O Advogado da Vida Jean Postai

Resenhas - O Advogado da Vida

Fernanda 27/02/2013

Resenha completa aqui:

Resenha:

“O Advogado da Vida” é um livro que meche com os leitores, tanto por apresentar uma leitura forte e reflexiva. Para mim também posso dizer que foi uma leitura diferente as quais estou acostumada a ler, e confesso que gostei bastante da narrativa e da história em si. A trama foca em um assunto bem polêmico em nossa sociedade e no livro é abordado de maneira descritiva e ao mesmo tempo simples. Ao lermos a história nos deparamos com perguntas sem respostas e que merecem uma boa reflexão: Onde começa realmente a vida e por onde finaliza? O que é certo e o que é errado?
Não pretendo declarar minha opinião quando ao aborto em si, mas quero apenas mostrar os principais pontos do livro. Realmente é algo bem complicado de ser explorado, porém o autor conseguiu explorar bem o assunto e todos os personagens envolvidos. É uma leitura que nos prende do início ao fim, deixando um ar de suspense e tensão em todas as páginas.

Foram usados muitos termos jurídicos nesta trama e não acredito que isso tenha dificultado a minha leitura, pelo contrário achei ainda mais interessante o modo como Jean Postai colocou esses termos em cena. Sem falar que nós, leitores, somos agraciados com um pouco de conhecimento da área de direito, mesmo não sendo minha area achei super empolgante e dinâmico. É uma história que querendo ou não, nos faz pensar muito sobre esse assunto e nos ensina muitos fatos importantes. Com certeza é um ótimo método para que o tema em questão chegue aos leitores e que tenha mais repercussão.

A obra segue o caso de Arthur Galanidel, é um médico renomado que vê sua carreira indo por agua abaixo por causa de um escândalo. O obstetra foi preso e acusado de realizar abortos ilegais em sua clínica e isso inclui menores de idade.
O escândalo estava lançado e Arthur optou por contratar um advogado não tão conhecido, porém o médico deve ter total confiança nele para pôr sua carreira em risco. David Puskas aparentou ter certo receio no início, sendo que não era tão conhecido e nem tinha uma lista extensa de casos em seu currículo. Mas ele sabia que estava tendo uma oportunidade única e iria pesquisar e ir ao fundo nesta história. Em contrapartida, o Ministério Público também utilizará todas as armas possíveis contra esse caso, e com certeza isso também inclui todo o drama e apelação da imprensa que estará presente no começo ao fim desta trama.

(...)

Resenha completa aqui:

Oi Fernanda!
Gostou dos termos jurídicos? São bem poucos, olha que daria para colocar bem mais! rsrrs
Fiz este livro justamente para ser simples - e empolgante.
Obrigado pela resenha, um abraço!

Fernanda 08/03/2013minha estante
Oi Jean, sim adorei. Você conseguiu fazer a união desses termos. parabéns. Abraços.

Bia Rodrigues 23/09/2013

Antes de tudo gostaria de deixar algo bem claro. Esse livro trata de um tema muito polemico, o aborto. Um tema que a diversas opiniões e discussões. Cada uma usando um argumento, que se pararmos para pensar, de certa forma todos tem razão. Não estou aqui para discutir sobre o aborto, irei analisar o livro pela escrita, diagramação e revisão.

“E lembrem-se, existem três verdades: a minha, a de vocês e a correta”. (p.410)

O Advogado da Vida é um livro único. Bem escrito, com personagens fortes, com um tema polemico sendo analisado por dois pontos de vista, o autor apresente o ponto de vista de quem é contra o aborto e de quem é a favor, sempre analisando muito bem cada lado e suas motivações.

É um livro que vai mexer com você, mesmo que você não espere. Eu não esperava que iria terminar a leitura e refletir tanto sobre o tema. Eu sempre tive uma opinião formada sobre o assunto, mas ainda assim depois da leitura refleti muito sobre o tema, continuo com a minha opinião, mas pude ter uma ideia e compreender melhor quem é contra. Eu sou a favor do aborto, não vou explicar minhas razões, isso não é o foco.

A intensão do livro não é em nenhum momento de fazer ser a favor ou contra o aborto, para mim o que o autor passou é que teve a intensão de mostrar os dois lados para te fazer refletir sobre todas as opiniões sobre o assunto. Acho que para muitas pessoas esse livro pode ser um ensinamento para acima de tudo aceitar a opinião do próximo.

Os termos jurídicos foram apresentados de forma fácil de compreensão, e não são muitos, são usados somente em momentos realmente necessário. O livro é narrado em terceira pessoa, o que foi bastante importante para analisarmos todos os lados da historia.

Não pense o que o livro tem uma leitura difícil o autor abordou o tema muito bem, conseguimos ler ele com facilidade. O autor usa elementos e ingredientes que tornam a leitura rápida pois a cada pagina queremos mais ainda saber o desfecho dessa historia. Eu recomendo o livro para aqueles que gostam de livros que nos façam refletir e repensar nossos conceitos.

