Teogonia

Teogonia Hesíodo

Resenhas - O Mundo como Função de Musas

Thali 15/12/2022

Muito interessante mas difícil
Mais da metade desse livro é o autor discutindo e analisando Teogonía de fato. Tem diversos trechos e reflexões interessantes, como o papel do canto para os gregos antigos (poder de lembrança ou esquecimento, de presença ou ausência); a questão da noção de temporalidade e os significados das histórias dos deuses, suas personalidades de acordo com suas origens, etc. Porém a leitura é bastante difícil, com muitos termos técnicos. Como eu havia comentado, existem trechos que parecem mais um trava lingua: "Ao dar-se como símil, o ser-mesmo se dissimula pela simulação desta similitude que, na força do assemelhar e do simular, apresenta-o como simulacro (a mentira símil)."
A tradução de Teogonia em si é apresentada mais para o final do livro e, para mim, o autor não foi feliz em sua tradução. Leitura bem truncada, algumas frases não fazem muito sentido... Parece que foi feita mais uma tradução literal e não foi feito nenhum esforço para tornar o poema mais compreensível.
De maneira geral trás ideias muito interessantes mas realmente não é indicado para todos os públicos.