O Colecionador de Borboletas

O Colecionador de Borboletas Cecília Mouta

Resenhas - O Colecionador de Borboletas

Estéffani 02/07/2013

Espere. No final, tudo dá certo.
Ótimo. Nota avaliativa máxima.

A história é contada em torno de lembranças, o que é bastante curioso, apesar de todo o mistério do livro.

Um romance de infância, que passa para a juventude e reside. Porém, sobre algumas circunstâncias. Como? Já viu alguém morrer e depois voltar à vida? O livro mostra isso para você de uma forma bem emocional, que encanta.

A leitura do livro é rápida, e interativa. Faz com que o leitor fique com mais curiosidade sobre o que irá acontecer. O livro me prendeu, e sei que irá prender que puser as mãos nele e conhecê-lo.

A capa é linda, e chama bastante atenção. Já é um ótimo argumento para se conhecer. Aposto que já ouviu falar sobre o filme "Efeito Borboleta" certo? Daí, você deve ter assimilado com o livro. Não confunda as coisas: o livro é o livro, e o filme é o filme. Diferenças bem claras são expressas pelos dois.

Uma boa opção de leitura. Vale a pena investir, sem dúvidas.

Danielle 15/07/2013

Resenha – O colecionador de borboletas – Cecília Mouta
O colecionador de borboletas, de Cecília Mouta, é um livro de Ficção e o primeiro livro da autora.
Nosso protagonista, Nicola, é um Entomólogo (biólogo especializado em insetos), sua verdadeira paixão são as borboletas.
A trama começa com Nicola internado em uma casa de repouso e sem lembrar nada do seu passado, aos poucos Nicola começa a ter lembranças e nessas lembranças ele sempre desmaia.
Mergulhe nas lembranças de Nicola, se emocione na sua história. Mudar o passado foi realmente bom para ele? Quais consequências trouxeram para seu próprio destino?
Uma história que me encantou e me lembrou em alguns momentos do filme Efeito Borboleta que eu amo. A autora tem uma narrativa bem gostosa de ler, me vi presa na história e não conseguia mais parar.
Gostei muito da mensagem final enviada pelo livro, os personagens me cativaram demais, me emocionei várias vezes ao longo da trama.
Adorei o livro e recomendo a todos que gostam de ficção, drama, romance e livros que voltam no tempo, enfim todos que gostem de uma boa história.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Cia do Leitor 03/08/2013

O Colecionador de Borboletas

Nicola sente um carinho especial pela sua psiquiatra Liz e começa a dividir suas lembranças com ela, menos parte que ele descobre que consegue modificar o passado. Nas lembranças de Nicola conhecemos a Joana a menina que ele amou por toda sua vida. A mãe de Nicola não conta nada para ele de seu passado e à medida que as lembranças vão surgindo Nicola descobre que não se dava muito bem com ela.

Resenha de Danielle Peçanha no blog Cia do Leitor

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br/2013/07/resenha-o-colecionador-de-borboletas-de_6506.html

Priscila Yume 25/07/2014

Minhas impressões...
Oi Leitores,

Hoje estou trazendo mais uma resenha nacional, espero que gostem. O livro da vez é "O Colecionador de Borboletas", de Cecília Mouta e fui publicado pela Novos Talentos em 2012.

O que você seria capaz de fazer para impedir que o amor de sua vida morra?

Com essa pergunta inicio a história, pois ela norteia todo o livro. O livro conta a história de Nicola, um jovem que acorda em uma clínica de repouso para pessoas que apresentam problemas mentais. Nicola não lembra quem ele é ou do seu passado, mas sabe que sua história de vida e as borboletas estão intrinsecamente ligadas.