site: http://www.pepperlipstick.com/2013/09/resenha-o-advogado-da-vida.html

Lina DC 12/12/2012

O dr. Arthur é um médico que tem uma clínica de alto nível, atendendo principalmente celebridades e pessoas com um poder aquisitivo alto. Certo dia, um casal recomendado por uma pessoa poderosa é atendido pelo médico e alega que seu filho tem uma doença rara, descobrindo que não irá viver muito após o nascimento. Conversa vai, conversa vem, e eles conversam sobre a possibilidade de realizar um aborto, sendo que o médico se prontifica a realizar na própria clínica o procedimento. O que ele não esperava é que a dupla está com uma câmera escondida e nãose trata de um casal, e sim uma dupla de jornalistas. O médico é preso e a história começa por assim dizer, a partir desse ponto. O médico contrata David, um advogado recém-formado de 25 anos. O motivo da escolha de David é explicada no livro e foi bem interessante ver como o jovem advogado reagiu durante as situações que foram impostas a ele. A equipe de David é formada por Elaine, sua secretaria de meia idade e o seu estagiário Teo, um novato idealista, além de estar noivo de Joana.
O dr. Arthur defende o lado a favor do aborto no livro, dizendo que é um direito da mãe decidir ou não dar a luz. Ele ainda defende a legalização do procedimento, pois se sabe que existem clínicas clandestinas que realizam tais procedimentos sem o mínimo possível de higienização ou treinamento, podendo levar a mãe ao óbito.
Nós ainda temos Matias, um personagem meio misterioso no livro. Ele conhece o dr. Arthur há muitos anos, e durante o julgamento, vai tentando auxiliar David, entregando algumas pistas ou revelando alguns acontecimentos.
Em contrapartida, temos a promotora Morgana, um tubarão nos tribunais. Bem sucedida em seus casos, algumas vezes ela “torce” a lei para conseguir cumprir o seu objetivo. Nesse caso, ela entra em contato com Frank Wolf, líder de uma organização que luta contra o aborto, que às vezes é um pouco extremista.
“Morgana crescera acompanhando as decisões de seu pai, que fora um juiz por muitos anos e desembargador de um dos mais importantes tribunais do país. Após se formar numa universidade de ponta e fazer especialização em Direito Penal na Alemanha e na França, passou no concurso para promotora de Justiça, com apenas 25 anos. Passados mais de vinte anos de carreira, contabilizava a fama de durona e implacável no Ministério Público, uma dedicação tão grande que já lhe custara dois casamentos e algumas acusações de calúnia e injúria por parte de assistentes e de ex-companheiros de trabalho”. (p.117)
O livro irá discutir de modo bem embasado os dois pontos de vista, além da visão religiosa sobre o assunto.
O que eu achei do livro? Maravilhoso. Adoro livros que permitem uma reflexão de temas polêmicos, principalmente quando o autor sabe defender os pontos de vista (nesse caso, foram dois: contra e a favor do aborto). O livro é repleto de personagens fortes, idealistas, imperfeitos, ou seja, simplesmente humanos. Adorei! O autor deixa claro seu conhecimento na área jurídica, explicando de forma concisa, porém informativa, os detalhes de um julgamento tumultuado.
A revisão está de parabéns, assim como a diagramação. Espero ansiosamente pelos próximos livros do autor.

Jean Postai 08/03/2013minha estante
Obrigado pela resenha Carolina! Curti demais!

Beatriz Gosmin 28/06/2013

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.com.br
Onde começa o direito à vida? Uma pergunta ousada, questionadora e que causa muita inquietação, além de provocar um longo debate. Sabendo disso, desde o início do livro (que se baseia nesta pergunta) já tive a certeza de que o negócio ia ser bom.

O famoso Obstetra Dr. Arthur Galanidel em um dia qualquer, é preso sendo acusado de realizar abortos (de forma ilegal) em sua clínica. Com uma menor a depor contra ele e um vídeo comprovador, ele concluí que sua única chance está em contratar um advogado jovem, idealista e questionador: seu sobrinho com o qual não mantém contato há anos.

David Puskas é um jovem advogado que trabalha em um escritório simples com sua equipe. Está noivo e sua vida parece caminhar tranquilamente, até que uma ligação faz com que tudo mude repentinamente: seu tio com quem não tem contato fora preso e o quer como seu advogado. David aceita.

Com a certeza de que esta seria a causa de sua carreira, tendo em vista a grande repercussão do caso em telejornais e país afora, David só não imaginava que defender um médico acusado de “tirar vidas inocentes” seria tão difícil, e até perigoso.

- E por que fez isso?
- Porque acredito que não cabe ao Estado a decisão de ter um bebê ou não, mas sim à mãe da criança, que sabe de suas condições econômicas, psicológicas e sociais, tendo noção de que a criança nascerá em um ambiente totalmente prejudicial a ela e à sociedade. - pg 181

Com a ajuda de seu estagiário Teo, David começa a juntar provas, testemunhas e documentos que o ajudem no caso, já que logo haveria a primeira audiência. Porém, ativistas anti-aborto (e com cérebros tamanho de ervilhas, devo acrescentar) ameaçam o bem estar do advogado, pixando o muro de sua casa e o ameaçando.

Uma narrativa envolvente em torno de um assunto importantíssimo, com reviravoltas, personagens orgulhosos e dispostos a tudo, e uma importante reflexão.

“O Advogado da vida” narra uma história diferente, riquíssima e merecedora de ser conhecida por todos. Apesar de não abordar tão a fundo o assunto “proibido”, o aborto, ele é um grande meio de fazer com que os leitores se interessem e busquem saber mais sobre isso em nossa sociedade atual, sendo um prato cheio para idealistas e jovens que sonham com um mundo melhor.

site: Resenha originamente publicada em: http://livroseatitudes.com.br/?p=7055

Marcia Lopes 23/02/2013

O Advogado da Vida
O Advogado da vida te envolve, te empolga a cada virar de páginas, não encontrei pontos baixos, o livro tem como cenário o mundo jurídico desde a decisão de pegar o caso até às alegações finais dos advogados.
Para mim foi uma leitura diferente, excitante, reflexiva e enriquecedora
O aborto não é assunto fácil, o autor nesse livro não coloca o aborto como certo ou errado, mas sim no direito de escolher. Cada ser humano e nesse caso... a mulher, tem sua crença pessoal e age de acordo com sua consciência espiritual e etc, mas nem todos têm a mesma crença e a lei não pode determinar que uma decisão sua possa ser crime apenas por questões morais.Deixo bem claro que o livro não faz apologia ao aborto e sim nos mostra pós e contra dentro da realidade social.

