A melhor história está por vir

A melhor história está por vir María Dueñas

Resenhas - A Melhor História Está Por Vir

1 | 2 | 3 | 4

Ladyce 23/12/2012

Um ritmo diferente
Assim que vi A MELHOR HISTÓRIA ESTÁ POR VIR na livraria, comprei-o. Havia adorado o primeiro romance de Maria Dueñas, O TEMPO ENTRE COSTURAS e imaginava que como ele, esta nova narrativa fosse me seduzir de tal maneira que eu não pudesse deixá-la de lado. A história é boa. Mas a mágica anterior não está presente.

Tive a impressão de que a autora talvez estivesse interessada em cativar os leitores americanos, porque se dedicou ao tema das Missões estabelecidas pelos espanhóis na Califórnia, antes desse estado fazer parte do atual Estados Unidos. Achei isso porque nem nos EUA este é um assunto de interesse particular. Depois, nossos herois e heroína deixaram de ser gente comum, pensando como gente comum, para estarem fazendo parte de um quasi-thriller baseados em pesquisas de documentação. Professores universitários raramente são interessantes como personagens de romance. Isso virou modismo hoje em dia, desde de Dan Brown. E ainda tem como ambientação uma possível luta entre aqueles que gostariam de preservar um terreno arqueológico e os que preferem o desenvolvimento. Em suma: achei a história, sua trama, seu desenvolvimento forçado e desinteressante. Maria Dueñas escreve bem, neste livro, com uma escrita mais comercial do que a que aparece no primeiro romance, e com muito menos profundidade de pesquisa histórica. Porque escreve bem, terminei o livro. Mas o meu interesse pelos personagens e pela trama estava muito próximo do zero. Pena. Tive a sensação de alguém que, vendo o sucesso de venda de mais de 1.000.000 de volumes de O TEMPO ENTRE COSTURAS, resolveu escrever mais um romance, enquanto o sucesso lhe batia à porta. Se você adorou como eu o primeiro livro, fica aqui o aviso, não espere o mesmo ritmo, a mesma sedução.
DIRCE 13/01/2013minha estante
Curioso, Ladyce.
O livro O Tempo entre as costuras me veio a mente, enquanto eu lia "Serena".

Ladyce 14/01/2013minha estante
Dirce, eu não me lembrei de O tempo entre costuras, mas agora que você menciona, vejo sim como deveria ter me lembrado... Bom paralelismo... bjnh

Lenita 02/05/2013minha estante
Olá Ladyce! Fiz exatamente como você! Comprei o livro por ter adorado ler o "Tempo entre costuras". Mas, sinceramente, estou "levando" esta leitura. Como vivi muito tempo em ambiente escolar, achei legal a perspectiva de um romance envolvendo projetos de estudos de literatura e, até me iludi, no começo. Achei que seria uma bela construção, que valorizaria o amor à literatura, seja ela espanhola, americana... qualquer nação, por envolver ambiente e personagens estudiosos, mas parece que a escritora não conseguiu um elo muito bom entre romance, história e literatura. Estou terminando de ler, mas, com certeza, não ficará entre os melhores livros que já li. Gosto de suas resenhas, já consultei várias. Um abraço

Ladyce 02/05/2013minha estante
Lenita, obrigada pelo elogio sobre as minhas resenhas. Saber que são lidas é gratificante e ao mesmo tempo amedronta...

Eu também vivi em ambientes ligados ao ensino e como você tive esperanças no início da leitura. Pena que não pude ter o meu desejo como leitora satisfeito. Mas como se sabe, o segundo romance de muitos autores nem sempre é excelente. Há exemplos notórios de 2ºs romances que não deram certo: Faulkner é sempre citado nesse caso. Vamos esperar... Quam sabe se Maria Dueñas não nos supreende da próxima vez? Vou cruzar os dedos... Obrigada pelo comentário. Um abraço.

Flavia928 12/07/2015minha estante
Ladyce, recentemente conheci o Skoob e hoje me deparei com sua resenha sobre o romance A melhor história está por vir. Gostei muito da forma como soube expressar sua opinião sem desmerecer o trabalho da autora. Como você me encantei com O tempo entre costuras, mas ainda não li este outro romance da autora. Não vou deixar de ler quando surgir a oportunidade mas tenho certeza que vou saber aproveitar melhor a leitura uma vez que não terei grandes expectativas.
Vou tentar conhecer outras das suas resenhas. Bjnho

Ceilinha 14/06/2020minha estante
Não o tenho mas pela síntese parece bom.
Aqui nesse comentário vou lhes indicar .
As Políticas e a desigualdade racial no Brasil 12o anos após a abolição.
Estou começando hoje.
Tchau. ?skoobs.

