A Profecia de Mídria

A Profecia de Mídria Denise Flaibam

Resenhas - A Profecia de Mídria

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Samires.Cruz 11/04/2024

Gosto da temática de fantasia e esse livro trouxe todos os elementos de um. Os personagens vão ganhando profundidade conforme a história se desenrola e os plots são super bem colocados.
Gosto da forma que a autora descreve bem oa cenários, possibilitando que a gente consiga visualizar a história com detalhes ricos.
Foi uma grata surpresa e me deixa feliz em conhecer o trabalho de uma escritora de fantasia, brasileira.

Vivi 06/04/2022

Gostei do livro e me atriu logo nas primeiras páginas.

Estranhei o fato da profecia. Todos os personagens estavam tão certo que a personagem principal era a menina da profecia e não vi nada que explicasse isso. Os versos falados da profecia (não sei se era ela toda) não me levaram a ter 100% de certeza, até porque as marcas da menina a própria guardiã também tinha, então não fez sentido ser determinatório. Mesmo que eles tenham estudados os versos por anos, como eles falaram que estudaram, ainda assim não teria como ter certeza absoluta, até porque toda profecia é cheia de interpretações e não tinham como ter certeza que a deles era a certa até começar a se concretizar.

Outro ponto que achei foi a falta de questionamento da própria personagem. A vila dela foi atacada, os guardiões a protegem e ela vai com eles sem se questionar como eles têm certeza que ela é de fato a escolhida e como chegaram nessa conclusão, ela vai com eles sem questionar absolutamente nada. Não que fosse motivo para ela não ir com eles, porque era de fato a melhor (talvez única) opção, mas senti falta de pelo menos ela tentar entender o que tava acontecendo e não simplesmente aceitar a deixar tudo que ela conhecia, toda vida para trás.

Por esse motivo achei a personagem um pouco imatura, espero que ela evolua e eu veja a personagem forte que deve ser.

IsaApCamilo 06/02/2022

O livro conta a história de serafine uma jovem com desenhos pelo corpo e que nunca soube o significado deles. No começo tem um ataque a sua vila onde ela morou a vida toda e nem sonhava que poderia ser um ser mágico. Os primeiros 30% são muito bons depois ate 58% fica bem chato ! A relutância em contar a verdade, o motivo que ela é escolhida e o para que é bem irritante. Depois de quase 70% começa a ser revelado bem aos poucos o que esta acontecendo. Eu entendo que é uma serie e que nao vamos ter todas as respostas nesse volume. Os últimos 20% eu demorei 5 dias para ler, mais foi por falta de tempo nao porque é ruim, e um pouco parado em alguns momentos.

Lulu 24/08/2021

Do início pro meio tava bom o livro, eu tava gostando, mas aí a protagonista começou a ficar muito chata e eu peguei meio que uma raiva dela, sos. O livro tem furos, eu nem lembro mais porque faz um tempinho que li, mas lembro de ficar ???? por causa deles. Eu continuaria a ler se a protagonista não tivesse me irritado tanto.

