! Mas como? Com a ajuda da clarividência.
A narrativa sempre é feita em terceira pessoa, mas há diferentes visões da história. Cada capítulo é uma emoção diferente, uma nova expectativa e é isso que torna o livro tão diferente e tão arrebatador.
O final vai te deixar, assim, de boca aberta, pode ter certeza!

Leia mais em http://foolishhappy.blogspot.com.br/

Ronaldo 16/02/2013

Resenha encontrada no blog: livrosobrelivro.blogspot.com
O livro é um excelente exemplo de um suspense policial envolvente, instigante e que prende o leitor do começo ao fim. Com uma narrativa rápida e sem muitos rodeios, o autor criou uma estória densa, atento à detalhes importantes e indispensáveis que deixa o leitor roendo as unhas para desvendar esse mistério da freira nua.Duas histórias paralelas e uma ligação entre si. O delegado Matias é chamado para averiguar o assassinato de uma freira e tudo leva a crer que foi estupro seguido de morte. Envolvido no caso, o delegado quer a todo custo achar o culpado e colocá-lo atrás das grades.Paralelo a isso, temos Alice, uma mulher que ‘supostamente’ consegue ver o futuro. Em uma festa, uma mulher fantasiada de freira é morta. As pessoas não viram ninguém suspeito. A policia novamente é acionada e o delegado Matias entra em cena. Mas o que ninguém esperava – nem mesmo a própria Alice – era que ela teria a visão de um homem vestido de diabo assassinando a mulher, porém, não havia visto seu rosto.Começa então uma busca desenfreada para encontrar o assassino. Seria um Serial Killer que tinha fixação por freiras? Surgem suspeitos que podem parecer bonzinhos, mas que no fundo não são quem realmente demonstram. Inocentes que podem não ser tão inocentes assim. E esse é um dos pontos positivos da trama no geral, esse jogo que mexe com a cabeça do leitor e o deixa confuso, sem saber ao certo em quem confiar ou desconfiar. Acho que esse é o princípio básico para se escrever uma obra que enquadre-se no contexto: romance policial/mistério. E o autor faz uso desse artifício com maestria, através de uma obra narrada em 3ª pessoa, com capítulos curtos e cenas de tirar o fôlego.Após contar para todos – inclusive para a policia – que presenciou o assassinato (não pessoalmente, mas através de um presságio) todos acham que Alice ficou louca. Ela agora, ver-se em um beco sem saída, pressionada a provar a todos que não é louca e que sim, ela tinha visto o assassinato. Mas os caminhos obscuros que ela enfrentará para provar-se inocente e verdadeira são tortuosos demais e podem não ser o que são.Digo com convicção que “Presságio – o assassinato da freira nua” foi um dos melhores romances policiais que li. É um livro relativamente pequeno, mas que não fica devendo em nada no que é proposto para o leitor. Suas cenas são bem escritas e elaborados e o autor soube conduzir e prender o leitor à estória.

“ Todo mundo pode ser chamado de louco, hoje em dia! Se você vê coisas que os outros não vêem, é doida; se escuta vozes, também... Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não advinham o que está dentro de sua cabeça...” Pág: 160

O livro é cheio de mistérios, e não centra somente em encontrar os assassinos. Existe toda uma estruturação por trás e segredos e mistérios nos são revelados ao longo de toda a estória – aos poucos. O autor, também relatou as experiências médicas feitas pela perícia para descobrir o culpado. Então, podemos esperar o ‘pacote completo’ quando abrirmos o livro. Li o livro em poucas horas, e me vi virando freneticamente as páginas para descobrir o assassino – e posso dizer que foi uma grande surpresa. Alice é uma personagem forte, que sabe exatamente o que quer e está decidida a encontrar o assassino para provar que ela não é louca. Mas e quando coisas estranhas começam a acontecer e ela vê seu destino caminhando para algo inesperado?! E quando o que parece ser não é?! Acho que “Presságio” seria o pontapé para uma série policial de sucesso. Quando acabada a leitura, me peguei imaginando o rumo que Alice tomaria depois de tudo o que aconteceu. “Como ela ficaria depois do último presságio?!” “Ela ajudaria a solucionar outros crimes?!”. Porque ela sim é capaz de entrar em jogos de sedução, e arriscar a própria vida em nome da justiça.Um livro mais que recomendado, “Presságio” é uma verdadeira obra prima e exemplo de como um bom romance policial deve ser, instigante, envolvente e que confunde a cabeça do leitor, levando o mesmo a viver cada detalhe e acontecimento e descobrir que o improvável é o dono da situação, e o inocente pode não ser tão inocente assim.Boa Leitura!!!

