Antes do Circo

Antes do Circo Jerônimo Teixeira

Resenhas - Antes do circo

Café 09/11/2023

Surpreendentemente bom
Peguei esse livro na biblioteca da minha escola só por pegar mesmo. Eu queria ler e ele parecia levemente interessante, mas eu não esperava que eu fosse gostar tanto.

Confesso que eu não consigo definir que tipo de livro é esse. O gênero dele, especificamente, é algo entre relatos e crônicas.
São vários capítulos com várias histórias, parecem ser baseadas em fatos mas não vi nada que confirme, e cada uma te faz pensar em mil coisas e nada ao mesmo tempo. É um livro desconfortável, mas não é um livro ruim, muito pelo contrário.

Tem uma linguagem vulgar e algumas palavras rebuscadas, mas dá para ler muito tranquilamente e a leitura flui bem.

Algumas histórias são bem objetivas, outras te dão espaços para imaginar o que elas significam e como tudo se desenrolou.

Não vou comentar sobre cada capítulo até porque minhas resenhas são mais para dar uma visão geral do livro do que uma análise super detalhada sobre ele.

Eu recomendo, é um livro que eu gostei bastante e definitivamente pretendo comprar para adicionar na minha estante.

Xandy Xandy 24/12/2017

Onze histórias com auras bem diferentes!
Querida Família Lendo Muito, a resenha que trago-vos nesta véspera de natal é de mais um livro adquirido em uma das máquinas de livros do metrô de São Paulo.

Trata-se de Antes do Circo, obra de autoria do premiado escritor gaúcho Jerônimo Teixeira.

Em cada uma das onze histórias que fazem parte desta coletânea, o autor explorou temas dos mais variados, como drama, comédia, erotismo, quebrando todos os paradigmas entre o real e o absurdo, sem jamais desrespeitar o leitor.

Através de sua escrita brilhante o autor conseguiu criar uma aura diferente para cada história; os personagens criados por Jerônimo Teixeira são vulneráveis e, de uma hora para outra tornam-se fortes.

Como sempre costumo fazer aqui no Lendo Muito, selecionei as duas histórias que mais me encantaram:

1. Melodrama
Num dia de muito calor, um rapaz e sua namorada apaixonada enganam seus pais com desculpas arrumadas e lançam-se nus, às margens do lodacento rio Caí.

Na época em que se passa a história, as moças eram mais recatadas e não tinham qualquer envolvimento sexual com os rapazes, mas esta pobre coitada estava sendo enganada há bastante tempo pelo cafajeste do namorado; através de sua lábia, o pulha convencera a pobre moça a entregar-se totalmente de corpo e alma para ele, fazendo-a acreditar que ele casaria com ela.

Entretanto, o velhaco não queria nada além de favores sexuais da pobre pequena, que sempre pedia a ele uma prova do seu amor. Ele resolveu então conceder-lhe a tal prova, realizando um belo salto no rio.

Ele subiu na ribanceira, bateu no peito, tal qual Tarzan, gritou “eu te amo” para ela e lançou-se ao rio, indo bater com a cabeça em um tronco submerso…

2. Reduzir a pó os testículos

Este conto tem apenas duas páginas, mas parece ter mais de cem, dada a sua riqueza de detalhes.

Uma prostituta é sempre maltratada pelo mesmo cliente, que costuma puxar com força seus cabelos, morder seus mamilos e até arranhar seu rosto.

A perversão deste depravado só aumenta a cada dia que se passa, e ele chega até a levar um terço e exigir que ela reze enquanto ele a penetra de maneira violenta e, antes de ir embora, cospe em sua cara.

Tudo muda quando, certo dia, o desprezível ser abre demais a sua guarda, pedindo para sua vítima que acorrente seus pés e braços à cama.

Neste dia em questão, a caça virou caçador…

O resto, só lendo muito!

Livro digno de 3 estrelas.

site: https://lendomuito.wordpress.com/2017/12/24/antes-do-circo-jeronimo-teixeira/