David, um jovem advogado, está no começo de sua carreira e recebe a proposta do próprio acusado para defendê-lo. Trata-se de um médico acusado de realizar abortos em sua clínica, inclusive em menores de idade. Na verdade David, advogado, fora meio seduzido por Arthur, acusado, que também é seu parente, mas nunca procurou saber do sobrinho.
Por ser um caso de grande repercussão na sociedade, devido sua gravidade e ainda, por ser o acusado, médico de celebridades, alvo da imprensa, essa seria a chance para David ver deslanchar sua carreira, caso viesse a ganhar o caso.
Morgana, a promotora, era brilhante, mas nada confiável e tinha mais anos de experiência na área, do que David de idade. À medida que ele buscava provas para inocentar Arthur, percebia que não tinha uma ideia formada sobre o assunto.
Durante a preparação do caso, ele foi se conscientizando e se fortalecendo e nem preciso dizer que ele foi massacrado pela mídia, agredido por lunáticos religiosos que quase o fizeram desistir.

Arthur era um idealista, não realizava abortos por dinheiro e sim porque acreditava que a mulher tinha o direito de querer ter ou não um filho, e sabia que se não fosse em sua clínica, elas procurariam outras clandestinas, sujeitando-se a infecções e à morte. Sabia também que o que fazia era crime prescrito em lei, ele mesmo admitiu, deixando claro que todos tem direito à vida e a vida nesse contexto – é a integridade física, mental e social da mulher. Todo o tempo que eu lia, pensava em como a justiça é cega rs , o que o médico fazia era crime, fora excomungado da igreja, massacrado pela mídia e etc., mas e as mulheres que o procuraram ?
Bom eu me emocionei tanto com as alegações finais de David quanto as de Morgana. Torci bastante durante o julgamento, muito embora tivesse certeza do veredito.
O livro é o máximo e já está na minha lista de melhores que li em 2013

site: https://www.mundoliterando.com.br/
Uau, entre os melhores?
Que bacana! E gostou das alegações finais? São muito parecidas com a vida real da profissão.
Um abraço!

Juh 01/03/2013

Pontos de vista relevantes sobre um tema tão complexo
Autores brasileiros e às vezes a gente fica ressabiada, vamos pagar para ver. O que me deixou muito satisfeita em ter apostado, pois presenciei uma discussão totalmente compreensível sobre um tema que abrange a sociedade, a Igreja e o próprio direito, tema este que traz à tona muita discussão em nossa sociedade atualmente. Me senti satisfeita porque, além desses fatores, foi uma discussão saudável e inteligente, que me fez repensar vários aspectos, bem construída, que verdadeiramente te conduz em um tema que nem todos gostam de discutir, pois envolve muitas questões éticas e humanas.

A narrativa do livro é em terceira pessoa, o que nos mostra a "desvilanização" de uns, além de mostrar pessoas comuns, inteligentes, outras nem tanto, mas que estão envolvidas nesse processo. Eu gostei de ter percebido tantos pontos de vista diferentes, inclusive a geração de duas teorias centrais, aqueles "a favor" e os "contra" o aborto.

Primeiramente, não vou expressar minha opinião a respeito dessa questão, pois não é o objetivo aqui e eu poderia soltar algum spoiler do livro e da decisão final. Em segundo lugar, fiquei muito orgulhosa por ser um livro tão bom e ser brasileiro, pois agora continuo acreditando mais que os autores desse nosso país também são bons e têm muito potencial, só falta que as pessoas acreditem mais neles.

O livro se inicia com um médico que, por fortes ideologias, pratica abortos em sua clínica. Ele cai em uma armadilha jornalística muito bem preparada que o leva a confessar que pratica esses abortos em uma gravação. O médico vai preso e aí a verdadeira história se inicia, onde ele tem que buscar um advogado que aceite defendê-lo e onde ainda precisa responder a outra acusação mais séria ainda.

David Puskas é o advogado escolhido e que representou brilhantemente seu papel. Ele não é o tipo de mocinho chato e nem se pode chamá-lo verdadeiramente de mocinho, menciono essa caracterização pois é o personagem que mantemos mais contato no decorrer da história. Morgana representa a acusação e é incrivelmente um pouco insuportável.

A história se passa ao melhor estilo John Grisham. Devo confessar que há alguns livros do John que eu não gosto, pois são muito burocráticos e tal. Jean, em seu livro de estréia, conseguiu superar esses lances mais complicados do direito o trazendo de uma forma mais simples e compreensível, além do nosso total envolvimento com a trama. Nunca gostei muito de partes que traziam pura e simplesmente o tribunal, mas dessa vez, confesso, ansiei por essas partes. Queria muito saber o desfecho e foi ótimo!

Como nem tudo são flores, fiquei em dúvida sobre algumas questões relacionadas às leis, porém na declaração final do autor achei uma explicação para algumas coisas. Percebi um ou dois erros na revisão, mas nada que prejudicasse o entendimento ou algo do tipo.

É um livro que agrega informação e que merece ser lido, pois trata de questões que interferem na nossa vida, direta ou indiretamente - o aborto é uma decisão da mãe ou do Estado?

