Nefer, o Silencioso

Nefer, o Silencioso Christian Jacq

Resenhas - Pedra da Luz - 1 - Néfer, O Silencioso

Inlectus 16/04/2009

Muito bom livro.
Para quem é fã de cultura e sociedade do Egito Antigo, ou gosta de história, esse livro da uma bela noção de como seria a vida no chamado berço da civilisação. E a estória cheia de tramas e intrigas, também prende a atenção, uma boa leitura para qualquer leitor, mesmo os leigos em assuntos históricos.

Lucy Nazaro 19/05/2011

Pedra da Luz, Nefer o Silencioso
Gostei do livro. Trata-se de uma trama carregada de mistérios, no velho Egito, onde a ambição, a inveja e a corrupção caminham lado a lado com a paciência, com a bondade, com a busca silenciosa do objetivo maior, que é se sentir livre e desenvolver as aptidões que nasceram conosco. No entanto, apesar de terem nascido conosco as aptidões, os dons, eles precisam de muita paciência e muito trabalho para que cheguem ao ponto máxcimo de nossa potencialidade.
Acredito que, nesta leitura, aprendi que a paciência e a força de vontade, a fé naquilo que se acredita, que se quer para a própria vida é fundamental. Quando definirmos o caminho, as metas que queremos, devemos nos munir de paciência e força de luta, pois assim nada e ninguém nos vencerá.
E, ainda, que muitas coisas que vêm pelo caminho fácil, ou pelo não correto, segundo as leis na natureza, os tais atalhos que tomamos ou fazemos acontecer, escoam rapidamente, não continuam conosco até o fim. Talvez seja necessário essa aprendizagem grau a grau para que haja um verdadeiro aprendizado do que somos e do que seremos por nossa vontade e por vontade divina.

Aylane Nunes 08/08/2023

Gostei muitooo
Muito bom o livro!! Gostei muito !!
Irei continuar a série com certeza e fiquei com vontade de adquirir os livros.

SilnAria 09/05/2022

Nefer, o silêncioso.
1° livro da saga concluído com sucesso. A temática é bem diferente da qual eu estou acostumada a ler, mas foi interessante ainda assim.

André Goeldner 11/02/2009

Para quem gosta de história ou tem curiosidade sobre o antigo Egito (se é que alguém não tem), vale a pena ler esta série. A diferença desta em relação a série Ramsés, é que esta passa-se toda dentro de um pequeno povoado responsável por construir a morada eterna dos faraós e, consequentemente, guardar muitos segredos.
Verdade a ficção se unem a favor da boa leitura.

Recomendo

Digão Livros 15/08/2010

O livro é muito bom! Apesar de grande, os capítulos são curtos e sempre te levam a querer ler o próximo. A narrativa é simples e vem com alguns tópicos, explicando as palavras menos acessíveis.

O romance acontece no antigo egito, e a sucessão de acontecimentos prende a atenção do leitor, à espera de um ápice, que o leitor espera encontrar até o final do livro.

Para mim, esse foi o problema, o que marca o final do Vol I não é uma solução ou um ápice, e sim o fim de uma era, que não contarei qual é para não estragar o prazer da leitura.

Mas como marca o fim de uma era, a expectativa é como as coisas se ajeitarão até que a nova era se estabeleça, e é ae que entra o volume 2! rs.

Loopzig 09/01/2012

Lento, mas bonito.
Bom tirando por base Ramsés, a Pedra da Luz é bem menos movimentado, pelo menos nesse primeiro livro, falta ação, deixando tudo muito aberto talvez para os próximos. Apesar da falta de ação e emoção o autor não deixa a desejar nas suas brilhantes descrições sobre o modo de vida do antigo Egito e por isso mesmo nos prende a leitura. Os dois personagens são opostos e intensos em suas próprias atitudes. Se você espera muita emoção e mistério ele ainda não esta no primeiro livro, mas tenho certeza que vai fazer com que se interesse com o que vai acontecer com Nefer, Paneb e o Mehy.

Luiz Cláudio 13/03/2020

Instigante
Esse universo egípcio é fascinante. E no mesmo ambiente onde viveu Ramsés, fica melhor ainda.

@ruthlunang 03/07/2020

Sempre gostei de livros que abordam mitologia, e esse não me decepcionou.

A história desse livro se concentra em três personagens (Paneb, Nefer e Clara) durante o início de suas jornadas no Lugar da Verdade, um povoado cheio de segredos que apenas seus moradores podem conhecer. Porém, um homem ambicioso (Mehy) deseja descobrir esses segredos, nem que para isso o Lugar da Verdade tenha que ser destruído.

Michel.MacAdo 31/10/2021

Descubra um Egito Antigo Vivo
Christian Jacq é um mestre em ficção histórica. A vida diária da civilização egípcia nunca foi tão bem retratada como nessa série. A Pedra da luz é, sem sombra de dúvidas, a minha série de livros favorita, e se você ama a cultura e história do Egito, irá se encantar também. Este primeiro volume da série acompanha a vida de alguns indivíduos muito interessantes, durante o reinado de Ramsés II, O Grande, e sua relação com "O Lugar da Verdade", a sede de uma confraria secreta de mestres artesãos que construíram e pintaram as tumbas dos faraós. Como toda sociedade secreta, você conhecerá os ritos de iniciação e rituais, além de uma ameaça aos seus segredos e tesouros. Recomendadíssimo!