"Você está se lembrando da sua vida?"
"Sim, e isso dói", revelei, apontando para o coração.
"O que aconteceu?"
"Não sei ainda", disse enxugando rapidamente uma lágrima que ia cair. "Mas não tenho um bom pressentimento." (p. 85)

No entanto, Nicola começa a ter flashs de seu passado e, a partir dessas memórias que chegam, ele começa a juntar as peças de um quebra-cabeças: a sua vida passada.
Sua primeira memória remete a um jovem de 10 anos que conhece uma jovem chamada Joana e, é através dela que ele aprende a caçar e amar as borboletas. Joana mora na fazenda do avô de Nicola e é filha dos empregados da propriedade. Aos quinze anos ele se vê apaixonado por Joana e é prontamente correspondido. Mas, quando ela resolve caçar uma borboleta, ela acaba se afogando no lago. Então ele se lembra (o ainda jovem) do que Joana havia lhe dito há muito tempo, sobre algumas pessoas possuírem o dom de mudar o passado quando tocam um objeto, mas essa mudança provoca reações que estão fora do alcance de quem manipula o passado, gerando uma reação, um "efeito borboleta".
Assim, Nicola consegue voltar no tempo e salvar Joana, mas, para isso há um preço.
O Nicola de hoje, com pouco mais de trinta anos, tenta entender quem é Joana e porque ele está naquela clínica, onde a única pessoa que o visita é sua mãe. Com a ajuda de sua enfermeira Esther e da psicóloga Liz, Nicola embarcará um uma viagem que o fará rever quem ele era no passado e quem ele deseja ser agora.

"Você já sentiu o toque de uma borboleta, Liz?"
"Não."
"Então acho que você não conhece a leveza e a verdadeira beleza da vida." (p. 24)

Bom, não vou me estender mais ou não haverá surpresas na leitura do livro por vocês. O que posso dizer do livro: é viciante. A autora conseguiu criar um clima de mistério e uma teia de relações que prende o leitor do início ao fim, querendo descobrir, junto com Nicola o seu passado e como, às vezes, depositamos muito da nossa vida na existência de outra.
O livro realmente me surpreendeu e no bom sentindo e o final, nunca iria imaginar o que aconteceu. Uma história emocionante que com certeza cativa o seu leitor.

"Liz, não planeje as coisas. O voos mais bonitos são aqueles que simplesmente acontecem. Apenas deixe o vento bater no seu rosto." (p. 108

A capa tem tudo a ver com a história do livro, achei pouquíssimos erros de ortografia, o que não compromete a leitura, o único problema foi o uso de aspas no lugar do travessão, que não gosto muito. No mais, o livro apresenta folhas amareladas, que prefiro, e uma coisa que gostei foram as falas dos personagens, que coloquei algumas durante a resenha.

Boa leitura e espero que tenham gostado!

site: http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/2014/07/resenha-o-colecionador-de-borboletas.html

Paullyanne 15/08/2014

O Colecionador de Borboletas ♥
Nicola protagonista do livro atualmente reside em uma casa de repouso, pois perdeu a memória, um dia na na mesma Nicola descobre seu afeto por Borboletas e com esse afeto surgem alucinações ou melhor memórias de sua vida.

Em suas lembranças ele descobre que foi um entomólogo ( biólogo especializado em insetos) porém sua paixão são as borboletas, descobriu esse amor por elas na fazenda de seu avô, e lá conhece Joana a filha dos empregados da fazenda que divide com ele a grande paixão pelas borboletas, ela lhe conta uma história sobre o efeito borboleta desde então Nicola começa a acreditar nele.

Na casa de repouso Nicola conhece a médica Liz que se torna uma grande amiga, ela o ajuda com seus problemas de memória porém Nicola esconde muitos acontecimentos de sua vida.

Com essas lembranças ele descobre que o efeito que Joana tanto contava realmente existe e Nicola tem esse poder.

Ao longo desses devaneios ele percebe que Joana sempre sofre algum acidente que causa sua morte, com isso Nicola se vê obrigado a voltar o tempo e salvá-la das tragédias. Aonde isso irá parar?

" Os voos mais bonitos são aqueles que simplesmente acontecem. Apenas deixe o vento bater no seu rosto. "

Peguei o livro para ler e não larguei mais! O livro é envolvente, lindo, e surpreendedor, me empolguei tanto na leitura, ela é gostosa demais. As frases do livro são lindas a capa nem se fala né? De tão lindas que são eu fiz algo que nunca fiz, marquei a frase do livro com lápis de cor pois não achei nenhum marca-texto.

A Autora ela soube muito bem explicar todos os acontecimentos, não ficou pesado nem nada.