Bom, como minha última cartada, recomendo, não só porque adorei o David e suas convicções e dúvidas, mas porque me apaixonei seriamente pela beleza dessa profissão e passei a entendê-la melhor, aplicada realmente ao que se vê aqui.
Jean Postai 08/03/2013minha estante
Que bom que gostou! Quem sabe não se torna advogada? rsrsrs
Mas eu realmente fiquei curioso para saber sua opinião sobre o tema hein! heheh
Um abraço!

TeLa 05/03/2013

Resenha do Blog Penseira Literária - http://penseiraliteraria.blogspot.com.br
Quando peguei o livro de Jean Postai pra ler não sabia muito bem o que esperar dele, pois, como a maioria, não tenho uma opinião definida sobre o aborto. Então resolvi abrir o coração e a mente e ir sem nenhum preceito à leitura. O "Advogado da Vida" é um livro que faz o leitor refletir sobre o assunto, questionar esta questão tão presente na sociedade. Perguntas como "Quando começa o direito à vida?" sempre surgem, mas nunca pensamos a fundo sobre o assunto.

O livro deixa claro desde o início que o objetivo não é formar opiniões e sim discutir, o que o autor soube fazer com maestria, mostrando não somente a vertente jurídica como também a ética e religiosa. O livro segue a linha do direito e conta com certos termos da linguagem jurídica, o que não comprometeu em nada a leitura, bem ao contrário, só instigou mais.

Jean Postai soube escolher e caracterizar bem seus personagens, me fez torcer e vibrar com David as suas conquistas e compartilhar com o personagem suas dúvidas também, afinal, imagine você, que não tem uma opinião formada para o aborto ter que de uma hora para outra defender uma pessoa que o pratica. Me coloquei no lugar do personagem, também ficaria confusa. O estagiário Teo me deixou apreensiva, mas vibrei com o sucesso de suas intervenções (sem spoilers!!! hehe). Até o Dr. Arthur conquistou parte da minha simpatia, talvez por imaginá-lo em diversas passagens como um velho ranzinza... Minha raiva ficou por conta da promotora Morgana e seu comparsa Frank, falso religioso. O que posso dizer pra vocês é que o livro é muito sensitivo.

Confesso que a história começou devagar, mostrando o Dr. Arthur caindo em uma armadilha de jornalistas que forçaram uma situação para denunciá-lo. Em poucos dias ele vê sua carreira brilhante indo pelo ralo. Porém, quando David Puskas, o jovem advogado sobrinho do acusado entra na história para fazer sua defesa, o livro se transforma realmente em um thriller alucinante, cheio de suspense, mistério e um toque de ação. A partir daí, o leitor é tomado por uma grande ansiedade e já não consegue parar de ler até o tão aguardado dia do júri final.

O "Advogado da Vida" é narrado em terceira pessoa, o que achei importante para termos conhecimento das buscas não só de David como de Teo nas provas da defesa. Os capítulos finais, onde o júri acontece são bem detalhados, tão incríveis de se ler que eu já me imaginava sentada na plateia, vendo tudo ali, na minha frente. E as performances tanto da acusação como principalmente da defesa fazem com que troquemos de lado várias vezes. O livro termina com a sensação de quem quem é jurado é você leitor, e cabe a você pensar, pensar e pensar sobre a questão do aborto e condenar ou não o Dr. Arthur Galanidel.

Por fim, posso dizer que "O Advogado da Vida" é um livro com um propósito, não um livro qualquer. Além de muito bem escrito, trata deste assunto que por si só, já é polêmico demais. E por isso, não poderia ser diferente, ganhou minhas 5 estrelas e minha admiração. É aquele livro que verdadeiramente a gente deve RECOMENDAR.
Jean Postai 08/03/2013minha estante
Olá Tela, que resenha maravilhosa!
Muito obrigado pelos seus elogios, e pretendo continuar levando o Thriller Jurídico a todos. Um abraço!

Samantha @degraudeletras 27/03/2013

Samantha M. - Word in my bag - http://wordinmybag.blogspot.com
ean Postai, advogado e escritor, lançou seu primeiro romance, O Advogado da Vida, em 2012 pela editora Novo Século através do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira. Sua obra traz uma análise sob diferentes perspectivas sobre um assunto polêmico, o aborto.

O Advogado da Vida conta a estória de Arthur Galanidel, obstetra conceituado conhecido por celebridades e pessoas de classe alta e média alta por realizar abortos com o mais absoluto sigilo. O médico não esperava que sua vida fosse virar de cabeça para baixo após atender um simples casal, como era rotina em sua clínica. Tal casal era, na verdade, uma dupla de jornalistas com uma câmera escondida prestes a revelar as práticas ilegais que Arthur realizava sem cerimônias.

Ao ser preso, o médico contacta seu sobrinho que é advogado recém formado, David, que tenta colocar pra frente sua pequena empresa de advocacia constituída por poucos funcionários e ainda desconhecida. Por que o famoso obstetra contrataria um inexperiente advogado para o caso de maior escândalo na mídia ?

Logo que conheci o livro, fiquei muito interessada em lê-lo, pois Jean Postai me lembrou bastante Corban Addison, autor de Cruzando o Caminho do Sol, por ambos os autores serem advogados, aparentemente apaixonados pela profissão, e escreverem um romance embasado em assuntos que sempre geram discussão em qualquer roda de conversa. O autor brasileiro escreveu sobre aborto, enquanto que o americano, sobre o tráfico ilegal de seres humanos.