Fernanda Bard Chagas 10/07/2021

A esperança contra as trevas
Serafine é uma garota aparentemente normal, pertencente a um vilarejo chamado Vila do Sol, porém ela guarda um segredo, desconhecido até para ela mesma. A menina nasceu com marcas estranhas no corpo, de forma que teve de esconder-se durante toda a sua vida. No entanto, na noite de seu aniversário de 18 anos, o vilarejo dela é atacado pelos Amaldiçoados, que são lobisomens, e tudo o que ela conhece e ama é destruído.
A partir desse trágico momento, ela descobre que tem dois guardiões, designados para mantê-la a salvo e levá-la para um local seguro, onde descobre que ela é a escolhida para habitar um espírito que está destinado a destruir uma feiticeira das trevas que ressurge de seu aprisionamento.
O livro começa bastante empolgante, muitas coisas acontecendo e elementos sendo apresentados. Amei a diversidade de raças e personagens presentes na narrativa, e fiquei super animada com a perspectiva de ser uma história com uma jornada ( fã de senhor dos anéis, certo? E falando nisso, muitos elementos semelhantes se apresentaram nesse livro de forma sutil). Porém, o livro fica um pouco repetitivo mais pela sua metade e um tanto parado. A personagem tem que aprender a lidar com os seus poderes, e Serafine, que no início do livro se mostrava bastante solícita e proativa, de repente se torna uma menina distraída, incapaz de aprender e cheia dos mesmos vícios que tornam essa parte da narrativa redundante. Felizmente, a partir de 80% do livro a história passa a acontecer novamente e teve um final bastante satisfatório.
Confesso que a história não é muito original, tampouco os personagens se mostram complexos, apesar de carismáticos eles não possuem uma evolução ou aprofundamento que esse tipo de livro costuma ter. Ainda, a autora pareceu esquecer que tinha feito o personagem Jereck com olhos escuros, e nas últimas páginas passou a descreve-lo com olhos azuis. Há alguns furos que talvez sejam sanados nos próximos livros, já que se trata de uma série, mas eles não são nada aterradores.
Ainda assim, é uma leitura bastante entretida, com elementos de jornadas, ação e magia que não deixam a desejar. O romance existente também é bem sutil, apesar de previsível, a autora foca muito mais na história do que no relacionamento.

Ana 04/02/2021

Serafine vivia com seus pais em uma vila tranquila, até que um ataque a vila mudasse toda sua vida.

Senti que a protagonista aceitava tudo sem pedir mais explicações, mas gostei dos demais personagens, tem muito mistério recomendo a leitura!

Catia Mauricio 20/07/2020

É um caminho sem volta kkk
Comecei lendo as crônicas...

Me interessei pela história e queria saber como terminava!

Esse primeiro livro é sobre uma escolhida, e fala bastante dela e sobre ela. Porém, os "companheiros de viagem", não são muito comentados. Coisas sobre eles, sobre o passado deles, sobre como eles se encontraram, enfim, como eles chegaram até aquele momento.
Eu sei um pouco, pq li os contos, mais esperava ver a íntegra no livro o q por enquanto não aconteceu.
O enredo é bom, tem aventuras, romance, suspense e prende a sua atenção, imaginando os próximos acontecimentos.
Me vi brigando com os personagens pq, vi algumas coisas q eles só viram quando já era tarde kkkk

Vou continuar a leitura para descobrir mais dos personagens secundário, que pra mim é mais interessante que a personagem principal.

Catia Mauricio 20/07/2020

É um caminho sem volta kkk
Comecei lendo as crônicas...

Me interessei pela história e queria saber como terminava!

Kelvin 13/06/2020

Então...
Uma mistura de avatar (a lenda de...) com Percy Jackson. História boa, o que eu não gostei é da personagem principal, peguei ranço (desculpe -me fãs, mas ela é muito chata).

Stefânia 26/12/2019

Superou expectativas
Para começar, tenho preconceitos com autores brasileiros. Mas confesso q fiquei mto surpreendida positivamente com a escrita desse livro. Mto descritivo, mtos detalhes, mas nada q deixasse a leitura lenta. A história não é toda original, por usar personagens de outros universos literários, mas é cativante e de uma leitura muito gostosa. Algumas perguntas ainda ficaram sem ser respondidas ao final do livro, mas espero q nas continuações as peças acabem se encaixando. No aguardo!!

"Ana Paula" 17/07/2018

A Profecia de Mídria está aqui em casa esperando para ser lido a tanto tempo, que até parei de contar. Tenho as duas edições: a da Novo Século e a da Mundo Uno Editora. Como conheço o péssimo trabalho da primeira, embarquei nessa aventura com a edição linda e maravilhosa da Mundo Uno e confesso - não me arrependi.

