A Mulher Sábia

A Mulher Sábia Christian Jacq

Resenhas - Pedra da Luz - 2 - A Mulher Sábia

Aylane Nunes 06/03/2024

E a série continua, entregando!!
Que leitura rápida! Envolvente !!
Gostei bastante da evolução do personagem Paneb, o Ardoroso!
No entanto, esperava mais ações por parte da Mulher Sábia. Achei que nesse livro, ela aparece muito pouco e não tem o destaque que merece.
É certo que nas poucas cenas, ela atua de forma positiva, porém esperava mais emoção, mais ação com a mulher sábia, entende?
De forma geral, recomendo a leitura e pretendo sim, continuar a série ?

Marcela 20/04/2010

Sensacional
Essa série de 4 livros são excepcionais. Esse autor é muito bom... Essa já é a 2ª série q leio, a primeira foi Ramsés. Fabuloso!!!

Uma história muito cativante cheia de mistérios e surpresa... Se vc qr começar a ler, recomendo começar pelo Ramsés... Não é continuação, mas tem referências importantes...

Um dos melhores livros que já li!!!

Elaine 17/02/2021

A mulher sábia conduz a história com a delicadeza e sobriedade que só ela possue. Os conflitos no Egito se intensificam, possíveis invasões, guerra pelo poder e ainda a ameaça ao lugar da Verdade.
A verdade é que achei esse volume extenso demais e acaba enrolando um pouco a história.

André Goeldner 11/02/2009

Para quem gosta de história ou tem curiosidade sobre o antigo Egito (se é que alguém não tem), vale a pena ler esta série. A diferença desta em relação a série Ramsés, é que esta passa-se toda dentro de um pequeno povoado responsável por construir a morada eterna dos faraós e, consequentemente, guardar muitos segredos.
Verdade a ficção se unem a favor da boa leitura.

Recomendo

Inlectus 17/06/2009

Bom de ler.
Rico de história e cultura o egito antígo, como também tem uma bela estória.

Camilo 25/12/2009

Gloriosa Continuação
Sem perder o ritmo, e com todas as qualidades do primeiro volume da série.

Anna 29/10/2010

Pedra da Luz - A Mulher Sábia - E Ramsés II nos deixa
A Mulher Sábia é o segundo volume da coleção A Pedra da Luz de Christian Jacq. Só para relembrar o que eu havia contado no post sobre o volume I, a coleção é composta por 4 volumes e tem como tema o Egito antigo. A história se passa na comunidade quase que isolada do mundo exterior, conhecida como O Lugar da Verdade, onde vivem artesãos responsáveis por construir as moradas eternas dos faraós e suas rainhas.

O primeiro volume nos apresenta toda a importância do Lugar da Verdade, seu funcionamento e a hierarquia da comunidade. O tema central é como Nefer, o Silencioso, assumiu o posto de mestre de obras sob a proteção do faraó Ramsés II, o Grande.

Já o segundo volume, a comunidade do Lugar da Verdade já não conta com a proteção de Ramsés. O monarca, após 67 anos de reinado, faleceu e deixa o trono para seu filho Merneptah de 65 anos. Christian Jacq abre o segundo volume falando da inquietude que tomava conta das Duas Terras pois havia dúvidas que Merneptah teria o mesmo pulso firme para combater os inimigos e manter a salvo e unidos o Alto e Baixo Egito.

Felizmente Merneptah era autoritário, severo e justo e a apenas desejava continuar o bom governo deixado pelo pai. O Lugar da Verdade era de extrema importância para o governo do faraó pois este precisava esculpir sua morada eterna e seu templo de milhões de anos. E estas tarefas seriam impossíveis sem a comunidade do Lugar da Verdade.

Além da sucessão de Ramsés, outro destaque deste volume é Clara, a mulher sábia. Clara é esposa de Nefer. Os dois foram admitidos na confraria sem saber que, em breve, seriam os grandes responsáveis pela comunidade. Os dois tinham tarefas importantíssimas. Nefer deveria coordenar o trabalho das duas equipes e garantir que a magnitude da obra estaria acima de quaisquer sentimentos mortais. Já Clara deveria zelar pelo bem estar do povoado, seja atuando como ” médica” ou como sacerdotisa maior da Deusa Hathor.

Logo no início, a antiga Mulher Sábia, que há alguns anos vinha treinando Clara, inicia a jovem nos mistérios da Deusa do silêncio. A partir deste momento, Clara será responsável por guiar o povoado espiritualmente. Ela e Nefer, agora, são a mãe e o pai da confraria representando o faraó e a rainha nos ritos de energização dos templos.

Mas nem tudo são flores. Os dois enfrentarão muitos problemas pois os inimigos do Lugar da Verdade não ficaram nem um pouco satisfeitos com a política adotada por Merneptah. Os planos de Mehy, administrador da margem oeste de Tebas, para apoderar-se dos segredos do Lugar da Verdade ganham mais força com a conquista de dois aliados: Serketa, sua esposa e um artesão da confraria, cujo o nome não foi divulgado até o final deste volume. Este é o grande mistério do segundo volume: quem é o traidor. Mintério este que se estende para o volume III.

Com uma capa que já me traz boas lembranças(colunas do Templo de Karnak) e recheada de detalhes da antiga cultura egípcia, suas crenças e seus deuses, o segundo volume de A Pedra da Luz é ainda melhor que o primeiro. As intrigas e os problemas em torno do lugar da verdade se intensificam. Os laços de amizade e confiança tornam-se mais forte. A natureza humana dos artesãos ameaçam cada vez mais o término das grandes obras sagradas. A descrição do Vale do Reis é magnifica e me transporta diretamente para lá. Com as palavras de Christian, quase posso ver como era o vale e o Ramsseum na época de Ramsés II. Ler Christian Jacq é ser transportada para o lugar onde o belo e a espiritualidade andam juntos! Magnifíco!

Loopzig 05/03/2012

O cotidiano
A descrição do cotidiano é sem dúvida o ponto alto do livro. É realista e muito muito interessante. Uma forma maravilhosa de se imaginar a vida naqueles tempos. A historia perde um pouco do entusiasmo porque as coisas não ganham em emoção, mas a descrição da vida dos habitantes do Lugar da Verdade, preenche perfeitamente essa lacuna em alguns pontos.

SilnAria 30/05/2022

A mulher Sábia
Clara possui uma visão espetacular sobre o ambiente que o cerca, e isso possibilitou ao lugar da verdade forças para realizar o trabalho na qual lhe foi designado.