O ponto mais forte de O Advogado da Vida é a maestria em abordar um mesmo assunto sob perspectivas diferentes sem perder seu propósito. As opiniões sobre aborto no Brasil giram em torno de embasamentos teológicos ou legais, uma vez que o país, apesar de laico, tem forte influência dos preceitos religiosos e sua legislação permite o aborto apenas em alguns casos específicos. Mas... Quando começa o direito à vida?

Alguns pontos do livro são pobres de conhecimento, como quando Arthur vai consultar o casal de repórteres e não demostra nenhum conhecimento palpável, apenas fala sobre a doença do feto como "essa doença", sem dar nenhum suporte de conhecimento verídico para enriquecer a obra. Tudo bem que o autor não é da área de saúde, mas não custava nada ter pesquisado um pouquinho mais sobre o assunto, não?! Outro ponto que me deixou um pouco desanimada durante a leitura, foi me deparar com uma frase de email/ facebook que é repassada há anos:

"- Então me diga, jovem, se você conhecesse uma mulher que está grávida e já tem nascidos oito filhos, dos quais três são surdos, dois são cegos, um é deficiente mental e ela tem sífilis... recomendaria que ela fizesse um aborto caso estivesse novamente grávida, desta vez do nono filho? - Perguntou.
- Neste caso, bem... depende... - disse Teo - Acho que recomendaria que talvez abortar o novo filho, afinal, há uma grande chance de que nasça com dificuldades físicas e psicológicas.
- Então você acaba de matar Beethoven! - Respondeu o homem. "
P. 130

Mas em outros pontos, o autor fundamentou os diferentes pontos de vistas de forma mais convincente, ao usar dados mais sérios (não sendo frases de email coletivo) como pode ser ser visto no discurso de David, que apresenta os países que têm altos índices de desenvolvimento humano e que dão à mulher o direito de escolher se querem ou não ter seus filhos.

Como o próprio autor menciona ao final do livro, esta obra não tem a finalidade de conduzir opiniões sobre o assunto, mas apenas de mostrar as diferentes vertentes legais dentro e fora do país.

"E lembrem-se, existem três verdades: a minha, a de vocês e a correta."
P.410

O livro cresce gradativamente, tanto nos argumentos quanto na trama, mas não deixa de ser uma leitura fácil e agradável, mesmo com uso de jargões da área jurídica. A obra me fez refletir sobre o aborto, mas não chegou a mudar meu ponto de vista em relação ao assunto. Jean Postai, apensar de iniciante no ramo da Literatura, é um escritor que sabe conduzir o leitor e fazê-lo pensar.

Ju 17/04/2013

O Advogado da Vida
Confesso que eu tinha um pouco de medo de ler O Advogado da Vida. Tinha medo do livro ter uma posição muito forte a respeito do aborto, que é seu tema central, e que eu discordasse dela. Porque eu tenho, sim, uma opinião formada e bastante firme a esse respeito. E aí eu odiaria a história desde a primeira linha.

Mas o Jean me conquistou muito rapidamente. O livro é super ágil. Apesar de acompanharmos, inclusive, um julgamento, a linguagem é completamente acessível, não é dado nenhum destaque a termos jurídicos que o leitor não entenderia.

Logo de cara fui surpreendida. Fiquei literalmente de boca aberta, porque esperava que a história fosse por um caminho e, de repente, tudo mudou. E mudou para muito melhor.

Dr. Arthur Galanidel, obstetra das celebridades, é denunciado pela prática de aborto em sua luxuosa clínica. Em um vídeo realizado durante uma reportagem investigativa, ele confessa o crime e, inclusive, frisa que realiza abortos inclusive quando o feto é completamente saudável, desde que essa seja a vontade real da mãe.

"A legislação é complicada e dúbia sobre isso, e há toda uma questão moral que defendemos aqui, razão pela qual já fizemos esse procedimento inclusive em mulheres cujos bebês não apresentavam qualquer doença ou risco de vida para a mãe... Você entende bem isso? (...) Faço esse procedimento por ideologia, por acreditar que essa é uma escolha do casal, que os tornará mais felizes, e não deve ser uma imposição do Estado."

Sua situação se complica quando uma menor concede uma entrevista dizendo que foi coagida por ele a realizar o procedimento. O Ministério Público apresenta uma denúncia e então a vida do médico muda completamente.

- Me sentia terrível por tudo aquilo... por tudo que aquele médico fez... quero dizer, por que ele fez isso comigo? Não tinha experiência... estava confusa... e mesmo assim ele aceitou abortar uma criança... por quê?

De um lado, David Puskas, o advogado de 25 anos que se dispõe a defender o médico no "Caso da Clínica dos Abortos". Um jovem honesto e obstinado pela verdade, que tentará a todo o custo produzir uma boa defesa para seu cliente. Em início de carreira, terá a ajuda somente de seu estagiário, Teo, e de sua secretária, Elaine, para realizar um trabalho quase impossível.

"- Ora, o que é pior, fazer um aborto ou criar um filho que você não quer ter? É uma escolha da mãe, de quem gerou o feto. O aborto é permitido na Holanda... na França e nos Estados Unidos, se não me engano; será que esses países estão tão errados assim?"

Do outro lado, a promotora Morgana Corbani, com muitos anos de experiência e disposta a tudo para condenar o médico. Ela usa, muitas vezes, de métodos nada éticos. E claro que eu passei a odiá-la bem rápido.

"- Não cabe a nós, seres humanos, definir se uma vida deve nascer ou não, pois a partir do momento em que sabemos de sua existência, a partir do exato momento em que a existência de uma vida no corpo de uma mãe é constatada, existe ali algo sagrado, acima de nós... e que não pode ser descartado..."

