Variedades da experiência científica

Variedades da experiência científica Carl Sagan

Resenhas - Variedades da Experiência Científica

1 | 2 | 3 | 4

manumoura18 02/03/2024

Esse é um livro que reúne algumas palestras realizadas por Sagan, que passa por temas como vida inteligente em outro planeta, armas nucleares, religião. E no final ainda há um conjunto de perguntas e respostas que ocorreram nessas palestras, que nos fazem perceber ainda mais a genialidade desse homem ??

Amo todos os livros dele ??? então esse é mais um que super indico.
Jordão. 04/03/2024minha estante
Sou fã Dele.

Isabella2101 20/02/2024

Talvez o meu preferido
Não sei descrever como esse livro mexeu comigo, principalmente em um momento que ousei tentar entender e conhecer um pouco mais sobre Deus e sua criação. O Carl Sagan de forma muito sutil me fez questionar crenças, mas em momento algum minha fé foi colocada em prova, muito pelo ao contrário, me fez perceber o quão longe estamos de entender sobre esse vasto universo. Mesmo o livro contendo algumas informações técnicas, isso não atrapalhou nem um pouco na minha experiência.

Victor 22/01/2024

Variedades da experiência científica
Um livro muito interessante, os assuntos são muito bons, gosto muito da forma como o Sagan fala, e suas opiniões são muito atrativas à leitura, Gostei bastante do conteúdo das palestras.

Aurea25 21/01/2024

Maravilhoso
Todo livro do Carl Sagan que leio ou releio me dá uma tristeza tão grande, por ele não estar mais aqui. Esse homem tão cheio de ternura e amor pela humanidade.

Mas pelo menos ele também não está mais aqui para ver o absurdo em que nos metemos. As preocupações dele eram com a guerra nuclear. E olha a gente destruindo nosso mundo por causas diferentes.

Mateus.Risso 13/01/2024

Carl "Eterno" Sagan
Ler Carl Sagan é sinônimo de ter a certeza de que suas crenças sofreram um abalado sísmico de racionalidade.

Durante todo o livro, Carl não se preocupa em provar que Deus ou qualquer outra santidade semelhante não exista, mas sim constatar que o mundo em nossa volta pode ser explicado sem Ele.

Apesar de no final considerar que Sagan deu palco pra maluco (no momento das perguntas) e isso me estressou um pouco, pude ter a certeza de que as palestras na Universidade de Glasgow deveriam ser de obrigatoriedade pública para todos aqueles que querem procurar a verdade e a certeza dentro de suas crenças.

Karina 31/12/2023

Inestimável
Ah, Sagan. Genial como sempre.

Sinceramente, eu poderia ler até a lista de supermercado deste homem.

Outro livro magnífico pelas mãos de um dos maiores astrofísicos que já pisou na terra!

Senhor Melancólico 23/12/2023

Sagan propõe a união ciência/religião por um mundo melhor
Alguns podem discordar, mas, pelo menos nesta leitura, Sagan em nenhum momento quis convencer o leitor de que Deus não existe ou que as religiões são inúteis. Muito pelo contrário, o cientista propõe a união ciência/religião em prol de um mundo melhor. Sagan mostra, por exemplo, que a ciência já comprovou o perigo global de uma possível guerra nuclear, e se faz necessário que as grandes religiões, que tanto pregam o amor ao próximo, a paz entre as nações, possam também contribuir de maneira mais concreta contra o armamento nuclear das grandes potências. Sagan vai criticar também os governos que se utilizam do discurso religioso para se manter no poder, quando estão ao mesmo tempo promovendo guerras, armas e violência, problema tão presente nos dias de hoje. Portanto, é válido o que Carl Sagan tentou nos mostrar nas palestras Gifford. A paz mundial vai além de crenças, partidos, nações. Estamos falando da história da humanidade, e não há profecia, aliança, evangelho, livro sagrado que concorra para nossa extinção.

"Portanto, eu diria que a primeira coisa a se fazer é se conscientizar de que os governos, todos os governos, pelo menos de vez em quando, mentem. E alguns deles mentem o tempo todo ? alguns mentem só metade do tempo ?, mas, em geral, os governos distorcem os fatos com o objetivo de permanecer no poder. E, se formos ignorantes e não soubermos nem mesmo fazer os questionamentos essenciais, não vamos fazer muita diferença. Se formos capazes de entender os problemas, se pudermos fazer as perguntas certas, se conseguirmos apontar as contradições, então poderemos obter algum progresso."