Batalha 24/08/2010

Leitura morna
Ao final do primeiro volume desta série, o que ficou foi uma certa decepção...
Sou fã da série Ramsés e devorei os 5 livros em poucos dias. "A Pedra da Luz" começou de forma similar pra mim e prometia ser uma grande leitura.
Como sempre Christian Jacq oferece uma leitura fácil e envolvente, com descrições detalhadas sobre a vida no Egito antigo, que são sempre muito atrativas pra quem gosta de Romances Históricos como eu.

No entanto, o autor parece estar mais preocupado em desfilar as belezas da "fascinante" civilização Egípcia, do que apresentar uma trama consistente...

O que começou muito interessante se tornou repetitivo e cansativo e a estória não mostra muitas novidades ou reviravoltas ao longo das páginas. Realmente é difícil acreditar que esta trama se sustente por mais 3 volumes.

No fim das contas eu dei 3 estrelas em respeito ao autor e em respeito a bela reconstituição de época. Ainda acredito que nos próximos volumes eu ainda terei uma boa surpresa. Espero que a estória ganhe folego...

Drica Liller 28/01/2024

Esse livro não é como esperava. Não traz tanta emoção ou surpresa ao ler. Espero que um próximo volume seja melhor

Camilo 25/12/2009

Um Lugar da Verdade
Um lugar ilustre o suficiente para merecer receber este nome, no mínimo, nos faz pensar nas lacunas de formação de caráter que a nossa própria sociedade acaba deixando passar.
O berço de todo o artesanato do Egito Antigo, o artesanato que "conferia" a Vida Eterna aos Faraós, onde cada morador era designado para trabalhar naquilo que possuísse maior dom. A estória, mesclada na história, deste povo tão admirado realmente foi uma boa sacada do autor.

Há muita beleza, muita admiração sábiamente ameaçado com intrigas, ambição e a malfadada corrupção que não pode ver um lugar íntrego que logo tenta invadi-lo e destruir todos os seus valores.

Livro muito legal.

Marcela 20/04/2010

Sensacional
Essa série de 4 livros são excepcionais. Esse autor é muito bom... Essa já é a 2ª série q leio, a primeira foi Ramsés. Fabuloso!!!

Uma história muito cativante cheia de mistérios e surpresa... Se vc qr começar a ler, recomendo começar pelo Ramsés... Não é continuação, mas tem referências importantes...

Um dos melhores livros que já li!!!

Anna 26/05/2010

Seguindo a linha de Ramsés
A Pedra da Luz é mais uma coleção de Christian Jacq, o autor da coleção Ramsés. A Pedra da Luz é composta por 4 volumes e também tem como tema o Egito antigo. A história de passa na comunidade quase que isolada do mundo exterior, conhecida como O Lugar da Verdade, onde vivem artesãos responsáveis por construir as moradas eternas dos faraós e suas rainhas. Este era um trabalho com grande carga espiritual e que guarda muitos segredos e por isso a comunidade é protegida do mundo exterior por 5 grandes muralhas e uma guarda real. Além disso, a admissão de novos artesãos exigia que o candidato tivesse ouvido "o chamado" e ainda sim, este precisaria passar por um rigoroso processo seletivo.

Muitas lendas cercavam o Lugar da Verdade. Como os artesãos admitidos eram obrigados a fazer um voto de silêncio, ninguém fora da comunidade sabia o que realmente acontecia dentro dos muros. Nem ao menos quem eram ou quantos eram os artesãos do Lugar da Verdade. Com todo este mistério, a lenda que dizia que os artesãos eram capazes de transformar cevada em ouro e matéria em luz embalavam os sonhos de muitos que estavam do lado de fora.

O primeiro volume conta a história de Silencioso. Este nasceu e cresceu no Lugar da Verdade, mas precisou abandoná-lo pois ainda não tinha ouvido "o chamado". Vivendo fora do Lugar da Verdade, Silencioso conhece Clara e Ardoroso. E a partir daí, inúmeros acontecimentos aproximou-os e tornou, Silencioso e Ardoroso, em grandes amigos e Clara na mulher de sua vida.

Seguindo o roteiro de Ramsés, Christian nos mostra a teia de inveja, ambição, corrupção que existe entre os altos funcionários do antigo Egito. Por ser um lugar sagrado, cercado de lendas, mistérios e protegido diretamente pelo faraó, o Lugar da Verdade atrai olhares de ganaciosos que querem desvendar o mistério da Pedra da Luz e assim, controlar o Egito.

Se você já leu Ramsés, não espere algo melhor. Espere uma história que segue exatamente a mesma linha e possui várias conexões com Ramsés. Aliás, Ramsés, o Grande, é o grande obstáculo que protegia o Lugar da Verdade dos gananciosos. Christian não inova, apresenta a mesma linha narrativa e estrutural da história que o consagrou como um grande autor. Não li a coleção inteira, mas posso afirmar que há inúmeras semelhanças com a história de Ramsés: há um homem que tem grande potencial para ser "o mocinho" e terá que enfrentar a ganância, mentiras, trapaças, truques e golpes de um vilão que quer o poder para si. O mocinho lutará até o fim para proteger Mâat e a espiritualidade do antigo Egito.

Nenhum destes fatos que eu listei acima tiram a minha indicação de boa leitura deste primeiro volume. É uma leitura fácil, capítulos curtos que fazem com que você queira avançar rapidamente para o capítulo seguinte. Sim, é um livro extenso com mais de 400 páginas. Só de olhar pode bater o desânimo nos mais preguiçosos. Mas vale a pena vencer a preguiça e desvendar os mistérios do maravilhoso mundo que Jacq nos apresenta.