Jonathan Strange & Mr. Norrell

Jonathan Strange & Mr. Norrell Susanna Clarke

Resenhas - Jonathan Strange & Mr. Norrell

Malle 18/02/2024

Temor & Arrogância
Talvez o livro de fantasia mais verdadeiramente britânico que eu já li na vida, tanto nos pontos fortes, quanto fracos.

Quando lemos uma fantasia, há de esperarmos algumas coisas: criaturas mágicas espalhadas pelo mundo de uma forma ou outra; magos e artefatos que podem governar uma trama inteira; uma aventura épica etc. De certo modo, Jonathan Strange & Mr. Norrell (irei me referir a JN&MN a partir daqui) preenche todas as lacunas, mas não da forma que um leitor corriqueiro de fantasia pode se esperar. Dividido em três partes ? cada um focado em um personagem diferente como palco principal ? e narrado em terceira pessoa, esta trama a princípio pitoresca se transforma em algo mais, algo tão tremendamente extenso e vivo que é necessário notas de rodapé sobre eventos fictícios do próprio universo.

Centrada primeiramente em seus personagens, com a narrativa em segundo plano pela maior porção do livro até sua terceira parte, acompanhamos a ascensão social e política dos dois primeiros magos ingleses a surgirem a mais de 400 anos. Aqui, a magia se tornou objeto de teóricos e estudos; ninguém mais a pratica. Seres mágicos são lendas. Reis que outrora foram adorados agora não deixam de ser uma memória cultural antiga, algumas vezes contestada. É um mundo onde tudo parece ser corriqueiro, normal, dentro do esperado; a magia é discutida somente por homens cavalheiros, sendo objeto de medo ou espanto por todos as outras pessoas. Susanna Clarke criou um terreno fértil, tanto fictício como histórico, onde é necessário as pessoas certas para alavancar o fantástico e iniciar a trama.

Eis que somos introduzidos a Gilbert Norrell, um homem de uma inteligência e conhecimentos tão profundos do qual o mesmo se perde. Um personagem complexo e cuidadosamente estruturado, ele por várias vezes pode se tornar um quase-antagonista da trama, onde suas ações, apesar de previsíveis ? o que considero como positivo, como demonstração de como nos tornamos íntimos dos protagonistas ? porém condenáveis. Ele é um lado da moeda: o conservadorismo, a tradição, a ordem e o temor. Nunca consegui odiá-lo durante o livro, por mais mesquinho que seja. Se trata da incorporação da velha escola, que ao se ver como a única referência viva de magia, resolve molda-la ao seu ideal.

Então entra seu contraponto teórico, prático e pessoal. Jonathan Strange é caótico, flexível, liberal e arrogante. Dono de uma rapidez de aprendizado incrível e tão inteligente quanto Norrell, é somente natural que ele se torne discípulo do outro. Ele é um reflexo distorcido de Norrell, da mesma forma que Norrell é dele; ao mesmo tempo que se completam, são incompatíveis. Vemos como nascem duas escolas de pensamento, como doutrinas são criadas, e de forma bem fiel ao mundo real. A narrativa é focada no desenvolvimento desses personagens de uma forma tão intensa e precisa que pode, com certeza, deixar a leitura difícil. Acompanhamos a descrição de todas as camadas que veem a construir os dois magos da Inglaterra, por vezes pesarosamente, e um leitor que esteja esperando ação e aventura se verá ficando entediado, pois não é esse o propósito principal das duas primeiras partes.

O conflito principal ocorre de forma natural e bem desenvolvido, coerente dentro do universo. Sua resolução, na terceira parte, que é de longe a parte mais recheada de acontecimentos e o verdadeiro cair das peças enfileiradas, é extremamente satisfatório. JN&MN consegue, mesmo com 824 páginas, não deixar pontas soltas (e as que estão soltas, são claramente propositais). Se isso não é um testamento da maestria do qual Susanna Clarke planejou este livro, eu não sei o que é então.

Recomendo sim para os amantes de fantasia, desde que tenham uns bons dias para ler. É uma leitura demorada, por vezes difícil por ser mais prolixa, mas tremendamente recompensadora.

Rafaela.Rezzadori 30/01/2024

Que livrão!
Que saudades eu estava da fantasia! Valeu demais a travessia. A leitura é longa e, algumas vezes, cansativa. Mas compensa demais!
Eu amei! Varias intertextualidades com meu livro favorito "O Nome do Vento". Amei!

Stênio Souza 16/11/2023

Jonathan Strange & S Mr. Norrell
Jonathan Strange & Mr. Norrell. ?????

