Variedades da Experiência Científica

Variedades da Experiência Científica Carl Sagan

Resenhas - Variedades da Experiência Científica

1 | 2 | 3 | 4

Rafasaje 10/05/2020

O livro faz você viajar sobre várias ideias diferentes sobre assuntos mais comuns que vemos hoje na ciência, enxergando de forma objetiva carregada de fortes ideais de Sagan.

Walney 21/12/2019

Uma visão pessoal e cientifica
O Livro nos faz pensar em questões que vão da filosofia a teologia, também faz nos questionar e tomar partido em certos momentos, mas acredito que as perguntas e respostas das palestras no fim do livro são um complemento a forma de pensar de Carl Sagan, muito instrutivo e que faz pensar questões que nunca deixarão de ser atuais. O titulo me parece uma armadilha para os crentes, pois sim é uma visão pessoal, mas não da busca por algo, mas por reafirmação de um ponto de vista estritamente cientifico e isso significa questionar, a busca aqui é pela verdade cientifica, quantificável e lógica. Vale a pena!

Bruna 13/08/2019

Ler Sagan é ter crises e crises existenciais, ele estimula o pensamento crítico, nos liberta da ignorância do desconhecido. Sagan é direto, claro, e se coloca com a precisão de um cirurgião.

Esse livro é a transcrição de suas palestras, escrito após sua morte por sua esposa Ann Druyan.

Na parte final temos perguntas e respostas, e a sensação que temos não é de leitura mas de audição, sentimos como se estivéssemos de frente ao Carl.

O contexto do livro é vida extraterrestre, guerra nuclear e suas consequências, obscurantismo religioso, e o papel positivo que a religião pode ocupar, tendo em vista, que as religiões norteiam cada passo dos religiosos, e poderia ser uma ferramenta de manobra positiva.

Religiões tem um número consideráveis de seguidores, sendo assim, em um dado momento, líderes religiosos poderia incitar e alavancar o questionamento moral, em questões como guerras nucleares.

Assim, para concluir, gostaria de citar, de Protágoras, do século V a.C., as
primeiras linhas de seu Ensaio sobre os deuses: “Acerca dos deuses não tenhocomo saber nem se eles existem nem se eles não existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento. Entre elas, o fato de que eles nunca aparecem”.

Jadder1 04/08/2018

Um dos melhores!
Foi o livro mais rápido que já li, pois fiquei muito interessado. Aqui Carl Sagan mostra algumas provocações e confrontos entre a ciência e a crença. Críticas as falácias criacionistas mais populares.

Felipe 13/03/2017

Uma viagem para dentro da mente de Carl Sagan
Uma obra simplesmente espetacular, por "n" motivos. Como a máxima "não julgue o livro pela capa", neste caso, "não julgue o livro pelo subtítulo", o livro não trata especificamente da busca Carl Sagan por uma divindade, longe disso, o livro é um espelho do que seria a mente do astrofísico e astrônomo - que me inspirou e inspira até hoje - a respeito da nossa insignificância no Cosmos, a busca cética por vida extraterrestre, e por último, uma análise cética e racional da formação do pensamento religioso humano,da hipótese da existência de Deus, e das inconsistências das religiões no mundo, principalmente as ocidentais.

Como um maestro das argumentações, Carl Sagan nos leva, através de uma deliciosa leitura, para dentro de sua mente.

Variedades da Experiência Científica é uma coletânea póstuma das palestras sobre teologia natural proferidas por Sagan em 1985, na Universidade de Glasgow - Escócia. Coletânea essa que foi organizada por sua esposa e parceira em suas obras literárias, Ann Druyan. Estas famosas palestras estavam nos planos de Carl Sagan para uma possível continuação da famosa série de Televisão Cosmos, que se chamaria "Ethos".

Tiago 26/08/2016

Uso da razão!
Carl Sagan mostra como ser otimista e esperançoso e ainda sim usar a razão, se baseando em fatos científicos. Mostra como ele mesmo se deixa encantar pelas possibilidades de uma novo mundo fora da terra. E como sempre nos ensina a valorizar nosso planeta e foca na religião e seu papel na sociedade em meio ao caos e medo das guerras nucleares. Recomendadíssimo!

Licia Schuch 13/06/2016

JPHoppe 29/08/2015

"Variedades da Experiência Científica" é o segundo livro póstumo de Sagan. A emoção já começa lendo a Introdução, escrita por sua viúva Ann Druyan, falando sobre sua vida e legado, descrevendo a sensação de novamente estar escrevendo com um dos maiores cientistas, pensadores e pessoas que a humanidade já produziu, ecoando as palavras finais de "Bilhões e Bilhões".

Trata-se de uma coletânea das palestras Gifford feitas por Sagan em 1985, com a temática da teologia natural. É muito prazeroso ver como ele vai tecendo seus ideias, ligando os fatos com uma narrativa suave e fluente, para construir aos poucos seu argumento. Muito diferente de visões recheadas de falácias como o design inteligente, princípio antrópico e as Quinque Viae de Tomás de Aquino. Aliás, parte do princípio de que a busca por "Deus" depende muito de como "Deus" é definido. Não adianta simplesmente falar "Ele existe. Deus é amor", como acontece na seção de perguntas e respostas. Afinal, "o amor é cego -> Stevie Wonder é cego -> Deus é Stevie Wonder".

Aliás, a seção de perguntas e respostas é um deleite. Por mais que um bom palestrante consiga antecipar perguntas para ter algum preparo para as respostas, não é possível antecipar de tudo, e não há notas na sua frente com tópicos e roteiro. Mas a mesma narrativa simples e direta presente nas palestras é visivelmente presente nas suas respostas.

