O Livro das Religiões

Resenhas - O Livro das Religiões

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rafaeli Teixeir 12/12/2009

Bom!
Fui dar uma olhada nas resenhas já feitas, e poxa vida, gente!!
O livro é muito bom sim, claro que é superficial, são só pouco mais de 300 páginas, se queriam ler algo mais "profundo", que lessem alguma enciclopédia ou então, sei lá! Não sei o porquê que esperavam tanto de um livro como esse.
Eu achei ótimo e certíssimo que a maior parte dele falasse sobre o Cristianismo... é a maior das religiões, não é? É a que mais tem divisões, também! Acho que era meio óbvio que o livro iria abordar mais isso... ainda mais sendo brasileiro.
Realmente, ele deixou em haver certos tipos... o xintoísmo e as demais religiões orientais são os maiores exemplos disso... Mas eu, invés de reclamar, já vou procurar mais livros do tipo pra por na estante :)
Achei ótimo e ele foi finalizado de uma maneira muito boa mesmo! Com as "pequenas religiões", as menos conhecidas, mas tão importantes e tão retratantes de nossa gente! =]
Eu adorei e pretendo me aprodundar ainda mais nesse assunto :]

\o Feliz Natal!
Daniel 12/12/2011minha estante
então, eu li parcialmente o livro, mas não foi porque não gostei! pelo contrário, só não li inteiro porque não era meu. rs. ele está na minha lista de desejados!

Marcos Queiroz 07/10/2012minha estante
Só corrigindo: o livro NÃO É brasileiro. TODOS os autores são noruegueses.

E este argumento de que o cristianismo é a maior das religiões e a que tem mais divisões é fraquíssimo. Sinto um ranço cristão neste seu comentário. Se o livro pretende falar de todas as religiões, não deve se basear no que é mais geral para se dar mais ênfase. E como assim tem mais subidivisões?? As religiões orientais, como o próprio livro diz, é uma miscelânea de religiões... se fossemos classificá-las daria, com certeza, bem mais subdivisões do que as poucas cristãs.

Mas concordo contigo quanto a superficialidade, o que realmente os próprios autores comentam. Afinal é um livro de informações sobre as religiões... se fôssemos tratar todas com muitos detalhes, seria um calhamaço de bem mais que um volume.

JOhAnO 13/01/2016minha estante
A maior religião do mundo é o islamismo... não é o cristianismo.

Mrs. Helena Hawthorn 14/01/2018minha estante
Puuutz. 1- o livro nem é brasileiro 2- o cristianismo tem mais divisões, mas o islamismo vem crescendo muito também

Cris.Aguiar 03/03/2024

... um início...
Apesar de não se aprofundar em cada religião específica, o que gosto nesse livro é que ele traz uma linha geral sobre importantes vertentes religiões mundiais sem pesar a mão para uma ou outra.
É uma excelente forma de conhecer as linhas gerais de cada uma, afastado de julgamentos e ainda compreender um pouco da história das religiões no mundo e como elas influenciam a cultura e a sociedade (embora isso não seja discutido aqui).

Eu sempre recomendo esse livro.

LEITURA 01: Clube INEF janeiro/fevereiro 2024

site: https://www.istonaoefilosofia.com.br/

Fer 17/01/2021

Livro abrangente e de linguagem fluida
É a minha releitura, acredito que possa ser lido muitas vezes, ou como material de apoio.
Abrangente, rico em detalhes sem ser cansativo ou muito longo, trás um panorama de todas as grandes religiões do mundo, surgimento, desdobramentos, localização e, no final trás as religião afro-brasileira e suas peculiaridades na terra tupiniquim.

rafa moreno 21/08/2023

"Opinião euro céntrica sobre algumas religiões"
Assim devia ser o título desse livro, na minha opinião.

O livro começa interessante, e até a metade mais ou menos explora diversas religiões. Como vários outros comentários, se centra muito no cristianismo e todas suas variações.

Senti falta de muitas outras religiões e de aprofundar sobre religiões não cristãs.

Os últimos capítulos são mais densos e um pouco menos emocionantes e não falam sobre religiões propriamente ditas, mas assuntos relacionados, como outras formas de olhar o mundo, Humanismo, materialismo, marxismo, ética etc...

