O Livro das Religiões

Henry Notaker

Resenhas - O Livro das Religiões

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cristina 13/04/2024

Neste livro Josten Gardeen explora o universo complexo e contraditório das religiões. Juntamente com o jornalista Henry Notaker e o professor Victor Hellern, ele investiga todas as formas de religiosidade, expondo suas semelhanças e diferenças, define e contextualiza religiões, apresenta deuses desconhecidos e oferece ao leitor a possibilidade de conhecer um mundo em que não faltam demonstrações de sabedoria, fé e, claro, muitos conflitos.Cada uma a seu modo, todas as religiões exaltam valores como compaixão, fraternidade e honestidade, ao mesmo tempo em que expõem as fragilidades e contradições da natureza humana. Dos diversos conflitos que marcam as disputas religiosas no mundo à reafirmação da pluralidade de crenças, neste livro o escritor norueguês propicia um contato intelectual esclarecido e generoso em relação a um dos pilares da vida da humanidade. E isso mesmo quando mostra o ponto de vista de pessoas que não têm religião - como os ateus, os agnósticos, os materialistas, os racionalistas convictos, os marxistas e os humanistas radicais. Com simplicidade e erudição, O livro das religiões descreve as características e a base de cada fé, e mostra também um abrangente quadro de referência das interrogações e angústias espirituais não-religiosas. Para complementar, a edição brasileira - a segunda no mundo, após a publicação original na Noruega - conta ainda com um apêndice sobre as religiões no Brasil, elaborado pelo cientista social Antônio Flávio Pierucci.

Cris.Aguiar 03/03/2024

... um início...
Apesar de não se aprofundar em cada religião específica, o que gosto nesse livro é que ele traz uma linha geral sobre importantes vertentes religiões mundiais sem pesar a mão para uma ou outra.
É uma excelente forma de conhecer as linhas gerais de cada uma, afastado de julgamentos e ainda compreender um pouco da história das religiões no mundo e como elas influenciam a cultura e a sociedade (embora isso não seja discutido aqui).

Eu sempre recomendo esse livro.

LEITURA 01: Clube INEF janeiro/fevereiro 2024

site: https://www.istonaoefilosofia.com.br/

Tamires 06/01/2024

Simples e didático
Um livro introdutório e abrangente, que não demanda grande comprometimento do leitor, mas lança as bases para um aprofundamento dos temas abordados.

Jesspotter617 05/12/2023

Muito mais que religião, é fé!
Neste pós-pandemia um novo mundo surgiu, infelizmente muitos não perceberam e aqueles que perceberam acabaram se tornando mais cruéis que nunca.
É preciso pensar mais no próximo e exercer o que para muitos é muito difícil: AMOR.
Esse AMOR ensinado por diversas religiões é o Amor fraternal, ou seja, o AMOR PELO PRÓXIMO.
Para aqueles que não veem problema em aprender, indico esse livro que fala sobre as religiões como um todo, sem a história de certo e errado e nos dá uma visão de mundo perfeito onde todos, ao entender o próximo, ao serem empáticos, podem sem nenhum problema praticar a tão difícil e complicada para muitos, a TOLERÂNCIA!

lara a 30/09/2023

Otimo pra quem quer entender um pouco mais de cada religião, li por indicação do Pirula, recomendo para quem não tem muito um lado pra escolher, é uma leitura de mente aberta

Rafael1906 07/09/2023

Todos buscam a Deus.
O livro é um estudo aprofundado acerca das maiores religiões praticadas no planeta. Com uma linguagem acessível e citações marcantes, o autor aborda as visões das diversas religiões sobre Deus, humanidade, ética, sexualidade e fim dos tempos. É uma leitura apaixonante sobre o Islam, o Cristianismo, o judaísmo, o budismo e tantas outras visões religiosas das diversas partes do mundo.

rafa moreno 21/08/2023

"Opinião euro céntrica sobre algumas religiões"
Assim devia ser o título desse livro, na minha opinião.

O livro começa interessante, e até a metade mais ou menos explora diversas religiões. Como vários outros comentários, se centra muito no cristianismo e todas suas variações.

Senti falta de muitas outras religiões e de aprofundar sobre religiões não cristãs.

Os últimos capítulos são mais densos e um pouco menos emocionantes e não falam sobre religiões propriamente ditas, mas assuntos relacionados, como outras formas de olhar o mundo, Humanismo, materialismo, marxismo, ética etc...

Minha crítica é que no final o livro é uma descrição um pouco parcial (não imparcial) sobre algumas religiões grandes, e desde o ponto de vista dos três autores noruegos.

Minha expectativa era aprender sobre muitas religiões, e gostei de ter conhecido mais sobre algumas, e fiquei com sede de aprender mais sobre elas (tive que pesquisar muitas coisas pra terminar de entender e tirar dúvidas) e fiquei com a sensação que faltaram muitas religiões por apresentar, enquanto há vários capítulos complementares que poderiam ter sido substituído.

(soube que a versão brasileira tem um adicional de outras religiões, mas na minha versão não tinha)

É certo que essas eram as minhas expectativas, mas influenciada pelo nome do livro. "O livro das religiões" não corresponde ao seu conteúdo.

