Sonetos de Camões

Sonetos de Camões Luís de Camões

Resenhas - Sonetos

Samantha. Santos 26/07/2021

Sonetos de Camões - Resenhas - A intensidade do renascentismo tudo em um livro só, com as declarações de amor e o sofrimento pelo mesmo.
Os livros renascentistas tendem a ser intensos, sempre tive essa a impressão, sobre as obras dessa época, uma época em que os artistas estão se sentindo mais livres para se expressar tanto na literatura quanto na arte. Deixarão um pouco o peso do comando da igreja católica para trás, e escrever sobre como as coisas são.

Em Sonetos de Camões, ele trata de amor, perda, morte, Deus e uma crise existencial da forma mais poética em que você poderá ver. O amor que Camões mostra em seus sonetos são intensos e profundos cada vez mais claro o que ele sente pela amada, estando inteiramente em seus pés.

'' Quem vê, senhora, claro e manifesto
o lindo ser de vossos olhos belos,
se não perder a vista só em vê-los,
já não paga o que deve vossa gesto.''

A amada em que Camões cita neste livro, não tem uma identidade certa, os historiadores nunca acharam registros nem do nascimento ou de sua morte, tudo que se sabe sobre a musa inspiradora de Camões, está neste livro.

Com algumas perdas ao longo do tempo de escrita, pode se perceber que a escrita muda e, o tema amor não vai embora, porém abre espaço para que Camões fale de suas outras dores.

"como quando do mar tempestuoso
o marinheiro, lasso e trabalhando,
de um naufrágio cruel já salvo a nada,
só ouvir falar nele a faz medroso..."

Por ser um livro complexo, e com uma intensidade enorme, ele é muito usado em vestibulares por diversas faculdades, por isso, a importância de ler e se aprofundar nessa intensidade imersa que é Camões. os sonetos são um pouco complexos, para aqueles que nunca leram nada parecido, por isso é bom, uma edição que deixe sempre tudo explicado, principalmente para aqueles que iram estudar para os vestibulares.

A edição que eu tenho é maravilhosa, ela simplesmente deixa bem claro todos os sonetos, é uma edição comentada e anotada por Izeti Fragata Torralvo e Carlos Cortez Minchillo, com uma longa introdução que fala sobre o tempo renascentista, quando ele foi escrito e sobre a vida de Camões.

site: https://www.aultimaexclamacao.com/post/sonetos-de-cam%C3%B5es-resenhas

Filipe.Mello 24/05/2021

Baah
Alguns sonetos são bem bacanas. Gostei mais de uns do que de outros, mas confesso que não entendi muitos. Além disso, Camões era um sujeito muito inteligente. A forma dele de fazer suas poesias é muito incrível.
Pavozzo 24/05/2021minha estante
Suspeito levemente que o senhorito é gaúcho rsrs.

Filipe.Mello 24/05/2021minha estante
Pior que não sou kkkk, sou carioca

Pavozzo 24/05/2021minha estante
Baah, num acredito! Fui tapeado... rsrs. Sendo carioca então, se me permite a brincadeira, você diria: "Algunx sonetox xão bem banacax...". ?

Filipe.Mello 25/05/2021minha estante
Diria maia ou menos assim mesmo kkk

Leandro.Bonizi 19/12/2022minha estante
Talvez seja forma ele tenta expressar o irracional, como sentimentos amorosos, com a lógica e a razão.

Memy 19/04/2022

Uma grande bosta
Eu li esse livro pra escola então ja sabia que não podia esperar muita coisa
Tem que ter uma cabeça muito bem desenvolvida pra poder entender alguma coisa do livro, nao recomendo

Evellyn.Souza 05/05/2020

Camões faz jus ao seu título de melhor poeta português. Quando se leva em conta todo um contexto, seus sonetos torna-se espetáculos que são músicas para um amante do renascimento. Eu destaco "Como quando o mar tempetuoso", "Doce passarinho", "mudam-se as vontades" e claro "Amor é fogo que arde sem se ver".
Matheus Noronha 05/05/2020minha estante
Melhor edição. Bem mais fácil de entender

Leandro.Bonizi 19/12/2022minha estante
Concordo, melhor edição por ter a explicação após cada poema. Só que considerado Fernando Pessoa o maior poeta em língua portuguesa.

Mary Maia 22/03/2024

Mais um clássico
O que falar desse livro? Sempre amei os sonetos de Camões e não poderia ficar fora dessa.
Leitura rápida, leve e reflexiva.
Se joguem!

naju 08/03/2022

tipo de livro que me fez parar e refletir sobre o que estava escrito, todos os textos são muito bem escritos, são todos muito cativantes, são textos que fazem você ficar preso naquilo que está escrito, Camões é muito profundo, todos os textos que eu li eram muito profundos e acabou sendo uma coisa que me deixou em outro mundo por uns instantes e isso foi incrível, mas é muito bonita forma que ele retrata a paixão, a forma que ele retrato amor, a morte, enfim eu realmente gostei muito do livro e valeu muito a pena ler ele

Marcela290 01/09/2022

Nem sei o que posso dizer sobre Camões, sou apenas uma leiga muito curiosa, mas sempre senti muita curiosidade de ler os poemas dele e já tive contato com alguns deles na escola.

Bem vamos lá, é uma poesia muito profunda e erudita, um lirismo reflexivo, como é comum nas obras renascentistas, Camões tem uma inspiração, a sua amada, mas os estudiosos não sabem ao certo quem ela é, mas é bem provável que teve mais de uma musa inspiradora.