O autor, no final do livro, afirma em uma nota: "Este livro não buscou, em momento algum, formar ou induzir o leitor sobre o direito à vida, e não é uma defesa a favor ou contra o aborto, mas sim um debate saudável sobre a questão que tanto nos assola e que é um problema de saúde pública". Bom, pode ter sido essa a intenção, e realmente vários pontos referentes às duas posições são apresentados ao leitor, mas eu achei que os dois lados tiveram uma representação desigual. Porque a maioria das pessoas que se declaram contra o aborto são pessoas fanáticas, ou pessoas sem nenhuma ética. A meu ver, o time que luta pela descriminalização do aborto e que é a favor de sua realização é bem mais simpático e convincente.

Apesar disso, considero super válido e corajoso escrever um livro que aborda um tema tão delicado e importante. É necessário que essa discussão aconteça, sim, pois o aborto ser considerado um crime não impede que muitas mulheres o realizem e que, graças às condições precárias que têm à sua disposição, várias morram durante o procedimento. Não sou a favor do aborto, mas realmente não sei se proibi-lo é benéfico.

Enfim, leiam, tirem suas próprias conclusões. A leitura de O Advogado da Vida é bem agradável, ao contrário do que pode parecer devido ao tema. E serve para nos proporcionar uma visão muito mais abrangente sobre esse assunto tão importante.

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/04/resenha-o-advogado-da-vida.html.
Dani 18/04/2013minha estante
Entonces :D
Tenho esse livro em casa mas ainda não li, fico satisfeita que você tenha gostado porque é o próximo da minha pilha de leituras e estou muito curiosa, literatura nacional y love :D

Adriane Rod 18/04/2013minha estante
O tema é bastante interessante, e eu quero comprar esse livro para uma amiga que faz direito, ela vai amar e vem a calhar porque o niver dela está chegando. Eu aproveito e compro um para mim.

;)

Thaís 18/04/2013minha estante
Livro legal! Resenha perfeita! Que pena que n faz o meu tipo! :/ Bom que a minha lista de desejos n aumenta, fica para o proximo livro...

Baah 19/04/2013minha estante
achei uma leitura interessante, gostei bastante da capa e achei que é um livro com uma tematica bem atual!!! gostei muito

Lua 19/04/2013minha estante
Também tenho uma opinião formada com relação esse tema que é tão delicado. Admiro a coragem do Jean por abordar um assunto que gera muita polêmica no mundo inteiro. Me parece que o enredo é bom. gostei que ele tenha explorado as duas partes, colocando o que cada um pensa. Gostaria muito de conhecer esse trabalho e espero não me revoltar com as opiniões dos personagens. (Manter a mente aberta rs).

Beijos!

Ká Guimaraes 16/03/2013

Resenha feita pela Carolina Durães no Blog Acordei com vontade de ler
– Antes de começar a falar sobre o livro em si, quero deixar algumas observações. Primeiramente, o livro trata de um tema polêmico, o aborto, assunto que divide opiniões e que tem diversas ramificações (culturais, políticas, religiosas). A minha resenha irá discutir a ideia central do livro, então caso queiram fazer comentários ou até mesmo defender os seus pontos de vista nos comentários, eu acho ótimo, desde que respeitem o próximo e a sua opinião, ok? Então vamos ao livro.

“E lembrem-se, existem três verdades: a minha, a de vocês e a correta”. (p.410)

Espero que tenham gostado da resenha!
Beijos
Carol

Aline 05/04/2013

Recomendo mesmo!
É com muita alegria e orgulho que escrevo esta resenha hoje. Alegria por ter lido um livro tão emocionante e interessante e orgulho por saber que temos escritores sim em Joinville, e de qualidade.

O livro a que me refiro é “O Advogado da Vida”, do escritor e advogado joinvillense Jean Postai, publicado pela Editora Novo Século, que é um thriller jurídico com um tema bastante polêmico nos dias de hoje: o aborto. Admito que não é muito fácil agradar esta leitora aqui que é aficionada por John Grisham e Michael Connelly, porém o livro conseguiu me prender do início ao fim. Primeiro pelo tema, que me interessa bastante e segundo pelo enredo, que foi muito bem pensado e desenvolvido ao longo do livro. Sempre me interessei muito por Direito, creio que se não tivesse escolhido a carreira de professora de Línguas, teria enveredado pelos caminhos da justiça, e é por isso que sempre estou lendo thillers jurídicos ou assistindo a filmes com a mesma temática.

“O Advogado da Vida” conta a história de Arthur Galanidel, um médico obstetra, proprietário de uma clínica luxuosa, onde descobre-se que abortos estão sendo realizados. Dr. Arthur foi pego numa armadilha e da noite para o dia a sua vida é transformada num inferno. Sem querer dar muitos detalhes – no spoilers intended, o Ministério Público recebe uma denúncia e assim, Dr. Arthur é preso pela prática de abortos, o que na Lei brasileira é considerado ilegal, pois constitui crime contra a vida. As esperanças do médico são depositadas num sobrinho distante, o qual não via há muito tempo, mas que sabia ser advogado de defesa. Sua única ligação de direito na delegacia foi para David Puska, advogado jovem e em início de carreira, dono de um escritório pequeno, onde também trabalham um estagiário, Teo e sua secretária, Elaine.