A diagramação ficou linda, a editora colocou uma borboleta em todo inicio de capítulo *-*

Sem dúvidas esse livro entrou para os meus favoritos! Eu amei cada página.

site: http://garotaliterary.blogspot.com.br/2014/08/resenha-o-colecionador-de-borboletas-36.html

Tamires 21/09/2014

Resenha postada no meu blog
Você já ouvir falar sobre o Efeito Borboleta? e a teoria do caos? seja qual for a sua resposta você precisa ler este livro e se envolver nessa trama muito bem desenvolvida pela Cecília.
Este é um livro para se ler em apenas 1 dia, pois a leitura é muito rápida, o tema maravilhoso e envolvente, as personagens assim como o cenário são muito agradáveis, o que torna o livro uma diversão maravilhosa.

É a Cyanophys bertha, a borborleta verde. Comprei para você. É para dar esperança.

O livro conta sobre a trajetória de Nicola um entomólogo que está em um clínica, ele não se lembra de muita coisa de seu passado, apenas algumas alucinações que sempre aparecem para o atormentar.

Borboletas significam inconstância.

Nicola brincou com o destino, escolheu suas ações, mudou o passado e agora tem que pagar por isso, assim que ele se lembrar de tudo...
O livro é cheio de pontas soltas, lembranças do passado de Nicola, de como ele se apaixonou por borboletas, de seu amor por Joana, a mulher de sua vida e tudo isto esta interligado por um dom que aparentemente Nicola possui.
Nicola tem pais problemáticos, vive uma vida tranquila até conhecer Joana a filha dos empregados, e se apaixonar por ela, com apenas 10 anos, os dois vivem um amor infantil e puro, Joana apresenta para ele o fantástico mundo das borboletas, e lhe conta sobre o efeito Borboleta, um mito antigo que sua avó lhe contava, mas que nunca tinha presenciado.
O amor de Nicola e Joana, vai se tornando cada dia maior, e ultrapassa todas as barreiras, logo o mundo de Nicola são:Joana e as Borboletas. E ele fará de TUDO para não perder isso de sua vida.

...Ela pousou no meu dedo. Estremeci como o seu toque. O toque mais suave que alguém pode sentir, o toque que eu havia decidido carregar por toda a vida. Vivê-lo ao máximo.

Nicola fez vários escolhas no decorrer de sua vida, e cada uma delas trouxe uma consequência, mas ele conseguiu fugir de quase todas, adiando assim seu destino.
O livro tem muitos poucos pontos negativos, apenas que os capítulos acabavam de uma forma não muito envolvente, entendem? mas por conta do livros ser ótimo, esse pequeno detalhe foi facilmente esquecido.

Não se pode mudar assim. Como eu disse, a ordem segue consequências de milhares de fatores. Se você mudar o passado, trará um consequência para o futuro.

Apesar do livro ter várias lembranças isso não afetou em nada no entendimento do livro, nada ficou confuso ou se perdeu.
Resumindo foi uma leitura maravilhosa, o tema foi muito interessante, diferente de vários livros que eu já tenha lido.
Agradeço a Cecília pela confiança no blog e pela oportunidade de ler esta obra maravilhos

site: http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

Gramatura Alta 20/07/2015

Emocionante
Na Teoria do Caos, “o bater de asas de uma simples borboleta pode influenciar o curso natural das coisas e, talvez, provocar um tufão do outro lado do mundo”. Essa premissa é usada na maioria das histórias de viagens no tempo, ao passado. Não é diferente na obra de Cecília Mouta.

Nicola, o personagem principal, está hospedado em uma casa de repouso para acompanhamento médico e psicológico a pedido de sua mãe. Algo aconteceu com ele, mas ele perdeu a memória e, de início, não sabemos exatamente o quê. A única pista que temos é sua fixação com borboletas. Nicola é tratado pela Dra. Liz, uma médica que se mostra mais interessada no paciente do que o normal. Aos poucos, através de ataques dolorosos de dor de cabeça, descobrimos que ele tem a habilidade de voltar no tempo, a qualquer ponto que se lembre, e modificar os eventos.