Tribo do Livro 23/02/2013

O melhor da mescla policial
Resenha por Ver Sobreira

O pulso forte martelou sua nuca. a luz que entrava pela janela parecia cegá-la completamente. Aos poucos, sua visão se acomodou. Viu os móveis em redor da cama, os travesseiros. Não reconhecia aquele quarto...( ...) Levantou-se. Estava tonta. (...) Queria ver se tinha no rosto as marcas das agressões que vira em seu sonho alucinado, mas se assustou ao ouvir o grito que vinha da sala:
– Está morta! A Freira Nua está morta !

"Os romances policiais são construídos de forma em que se possa chegar a uma conclusão a partir de eventos lógicos e precisos. O leitor é uma peça fundamental na busca desta solução, porque graças a sua cumplicidade com a história ali abordada, é possível se mover até o desfecho. A leitura é sustentada pela curiosidade deste leitor, que não deve ser satisfeita no primeiro momento e sim aguçada. É preciso uma situação, uma ocorrência premeditada ou não para desencadear um mistério, ou seja, um assassinato, um roubo, é o enigma a ser desvendado. O que nos remete a afirmação de Sandra Lúcia Reimão (1983) o enigma atua, então, como desencadeante da narrativa, e a busca de sua solução, a elucidação, o explicar o enigma, o transformar o enigma em um não-enigma é o motor que impulsiona e mantém a narrativa.(p.11)"

O trecho assim faz parte de um dos meus trabalhos sobre narrativa policial na graduação em Letras, e neste momento estou usando-o para justificar, a maestria da escrita do autor potiguar Leonardo Barros, que nos surpreendeu com seu mais novo thriller policial Presságio- O Assassinato da Freira Nua, ele tem um outro O Maníaco do Circo lançado de forma independente. Quando o autor nos contactou para ler seu livro, lançado por um selo da editora Novo Século, confesso que pensei, a lá vem mais um mesmice . Mas o livro revelou-se um acontecimento impactante, tanto pela trama da narrativa, bem como os personagens criados para este universo.

Alice é uma moça que até aqui havia escondido uma parte frustante de sua vida. Ela tem o dom da clarividência , nunca quis que tal dom fosse revelado para não ser chamada de louca. Quando em uma festa a fantasia ela vislumbra um assassinato, ela só pensa em conseguir que a polícia acredite nisso, porém o grande problema deste fato é que tanto ela, bem como a vítima, tinham em seus organismos altas doses de drogas ilegais, o que simplesmente desqualifica seu depoimento. Mediante isso, Alice se empenha em ela mesma descobrir o assassino, pois o caso que supostamente presenciou chocou-se com a investigação de outro assassinato, o de uma freira em um internato, crime esse que ocorreu antes do chamado assassinato da freira nua.

A protagonista mete-se em várias situações perigosas. Por conta desta suposta clarividência, ela já está se consultando com seu oitavo terapeuta, o que a deixa em uma condição delicada. Seu terapeuta diz que o que Alice acha ser vislumbres do futuro ou passado não passam de alucinações criadas por si mesma, pela mente perturbada. Quanto a primeira vítima de um possível serial-killer, Alice não a conhecia e o que mais a intriga é o fato de um rapaz franzino ser dado como o possível assassino, apelidado de Beato Judas; já a segunda era um desafeto pessoal dela, Vivian, já que a moça assassinada na festa a fantasia, anos atrás roubou o namorado de Alice, Benício.

