O que é o liberalismo

O que é o liberalismo Donald Stewart Jr.

Resenhas - O que é o liberalismo

denis.caldas 25/05/2023

O liberalismo é uma doutrina política...
...voltada para a melhoria das condições materiais do gênero humano. Seu propósito é reduzir a pobreza e a miséria, e o meio que propõe para que esse objetivo seja atingido é a liberdade. O pensamento econômico e a experiência histórica não conseguiram, até hoje, sugerir um outro sistema social que seja tão benéfico para as massas quanto o liberalismo. (da pg. 109 do Cap. III)

Inicio essa pequena resenha com um trecho que resume o que é o liberalismo, pois sempre me sinto bem quando leio um livro sobre o assunto, pois simplesmente não há hipocrisia ou venda de um sonho, é como se você estivesse conversando sinceramente com um grande amigo seu, falando sobre as coisas da vida, sobre a vida como ela realmente é. É diferente do que conversar com pessoas que dizem uma coisa e fazem outra, é diferente do que ler sobre belas palavras teóricas que afundam na práxis do cotidiano.

Eu sei que você está pensando que, mais importante do que o material é o espiritual, que devemos proteger os frascos e os comprimidos, mas para fazer isso somente com a riqueza e o progresso humano, só é possível repartir o bolo se fizermos ele crescer, pois, como disse Bertolt Brecht, "primeiro a barriga, depois a moral". Enfim, só conseguimos distribuir riquezas se, primeiramente, a promovermos por um bem comum.

Por isso que é tão combatido em todos os países em menor ou maior medida, pois beneficia o povo em detrimento das elites intelectuais, econômicas e políticas.

"O que importa, por ora, é consignar que a adoção da regra e a submissão a ela surgiram na humanidade como um meio para atingir o objetivo de aumentar a satisfação ou diminuir o desconforto. A implementação de leis ou regras que contrariem os inexoráveis determinantes da ação humana só poderá ser feita pelo aumento da coerção. Na medida em que isso ocorra, a sociedade livre transforma-se em uma sociedade submetida a um poder autoritário, seja ele o monarca, o déspota, o ditador militar ou o representante de uma eventual maioria que controla um Estado todo-poderoso." (4 - As regras de justa conduta; em II - Ação humana e economia) É aqui que começo a entender o porquê do Direito Consuetudinário ser melhor do que o Romano, do Natural ser melhor do que o Positivo. E como o jogo de palavras mascara a realidade: o Direito Positivo deveria se chamar Impositivo; Progressista não tem nada de progresso etc.

Enfim, diferente de livros mais voltados à realidade do hemisfério norte, além de ser mais didático do que alguns livros de Mises, neste livro o autor foca na realidade do Brasil, e faz algumas propostas liberais. Por isso, é um dos meus muitos favoritos.

Cezar Souza 29/12/2021

Para iniciantes
O livro introduz vários pontos do liberalismo e da Escola Austríaca. Embora seja bem introdutório, da para aprender bastante e fechar algumas pontas soltas sobre alguns conceitos.

Erika.Reis 06/06/2022

Para entender o básico
Eu precisava de uma base para o meu trabalho e esse livro ofereceu isso de maneira bem clara com uma linguagem acessível

Evellyn 28/02/2023

Como citado pelo autor "liberalismo é antes de tudo
liberdade. Liberdade entendida como ausência de coerção de indivíduos sobre
indivíduos."

Inicialmente quando me foi proposta essa leitura fiquei um pouco receosa, pois ainda leiga no assunto dessa temática acreditava que teria dificuldades para entender todo o contexto que Donald apresentou em sua obra, porém me vi
imersa em algo tão bem estruturado que não tive dúvidas do que pensava a respeito dos pilares do liberalismo.
No decorrer do livro através da apresentação de um pouco de história sobre o mundo, consegui identificar também outras formas de pensamentos e ideias onde só fortaleceu os argumentos sobre o que é a liberdade pregada pelo liberalismo.
Sem sobra de dúvidas, indico esse livro para pessoas com o objetivo de iniciar
debates sobre essas ideias, afinal de contas temos tanto bombardeio de
informações através de nossas mídias que é como respirar ar fresco ao ler algo
que defenda a nossa liberdade como indivíduos.

Carolina 29/09/2023

Amo aprender
Adoro ler livros de todos generos para sempre aprender um pouco mais sobre tudo haha tento sempre intercalar leituras de ficção com livros de auto ajuda ou sobre politica, finanças e afins. Este eu ouvi como audio livro. Bem rapido, pratico, bem explicado e super facil de entender. Pra quem quer saber mais sobre o que é liberalismo, vale a pena. Atraves dele tambem recordei de varias coisas que estudei no periodo da faculdade de relações internacionais.