No filme A Máquina do Tempo, de 2002, baseado na obra de mesmo nome de H.G. Wells, o personagem principal volta ao passado para salvar a vida de sua noiva. Aos poucos, descobre que por mais que faça, ela acaba morrendo de forma diferente. Do mesmo jeito, Nicola usa sua habilidade para salvar o amor de sua vida, Joana. Os momentos em que ela corre perigo são marcados pela presença de uma borboleta verde, e nesses momentos, ela sempre morre.

Nicola precisa decidir então se persiste nas suas tentativas ou se preserva sua sanidade, uma vez que a cada alteração no passado, as pessoas ao redor são afetadas de forma diferente e, nem sempre, de uma maneira boa.

A narrativa de Mouta é intimista e opressiva. Ela consegue transmitir o desespero sentido por Nicola, e o leitor sente uma carga emocional pesada por conta disso. Por várias vezes, senti-me abatido pelo fracasso das tentativas vãs de salvar Joana. E triste por acompanhar a queda do ânimo de Nicola por não conseguir descobrir uma forma de escapar da borboleta verde.

"Minha cabeça começou a doer. O zumbido aumentou. Ia acontecer de novo, eu não queria, mas não sabia como evitar. Podia sentir mais uma lembrança chegando. Coloquei a caixinha na escrivaninha, me agachei no chão, com as mãos nos ouvidos. Então tudo começou a ficar preto..."

Não sei se concordo com a teoria de que o destino de uma pessoa está tão definido desde o início que é impossível modificá-lo. Acho que nosso futuro é a soma de nossas ações passadas, de nosso caráter, de nossas aspirações e decisões. O fato de salvar uma vida, não significa, obrigatoriamente, que ela será perdida mais à frente, porque é assim que está escrito. O futuro não está escrito. Ele se modifica a cada segundo. Se fosse diferente, de que adiantaria o livre arbítrio? Seríamos apenas fantoches na mão de uma entidade maquiavélica. Pessoalmente, recuso-me a acreditar em tal fato.

Nicola pensa da mesma forma que eu e sua recusa em aceitar o inevitável, conquista o leitor e faz com que torçamos por ele. A presença constante de Liz, e seu carinho por Nicola, deixa a dúvida se Joana realmente é a garota certa para o rapaz. Com o avanço da história, não sabia mais com quem deseja que ele ficasse.

"Eu só não entendia por que o destino quis que Joana fizesse parte da minha vida. O problema não era eu. Qual o objetivo de amar alguém que está destinado a morrer?"

O fim do livro é coerente e consegue ser bom o suficiente para o leitor se conformar e ficar satisfeito com o destino dos personagens principais. Isso não quer dizer que seu coração ficará livre daquele sentimento de que gostaria que as coisas fossem mais perfeitas, menos dolorosas. Mas a vida é assim. Nem sempre um final feliz pode ser totalmente feliz.

site: http://gettub.blogspot.com.br/2015/07/o-colecionador-de-borboletas-resenha.html#more

Vinicius.Correa 26/08/2015

Logo no começo do livro nos é apresentado o dia-a-dia de Nicola na casa de repouso em que esta hospedado. A curiosidade em saber o real motivo dele estar ali nos prende totalmente na leitura. A escrita é em primeira pessoa, o que torna a leitura sutil, inocente, e confusa. Afinal o protagonista está confuso, indefeso e sem saber o porquê de estar ali.

" - Nicola, você não é doido. Não deveria estar nessa casa psiquiátrica. Eu reconheço um doido quando o vejo. Você não é.
- Será Liz? Todo mundo erra.
- Mas eu não estou errada quanto a você, e você sabe disso." - Pagina 26.

Aos poucos vamos conhecendo os personagens ao redor de Nicola, como Ester, sua enfermeira, e Liz, sua médica. A relação de Liz com Nicola vai se aprofundando ao longo da história, deixando de ser apenas uma médica e sim uma amiga.

Logo nas primeiras páginas já temos contatos com as primeiras visões. Elas nos remetem a fatos passados, desde a infância de Nicola, onde ele aprendeu a caçar sua primeira borboleta com a ajuda de Juliana, a filha de seus empregados.

" Quando vou conseguir caçar mais borboletas que você? - Perguntei ainda ofegante." - Pagina 34.