Toda a magia de Harry Potter, para adultos, ambientado nas guerras napoleônicas. O único ponto negativo são as notas, mesmo tendo uma sendo muito boas para o desenvolvimento do enredo.

Roberto.Vasconcelos 13/10/2023

Jane Austen no universo da magia
Que livro fantástico!!!
Um livro sofisticado, culto, de humor ácido e mordaz e que me absorveu totalmente.
A escrita da autora é fascinante e tem aquele tom bem inglês, é tipo um romance de época com magia.

No início ele é bem arrastado mas essa parte é necessária pra nos fazer mergulhar no universo da obra.

Os personagens não são exemplos a serem seguidos, todos têm seus lados babacas, alguns mais do que outros, mas são tão reais pra época e todos são interessantes.

A história me envolveu completamente, fiquei imerso neste universo e foi muito prazeroso chegar ao final , a autora conduziu a história de forma magistral e criou um final que achei perfeito, tudo se encaixou.

Um dia irei reler com certeza.

Julia 14/08/2023

Otimo
Sentirei saudades dessa história. Muito boa para acompanhar porém, senti falta de algumas coisas no fim,acho que ele poderia ser melhor fechado.Daria para ter um volume 2.

Matheus.Ritzmann 18/07/2023

Jhonatan Strange E Mister Norrel
Um dos melhores livros que tive a oportunidade de ler, Susana Clark nunca foi escrever muitos livros mas esse sem dúvidas é uma obra prima.

Seus Personagens são cativantes, dão o estimulante a você para descobrir mais deles e do mundo.

O começo do livro é mais lento, pode fazer algumas pessoas desistirem dele no começo, mas eu insisto que vale a pena, depois que o "Circo pega fogo", por assim dizer, você fica vidrado em sua história.

Na parte de baixo dos livros temos algumas notas de rodapé, que podem se estender por mais de uma página, algumas são importantes, que vão aumentar seu conhecimento do mundo, outras eu já não considero tão importantes, mas sempre tem seu valor.

Por fim, um livro fantástico recomendo que quem tem interesse em ler ele leia.Acredito que não irá se arrepender!!!

Patricia.Areias 22/06/2023

Chato sim, incrível também.
Sem dúvidas é uma leitura bastante arrastada! Por ser fantasia, esperava várias cenas de ação, magia acontecendo, um ritmo instigante.... mas essa ta longe de ser a proposta e a realidade desse livro.
Acho que o livro é tedioso em infinitas partes, PORÉM, quando a trama começa a se desenvolver ( depois de umas 450/500 páginas.... talvez...) tudo muda... ao menos, para mim mudou.
A sutileza do humor, da ironia... simplesmente incrível! As personalidades históricas presentes.... tudo, tão pensado....
A construção dos personagens, a profundidade... eles realmente poderiam ser MUITO reais! Eu me apeguei ao Childermass, sem perceber, quando vi, já era meu personagem favorito.
Enfim, entendo quem odeia esse livro, quem abandona, quem acha chato! Eu também acho chato, mas é um chato que vale muito a pena.

Hammer.Mariana 11/06/2023

Gostei do final
Esse é o segundo livro que leio dessa autora e, até agora, eles seguem um padrão: demoram bastante para engrenar.
Não que o livro seja ruim, pelo contrário. Ele é muito bem escrito e criativo, mas confesso que não raras vezes passava páginas e páginas torcendo para que alguma coisa empolgante acontecesse.
O último quarto do livro é mais dinâmico e mais interessante.
Gostei.
É longo, às vezes tedioso, mas gostei.

Gustavo Rodrigues 02/06/2023

Pense num livro difícil? ele tem tudo pra ser excelente, só que não é. História boa, mas com MUITA enrolação. As vezes a leitura flui tranquilamente, aí do nada o ritmo cai abruptamente.

Pô, a autora foi sagaz na ideia da história. É uma parada bem fora da curva, mas que foi abordada de uma forma muito morosa. Um dos poucos livros que me dava um sono infinito.

Tem umas notas de rodapé gigantes que, em inúmeras vezes, não interferem em absolutamente nada. Só pra explicar uma coisa que nada tem a ver com coisa nenhuma. ?

Mesmo assim, ainda dei três estrelas porque a história é, sem dúvidas, muito legal. Só não consegui me adaptar ao estilo e ao ritmo que foram escolhidos pela autora.

Fui contraditório? Sim. Mas é isso aí ??
Marcy 03/06/2023minha estante
Fiquei na dúvida se vale a pena ler ou não kkkkjjkkkkjkk

Gustavo Rodrigues 03/06/2023minha estante
Eu também tô na dúvida ?