O enredo gira em torno de todo o desenrolar do caso, desde a busca por testemunhas, investigações, coletas de provas, desafios, surpresas desagradáveis e muita ação até culminar no momento final e mais aguardado (por mim, pelo menos): o grande júri. Depois de um difícil e longo percurso, é no júri que David terá que realmente mostrar todo o seu talento e persistência para defender o seu cliente, tarefa difícil pelo fato de ser um tema extremamente polêmico e de grande apelo popular, e também por ter como “rival” no caso e no tribunal, a inescrupulosa promotora de Justiça Morgana Corbani, que não medirá esforços para tentar vencer o caso e galgar mais um nível em sua já prestigiosa carreira no Ministério Público.

Jean consegue manter a atenção do leitor o tempo todo, instigando e ao mesmo tempo mostrando de forma muito clara todos os passos e procedimentos de um processo e de um julgamento de verdade. Percebe-se que o autor fez muita pesquisa para escrever o livro e tudo é muito bem fundamentado. É preciso coragem para escrever um livro, e é preciso coragem em dobro para escrever sobre um tema tão forte e polêmico quanto o aborto. Com certeza há muitas opiniões divididas sobre a questão do aborto no nosso país, e haverá ainda muito a se discutir e é bom saber que este tema está presente na literatura também, trazendo assim um pouco mais de conhecimento e esclarecimento para muitas pessoas a respeito do assunto e das leis do nosso país.

Bem, não quero acabar falando demais, e sem querer dar com a língua nos dentes e revelar algo que não devo, deixo que cada um descubra um pouco mais por si próprio e que forme suas próprias opiniões a respeito do livro, pois é certo que cada um já deve ter sua própria opinião sobre a legalização do aborto.

Recomendo muito este livro, vale a pena mesmo, principalmente se você se interessar por ação, mistério e assuntos polêmicos.

Thalita 10/04/2013

Resenha no Livros e Versos :)
Arthur Galanidel é obstetra super famoso, que atende a várias estrelas e mulheres ricas em sua clínica. Sua vida transcorria normalmente até que o jornalista Patrick junto com uma colega grava ilegalmente uma conversa com Arthur na qual ele, Arthur, afirma que realiza abortos ilegais em sua clínica, essa reportagem caí na mídia e vira um enorme sucesso, afinal é meio incomum um médico admitir fazer isso, graças a essa entrevista ele é preso e no presídio ele chama David, seu sobrinho, para ser seu advogado. Arthur acredita que David é o único que pode o defender da forma correta e lhe tirar dessa situação.

O livro trata de um assunto bastante polêmico, mas sem em momento algum condenar ou favorecer um dos lados, é debate saudável sobre o tema aborto, põe pontos positivos e negativos e no final deixa ao leitor tomar uma decisão sobre o tema, esse é um dos motivos que faz o Jean merecer meus mais sinceros parabéns. Grande parte dos livros que tratam sobre polêmicas acaba favorecendo um lado ou outro, ou então deixando o tendo furos na história, mas em ‘O Advogado da Vida’ isso não acontece, o autor conseguiu escrever um livro neutro, que desmistifica várias coisas sobre um tema que faz parte do nosso dia-a-dia, mas que nunca temos coragem de parar para discutir com alguém.

O Advogado da Vida mescla em suas páginas aventura, romance e polêmicas, muitas polêmicas, mas não peguem o livro pensando apenas ‘ah esse é mais um livro sobre aborto’, por que ele não é o livro trata sobre até onde o ser humano é capaz de ir, mostra as várias faces que uma pessoa é capaz de assumir e, acima de tudo, mostra que tudo sempre tem um ponto positivo, que antes de exprimirmos nossa opinião devemos avaliar a situação.

Estou tentando escrever essa resenha sendo o mais imparcial possível, mas aqui no finalzinho estou quase perdendo o foco, por isso vou terminando por aqui. Antes de partir, gostaria de dizer que recomendo a leitura para qualquer pessoa, desde os que querem ganhar um panorama sobre a situação até aqueles que querem uma boa história, só não aconselho a leitura para aqueles que querem um livro apenas para entreter, esse é o tipo de livro que faz o leitor necessariamente pensar.

Para aqueles que querem saber minha opinião sobre o tema e bater um papo mais aprofundado sobre o livro meu twitter é o @thalita0liveira e meu email é thaalita.oliveira@yahoo.com, me mande um email ou me chama no twitter que a gente bate um papo sobre isso.

Beijão e até breve \õ.

cc http://livroseversos.blogspot.com.br/2013/04/resenha-o-advogado-da-vida.html

Zilda Peixoto 30/04/2013

O Advogado da Vida
O Advogado da Vida traz à tona um dos temas mais polêmicos discutidos pela sociedade: o aborto. O advogado e escritor Jean Postai apresenta um thriller jurídico bem escrito e fundamentado ao longo de 416 páginas.

A premissa do livro baseia-se na história do renomado cirurgião obstetra Arthur Galanidel. Dr. Arthur possui uma clínica de alto padrão onde realiza abortos. O médico defende o direito da mulher optar pela gravidez ou não.
A vida de Arthur Galanidel sofre uma grande reviravolta desde que dois jornalistas se passam por pais interessados em fazer o aborto. A mídia e a opinião pública entram em ação e tornam Dr. Arthur em um verdadeiro monstro.

A questão levantada é realmente polêmica, pois ainda que o leitor tenha uma ideia formada sobre o assunto, inevitavelmente sua opinião poderá ser influenciada pelo o posicionamento dos personagens.

David é um jovem advogado de 25 anos em início de carreira. Ele está comemorando o aniversário de sua noiva Joana com alguns amigos até o momento em que recebe uma ligação do Dr. Arthur. Praticamente “induzido” a defendê-lo, David têm em suas mãos um dos casos mais difíceis da sua vida.