As visões são continuas e acontecem subitamente. Cada lembrança nos apresenta um momento diferente da vida de Nicola, e assim acompanhamos os momentos mais marcantes de sua relação com Julia. Até o dia em que ela... Morre.

Continuar a ler no link abaixo >>>

site: http://decidindose.blogspot.com/2015/08/o-colecionador-de-borboletas-resenha.html

Ariane.Souza 10/09/2015

Amei, super recomendo
O livro conta a história de Nicola, ele é colecionador e entomólogo, apaixonado por borboletas.
No começo do livro, Nicola está em uma clinica psiquiátrica (sua mãe que mandou ele pra lá) pois perdeu a memória. Não sabemos o porque dele estar lá.
Com a ajuda de sua psicóloga Liz, e a enfermeira Ester, cada dia ele lembra um pouco do seu passado, toda vez que ele lembra de um acontecimento, os ouvidos sangram, e ele desmaia. Cada página que passa a história vai ficando cada vez mais tensa.
Nicola lembra que conheceu há uns anos atrás (sua infância) que conheceu Joana, uma linda menina por quem se apaixonou, ela era filha dos empregados, do sítio de seu avô.
Com isso vamos conhecendo a vida de Nicola e Joana.
Ao decorrer do livro ele se pergunta, o porque dele estar em uma clínica? Onde estaria Joana agora? Porque fisicamente ele está tudo bem!
Enfim descobrimos que Nicola tem o poder de voltar ao passado e que o Efeito Borboleta, se encaixa nele, mas se ele mudar o passado terá uma consequência no futuro.
---------------------------------
Sobre o livro, eu amei, uma história linda, li nesse final de semana (sábado e domingo), É aquele tipo de livro que você quer saber onde está Joana, o que aconteceu com ela, o real motivo de Nicola estar em uma clínica, amei demais, principalmente o FINAL! Super recomendo.

Colly 19/10/2015

Resenha "o colecionador de borboletas"
"Você sabe a verdade sobre o efeito borboleta?" Nicola é uma pessoa apaixonada por borboletas, é disso que ele se lembra depois de perder a memória e parar em uma casa de repouso. Mas o que estaria em seu passado?
Nicola começa a ter lembranças, aos poucos vai relembrando seu passado, sua infância, adolescência, sua familía, seu grande amor... Joana. Mas com essas lembranças também vem as dúvidas. Se antes tudo o que ele queria era recobrar a memória , agora não é mais, as lembranças ficam fora de seu controle, acontecem a qualquer momento sem que ele queira.
Mas por meio de suas visões ele vai descobrindo o quanto mudou seu passado e percebe como isso alterou seu futuro. O final é muito bonito, sem falar do jeito como tudo se encaixa, parece até um quebra-cabeça e cada página é uma nova peça.
Confesso que foi muito difícil escrever essa resenha. Não tenho palavras para descrever esse livro. Estou simplismente maravilhada com a escrita, a capa, e completamente apaixonada por cada parte da história.

Por @vicio.em.livros

Amanda Molina 28/10/2015

Encantador
Nicola reside em uma casa de repouso, ele precisa se lembrar de seu passado e conta com a ajuda de uma psiquiatra, pois perdeu a memória. Logo ele descobre uma ligação com as borboletas, e com as borboletas surgem memórias e alucinações.

Em suas lembranças ele descobre que era um colecionador de borboletas e que foi um entomólogo (biólogo especializado em insetos), e suas duas maiores paixões do passado: borboletas e uma garota chamada Joana, ele se recorda que descobriu esse amor por elas na fazenda de seu avô, eles dividem a mesma paixão por borboletas, e um dia Joana lhe conta sobre o efeito borboleta e Nicola passa a acreditar nele.

Na casa de repouso Nicola conhece a médica Liz que se torna uma grande amiga, ela o ajuda com seus problemas de memória, apesar de sua amizade Nicola esconde muitos acontecimentos dela.

A cada lembrança que Nicola tem seus ouvidos e nariz sagram, quanto mais tempo de lembranças ele tem, mais horas desacordado ele sofre.Com essas lembranças ele descobre que o efeito que Joana tanto contava realmente existe e que ele possui esse poder, mas que esse poder de mudar o passado tem suas consequências.