Minha crítica é que no final o livro é uma descrição um pouco parcial (não imparcial) sobre algumas religiões grandes, e desde o ponto de vista dos três autores noruegos.

Minha expectativa era aprender sobre muitas religiões, e gostei de ter conhecido mais sobre algumas, e fiquei com sede de aprender mais sobre elas (tive que pesquisar muitas coisas pra terminar de entender e tirar dúvidas) e fiquei com a sensação que faltaram muitas religiões por apresentar, enquanto há vários capítulos complementares que poderiam ter sido substituído.

(soube que a versão brasileira tem um adicional de outras religiões, mas na minha versão não tinha)

É certo que essas eram as minhas expectativas, mas influenciada pelo nome do livro. "O livro das religiões" não corresponde ao seu conteúdo.

Foi boa a leitura, aprendi sobre algumas religiões, me questionei e abri a mente um pouco e fiquei com vontade de aprender mais.

everlod 12/08/2009

Fraco, muito superficial
Achei o livro extremamente simplista, cita apenas algumas noções básicas de cada religião e dedica a maior parte (cerca de 1/3 do livro) para falar de cristianismo. Não aborda os pontos polêmicos, faz pouquíssimas comparações e serve mais como um resumo de aulão de teologia pra pré-vestibular.

Flavia Sena 26/05/2021

Então... digamos que eu tive interesse nesse livro pra ter uma visão geral de uma quantidade razoável de religiões. O começo foi muito interessante e a leitura fluiu bem, mas em certo ponto resolvi dar uma olhada nas resenhas por aqui e ver se tinha alguma crítica quanto às informações, porque em alguns momentos senti um tom de generalização/simplificação... E achei a resenha de uma pessoa que menciona a questão das esposas do Maomé. Daí em diante prossegui com "os dois pés atrás". A parte do cristianismo foi a mais extensa e enfadonha.

Destaquei muuuitos pontos durante a leitura, com certeza não foi em vão. Mas acho que talvez a abordagem que aquela coleção da Globo (O livro do(a)...) traz seria mais concisa e direta, atraindo para os aspectos mais relevantes que despertariam curiosidade em buscar outras fontes. No final desse aqui eu não tô querendo ler sobre o assunto de novo nem tão cedo kkkk

Milena Policarpo 14/04/2021

Um livro introdutório, como se propõe a ser.
Confesso que quando iniciei a leitura, achei o livro limitado e demasiado resumido em vários momentos, mas dado o fato de que o objetivo é fazer uma abordagem panorâmica das principais religiões do mundo, acho que cumpriu bem o papel. Se fosse se aprofundar em casa uma, o livro deveria ser beeem maior. Mesmo assim, senti falta de mais "carne" em alguns tópicos como, por exemplo, quando fala das religiões africanas no começo do livro.

A escrita dos autores é bem didática e simples, o que é bom, mas talvez não torne o livro tão envolvente pra quem não tem interesse no tema. Então, mais uma vez, não acho que seja um problema, basta ter em mente a proposta dos autores. O ensaio no final do livro, do professor Antônio Flávio Pierucci sobre as religiões no Brasil, pra mim, fez valer toda a leitura. Aprendi muito!

Betinha 30/01/2023

Só sei que nada sei
Foi exatamente que me senti a cada página avançada desse livro extraordinário "o livro da religiões".
Conhecimento, conceitos, história, contextualização, informação, e ainda não conseguiria expressar a viagem por todos os continentes e retratação de todas as civilizações. Recomendo! Quanto mais conhecimento, melhor!

Fabio 21/05/2015

Cristianismo e outras religiões.
É deveras pretensioso se intitular “ O livro das Religiões” com apenas 300 paginas. No inicio torci o nariz para este detalhe, acreditando que tudo seria tratado de uma forma muito superficial e só li o livro por ser me oferecido á empréstimo.

Terminei a leitura surpreendido positivamente, e agora quero ter uma edição para por na estante. É sim, um livro superficial, mesmo concordando com a pretensão do titulo, ele abrange muita coisa. De forma superficial sim, mas bem escrita e interessante, que estimula pesquisas aos temas propostos.