Foi boa a leitura, aprendi sobre algumas religiões, me questionei e abri a mente um pouco e fiquei com vontade de aprender mais.

Felipi Fraga 17/06/2023

Mesmo eu sendo um Ateu-Agnóstico gosto de ler e estudar religiões sempre que posso, principalmente sua história. Entre os melhores livros que li recomendo O LIVRO DAS RELIGIÕES que tem entre seus autores #JosteinGaarder (autor de O MUNDO DE SOFIA) livro responsável pela escolha do nome da minha filha. Por eu viver em uma sociedade majoritariamente cristã, seria inevitável ler uma boa parte da bíblia aos pedaços da adolescência para o início da vida adulta. Mas, para quem quiser fazer uma leitura bíblica por interesse narrativo-literário recomendo "A HISTÓRIA: A Bíblia contada como uma só história do começo ao fim" da organização #TheZondervanCorporation, que faz um tempo que tenho vontade de reler. Gostaria de ter tido acesso ao livro A Bíblia: UMA BIOGRAFIA, de Karen Armstrong, antes mesmo de ter lido as primeiras páginas de uma Bíblia convencional, pois teria guiado meu senso crítico, não só para entender historicamente o que estava lendo, mas também para respeitar o fator humano, que fez a Bíblia ser o livro mais publicado no mundo.

Sandrað· 16/05/2023

Esse foi um livro do qual eu gostei muito, porque sou uma pessoa curiosa sobre o assunto. O livro faz um apanhando geral sobre as religiões mundo a fora com um apêndice no final sobre o Brasil. Vale a pena ler se você quer conhecer um pouco sobre cada religião.

Mateus Morales 13/05/2023

Superficial
Eu esperava mais achei que o livro aborda o tema de forma superficial Além de a maior parte dele ser sobre o cristianismo, apesar de eu ser cristão e entender a importância da divulgação da nossa religião para conversão penso também que justamente por eu ser cristão eu gostaria de ler mais sobre outras religiões

Martony.Demes 01/04/2023

Livro um pouco superficial. Ao final ele estava falando de teoria filosóficas!

Não gostei! Aproveitei alguns conceitos mas nada de aprofundado!

Vivi 23/02/2023

Há algum tempo ando interessada em ler algo sobre religiões . E esse ano me prometi que isso iria se realizar. Como viram já pelo meu diário de leitura que estou com a bíblia ( nunca li na vida) mas essa vai ser no decorrer do ano que vai estar acontecendo.
Aqui nessa obra temos uma pincelada mas a meu ver perfeita sobre elas. Mas dá pra compreender e muito as principais delas.
Muitas delas eu sinceramente era bem ignorante como os muçulmanos e por ai vai.
Focam e muito aqui no cristianismo essas ganha páginas.
O que ao meu ver é bom mas gostaria de saber bem mais sobre outras.
Mas de certa forma contínua ainda sendo um livro perfeito já para darmos um passo Inicial para novas descobertas ou melhor dizendo, aprendizagens.
Valeu e muito a experiência.
É um tipo de leitura que não é para se ter opiniões e sim total aprendizado e acolhimento com cada momento que vivemos.

Betinha 30/01/2023

Só sei que nada sei
Foi exatamente que me senti a cada página avançada desse livro extraordinário "o livro da religiões".
Conhecimento, conceitos, história, contextualização, informação, e ainda não conseguiria expressar a viagem por todos os continentes e retratação de todas as civilizações. Recomendo! Quanto mais conhecimento, melhor!

Pedro.moura.92 13/11/2022

Presunçoso
De princípio, o livro pretende ser uma síntese de conceitos e doutrinas religiosas, formulando divergências e pontos em comum dentro dessas várias doutrinas. Porém, ele peca em um sem-número de aspectos. Primeiro que ele não fornece fontes bibliográficas, notas de rodapé, nem nada do tipo, e isso faz com que os autores possam dar suas meras opiniões sem embasamento necessário. Por vezes os autores disseram no texto: ''isso não tem fundamento bíblico, isso foi criado por tal e tal tradição'', mas não formulavam seu argumento, isso é de uma falta de rigor enorme, é a mesma coisa de eu pesquisar sobre cada religião no Wikipedia ou outro site do gênero, sem necessidade de dispender tempo e dinheiro em um livro. Outro problema de enorme importância foi que o 1/3 do livro foi apenas sobre o cristianismo, negligenciando tradições tão ricas ou até mais ricas que o próprio cristianismo como o hinduísmo. Como é possível o hinduísmo ter apenas 10 páginas e o cristianismo mais de 100? Pessoas podem argumentar sobre as divisões no seio cristão, mas garanto que há mais riqueza de tradições no mundo hindu. Enfim, a obra pode servir estritamente por fins de curiosidade, mas não consegue honrar seu título, ''o livro das religiões''.

Antony.Trindade 31/08/2022

Muito legal para quem é leigo como eu sobre as religiões do oriente médio. O livro destaca muito o cristianismo, mas acredito que ajudou muito na reflexão sobre outros pontos de vista

1 | 2 | 3 | 4 | 5