O enredo criado por Leonardo Barros é extremamente instigante e mantêm em alta nos leitores uma das principais características lúdicas do romance policial, a curiosidade em desvendar o mistério. Para mim que gosto medianamente de thrillers policiais foi muito difícil largar o livro. No decorrer da narrativa vão aparecendo tantas possibilidades, horas muito óbvias e por vezes desafiantes que a cada página que virava, ficava cada vez mais presa a história.

Em suma, o livro nos conduz ao um final interessantíssimo e quando chegamos a ele, é possível pensar," poxa, como não percebi isso". Por isso, se você é amante de um bom romance policial, não deixem de ler Presságio - O Assassinato da Freira Nua, já tinha lido várias resenhas positivas e realmente não desmerece em nada aos melhores autores deste gênero. Porquê, Leonardo Barros ousou em sua criação colocando um punhado do policial noir, juntamente com o romance clássico de enigma como afirma Todorov, bem estilo Agatha Christe, mais a violência envolvendo crimes sexuais. Essa mescla faz de seu livro uma ótima indicação do gênero. Recomendadíssimo. Confira .

Joca 15/03/2013

Romance Policial Perfeito
Um Romance policial, muito bem elaborado, onde a história se concentra em uma personagem chamada Alice, que possui um dom curioso e inusitado. Ela tem presságios durante os orgasmos.
Sendo assim, nenhum analista vê isso como um dom e sim como uma possível esquizofrenia sofrida pela garota que passa a se envolver mais seriamente com seus presságios durante uma festa da fantasia, onde uma de suas colegas é assassinada e a mesma presencia por meio de um presságio.
O thirller policial é intenso e interessante, mostrando que as vítimas são mortas de uma maneira bem peculiar e coincidentemente vestidas da mesma forma.
O livro te prende do início ao fim além de ser bem escrito de maneira que o leitor a cada capítulo é aguçado e ler mais e mais. Foi assim comigo e será assim com você também.

Andy Lima 25/03/2013

Blog Estandy Books
Com certeza um dos melhores Thrillers policiais nacionais que já li. Eu sou louca por livros de suspense, investigação e adoro uma pitada de paranormalidade, Presságio com certeza é agora um dos livros que sempre que me pedirem indicações de bons livros nacionais eu irei indicar sem dúvidas alguma.

Alice Vegas tem 26 anos e divide o apartamento com sua amiga Georgia, que namora um residente em medicina, Walter. Alice sofre com presságios, mas sempre teve dúvida se eram de fato presságios ou apenas fantasia de uma mente psicologicamente afetada, psicose mesmo como os vários psiquiatras com quem ela se consultara insistiam em dizer.

O mais estranho é que Alice tinha essas visões em momentos bem peculiares, achei isso uma boa sacada do autor, algo bem inusitado a meu ver. Ao ser praticamente forçada a ir a uma festa com o casal de amigos eis que surge a chance de Alice ter a prova de que suas visões são verdadeiras, ela consegue prever um assassinato que ocorre na festa, uma das convidadas, uma moça ousada e muito bonita que no passado roubara o namorado de Alice é cruelmente assassinada em um dos quartos, Vivian que trajava uma fantasia de freira é encontrada morta e a policia logo liga seu assassinato ao de uma verdadeira freira que fora a poucos dias estuprada e morta de forma também cruel, a policia então acredita em um Serial Killer "O Beato Judas" "O assassino da freira nua" que logo é capturado, mas Alice além de ter o presságio, viu o assassino na festa com Vivian, o que aumentava mais sua certeza de que o suspeito preso não era o verdadeiro culpado da morte de Vivian, óbvio que ao contar isso a policia a jovem é tratada como louca, e a partir desse momento Alice inicia sua jornada em busca de provar o que diz e da certeza de que seus presságios são verdadeiros.

O livro é narrado em terceira pessoa e vai mudando de perspectiva em vários momentos o que deixa o leitor bastante curioso e fixado no livro, não tem muita enrolação, mas não faltam informações, não ficam buracos, é tudo bem colocado, porém o suspense permanece até o último minuto, não tem como prever quem é o assassino, nem poucas páginas antes dele ser revelado, e você fica tentando descobrir e acaba colocando todos sob suspeita, até a própria Alice.