"Você já sentiu o toque de uma borboleta, Liz?
-Não.
Então acho que você não conhece a leveza e a verdadeira beleza da vida."

O Colecionador de Borboletas é muito envolvente, surpreendente e lindo, eu não queria parar de ler, a leitura fluía de forma rápida e a cada lembrança de Nicola eu queria saber qual seria a próxima, um livro viciante.

A edição é maravilhosa, desde a capa até as borboletas colocadas no inicio de cada capitulo.

A Cecília soube contar a história, em momento algum, apesar do assunto delicado e muitas vezes confuso, me senti perdida, alternando entre presente e passado, a autora caprichou.

O livro surpreende, um final que eu nunca iria imaginar. História emocionante, me emocionei várias vezes com a história do colecionador de borboletas. Indico para todos, afinal já entrou para minha lista de favoritos.

site: http://blogdameninaquele.blogspot.com.br

Patrick Rosário 28/11/2015

(Corujando nos Livros) Resenha: O COLECIONADOR DE BORBOLETAS - Cecília Mouta
Nesta obra, conhecemos a estória de Nicola, um entomólogo e colecionador de borboletas. Sua mãe colocou-o em uma clínica psiquiátrica, pois ele perdeu completamente a memória devido há algo que descobrimos no desenrolar da estória. E sua mãe é a única que o visita. Nesta clínica, ele é acompanhado pela enfermeira Ester e a psicóloga Liz.

Nicola vai recuperando lembranças de seu passado, e recorda ter conhecido em sua infância, Joana, a filha dos empregados de seu avô, e através dela conheceu melhor as borboletas e o efeito borboleta. Recorda também ter se apaixonado por ela e ser recíproco. A cada lembrança recuperada, Nicola sofre ataques, dores e sangramentos.

Em uma de suas lembranças, ele descobre que realizou o efeito borboleta, cujo poder era voltar no tempo e modificar o passado, quando acontecia alguma tragédia. Porém, todas as vezes que mudava o passado, consequências eram geradas no futuro. E ele se depara nesse ciclo vicioso e perigoso de interferir no tempo, somente para salvar o seu grande amor e amigos.

Presenciamos a agonia e o desespero de Nicola. Ele começa a perguntar-se, onde estaria Joana? Por que sua mãe o colocou ali, já que não era louco? Acontecem inúmeras situações, até que Nicola consegue recuperar todas as suas lembranças e descobre como foi parar ali e o que houve com sua amada Joana. Por tanto, é lindo como a autora finaliza essa estória, o resultado das atitudes tomadas por Nicola são surpreendentes. A recuperação, a liberdade adquirida, o amor sentido e o amor vivido. Demasiadamente bem construído!

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/

Leitura Amor 07/12/2015

As borboletas Verdes
Você sabe a verdade sobre o Efeito Borboleta ?
No livro O Colecionador de Borboletas , explica exatamente o que é de uma forma extremamente envolvente.
Nicola, vive uma vida complicada após um acidente que nem ele mesmo se lembra. Em meio as borboletas, ele tenta entender o que aconteceu consigo mesmo e com a mulher que sempre se lembra.
Particularmente, eu amei este livro. Serio, eu recomendo a todo vocês.. A história nos ensina que o passado não por ser mudado mas que nosso futuro nos revela grandes oportunidades de ser feliz e que "Existem amores que não são para serem vividos, eles apenas devem ser sentidos"..
Aaaaaah, eu amei muito este livro! ❤

Bia Caroline 09/12/2015

O livro é simplesmente incrível, a começar pela capa magnífica! Lembro de ter ficado um longo tempo observando essa capa no momento em que recebi o livro.

A escrita da Cecília é ótima, bem tranquila, daquelas que não cansa na hora de ler e rica em detalhes, mas não do tipo chato que você fica "ai meu deus, quando esse parágrafo vai acabar?". Ela é rápida e direta.