Só ressalto como ponto negativo o demasiado espaço dado as religiões cristãs, que para mim, fugiu um pouco do propósito do livro de falar de todas as religiões virando, em certos momentos, um livro de catecismo. Porem ele levanta a bola novamente quando sai um pouco do campo das religiões para tratar da ética e da moral e fecha muito bem com um apêndice, mesmo que pequeno, dedicado as religiões brasileiras.

Um livro que poderia ser mais, mas que me agradou o que tem a oferecer.

Pedro 18/11/2021

Livro raso e sem grandes reflexões
O título da resenha já diz tudo e, de certa forma, sintetiza a minha decepção com ele: um livro raso e que não busca refletir sobre as religiões, somente descrevê-las. Se você ler no sumário as religiões que ele aborda e buscar os artigos sobre elas na Wikipedia, muito provavelmente adquirirá mais conhecimento do que lendo esse livro. E as poucas reflexões que o livro apresenta são bem superficiais. Enfim, não gostei.

Fabio Di Pietro 20/07/2022

Introdutório
Em menos de 400 páginas é óbvio que o livro não teria uma profundidade, mas creio que entrega o prometido. Apesar de seu foco ser bastante na religião cristã, há um vislumbre das demais.

Elu 14/01/2017

Decepcionada
Pra dizer a verdade, eu quase parei de ler na parte do islamismo que diz "Maomé nunca teve outra esposa (além de Khadidja)". Khadidja foi a primeira de 11 esposas, sendo que uma delas é Aisha, aquela da polêmica história de pedofilia. Não há sequer uma menção às outras esposas, logo perde-se credibilidade com tal informação.
Além disso, a atenção dada ao cristianismo é desproporcional às outras religiões até então mencionadas, e foi aí que eu desisti de fato. O tom da escrita muda de uma narrativa pra uma pregação espalhafatosa!

Rui Alencar 01/03/2012

Pag. 17... “A religião é um sentimento ou uma sensação de absoluta dependência...”

Pag. 17... “Religião significa a relação entre o homem e o poder sobre-humano no qual ele acredita ou do qual se sente dependente. Essa relação se expressa em emoções especiais (confiança, medo), conceitos (crença) e ações (Culto e ética).”

Pag. 17... “A religião é a convicção de que existem poderes transcendentes, pessoais ou impessoais, que atuam no mundo, e se expressa por insight, pensamento, sentimento, intenção ou ação.”

Pag. 98... O Estado de Israel define judeu como “alguém cuja mãe é judia e que não pratica nenhuma outra fé”. Aos poucos essa definição foi ampliada para incluir o cônjuge.

Pag. 113... Aos treze anos o menino judeu se torna um Bar Mitsvá, expressão em hebraico que significa “filho do mandamento”... Uma menina se torna automaticamente Bat Mitsvá quando completa doze anos...

Pag. 149... O pecado é, portanto, o desejo humano da auto-suficiência, seu desejo de conseguir viver sem Deus....O problema de muitas pessoas é que elas não tem senso de culpa ou pecado.

Pag. 167... A fé não é igualmente uma conquista...A fé é um dom de Deus...

Pag. 263...O oposto de uma filosofia de vida é a apatia e a falta de convicções...

Pag. 272...Freud mostrou como o estado mental de um indivíduo pode ser afetado por desejos, necessidades e experiências que ficaram reprimidos em seu subconsciente. Muitas de nossas escolhas não são feitas tão livremente como queremos crer, dizia ele, mas sob a influência das pulsões do inconsciente.

Pag. 293... Não existe pecado no candomblé...

Inlectus 23/03/2013

Ótima leitura.

Esse livro dá conhecimento de qualidade explicado ao leigo de maneira inteligente e simples. Livros tais quais este, fazem falta na educação escolar, a leitura como um todo, faz falta na educação escolar.

Fran 09/04/2020

Bom!
É um bom resumo das principais religiões do mundo. Para quem procura algo mais pormenorizado, essa não é a obra, mas para um resumo, com ênfase em credos cristãos, serve como ponto de partida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5