Carlinha 07/09/2020minha estante
Tive a mesma sensação. O tempo entre costuras e As filhas do Capitão nos envolve de uma maneira única, não senti nada parecido nesse livro.

Julia 05/08/2021minha estante
Também achei decepcionante e forçado, que pena
Senti falta também de uma crítica sobre as missões mas parece que todos os personagens são gratos por isso ?

Cissa 05/12/2012

Delicioso!
Maria Dueñas já havia me conquistado com seu primeiro romance editado no Brasil: "O Tempo entre Costuras". E não me decepcionou com este seu recente lançamento, agora, em nosso país.

Não entendo muito bem porque os editores mudam os títulos dos livros, quando da tradução para o português. Aqui a história original seria traduzida, ao pé da letra, como "Missão Olvido". Eu acho, particularmente, que esse título é bem mais adequado, mas isso não interfere na narrativa e nem no conteúdo da obra.

Blanca Perea é uma mulher madura que se vê, de repente, tendo que enfrentar um divórcio pedido pelo marido visto ter se apaixonado por outra, e ainda ter dois filhos adolescentes que vivem mais suas vidas próprias que a familiar.

Sem rumo, angustiada e sem ter noção de como seguir sua vida depois de tantos anos casada, ela aceita um trabalho na Califórnia, Estados Unidos da América, para realizar uma pesquisa em caixas contendo inúmeros documentos e lembranças. Esse trabalho consistia em organizar toda papelada e legados deixados pelo professor Andrés Fontana, espanhol de nascimento mas que viveu por muitos anos na Califórnia.

Maria Dueñas nos conta a história de cada um dos envolvidos na trama e vai fazendo com que tudo e todos venham a se amarrar em um final muito bom e redentor. Nos mostra que na vida tudo passa e que cabe a nós darmos rumos à nossa história sabendo que ela muda, toma novos caminhos mas segue, independente de nossa vontade.

Três personagens atuais diretamente ligados, sombras do passado que ainda envolvem e incomodam os vivos e a busca pela serenidade, alegria de viver e um futuro melhor, fazem deste romance um primor.

Uma história fascinante, leve e apaixonadamente contada por uma escritora espanhola, passional e inteligente. Nos faz bem, nos encanta e deixa sua mensagem para que se reflita sobre o que é viver um dia de cada vez e acreditar que sempre vale a pena.
Ladyce 23/12/2012minha estante
Cissa, concordo com você sobre o título. Não sei o que anda na cabeça dos nossos editores... esse título é até difícil de lembrar. Toda vez que quero me referir a ele tenho que parar para pensar na ordem exata das palavras.

Mas diferentemente de você, não gostei desse romance. Achei leve demais, comercial demais. Uma trama forçada. Mas é por isso que a gente gosta de ler as resenhas dos outros, para ver as diversas opiniões. Quando Maria Dueñas escrever um novo romance virei aqui ver o que você acha. Um abraço e Feliz Ano Novo!

Cissa 24/12/2012minha estante
Ladyce, a verdade, para mim pelo menos, é que sempre esperei muito de um escritor depois que ele escreve e publica sua obra prima.E a partir de um tempo atrás, resolvi não comparar obras entre si e foi o caso com María Dueñas. Evitei ao máximo tentar comparar esta obra com a anterior (O Tempo Entre Costuras).

Você tem razão quando diz que a estória é leve e comercial, parecendo ter sido escrita para preencher a lacuna deixada pela obra anterior.

Gosto muito de suas resenhas e de suas opiniões e conhecer o que pensam os leitores daqui do Skoob é o que faz a diferença e nos ajuda na escolha de muitos livros.

Boas Festas e Feliz 2013!

Carla 12/05/2020

"Jamais me havia passado pela mente que pôr ordem nas empoeiradas tranqueiras de um professor morto seria a boia à qual acabaria me agarrando no meio da tempestade."
A vida da professora espanhola Blanca Perea virou de ponta cabeça quando o seu belo casamento de 20 anos acaba. Seu marido a deixou por uma mulher muito mais jovem que está grávida! Sem conseguir levar a sua vida normalmente depois de uma experiência horrorosa como essa, ela encontra um emprego nos EUA e vai, fugindo da bagunça que virou a sua vida estável. Lá ela fica responsável por organizar arquivos de um antigo professor falecido, Andrés Fontana. Que de um um simples trabalho acaba virando algo muito suspeito.

