Uma Poética do Romance

Uma Poética do Romance Autran Dourado

Resenhas - Uma Poética do Romance

Alencar.Teixeira 24/10/2018

Pensando sobre a escrita...
O escritor relata neste livro o seu processo de escrita, mas diferentemente da maioria dos manuais de escrita este livro é mais focado na filosofia, psicologia e sociologia do escrever, dos personagens e da história.

Bem interessante. A primeira parte é ótima, a segunda nem tanto, pois já é um retalho de cursos, palestras e entrevistas do autor.

Garuda 12/07/2020

Quase o livro todo é uma porcaria.
Tudo que presta está das especulações sobre o labirinto, quase ao final do livro, em diante. E é só. Realmente Dourado deve permanecer na ficção, onde brilha infinitamente mais que aqui. As especulações são boas, não me entenda errado, mas é possível lê-las melhor exploradas em Carl Einstein, Gilles Deleuze, Jacques Derrida e Werner Hamacher, para citar quatro nomes que me vieram durante a leitura.

LimaJr 22/09/2023

Para estudo do romance
O livro destina-se a quem pretende estudar o processo de elaboração do romance, especialmente aqueles escritos pelo autor. Algumas partes achei complicadas, possivelmente a leitura prévia dos livros analisados ajudaria. Não indicaria como um livro para o estudo geral da escrita de ficção, mas para o aprofundamento de certos aspectos, sobretudo a partir da análise da obra do autor.