É tão tocante como ele fala do Amor, que é aqui retratado como "amor puro" em que ele só admira mas nunca pode ter a afeição da dama, em parte por desprezo da da mesma ou alguma tragédia ocorrida.

Mas ao final temos uma temática religiosa, mais voltada ao maneirismo, estilo muito parecido com o barroco.

Enfim é uma leitura obrigatória, principalmente para os estudantes, e é bom que seja uma edição comentata.

Carol 25/01/2023

Li por causa da UERJ
Gostei muito, o cara criou uma métrica especifica pra falar das amadas e ainda sentiu dificuldade pra descrever a pureza de seus sentimentos e a beleza delas!!! Genial

Carol 29/07/2020

"Eu cantarei de amor tão docemente"
O presente volume contém uma seleção dos principais sonetos de Camões, além de algumas redondilhas, canções e odes do autor. Ao final de cada poema há notas explicativas de determinados termos e uma explicação geral sobre o que está sendo falado. A obra também conta com uma introdução riquíssima que fala sobre o Renascimento e a obra de Camões.

Adorei essa compilação, há poemas maravilhosos que nos fazem ter uma visão clara da lírica Camoniana, e os textos de apoio auxiliam na compreensão do período e contexto em que os poemas foram escritos. Recomendo muito a leitura para aqueles que gostam de poesia!

claris 09/09/2021

camões chorando o leite derramado
Resumindo a maioria dos sonetos: arrependido após salvar o manuscrito de Os Lusíadas ao invés da mulher amada em um naufrágio, Camões chora o leite derramado.
O cara era genial demais e, por isso, os meros mortais de 17 anos - que assim como eu, precisam ler os sonetos selecionados para o vestibular - ficam lutando para entender. Juro que as vezes lia a mesma coisa três vezes (com a interpretação do lado) e continuava sem entender nada.

Julião 17/04/2020

Poemas maravilhosamente bem escritos e absurdamente envolventes.

luuvetere 07/06/2021

muito bom, mas prefiro a edição da sheila hue. ela comenta muito bem sobre cada soneto
Rayanna 09/11/2021minha estante
oii, qual seria a edição dela?

GabrielSPRJ 02/11/2021

Poética camoniana e suas influências
É de extrema relevância elucidar-vos que, a abordagem do livro é breve e não tem a intenção de esgotar toda obra do autor. Desse modo destacam-se três aspectos notórios: A "dissecação" textual, densidade linguística reveladora e o homem e sua época.

Inicialmente, sabe-se que a explanação de palavras já alteradas em nossa língua - comuns na época do autor - é destaque neste livro que tem similidade didática. Contudo há também uma espécie de dissecação textual aprofundada para maior compreensão da relação "criaçãoxcriador", bem como o tempo e as questões da vida.

Ademais compreende-se que a densidade de aspectos textuais que o poeta descreve , sobre o amor, a natureza, a beleza, a "fortuna", o vazio existencial e a impotência frente as adversidades geram diversas nuâncias para a uma densidade literária singular em sua época.

Por fim, camões o grande poeta da língua portuguesa expressa o seu tempo, suas contradições e os anseios de um homem com valores renascentistas e torna em sua obra arquétipos, mítos gregos e valores cristãos, este, muito em voga naquele momento.

Se torna inegável portanto que em variadas características, fazem do autor um expoente da visão lusitana na era renascentista; engrandecendo em muitos momentos a côrte e a nobreza do Portugal que, afinal, não lhe foi muito grato.

giulia.costa 06/06/2024

"erros meus, má fortuna, amor ardente": o início desse soneto representa os 3 principais temas que serão vistos nesse livro: seus erros, e como ele é atormentado por eles; - principalmente quando se trata da morte de dinamene, que também vai ser um tema bem recorrente - má fortuna, "aquilo que nos reservam os deuses", o destino, o fado (dele próprio); e o amor ardente, o "amor que arde sem se ver". dentre as características de sua escrita estão 1. o discurso antitético - em poemas de tema "erros meus" se fazem notar na dualidade entre "bem passado e mal presente" - é comum, quando em um soneto ele fale sobre amor, que inicie a última estrofe com "mas", contradizendo tudo o que foi dito previamente - geralmente pra falar sobre um amor não correspondido; 2. frequentemente ele submete seus sentimentos a um encadeamento lógico de ideias para uma investigação racional - creio eu que seja por influência do racionalismo da renascença - de modo que a 1ª estrofe apresenta o problema (que pode ser um de seus temas favoritos: sua má fortuna, um amor que se foi...), a 2ª estrofe apresenta a consequência desse problema e a 3ª estrofe uma conclusão; 3. platonismo, aqui destaco o soneto "fermosos olhos que na idade nossa" onde ele atribui a amada olhos que emanam luz - trazendo a ideia de luz em platão, essa que se manifesta de maneira etérea iluminando a realidade, como no mito da caverna; e 4. a personificação de sentimentos, como suas lembranças, que vezoutra se torna interlocutora (num jeito bem bonito de falar sobre saudade).
o mais interessante é como alguns sonetos ainda são bem atuais, como "correm turvas as águas deste rio" onde ele se queixa da imprevisibilidade das coisas, "mas (o mundo) anda tão confuso, que parece que dele Deus se esquece.", fora todas as dores de amor.
meu soneto favorito: memória de meu bem, cortado em flores.

mai 23/03/2022

camões sente bastante, assim como eu. várias vezes me vi representada ali naquelas páginas. as três estrelas nesse sentido são porque amo sonetos, mas ler eles todos agrupamos sobre - na maioria dos casos - temas iguais fica meio cansativo. demanda uma sensibilidade a mais pra interpretação. e eu sou grande fã de sensibilidade num geral.