O intuito de Blanca indo para os EUA é um recomeço, ela quer se redescobrir e entender como fazer a sua vida continuar sozinha. Mas na história ela acaba conhecendo muita gente nessa missão e acaba se envolvendo emocionalmente com elas.

Além do ponto de vista de Blanca, temos o ponto de vista de Daniel Carter, o que faz a gente entender melhor... Quem é Andrés Fontana? E porque a sua vida foi escondida após a sua morte?

É muito legal ver uma mulher madura passar por uma situação terrível de um término de um casamento de tantos anos dessa forma e simplesmente continuar. Mesmo que nitidamente não seja fácil para Blanca! Ela tenta tenta tenta e não pensa em voltar atrás, corta todas as suas ligações com o passado porque ela quer recomeçar. E conhece novas pessoas, novos amigos e diferentes histórias.

Será que a melhor história, de fato, está por vir?

Amei a escrita de Maria Dueñas! E fiquei muito curiosa em ler mais autores latinos

"Pela primeira vez na vida tive consciência de como são frágeis, na realidade, as coisas que julgamos permanentes, da facilidade com que o estável se racha e as realidades podem evaporar com um sopro de ar que entra pela janela."

site: @aminhaessencia_

Camila 25/06/2020

Esperava mais
Conheci a autora por meio do "Tempo entre costuras", que até hoje foi um dos melhores livros que já li. Minha expectativa neste era alta... Mas quase abandonei a leitura. Resolvi insistir e de fato ficou melhor depois da página 250. Mas é uma leitura cansativa, parece que não flui... A história é bonita, mas não me tocou da forma que esperava...

Helana O'hara 18/07/2021

Um livro com bom final
O livro conta a história de Blanca Perea, uma mulher na faixa dos 45 anos, espanhola, Doutora em Linguística, acaba de se separar, teve um casamento de mais de 20 anos, dois filhos e uma traição do marido, não aguenta mais nem morar na Espanha, Blanca sente a necessidade de ir embora o mais rápido possível, para isso acaba pedindo ajuda de uma amiga para tentar alguma bolsa de pesquisa em universidade.
O destino e o filho que a nova mulher do seu ex-marido carrega no ventre, fazem Blanca optar por uma pesquisa nos Estados Unidos, Santa Cecília.
Chegando lá, nossa protagonista se depara com um trabalho extenso e com muito mofo – organizar documentos de um falecido professor para seu legado não ficar no pó.
Andréas Fontana foi um professor importante para algumas pessoas e seu legado também.
Na Universidade Blanca conhece Daniel Carter, professor e foi aluno de Fontana.
Blanca sente que existe várias pontas soltas nessa pesquisa, além de desenterrar os documentos do professor falecido, ela precisa descobrir o real motivo de estar em Santa Cecilia.

O livro tem duas narrativas, o presente, contando o dia-a-dia de Blanca e volta ao passando falando de Daniel Carter, seus estudos, admiração por Fontana, o desejo de lecionar e por ai vai. Tenho algumas ressalvas, entre elas o real motivo de Blanca estar trabalhando na pesquisa e também a história de Daniel, infelizmente a autora apagou muito a Blanca de todo o livro o que me deixou triste. Entre altos e baixos que a leitura trouxe, o livro teve um final excelente, justo de um romance leve adulto e gosto de acompanhar.
Irônico como alguns livros são tão bons no começo, desandam no meio, mas consegue trazer um final muito bom. Apesar de ter esperando mais do livro, foi uma leitura gostosa, gosto da narrativa da autora, então me valeu a pena!

Adriana854 26/10/2023

A Melhor História de Amor Está Por Vir
TÍTULO: "A Maior História Está Por Vir"

AUTORA: Maria Duenas

TRADUÇÃO: Sandra Martha Dolinsky

EDITORA: Planeta

"O Tempo Entre Costuras" é o livro mais badalado de Maria Duenas, mas esse, apesar de mais simples, me comove mais. Blanca e uma personagem apaixonante. Impossível não se envolver e torcer por ela.

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA EDITORA:

Após o fim de seu casamento, a professora Blanca Perea aceita uma proposta de emprego nos Estados Unidos da América para organizar os arquivos esquecidos do falecido professor Andrés Fontana. O trabalho, que no começo parece simples, se mostra cada vez mais suspeito e, entre documentos e novos colegas, como o charmoso Daniel Carter e o rígido diretor Luis Zárate, Blanca começa a perceber que algumas coisas não são esquecidas por acaso.

Ketti.Vieira 01/04/2020

Narrativa cansativa e sem algo que mantivesse a vontade de ler.