É muito difícil falar de um livro sem dar spoilers da obra, este livro é considerado o "queridinho" dos leitores que gostam de fantasia, e não é por menos. Denise tem uma escrita ágil e versátil, sua narrativa é constante e detalhada, não deixando espaço para o leitor se sentir enfadado.
Mas, acredito que minha leitura deste livro tenha vindo em um momento errado. Não consegui me ligar aos personagens e o querido Jarek não me despertou nenhum sentimento que valha a pena mencionar. É um personagem inteligente e astuto, que tem resposta para tudo e não deixa que se aproximem dele. Clichê? Não sei... conheceremos pouco sobre ele neste volume, aguardemos o próximo! rs
Serafine me irritou por diversas vezes, fiquei furiosa com ela por ir seguindo as ordens de pessoas que ela não conhecia e que nunca lhe diziam nada do que estava acontecendo. Mesmo assim, consegui definir sua evolução. Serafine cresce a olhos vistos durante a história, e creio que será uma personagem incrível nos próximos livros.

Fora isso, gostei do mundo criado pela autora, é diversificado e cheio de seres diferentes: vamos encontrar sereias, lobisomens, centauros, elfos, humanos e tantos outros vivendo em um mesmo mundo. A Profecia de Mídria é o primeiro livro da série e, acredito eu, tenha sido um dos motivos pelo qual me demorei tanto na leitura - entre acompanhar as aventuras de Serafine e sua trupe, e ir descobrindo os mistérios desse mundo novo, o leitor se encanta e a leitura pode ser mais lenta para melhor entendimento.

" O Tempo deixa marcas , ainda mais quando você percebe que o mundo não é cheio de bondade e de pessoas que querem o seu bem. Ha sombra por todos os lados .''

Outro ponto positivo para mim é a falta de romance explícito na história. O leitor sabe que está rolando algo entre os personagens, mas isso não é o ponto forte da história - a Profecia, o aprendizado de Serafine são, e o foco é todo voltado para isso. Esse modo de criar me fascina e nos mostra que um bom livro não precisa de casais melosos para encantar o leitor. O enredo todo é cheio de ação e mistérios o que nutre a curiosidade do leitor até o virar da última página.

A narrativa é em terceira pessoa, o que nessa história, encaixou-se perfeitamente. A edição da Mundo Uno editora está maravilhosa; capa condizente com o enredo, letras em tamanho confortável para a leitura, bom espaçamento e detalhes nos capítulos que remetem aos símbolos no corpo de Serafine. Não encontrei erros de revisão que prejudiquem a leitura.

“O contraste que aquela aparência proporcionava às suas ações era um fato notável. Serafine conseguia ser tão bela quanto assustadora e misteriosa. E os mistérios que cercavam a garota iam além do seu olhar.”

Do mais, indico sim a leitura e estou bem curiosa para conferir o próximo livro. Serafine promete se tornar uma incrível guerreira.

site: http://www.livrosdeelite.com.br/2018/07/resenha-profecia-de-midria-os-misterios.html

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 17/11/2017

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
"– Você sabe que é especial, minha cara, mas não tem ideia do quanto. Livros já falavam sobre você muito antes que você nascesse..." (página 107)

No continente Warthia, Serafine Delay era uma jovem que morava na Vila do Sol com os pais adotivos. Ela sempre soube que era diferente, pois seu corpo todo era marcado por estranhos desenhos. Como a vila era um lugar apenas de "pessoas normais", Serafine sempre usava roupas que cobriam todo o seu corpo e maquiagem. Até que, em sua festa de aniversário de dezoito anos, a vila onde morava foi atacada por criaturas terríveis: lobisomens. Serafine foi levada do confronto por dois forasteiros que haviam chegado na vila recentemente: a baixinha e simpática Ývela e o irritante Jarek.

"- Precisamos chegar a uma vila deste Reino. - Ývela não foi específica, mas tentou explicar-se melhor. - É para sua segurança, eu lhe garanto. Lá você encontrará algumas respostas.
- Mas eu não tenho nenhuma pergunta. - Serafine indignou-se. Jarek bufou. Seus olhos escuros demonstravam descontentamento, mas ela não se amedrontou. Estava começando a aprender como lidar com o temperamento do guerreiro.
- Escua, garota... - Ele parou à sua frente com uma expressão entediada. - Pode não ter perguntas agora, mas com o passar do tempo será assombrada por coisas que nem imagina fazerem parte da sua vida. Precisa entender algo: você tem guardiões por um motivo importante. Aqueles Lobisomens foram o começo do que está por vir. Agora, suba no cavalo, sim?" (página 51)

A partir daí, começaria a jornada de Serafine para desvendar o que as marcas em seu corpo significavam. A jovem também descobriria que o destino de Warthia poderia estar em suas mãos, e que para salvar o continente das forças do mal, ela precisaria aprender muito e viajar por lugares que só imaginou conhecer em sonhos. Em meio a essa jornada, em quem confiar? O que é real e o que não é?