Vale a pena ressaltar que as palestras são de 1985, mesmo ano de lançamento de "Contato". Muitas das ideias presentes no livro estão nas palestras, incluindo sobre o que veriam extraterrestres ao sintonizar nossas primeiras emissões de rádio: "Howdy Doody, Milton Berle, palestras McCarthy".

O capítulo 8, "Crimes contra a Criação", talvez seja aquele que fale com o maior público possível. Qualquer que seja seu background pra encarar o mundo, o mundo que temos é um só. É uma mensagem forte, e se for do interesse de alguém, há livros voltados somente para isso, como o "A Criação" de Edward O. Wilson.
Tiago675 08/06/2016minha estante
Li tudo dele em português e hoje consegui finalmente este grande livro. Não vejo a hora de ler!

Silvia 11/03/2013

\O
Agora compreendo o por quê de tantos físicos se espelharem em Carl Sagan. Ele consegue fazer as pessoas se apaixonaram por ciência e as maravilhas do universo desde de as primeiras páginas.
Uma das citações que mais me marcou foi:
Os fatos são coisas teimosas, e quaisquer que sejam os nossos desejos, as nossas inclinações, ou os ditames da nossa paixão, eles não podem alterar o estado dos fatos e das evidências.
John Adams (1735 – 1826)

Kelly 04/04/2012

Uma visão muito pessoal
É desta forma que encarei este livro. Tudo nele é uma visão bastante pessoal do autor e não concordo com muitas coisas. Estretanto encontrei um trecho que considero uma definição sobre religião que acredito ser muito apropriada: Segue o trecho:
"... Elas proporcionam, de forma bastande significativas, e sem armadilhas mística, padrões éticos para adultos, histórias para crianças, organização social para adolescente, cerimônias e ritos de passagem, história, literatura, música, consolo em épocas de luto, continuidade com o passado e fé no futuro. Mas há muitas outras coisas que elas não proporcionam".

capítulo sete p. 207

Felipe 22/04/2011

Perfeito, como sempre
Carl Sagan é o maior divulgador de Ciência que já existiu, autor de clássicos absolutos como “Cosmos” e “Bilhões e bilhões”. Mesmo tendo falecido em 1996 sua obra é tão grandiosa que mais de uma década depois de sua morte ele ainda continua nos presenteando com seus textos esclarecedores inéditos. É o caso de “Variedades da experiência científica”, que é a transcrição de um conjunto de palestras que ele fez em 1985 na Universidade de Glasgow sobre Teologia Natural publicado na segunda metade da década passada.
São nove capítulos, um melhor que o outro. Neles, Sagan, aborda da definição de religião a vida extraterrestre. Ele começa mostrando a imensidão de coisas que existem e quão pouco sabemos a respeito e o quanto temos ainda a aprender sobre o Universo, mas que apesar disto, sabemos muito mais que nossos antepassados e menos que nossos herdeiros. Segue mostrando o perigo de o fanatismo religioso cegar a vasta herança cultural que a religião nos legou ao longo de século e séculos.
Um passeio pelos acasos cósmicos que resultaram na vida humana é tema do terceiro capítulo, nele Sagan faz de maneira irresistível uma defesa da teoria da evolução de Darwin estendida com argumentos cósmicos. Nos seguintes ele argumenta sobre a viabilidade de vida extraterrestre, inclusive abordando sobre a famosa ‘Equação de Drake’, e como a descoberta de vida extraterrestre poderia afetar as religiões estabelecidas. Depois Sagan fala sobre as diversas formas de crenças que estão sobre o signo de ‘Deus’ e algumas de explicações sobre a crença nele.
A origem e função social das religiões também é um tema bastante discutido, a funcionalidade das preces também, incluindo a explicação dada por Freud para estes temas e uma deliciosa possível origem hormonal das religiões proposta por Sagan. A seguir o tema é como o ser humano teve a capacidade de criar tecnologia para se autodestruir por completo, como as palestras foram dadas na década de 1980 o grande temor de Sagan era a guerra nuclear, que afortunadamente é um tema que não nos preocupa mais tanto na segunda década do século XXI. E uma defesa pela busca do conhecimento sem preconceitos é feita do capítulo de encerramento. Ainda há um apêndice com as perguntas da plateia e as respostas de Sagan.
O livro é fantástico, apesar de ser apenas uma mostra do quão boa era a divulgação científica feita por Sagan. É impossível ler o livro e não passar a ser um entusiasta da ciência e pela busca do conhecimento, seja ele qual for. Sagan é uma vela na escuridão dos teleenvangelistas-capitalistas e do fanatismo e intolerância religiosa. É um livro obrigatório para todos.

Luca Coelho 05/04/2011

Um verdadeiro legado para a humanidade. Deveria ser leitura obrigatória tanto para quem gosta de ciência como para teólogos e religiosos que estejam dispostos a pensar nas coisas e não simplismente aceitá-las. Uma aula de como a divulgação científica pode dar resultado e de como ser cético e acreditar ao mesmo tempo.
Uma aventura sobre a arte do diálogo, sobre crenças e o método científico.
É pra ser guardado na cabeceira da cama e sempre reler, todas as noites, quase como oração diária.

ataliba 03/09/2009

Um dos melhores livros de Sagan
Não diria que este é um livro tal qual Cosmos, que sem dúvida, para mim é o melhor já escrito por ele, mas Sagan consegue neste livro nos mostrar uma visão bonita do que é a vida no Universo e de como ela pode ter surgido sim, por uma série de pequenas "disparidades" ao longo da existência do Universo.

Vale a pena ler, e se deliciar com este livro. Ateu ou não, este livro é um compêndido de uma sapiência única e que muito nos durante sua existência.

Variedades da experiência científica é um livro que vale a pena estar em nossa estante.

1 | 2 | 3 | 4