Eliza139 20/10/2023minha estante
Eu li e também achei moroso demais. É o tipo de livro com muita informação, dá a impressão que a autora quis mostrar o quão boa ela é, e o quão sua capacidade criativa é imensa, mas o produto final, para o consumidor final(nós leitores), tornou-se cheio e lento demais.

Comparo com aqueles professores que possuem até pós-doc, mas têm uma didática que não ensina muita coisa ao aluno.

Teyers 30/01/2024minha estante
Claramente nunca leram Haruki Murakami ?

Erika 29/04/2023

MARAVILHOSO
- Sou um livro. sou o livro. a tarefa de um livro é abrigar palavras, O que eu cumpro. Saber o que elas dizem é tarefa do leitor.

Rosonnn 30/03/2023

Uma história completa
A trama do livro é bem interessante. A volta da magia na Inglaterra, como isso vai acontecer e seu desfecho.

Os personagens são sensacionais. Childermass, Stephen, Strange e Norrell são muito bem escritos. Arabella e Lady Pole também são ótimas.
E há ainda o Cavalheiro de Cabelos de Algodão, com uma personalidade bem singular. E o misterioso John Uskglass.

A escrita da Susanna Clarke é ótima, irônica e a construção de mundo é excelente, com inúmeras notas de rodapé que explicam mais sobre a magia e suas histórias.

Nicolas.Jacob 16/01/2023

O hábito de desejar coisas
Uma rara fantasia de volume único, que poderia facilmente ser vários volumes.

Gostei bastante da pegada da história, a divisão entre as três partes me deu a sensação de ser bem definida com as características de cada personagem, sendo a parte do Mr. Norrell mais cadenciada, mais sofisticada, as coisas são mais estudadas, mais pensadas. A parte do Mr. Strange é gente indo à guerra, mais ação, acontecimentos que ditam o ritmo da história. E a parte final do Rei Corvo é uma pegada forte de melancolia, hora que as coisas desandam e assim por diante. Gostei dessas características.

Gosto dessa pegada de você estar no meio do livro e não saber pra onde as coisas vão caminhar, por existirem muitas possibilidades. Simplesmente as coisas vão acontecendo de forma natural.

O ritmo as vezes se arrasta, não da pra negar. Algumas notas de rodapé atrapalham o fluxo em alguns momentos também, e com certeza não é um livro pra se ler em qualquer momento, tem muita informação, muita coisa acontecendo sempre, em algum momento é provável que dê a famosa canseira.

Dito tudo isso, muito boa história, original e envolvente, em certos momentos tu se pergunta se os personagens realmente existiram. Gosto da escrita também.

O cavalheiro com cabelos de algodão doce é genial, simplesmente um dos meus "vilões" preferidos da vida, a maneira como ele consegue ser macabro sempre com classe e mantendo a elegância, é muito muito muito bom. Childermass foi com certeza outro personagem que gostei bastante, muita personalidade.

Não é pra todos, não é pra qualquer hora, mas quem der a oportunidade vai ter uma história completamente única e muito rica.

Precisamente:
?? 4,2/5

Daniel1503 26/12/2022

Um grande livro, não só em tamanho. Uma grande história, não só na quantidade de páginas. Para muitos que já o leram, até abreviado apesar das mais de 800 páginas. Jonathan Strange & Mr. Norrell não é do tipo de livro de fantasia clássico, com histórias de elfos e dragões. Porém, traz magia e feitiço ao mundo real, em uma ficção ambientada na Inglaterra vitoriana, destacando costumes da época e até fatos e personagens históricos. Destaque para o imperador Napoleão Bonaparte, o poeta Lord Byron e o rei George III.

Além dos dois principais, que dão nome ao livro, são diversos personagens que aparecem e somem no decorrer da leitura. O enredo é bem construído, detalhado. As notas de rodapé, apesar de extensas, trazem informações complementares importantes. Muitas vezes, algumas passagens não se explicam, não possuem um desfecho. Pelo menos foi a minha sensação. Apesar disso, a autora é capaz de fazer o leitor se acostumar com seu ritmo cadenciado. Como que por encantamento.

É o tipo de livro que vale ler sem pressa, com atenção nos detalhes, em cada parágrafo.

Manezera 07/11/2022

Quis ler este livro por ter visto a mini série da BBC.
A adaptação é muito fiel ao livro.

Mr. Norrel é um mago que compra todos os livros de magia para que sejam de sua biblioteca. Ele quer restaurar a magia inglesa, porém suas atitudes são sempre para manter a magia sob sua tutela. Tudo muda qdo o jovem Jonathan Strange aparece com um talento extraordinário. E ambos são mencionados em uma profecia.