Uma coisa que gostei bastante nesse livro, foi o perfil dos personagens, a construção deles, seu jeito de ser e de agir. Eles são únicos e não seguem esteriótipos já vistos em outros livros do gênero. A Ývela é pequenininha, mas é uma guerreira e tanto. A Serafine tem medo, mas tem coragem. Se ela compreende que tem que fazer uma coisa, ela junta cada pedacinho de força que tem, e tenta. Foi interessante ver como no início, ela tinha vergonha de suas marcas, medo de alguém descobri-las e rejeitá-la, e com o passar dos capítulos ela vai entendendo que faz parte desse mundo mágico que, até então, pareciam apenas fantasia.

A autora trouxe muitos seres fantásticos para a trama, desde os mais conhecidos como elfos e lobisomens, até outros que, acredito eu, sejam únicos da trama, como o felpudo Guillian. Para um livro de estreia, a Denise se saiu muito bem. Estou super animada e curiosa para ler os próximos volumes e, junto com a Serafine, descobrir mais sobre o seu passado e o seu futuro, para conhecer os outros reinos de Warthia e o que ela e seu guardiões encontrarão no caminho, ainda mais depois daquele epílogo arrasador! Se alguns momentos da trama são mais tranquilos, o prólogo e o epílogo são de tirar o fôlego. Falando em ficar sem fôlego, deixa eu dividir uma coisinha com vocês, leiam o trecho abaixo por favor:

"– Ótimo. Onde está meu cavalo? – Serafine indagou com as mãos no quadril. Se eles haviam perdido seu precioso pangaré, ela ficaria muito zangada!
– Não o trouxemos. Ele não era rápido o suficiente. Esses corcéis vêm do Sul, são tão velozes quanto o vento. – Jarek explicou com orgulho. Deu alguns tapinhas no pescoço do animal. Serafine reparou que se tratava do mesmo cavalo que havia lhe encarado na estalagem.
– Como ele se chama? – Perguntou com curiosidade.
– Darius. – A morena gritou de susto quando o próprio lhe respondeu. Relinchando, o corcel bateu uma das patas no chão, lançando aquele mesmo olhar intenso para a garota. – Está no mundo mágico agora, Serafine, nada vai ser como antes." (página 53)

Gente, vocês tinham que ver o susto que eu, assim como a Serafine, levei nessa cena em que o cavalo falou! Praticamente pulei do sofá, rsrsrs! E não foi o único susto do tipo com coisas inesperadas durante a leitura.

A edição da Mundo Uno Editora está muito, muito, muito linda. Infelizmente minhas fotos não ficaram tão boas :(. A capa é maravilhosa, com ótima escolha de cores, imagens e letras. As páginas são amareladas e de boa textura. A diagramação tem letras, margens e espaçamento entre uma linha e outra de bom tamanho. Todas as páginas tem um detalhe, além dos detalhes no início de cada capítulo. Lá no Instagram (@marijleite), postei foto do mapa de Warthia que há no final. Pensem num livro bonito! É "A profecia de Mídria"! Só encontrei alguns errinhos de revisão.

Com capítulos curtos e uma premissa fantasticamente interessante, "A profecia de Mídria" é uma obra nacional que vale a pena conferir! Por hoje é só, espero que tenham gostado da resenha. Me contem: já conheciam a autora ou o livro?