Miqueias.Machado 23/10/2023

Zoado do começo ao fim
O livro praticamente se propõe a falar sobre o que é liberalismo, mas não aborda de forma muito aprofundada a origem desse pensamento. Faz uma menção muito pequena sobre Adam Smith e praticamente nada sobre John Locke. Será que isso se deve ao fato de Locke justificar a escravidão, possuir ações em empresas de comércio de escravos e ser secretário dos Senhores Proprietários das Carolinas? Eu diria que este livro deveria se chamar "O que é praxiologia e Escola Austríaca". Ele não aborda nada sobre o liberalismo clássico, exceto pela breve menção a Adam Smith. Um dos maiores absurdos em trechos do livro é a ideia de que o lucro é algo capaz de surgir do nada. Sim, o autor defende que o lucro surge do nada absoluto, ignorando vários fatores para que o lucro exista. Outro fato que me causa agonia é a ideia de cupom para estudante. Na moral, que ideia mais equivocada que o autor trouxe de Friedman. A cereja do bolo foi a bajulação que o autor faz a Fernando Henrique Cardoso. O cara só faltou dizer que quer cair de boca nele, porém se limitou a falar de Collor. Será que o autor negaria que Collor era um liberal? Não tocou quase nada sobre isso.

Victhor Fabiano 07/05/2014

O que é o Liberalismo é um instante de percepção na qual o autor exerce o papel de professor: nos ensina passo a passo a teoria liberalista de forma didática e fornece alguns pontos interessantes a seu respeito; também explicita sua opinião com base nos preceitos teóricos.

Luan Sperandio 18/01/2017

Obra introdutória para conhecer o Liberalismo
Donald Stewart Jr., fundador do Instituto Liberal, nos ensina nesta obra introdutória, a partir de breves considerações, o que é a doutrina política conhecida como Liberalismo. O autor faz isso, com muita propriedade, a partir das concepções de teóricos tanto Neoclássicos, quanto da Escola Austríaca. Tudo é devidamente referenciado na bilbliografia, fazendo despertar no leitor a sensação de que, após lê-lo, você está conhecendo um novo universo em que deve conhecer e ler mais a obra dos autores em que Stewart Jr. referenciou ao longo de pouco mais de 100 páginas.
Vale salientar que em vários momentos da obra ele se posiciona sobre temáticas caras ao Estado Brasileiro e a condições necessárias para o nosso desenvolvimento. Vale lembrar que o livro foi escrito em 1988, com esta reedição sendo feita em 1995. Assim, não deixa de chamar atenção a defesa pela necessidade de termos uma reforma tributária, eleitoral, previdenciária... 2 décadas se passaram e estamos aqui, sem essas reformas.

site: https://twitter.com/LuanSperandio

Dudu 03/06/2021

O liberalismo brasileiro
O livro de Donald Stewart JR é excelente para quem queira inciar e entender de forma superficial o liberalismo. O Autor traz muitos temas sobre o liberalismo, desde a história de surgimento ate os atuais ideais da doutrina liberal. Um ponto bom é que o autor é brasileiro então ele mostra uma vontade de impor suas ideias no dia a dia do brasileiro, além de contar sobre as situações brasileira e como suas ideias poderiam ajudar

Caio 28/06/2021

ÓTIMO LIVRO INTRODUTÓRIO
muito bom o livro, bons exemplos, bem escrito, rápido de ler e direito ao assunto sem ser razo, indico para todos principalmente para quem não sabe nada sobre o assunto, ou que já formou uma ideia pré concebida sobre o tema, essa avaliação é livre de opinião política, apenas avaliando a qualidade da obra.

Fred.Lima 23/09/2021

Boa base para um entendimento inicial sobre o liberalismo
Esmiúça de forma bastante didática e objetiva as bases de uma economia de livre mercado, apresentando em seguida os conceitos do liberalismo e traça um breve panorama e desafios da economia brasileira.

Danilo435 23/07/2022

Um dos melhores livros para adentrar no assunto
Recomendo demais essa obra fantástica sobre o liberalismo, é um texto muito simples e muito fácil de ver na prática as diferenças.
Foi um dos livros que mais tirei insight sobre diversos pontos, você vai se supreender.

site: https://www.instagram.com/p/CgWn2xDutBo/