A arte de purificar o coração

A arte de purificar o coração Tomás Spidlík

Resenhas - A arte de purificar o coração

Tamires Figueiredo 10/02/2023

Excelente ajuda para controlar os pensamentos (maus)
Inicialmente achei que o livro daria dicas de como ter uma coração mais puro, bondoso, amável. No entanto, o livro começa levando-nos a refletir sobre "de onde vem o mal?", "o que é o coração?", "o que são os pensamentos?", entre vários outros questionamentos muito interessantes e realmente importantes para entendermos o tema central do livro.

A parte que mais me chamou a atenção é aquela onde o autor nos ensina as etapas da entrada da malícia no coração até que se torne pecado. Nos ajuda a identificar quando um pensamento é ainda uma sugestão ou combate e quando ele, de fato, se torna um pecado.

Além disso o autor fala de maneira prática sobre a guarda do coração/pensamentos, sobre prática oriental da oração constante como forma de ter um coração mais puro (busca da apatheia cristã). Quem gosta de livros do catolicismo oriental (filocalia, peregrino russo), provavelmente vai gostar desse também.
LuaTeresa 10/02/2023minha estante
Quero ler esse. Me interessei

Diana Helena 30/12/2020

Leitura interessante
Não tenho outra palavra para descrever esse livro. Eu achei bem interessante como o autor consegue te abrir os olhos para as diferentes situações que nos trazem mais para baixo e nos deixam mais distantes de Deus.
Pode parecer que sabemos diferenciar o que é bom do que é ruim, mas a verdade é que no dia a dia as duas coisas se misturam com tanta facilidade que chegamos a confundir os dois.
Esse livro dá exemplos de como identificar isso. Por ser pequeno, é excelente para ser relido e reconsultado sempre que necessário.