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2017/09/resenha-livro-profecia-de-midria-denise.html

Carol M 17/08/2017

Resenha: A Profecia de Mídria
Esse é mais um livro da saga “ Comprei na Bienal e deixei encostado” hahaha. Sério, esse foi um dos que comprei muito baratinho, se minha memória não falha comprei por mais ou menos 10 reais. Foi realmente um achado, porque demorei tanto pra ler? Bom porque eu nunca tinha visto nada sobre ele, então acabei deixando outros passarem na frente. Mas vamos ao que interessa.

Vou começar falando da edição do livro, de 2013. O livro vem com um sumário dizendo qual capítulo fica em cada página, o que eu achei bem diferente, já que livros de fantasia não costumam discriminar dessa maneira. Uma coisa que me desagradou é que o mapa de Warthia vem no final do livro, assim como uma lista da pronúncia de nomes e vocabulários apresentados ao longo da narrativa, ao meu ver esses dois elementos ficam melhores no início do livro já que são fundamentais para uma boa interpretação da história. Já o sumário pra mim foi indiferente, então eu excluiria.

Outro comentário que tenho a fazer sobre esses detalhes técnicos, é o fato de que durante a leitura, na transição de uma cena para outra não tem nenhum corte, ou diferenciação. Sendo assim, causa um pouco de confusão, pois estamos lendo uma cena e no parágrafo seguinte são outros personagens em outra cena, isso foi uma coisa que me incomodou muito no princípio.

Então vamos falar da história! Achei realmente revigorante ler um livro nacional com uma narrativa de fantasia tão gostosa. A autora, Denise Flaibam consegue misturar elementos de muitas histórias que conhecemos por aí e criar um universo único. Consegui perceber um pouco de Harry Potter, Senhor dos Anéis e até mesmo no desenho animado Avatar, já que as descrições das marcas da personagem se assemelha muito com as da animação. Ainda consegui ver referencias de Star Wars.Só lendo pra entender, pois se não vou contar o que não devo.

Preciso falar um pouco da escrita, no início eu senti como se tivessem me contando uma história de criança, sabe? O jeito delicado e bem narrado com que ela trabalha me fez ter a sensação de ler o livro infantil, eu naturalmente achei que seria um problema, já que a proposta não era essa, mas definitivamente não foi isso que aconteceu. Fiquei imersa na história como há muito tempo não ficava, fiquei muito tocada quando a personagem principal foi descrita, que para a minha surpresa é morena – de pele e de cabelo! Achei realmente maravilhoso essa representatividade, e me remeteu muito ao que temos aqui no Brasil. Então fica a dica para todos os autores, queremos personagens principais diversificados em todos os sentidos ok?

Serafina, nossa principal, tem um desenvolvimento muito bom ao longo do livro, elatem personalidade forte, mas sabe ouvir os outros. Me ensinou uma coisa muito importante, que por mais que o medo nos acometa, temos que confiar em nós mesmo e no nosso potencial. A protagonista é acompanhada na sua jornada por três Guardiões, e só vou dizer que amei TODOS eles, quero pra minha vida.

O enredo em sí não foge muito dos clichês de fantasia, que é um herói/heroína que é dotado de luz e tem que salvar o mundo da maldade. Mas apesar disso, ela consegue imprimir sua identidade a história, com personagens bem delineados e com seus fortes, cada um à sua maneira. Não posso deixar de falar que tem romance também né, porém o que achei mais legal é que não é um amor arrebatador, nem que vai do ódio à paixão, não. É um amor que ainda está em construção, passando por todas as fases, espero que continue assim no segundo livro e que não evolua estilo the flash.

Sim, tem continuação, esse é somente o primeiro de 4 livros, até onde eu sei, porém se não me engano, só tem publicado até o segundo e alguns contos. Como dito anteriormente, minha edição é um pouquinho antiga da Novos Talentos (que agora faz parte da Novo Século - acredito eu), dei uma pesquisada e tem uma nova edição da editora Mundo Uno com capa diferente.

Se você gosta de uma fantasia, aventura e romance, “Os Mistérios de Warthia” é uma ótima aposta, e espero que ache tão barato quanto eu, só não demore tanto pra ler!!

Para mais resenhas acesse o link abaixo!

site: www.blogcontracapa.com.br
Fran 06/10/2018minha estante