Daniela742 20/03/2013

Diferentemente do primeiro livro, devo confessar que não gostei muito desse... Talvez porque estivesse esperando algo diferente... Mesmo quando nos mostra que sempre temos a chance de um recomeço o livro se tornou maçante em alguns momentos. Sem contar que seria muito mais interessante e fiel ao livro se os editores não tivessem mudado tanto o título do livro... Mas como ler é sempre bom, fui até o final... Não está na galeria dos meus favoritos, mas não é de todo ruim.

Juliana 20/09/2022

Bom livro, mas um pouco arrastado...
Não sei se foi o momento que escolhi para a leitura, mas demorei demais para terminar o livro. Embora tenha gostado da história, achei a escrita muito rebuscada, e também que demorou um pouco para as coisas começarem a acontecer. Enfim, gostei, mas não leria de novo, nem recomendaria...

Egídio Pizarro 06/04/2021

Ter técnica não significa escrever um bom livro
Já é o segundo livro que leio da María Dueñas. É inegável que ela tem uma certa técnica e até um estilo. Mas aqui ela usa essa técnica de uma maneira tão rasa que cansa.

A narrativa demora a encontrar um foco. Primeiro parece que vai ser no drama pessoal da narradora, que aos poucos começa a lidar com documentos de um professor já falecido e aí parece que o foco vai ser ele - a própria narração passa a ser em terceira pessoa. Eis que surge um terceiro personagem, cuja história também é narrada em terceira pessoa, e aí parece que o foco será ele. De repente o foco é uma localidade importante para a comunidade que está prestes a ser transformada em shopping. Tudo isso em idas e vidas sem qualquer critério ou organização aparentes de narradores - ora quem narra é Blanca, ora a narração é em terceira pessoa.

Até que a narrativa fica com Blanca, e a história toma ares de grande aventura e ação. Mas isso fica só na tentativa, porque é feita em cima de pesquisa documental. Os conflitos gerados daí simplesmente não convencem. Os diálogos e cenas parecem forçados, personagens aparecem promissores para sumir sem nenhuma explicação e há até uma tentativa de inserir uma vilã na história - e isso também não convence.

Conhecer a técnica de escrita não teve qualquer serventia.

Maria Erenita 16/08/2022

Nunca é tarde para novas descobertas!
As vezes, quando achamos que tudo se acabou, que nada de excitante possa vir a acontecer em nossas vidas, eis que o Universo te mostra que quem resolve isso, é Ele é não você!

Alan (@coracaodeleitor) 03/03/2020

Sentimentos confusos
Tudo bem por aí? Hoje iremos conversar um pouco sobre "A melhor história está por vir" da autora María Dueñas que já tinha ganhado meu coração no livro "Tempo entre costuras".
Blanca tinha uma vida comum, até que seu casamento chegou ao fim. Assim ela aceita um emprego em uma universidade na Califórnia em que ela terá que estudar um material que foi deixado por um hispanista chamado Andrés Fontana e ninguém dava muita importância ao trabalho dele, que aos poucos foi envolvendo Blanca.

Com sua nova rotina Blanca acaba conhecendo o americano Daniel, que lhe chama muito a atenção por ser um homem muito agradável e charmoso e a amizade se desenvolve para algo maior.

Então Blanca precisa lidar com seus sentimentos mal resolvidos já que seu ex-marido até já se casou novamente e esperam um bebê e ela precisa aprender como se dar uma nova oportunidade de viver enquanto seu trabalho lhe proporciona conhecer muito mais sobre a história da Espanha.

Pra começar eu preciso dizer que o livro não foi o que eu esperava, mas desde já deixo claro que não foi o livro em sí, pois ele é muito bem escrito e possui uma ótima história mas sim a expectativa que coloquei sobre ele.

Achei que seria um livro mais histórico do que sobre relacionamentos e apesar de ter sim a parte histórica ele pra mim se classifica mais na linha do romance e é um gênero a que não sou muito apegado.

Os personagens são densos, profundos, bem escritos, e a as características que amo nessa autora ainda estão lá.

Pra mim o livro se arrastou um pouco, mas ainda assim indico pois como disse, ele não funcionou tanto por conta de expectativas erradas, mas como livros são experiências individuais eu sei que pra outras pessoas ele pode ser uma experiência incrível.

14/08/2020

Minha nova Elena Ferrante
Adorei, assim como "O Tempo entre Costuras", é um livro cativante, rico em detalhes e com gostinho de quero mais.

1 | 2 | 3 | 4