O livro se trata de um jovem (pelo menos eu imaginei ele jovem) chamado Nicola Macwood, que encontra-se em uma casa de repouso, sob os cuidados da enfermeira Ester e da Dra. Liz. No começo da história, Nicola está sofrendo com uma amnésia e não se lembra de quase nada sobre o seu passado e nem do porquê de estar naquele lugar, apenas sabe o que lhe disseram. Sabe que gosta do toque suave das borboletas e carrega consigo uma caixa, com uma borboleta verde. Ao decorrer das páginas, Nicola vem tendo flashes de visões de seu passado, visões estas que o fazem perder a consciência e ficar alguns meses em coma. Aos poucos ele vai se lembrando de quem realmente é, o que aconteceu em seu passado e o que quer em seu futuro.

Um ponto negativo é que Nicola tem flashes de seu passado o tempo todo e eu sentia muita vontade de saber mais do "agora". Outra coisa que ficou meio chata foi sobre o efeito borboleta. A ideia tinha tudo pra ser boa, mas eu acho que seu primeiro uso podia ter sido mais pra frente na história. E eu não simpatizei muito com a Joana, falo mesmo.

O colecionador de borboletas é uma história que realmente te prende e eu confesso que cheguei a chorar em um dos flashes. Depois que o li, não vi mais borboletas da mesma forma, mas infelizmente, nunca senti o toque de uma. Livro super indicado para todos os leitores do blog, vale MUITO a pena.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2014/08/resenha-o-colecionador-de-borboletas.html

Priscila 12/12/2015

O colecionador de Borboletas
Nesta estoria que a autora nos apresenta, vamos conhecer Nicola um entomólogo, aquele que estuda a entomologia, ou seja, os insetos, no caso do nosso personagem Borboletas.
" Você sabe qual a verdade sobre o efeito borboleta? "
Nicola esta em uma casa de repouso, desmemoriado, o motivo de tal fato nos é desconhecido até certo ponto da leitura, e no decorrer da narrativa Nicola vai tendo flashes de memoria sobre sua vida, ele deve ter por volta de 25 a 30 anos de suas lembranças começam na adolescência, onde em uma viajem para a fazendo do avô ele conhece Joana, filha dos empregados, uma linda garota que ama borboletas e o ensinou a caçar e amar borboletas, e aprenderam a se amar também, fazendo planos para o futuro, fazer faculdade de entomologia, se especializarem em Borboletas e como todo jovem sonha terem um final de contos de fadas.

O que o destino reserva ao jovem casal?
Sera verdade a Teoria do Caos?

"... O conto simboliza a borboleta como libertação da alma em relação à limitação carnal..."

"... No dia seguinte íamos caçar a minha primeira borboleta. Seria o começo de tudo, de uma vida..."

Com o tempo as lembranças vão aumentando o que lhe causa muito desconforto pois cada vez que ocorre sente fortes dores de cabeça, seus ouvidos e nariz sangram, e por um período de tempo fica desacordado, a Dr. Liz, medica que cuida de Nicolas na casa de repouso, procura de todas as formas ajuda-lo mas esse contato direto faz crescer um carinho entre eles. Conforme vamos avançando na leitura, a curiosidade para saber o que aconteceu com Nicolas e Joana só aumenta e essas lembranças vão desvendando todo o mistério, apesar de nossa torcida por ele e a doutora, nos perguntamos sobre Joana o que aconteceu co ela.
Nas lembranças narradas Nicolas tem o dom de fazer o tempo voltar, o qual ele usou para salvar a vida de sua amada em algumas situações, causando assim o efeito borboleta, fato este que acarreta consequências nada agradáveis.

Você seria capaz de qualquer coisa por amor?

O colecionador de Borboletas é um livro intrigante, a autora tem uma escrita que chama a atenção do leitor e o deixa preso na leitura, cada linha cada pagina lida, te deixa mais e mais curioso para saber o desfecho, com um final que não deixa nada a desejar e fecha com chave de ouro a estoria.

"... As imagens de momentos com Joana começaram a passar como um filme. Lembrei-me de quando a conheci, um dia depois de ver o nascimento de uma borboleta, o começo de toda uma vida, de todo um amor. Lembrei-me de quando ela falou pela primeira vez do Efeito Borboleta, de como achei aquela ideia absurda, de como a vida tinha sido irônica comigo..."

site: www.leituraecia.com.br