All Star Azul

All Star Azul Ricardo Mesquita

Resenhas - All Star Azul

Lorena Miyuki 09/01/2017

Um livro lá dos tempos do Orkut...
All Star Azul é uma história antiga, dos tempos do Orkut... Mas como assim, Lorena? Pois bem, senta que lá vem! Quem é da época do Orkut sabe que rolavam diversas comunidades por lá, né? Algumas em particular eram feitas para postar contos eróticos LGBT. Numa dessas comunidades tinha esse tal de Diego que postava quase toda semana uma história sobre um tal de Felipe, e seu melhor amigo Thiago, e como os dois, gays, estavam envolvidos nesse triângulo amoroso esquisito...
Gente, na minha adolescência, eu sofria para chegar o dia em que ele ia postar um capítulo novo! Eu amava o modo como ele conversava com os corações da época, mas depois que a comunidade foi extinta, nunca mais soubemos que fim a história teve - nem se eram reais, ou ficção, nem nada. QUAL FOI A MINHA SURPRESA ao descobrir que existia um livro com o mesmo nome e publicado pela Metanoia?! Acho que foi a primeira coisa que me atraiu na editora, uns anos atrás! Fiquei eufórica, louca pra saber se a história que eu guardara há tanto tempo na minha cabeça tinha, de fato, uma resolução!
Demorei a ter o livro impresso em mãos, mas eis que eu o peguei e o li num fôlego só. Era exatamente a mesma história do Orkut. E com isso eu quero dizer que o texto é exatamente o mesmo! Sem tirar nem pôr (tá, mentira, esse texto aqui tem um final)... E daí foi minha grande decepção: pra um adolescente de 13/14 anos de idade dos anos 2000, tudo bem ler um negócio desses na internet e achar que era a oitava maravilha do mundo. Mas hoje, lendo o texto completamente sem edição, sem revisão, sem cortes, sem.. enfim, o texto cru... Eu fiquei completamente arrasada. Mesmo. Porque eu amava muito essa história do Diego e do Thiago na minha cabeça, mas lê-la se tornou quase um martírio!
(...)
Não me levem a mal. A história do Diego e do T(h)iago (que na versão original não tinha o H) era o que eu adorava ler 10 anos atrás. Talvez tenha me prendido a atenção porque, diferente da maioria dos contos ou histórias da época, ela não me parecia sexualizada demais ou irreal demais... Eram só dois melhores amigos se apaixonando, reviravoltas comuns. Mas hoje em dia isso é um enredo tão saturado, tão clichê, tão sem sal que... sei lá. Não dá mais. Não tem nenhum elemento na trama que a destaque das tantas outras que a gente lê por aí. De quebra, ainda somos bombardeados por erros crassos de português, pontuação, conjugação...

O melhor elogio que eu tenho a fazer à All Star Azul é que era a melhor história do Orkut que eu já li, 10 anos atrás.

[Resenha completa no link]

site: http://www.marcadocomletras.com/2017/01/review-all-star-azul.html

Kah Mendes 15/09/2021

Ricardo Mesquita conta a história de Diego e Thiago, melhores amigos passando por questões comuns da adolescência, como a relação com os amigos e o despertar da sexualidade.
Diego vive com o pai, com a madastra e o filho dela Ricardo, que não perde a oportunidade de implicar com ele. É assumido desde os 14 anos mas a família prefere não falar sobre.
Thiago é um menino que faz amizades fácil, comunicativo e anda sempre aprontando com alguma menina, levando assim a fama de namorador. Quando passa pela cabeça de seu pai que seu filho era gay, Thiago toma uma surra que fez ele ficar com mais medo de expor seus reais sentimentos.
Mah e Jú são amigos dos dois e estão sempre saindo com eles para se divertirem. Em uma dessas saídas Thiago e Diego se beijam, numa brincadeira de verdade ou desafio.
Acontece um constrangimento natural, de início mas aos poucos a amizade volta aos trilhos e eles conversam sobre.