Alice embora esteja tentando provar que não é louca, acaba cometendo muitas loucuras na corrida contra o tempo, na busca de provar que tudo o que ela diz é a mais pura verdade, eu simpatizei muito com a personagem porque ela não fica o tempo todo querendo bancar a heroína, ela está de fato tentando salvar a própria pele, escapar do rotulo de maluca e isso me agradou muito.

"-Só é louco quem fala demais, porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça, pode ser a pirada mais demente de todas, mas, se você não fala nada, você é normal, entendeu?"

O final deixa a sensação de que uma continuação virá por aí e isso me deixou bem feliz, espero que Leonardo Barros no presenteie em breve com mais uma bela obra.

Vanessa Vieira 28/03/2013

Presságio_Leonardo Barros
O livro Presságio, de Leonardo Barros, nos conta a história de Alice, uma jovem de 26 anos. Desde a adolescência, Alice tem várias premonições, das quais ninguém acredita. Ela já buscou orientação médica com muitos psiquiatras, que alegam que a moça é psicótica, desacreditando em sua clarividência.

Durante uma balada na qual Alice e um casal de amigos estão presentes, Geórgia e Wálter, acontece um misterioso assassinato. Uma moça muito bonita e promíscua na mesma medida, Vívian, é abusada sexualmente, e logo após, sufocada até a morte. Ninguém faz ideia de quem seja o autor de tal atrocidade, já que era uma festa à fantasia e o assassino não deixou pistas. Porém, Alice teve uma premonição e pode desvendar quem foi o autor de tal crime.

"Agora Alice se via flutuando sobre nuvens de algodão. Ela poderia jurar que enxergou o momento exato em que as notas musicais dilaceraram as nuvens imaginárias para que a moça caísse delas. E, a cada batida da percussão, ela percebia as paredes mudando de cor."

A polícia associa o crime a um serial killer de freiras, de vulgo "Beato Judas". Antes do assassinato de Vívian, uma freira, irmã Bianca, foi encontrada morta do mesmo modo, abusada sexualmente e sufocada até a morte. Como Vívian estava fantasiada na festa de "freirinha sexy" e teve as mesmas evidências da irmã, acreditam que se trate do mesmo maníaco. Mas Alice sabe que o rapaz presente em suas visões não tem as mesmas características do suspeito que está na mira da polícia.

Alice tenta encontrar a identidade do verdadeiro assassino, e assim impedir que ele faça uma nova vítima, ao mesmo tempo em que tenta provar para todos ao seu redor, incluindo as autoridades, que não é louca, e sim que possui um dom valioso. Ela passará por árduas e doloridas dificuldades para realizar seu intento, que irão lhe expor aos piores perigos que um ser humano pode suportar...

Presságio nos traz um thriller policial brilhante, bem escrito e com uma história sucinta e eletrizante. O suspense impera nas páginas do livro, do início ao fim, nos deixando extasiados pelo seu desfecho. Narrado em terceira pessoa, temos uma trama que vai direto ao ponto, de forma clara e objetiva.

Alice passa por boas e poucas, tanto para provar sua sanidade mental, como na busca pelas provas que lhe levem ao verdadeiro culpado. Ela sofre demais, de forma até mesmo aterrorizante, e independente disso consegue ser uma personagem forte, objetiva e que não pestaneja em seu ideal. Criei uma simpatia muito grande por ela, pela sua personalidade firme e decidida, e pela sua inteligência descomunal.

Em suma, Leonardo Barros nos brinda com um thriller policial de qualidade, muito bem escrito e com um desfecho surpreendente. A capa do livro nos remete à uma das visões de Alice e tem um toque bem interessante. A diagramação também está muito boa, e só encontrei um errinho de digitação próximo ao final, bem irrelevante. Para quem gosta de um boa ficção policial (assim como eu) é um prato cheio e claro, recomendo.