Dona Baratinha Ana Maria Machado

Resenhas - Dona Baratinha

kassya 24/07/2009

Tablado
Epoca de leituras para o Tablado.
É um classico...

Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?

Brenda675 09/07/2020

Muuito divertido! O final é o melhor!

@esselivrotemhistoria (ig) 18/06/2021

hoje, quando eu perguntei pra ela qual história seria, qual não foi minha surpresa quando ela me disse: "Dona Baratinha". (Ela viu um teatro na escola) Eu fui a dona baratinha no teatro da escola. Tinha esse livro guardado para apresentá-lo no futuro. EU achei ele longo demais pra uma menina de 3 anos. Esse livro me remete a minha infância. Tenho a memória de decorar o texto para peça debaixo da mesa enquanto minha mãe passava roupa. Gostava do menino que fez o boi... só não me recordo de o fim ser como o recontado por Ana Maria Machado e ilustrado por Maria Eugênia.
Minha menina foi até o final e pediu de novo!
No embalo, segue no próximo post um outro livro que me traz boas recordações.
@editoraftdoficial
#livroinfantil #literaturainfantil #maeleitora #maequele #leiaparaumacriança #leiaparaseufilho #esselivrotemhistória #esselivrotemhistoria

KamillaBarcelos 23/06/2009

"Quem quer casar com a D. Baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?"
Essa é a minha história preferida. Antes mesmo de saber ler, os meus pais a contavam para mim, por isso eu já sabia esse conto todo decorado.

Lua 11/08/2009

Dona Baratinha por Luana

Claudinha 11/03/2010

quem quer casar com adona baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha??
Quando li esse livro eu estava na 3 série não me lembro bem.. fizemos ate um teatrinho como trabalho na escola..
Essa dona baratinha hein?? pensa que so porque achou uma moedinha já pode ir casando.rsrsrs..
dispensou o boi,o jumento,porque faziam barulho na hora de dormir e queria se casar com o rato que era silencioso e discreto, porém o mais guloso..
ninguém nesse mundo é perfeito.

fran 16/05/2017

Dona Baratinha
Dona baratinha é uma obra da escritora Ana Maria Machado, e nesse conto ela relata uma a história de uma baratinha que morava sozinha em sua casinha e vivia tão tristinha a coitadinha. Um certo dia Dona Baratinha em quanto varria sua casinha achou uma moeda de ouro e ficou muito alegre pois ela tinha acabo de ficar rica. Logo dona baratinha pegou a moeda de ouro guardou em uma caixinha, pós uma fita no cabelo e foi para a sua janelinha, e toda vez que alguém passava ela começava a cantar.
“ Quem quer casar com Dona Baratinha, que tem fita na cabeça e dinheiro na caixinha”
O primeiro que passou foi o pato e ele disse eu quero casar com você Dona Baratinha. E ela perguntou – lhe, como é a sua voz? O pato grasnou: “qua qua qua”. Ao ouvi a voz do pato ela logo reclamou dizendo que era barulhenta e lhe assustava, e o pato assim foi embora nadar na lagoa.
Em seguida passou o cavalo e disse eu quero casar com você, e Dona Baratinha perguntou, como é a sua voz? O cavalo relinchou: “Rii, Rii, Rii”. Ao ouvi a voz do cavalo ele logo reclamou dizendo que era barulhenta e lhe assustava, e o cavalo assim foi embora para o pasto comer capim. Os pretendes de Dona Baratinha só iam aparecendo como o macaco, o bode, o lobo, o gato, o sapo.
E Dona Baratinha como era um pouco exigente sempre pedia para ouvi a voz de cada um e sempre reclamava do barulho e que a assustava, assim fazia com que os seus pretendentes fossem embora fazer as suas atividades rotineiras. Como já tinha passado muitos pretendentes e nem um se encaixava no perfil de Dona Baratinha ela começou a fica desanimada, e foi aí que passou o rato e disse que queria casar com ela e mais uma vez ela perguntou, como é a sua voz? E o rato chiou: “Qui, qui, qui’. E como o chiado do rato era baixinho e não assustou Dona Baratinha disse que iria casar com o rato, muito alegre que tinha arrumado o noivo logo quis conta a novidade e foi para a janela e disse: - Se quer conhecer meu noivo educado é só aparecer as dez horas do próximo sábado.
Chagando o sábado, ninguém ficou em casa, bicho que nunca saia de seu canto foi a casa de Dona Baratinha ver o seu noivo, e as dez horas da manhã como o marcado o rato apareceu na janela ao lado de sua noiva Dona baratinha e assim com muita alegria marcaram a data do casamento.
E no dia do casamento foi preparada uma festança com uma deliciosa feijoada, Dona Baratinha toda vestida de branco de véu e grinalda foi para a igreja onde os convidados a esperavam ansiosos, mas o noivo não se encontrava lá quando de repente apareceu o quati gritando que o rato tinha caído na panela da feijoada. O cheiro do feijão com tousinho estava tão que ele não resistiu subiu na panela, perdeu o equilíbrio e caiu, ficando assim todo queimado o coitado do rato.
Dona Baratinha ficou muito triste, mas logo ela foi se recuperando e em uma manhã ensolarada voltou para a janela, quando de repente passou por ali o Sr. Baratão e fez a seguinte pergunta: - Olá Dona Baratinha! Quer casar comigo?
Dona Baratinha ficou toda animada, mas antes de dizer sua resposta, perguntou ao Sr, Baratão se ele gostava de feijoada e logo ele responde que não gostava, de feijoada nenhuma. E Dona Baratinha bem alegre respondeu que aceitava casar com ele.
Os dois se casaram e esperavam viver feliz para sempre.

Nati Gimenez 26/10/2023

Um livro infantil que não me conquistou tanto, mas é um clássico e é interessante apresentar para as crianças.

Celia.Rabelo 31/07/2009

Amei esse livro, é muito engraçado, não tem como não rir da metidez da dona baratinha.

AmandaReadss 20/01/2024

Uma boa leitura apesar de ser extremamente repetitivo em algumas partes, o que eu acho totalmente compreensível para um livro infantil mas acho que isso cria um ambiente monótono, apesar disso é um livro bom e engraçado, além de ser receptivo.