A narrativa de Jean é muito envolvente. É como se estivéssemos participando do julgamento. O autor conseguiu transmitir toda a adrenalina vivenciada nos bastidores de um processo criminal. Téo, o estagiário de David é um personagem incrível. O personagem rouba a cena com sua personalidade forte e seu senso de justiça. Morgana, a experiente promotora é a representação simbólica perfeita de profissionais da área que, são capazes de tudo, para conseguir o que deseja para alcançar o sucesso profissional.

Questões éticas relacionadas à profissão dos advogados também são levantadas ao longo da narrativa. Quando se trata de um tema tão polêmico quanto o aborto, o posicionamento religioso não poderia ficar de fora. Opiniões que defendem os dois lados são fortemente levantadas. É notável o trabalho de pesquisa que o autor tenha exercido para criar uma história ficcional tão verossímil, porém é importante frisar que o mesmo não tenha intenção de influenciar nenhuma das partes.

A leitura prende o leitor do início ao fim. Os meandros e artimanhas utilizadas tanto por David quanto pela promotora Morgana tornam a narrativa excitante. Jean Postai foi capaz de apresentar termos jurídicos sem que a narrativa se tornasse exaustiva. A maneira como ele os inclui fez com que a história fosse contada de forma natural.

Fiquei impressionada com a escrita de Jean Postai. Acredito que grande parte do sucesso da narrativa se dê ao fato de que, sendo Jean um advogado, ele tenha a sensibilidade e a destreza de compor personagens tão críveis numa história tão bem estruturada.

O projeto gráfico e diagramação do livro estão excelentes. Não encontrei erros e a revisão do livro está impecável. A capa do livro é muito bonita e condiz perfeitamente com o tema proposto pelo autor. A editora está de parabéns pelo cuidado com o livro.

Recomendo a leitura a todos que desejam conhecer mais sobre o assunto e que se propõem a discutir sobre o aborto. O Advogado da Vida é um livro que desafia, questiona e intriga o leitor. Bem embasado e indiscutivelmente bem escrito, O Advogado da Vida entra para a categoria TOP da literatura nacional.

Gisela.Bortoloso 28/05/2013

O Advogado da Vida [Jean Postai]
Quando iniciei a leitura deste thriller jurídico, acreditava que tinha uma opinião formada sobre o direito da mulher decidir interromper uma gravidez não desejada. Mas a cada página virada, o autor nos mostra fatos que nos fazem parar e refletir a respeito deste tema tão polêmico. E isso foi o mais legal do livro, a sua imparcialidade. Surpreendeu.

Não pense que o livro é chato ou que o tema é pesado, porque Jean escreveu um romance como outro qualquer, recheado com todos os ingredientes que atraem o leitor, mas que vai além, porque nos leva também a analisar fatos, muitas vezes até chocantes, conduzindo-nos a rever conceitos sobre a legalidade do aborto e também alertando sobre uma realidade brutal que a meu ver é pouco discutida, muito polemizada e cheia de tabus.

Tudo começa quando um famoso repórter divulga uma matéria denunciando o renomado médico Arthur Galanidel de realizar abortos ilegais em sua clínica, inclusive em menores de idade. Arthur então é preso e escolhe seu sobrinho, David, que não vê a anos, para defende-lo. Acontece que David é um jovem advogado ainda em inicio de carreira e se aceitar a causa, vai ter que encarar no tribunal verdadeiros Tubarões do Direito, interessados em se promover as custas deste caso.

Depois de ler este livro, com certeza você não vai ser a mesma pessoa e uma pergunta vai ficar: Quando começa o direito à vida? Então leiam este excelente romance e se posicionem sobre o tema.

Nanda 14/06/2013

O Advogado da Vida - Jean Postai
Terminei a leitura deste livro tem bastante tempo, porém como estou atrasada com as resenhas, só consegui publicá-la hoje. O Advogada da Vida é um dos livros que mais mexeu comigo durante a leitura. O tema do livro é sobre o aborto, o que por si só já gera uma polêmica, mas afinal, quando começa o direito a vida?
Jean Postai soube trabalhar muito bem com os termos jurídicos e misturá-los a uma ficção. A leitura consegue levar o leitor a várias indagações sobre o que consideramos certo e errado, além de mostrar todos os aspectos desse tema.
A leitura me proporcionou emoções que eu não consigo descrever, eu tenho por minha opinião (apenas a minha opinião) que o direito do aborto é uma escolha da mulher, mas isso não quer dizer que eu apoio, não acredito que seja o melhor, a não ser que cause algum risco para a mulher e o bebê. Mas também não acho que seja justo deixar uma criança ser criada sem amor, como acontece algumas vezes quando a mãe não quer o filho, nesses casos eu acharia melhor que a criança fosse adotada por uma família que pudesse lhe dar o amor e carinho que toda criança necessita.
O interessante do livro é que, mesmo o autor sendo formado em Direito, os termos judicias não são de difícil compreensão, porque a linguagem utilizada pelo autor consegue levar o leitor para o fundo da leitura.
Como eu disse no início, o livro mexeu muito comigo, me emocionou em algumas partes e o desfecho me deixou sem fôlego, porque as partes finais do livro são repletas de tensão.
Para ler esse livro é importante deixar um pouco de lado as ideologias, e ter a mente aberta, eu fui com a cara e a coragem, sem saber ao certo o que esperar, e não me decepcionei, muito pelo contrário. Leitura mais que recomendada!

Autor: Jean Postai
Editora: Novo Século - Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira