Conto de Areia

Conto de Areia Jim Henson

Resenhas - Tale of Sand

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gustavo Rodrigues 24/07/2022

Esse tipo de HQ não tem meio termo: ou ama ou ideal. Tem um lance surrealista, meio psicodélico. É uma verdadeira loucura.

Na introdução fala que a história foi escrita como roteiro de filme e depois foi adaptada pra quadrinho, já que o filme nunca foi feito. Acho que, seja em longa-metragem, livro, quadrinho ou qualquer outra forma, ainda seria uma completa maluquice. Com o devido respeito ao autor, claro ?

Não faz meu estilo. Gosto de coisas bem explicadas, mais ?pé no chão?.

DAN LIMA 14/11/2020

Iniciei a temática sem perspectiva do que seria a história. E me surpreendi positivamente com o desenrolar das páginas.
Li numa só tacada sem pausas. Mergulhei na história e, em muitos momentos, ficava imaginando qual seria o próximo passo.
É impressionante, ação a todo momento, aparições de personagens de forma repentina, situações inimagináveis, que impacta quando se concretiza.
Tô até agora vivendo a história na minha mente.
Recomendo a aquisição. ;-)

Dri 04/01/2023

Que viagem é essa
Nas primeiras páginas achei que seria um pouco parecido com a história o concorrente do King, mas não é.
Eu não sei na verdade o que é kkkkkkk parece uma corrida doida, pra algum lugar sem ter nenhum motivo que o personagem saiba (nem a gente). Mas eu achei bom.
O que mais reparei foi que ele nunca conseguia acender o cigarro, quando estava pra conseguir sempre acontecia algo.
Provavelmente preciso reler em algum momento porque não tem muitas falas, é mais visual.

Cleber 24/02/2023

Surreal
E se misturar as histórias do Papa-Léguas, Deadpool, cowboys e o filme Feitiço do tempo?
Uma hq surreal com a arte incrível do Ramon Pérez, uma arte que faz toda a diferença para está história nonsense.

Giordano.Sereno 22/03/2021

Uma história maluca e divertida
Esse quadrinho é uma adaptação de um roteiro de um filme que nunca foi filmado. Mostra uma história completamente maluca, repleta de reviravoltas e que me faz dar boas risadas. Enfim, um quadrinho ok, divertido, se você não levar muito a sério. O grande destaque é a arte que é belíssima e deve ser apreciada com calma. Especialmente porque o quadrinho tem pouquíssimo texto.

Vania.Cristina 05/06/2023

Só se deixe levar
Henson foi um artista fundamental na minha infância e adolescência: Vila Sézamo, Os Muppets, O Cristal Encantado, Labirinto...etc. Nos anos 90, meu filho cresceu fã dos filmes dos Muppets. Meu sobrinho de três anos hoje se diverte com as novas edições de Vila Sézamo. Não tem como negar a importância do trabalho de Jim Henson. Esse livro é baseado num roteiro pra cinema que ele e Jerry Juhl fizeram mas que nunca foi produzido e acabou engavetado. Após a morte dos autores, acabou virando esse Quadrinho pelas mãos de Ramón Perez. Pena que os escritores não puderam conhecer esse trabalho... Você quer saber o que é arte surrealista? Acho que essa HQ é um bom caminho. Totalmente non sense, ela tem poucos diálogos, poucas palavras. As imagens contam a história do personagem, perdido no deserto e num labirinto narrativo surreal. Parece um episódio de Além da Imaginação. Não é preciso se esforçar pra entender, só se deixe levar.

Ronoc 29/04/2021

Resgate de uma viagem vertiginosa
Sou fã incondicional do trabalho de Jim Henson e por isso entendo a importância desta graphic novel, que resgata um roteiro cinematográfico, criado por Jim em parceria com Jerry Juhl, e nunca filmado. Porém, não sei se não estou no clima ou se foram as ideias contidas ali que envelheceram.

O traço de Ramón K. Pérez, por sua vez, é maravilhoso e as soluções que ele encontra pra dar vida à história são muito criativas e estimulantes. Mas o fato é que o roteiro nonsense criado na década de 1970 me dá a impressão de ter ficado meio batido ? tenho a sensação de já ter visto toneladas de coisas semelhantes, anteriores e posteriores, que exploraram com mais profundidade o vazio da existência humana.

Como homenagem, resgate e pelo visual, vale a pena conferir.

MSJU10 03/02/2020

Como não amar Jim Henson?
Não dá pra classificar como livro ou quadrinho, isso é uma obra de arte(no sentido de arte plástica, pq obra de arte todos são ?), sério, da pra arrancar as páginas e fazer uns quadros hahaha.
Ah, é MUITO surrealista?

dro-nunes27 18/02/2023

Conto de Areia
Uma verdadeira aventura com infinitas possibilidades de interpretação, Conto de Areia uma adaptação de Ramón K. Pérez de um roteiro feito para o cinema escrito por Jim Henson e Jerry Juhl.

A trama eletrizante dita o ritmo da história. Através de uma abordagem inovadora e criativa temos aqui uma aula de narrativa gráfica, onde acompanhamos um homem chamado Mac, que é levado a participar de uma estranha aventura no deserto seguindo as coordenadas de um estranho mapa, durante essa aventura ele encontrará diversos desafios e aprenderá um pouco mais sobre si mesmo.

A beleza da obra está na concepção perfeita das ideias de Jim Henson e no traço de Pérez. Um trabalho maravilhoso, tanto com os personagens, quanto com os cenários e as mudanças repentinas de narrativa. Conto de Areia é um quadrinho com poucos diálogos mas com ilustrações que falam por si só, uma viagem surrealista que deve ser degustada calmamente aproveitando todas as suas reflexões.

Editora: Pipoca e Nanquim

Mikael_13 01/06/2021

Que história louca, que jornada inesperada, muito inusitada, a história é bem confusa e tudo está ligado num looping infinito.

Morgan 06/05/2023

A história é muito confusa, é um fluxo de ideias que acontece direto, você não entende tanto, mas é como se fosse um filme e tudo acontecesse ao mesmo tempo, é uma experiência diferente.

Amei demais as cores, é muito lindo, os traços, as cores, tudo, é de encher os olhos, ficava muito tempo parada só olhando as imagens, é muito bonito mesmo, vale a pena.

Djeison.Hoerlle 16/05/2021

Primazia gráfica, não somente a arte deste quadrinho é sensacional em diversos níveis, como também o letreiramento e toda a diagramação enchem os olhos, sendo provavelmente um dos melhores projetos visuais que já me deparei nessa curta e pomposa vida de acumulador de papel.

Mas sejamos francos: a história não tem nem pé nem cabeça.

E ok, antes que me venham com paus e pedras na mão chamando-me de algum tipo de herege capaz de criticar o trabalho do criador dos Muppets (que sinceramente, não me chama tanta atenção) e do excelente Ramón K. Pérez, peço no entanto a oportunidade de fazer justiça à minha fala: Conto de Areia é o produto da interpretação de um ilustrador sobre o material inacabado e complexo de um roteirista, que sequer continua vivo, o que permitiria a consultoria para acerto de detalhes e pontos chave na trama. Por essa razão podemos considerar esta HQ não como parte do método tradicional colaborativo entre roteirista e ilustrador, mas uma adaptação de uma ideia, que em sua síntese, já era abstrata.

Por esta razão, Conto de Areia é confuso, nonsense e pouco instigante, apoiando-se no viés psicodélico para dar as caras sem parecer totalmente sem propósito. Essa ausência de trilha ou "âncoras narrativas" é o que torna o leitor incapaz de identificar-se com o personagem principal, diminuindo ainda mais o apreço pela obra.

E tudo bem, sei que obras com margens interpretativas e diferentes camadas sempre instigam o leitor, mas acredito que isso seja adequado no formato de níveis. Isto é, história em um primeiro plano acessível, mas que com as releituras, evidenciam-se novas perspectivas dentro do mesmo projeto narrativo.

Conto de Areia abraça o absurdo desde suas primeiras páginas, tirando qualquer possível mérito da narrativa, jogando totalmente a responsabilidade de atribuir significado ao leitor. Funcionou para muitos, mas em casos como o meu, não passa de uma experiência esquecível e totalmente presunçosa.

Luis the moon 04/05/2022minha estante
achei boa a Review mas po kkk desconsidera o Jim Henson não

@Matcholo 29/11/2020

Indico muito a leitura, um quadrinho bastante psicodélico e fora da curva, com pouquíssimos balões de texto, mas com uma das artes mais bonitas que já vi. A história é bem estilo looney tunes, onde as coisas acontecem e aparecem sem explicação nenhuma e é isso que dá o diferencial para a história (não espere sentido e nexo) o clima de desenho dos anos 90 e toda a sua elegância marcam presença do início ao fim da hq. Sobre a edição nem preciso falar que a pipoca e nanquim tem as melhores edições de gibi do Brasil né? Impecável.

Dan 23/01/2022

Pataquada sem tamanho
Ai gente, como diria Isabela Boscov, é uma pataquada sem tamanho. A história começa completamente ??? e termina completamente ???, eu não faço a menor ideia do que eu li ainda, mas as artes são belíssimas, o livro vale muito pelo visual e pelas ilustrações, apenas.

Willjf 11/03/2021

Há algum sentido em Conto de Areia? Existe algum significado a ser encontrado nessa curiosa história surrealista? Talvez, talvez não. Mas o sentido e o significado não estão no cerne do que torna Conto de Areia um trabalho tão especial. É a fantasia caprichosa conhecida como a imaginação de Jim Henson.

1 | 2 | 3 | 4 | 5