Jonas.Doutrinador 21/12/2023

Para amadurecer
Este livro é um compilado das lições de Sagan em suas palestras, então dá pra imaginar o quanto é precioso poder se deleitar nesta leitura. Aqui são debatido temas relacionados à fé, religião, como a visão do senso comum sobre Deus difere dos dados científicos.

Sagan ensina como debater de maneira elegante a racional assuntos sensíveis para muitos, os quais lidam com essas questões de maneira passional. Uma grande reflexão que tive foi sobre o real poder dos líderes religiosos no tocante da paz mundial. Qual tem sido o real papel deles?
Outro ponto interessante é os seus apontamentos sobre como o homem investe pesado para poder destruir seu patrimônio natural. A grande lição que levo deste livro é que para o homem poder evoluir e ser útil em seu meio, é necessário que ele aprenda a mudar a maneira de pensar e lidar com suas emoções.

Otávio - @vendavaldelivros 27/10/2023

“Carl não queria só acreditar. Queria saber.”

Quando li essa frase atrelada à Carl Sagan pela primeira vez a identificação foi imediata. Acima da minha própria fé, sempre percebi um desejo constante e pulsante em saber e entender o porquê de tudo, inclusive dos episódios religiosos da minha vida. É óbvio, a maior parte dos meus questionamentos nunca foi respondida, mas talvez seja a busca o grande motor de descoberta que me mantém questionando.

Sempre serei absolutamente parcial quando falo de Carl Sagan e é até difícil não soar repetitivo quando escrevo sobre ele. Na lista de personalidades que gostaria de ter conhecido, Sagan é provavelmente a primeira pessoa. Me identifico profundamente com sua forma de enxergar o universo, a complexidade e a raridade da vida, menos talvez com seu olhar um pouco otimista sobre nossas possibilidades de futuro.

Publicado em 2006, “Variedades da experiência científica” é uma coletânea reunida por Ann Druyan, viúva de Sagan, das palestras de Sagan sobre teologia natural apresentadas na Universidade de Glasgow em 1985. Nessas palestras, com sua costumeira capacidade de encantamento ao falar, Sagan faz diversos apontamentos sobre a complexidade do Universo e sobre como uma figura divina poderia se encaixar nessa realidade.

De maneira completamente respeitosa, como tudo que sempre fez, Sagan toca em pontos importantes para a nossa própria compreensão de divindade, de eventos religiosos e da total ausência de provas sobre a existência de um deus, qualquer que seja ele. Mais do que isso, como a humanidade acabou reduzindo as possibilidades dos deuses quando os limita à nossa própria ignorância e falta de compreensão sobre o Universo.

As palestras falam também sobre as possibilidades de vida em outros planetas e galáxias e como uma possível descoberta dessas vidas impactaria a humanidade e suas crenças, mas fala também das dificuldades de encontrarmos e nos comunicarmos com essas mesmas vidas espalhadas pelo cosmo. Como tudo vindo de Sagan, mais uma obra incrível e necessária, principalmente para quem anseia saber, não só acreditar.

Luis Felipe S. Correa 16/10/2023

Organização póstuma de palestras de Carl Sagan
Ler Sagan é uma experiência sempre enriquecedora. É admirável o fato se ser um grande expositor, e não um impositor, da ciência. E essa exposição literária demonstra que é possível discordar sem ser desrespeitoso e sem afastar as pessoas que pensam diferente, despertando nelas um espírito científico.

xTinho 25/07/2023

???
Embora um pouco entediante, ainda assim é possível perceber e admirar a genialidade por detrás das respostas e comentários do Carl.

Conheço apenas a série Cosmos e este foi o meu primeiro contato com a literatura do autor; considerei interessante mas ainda longe da genialidade do que ouço falar dele.

Espero ler algum mais aprofundado dele em breve...

Romeu Felix 08/06/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Variedades da Experiência Científica: Uma visão pessoal da busca por Deus" é um livro escrito por Carl Sagan, renomado astrônomo e divulgador científico, e publicado em 2007. Nesta obra, o autor explora a relação entre ciência, espiritualidade e a busca pelo sentido da existência humana.

Resumo do conteúdo:

Ciência e espiritualidade: Sagan examina a relação entre ciência e espiritualidade, abordando a crença em um poder superior e a busca por um significado mais profundo na vida. Ele explora como a ciência pode fornecer insights valiosos sobre as questões existenciais e como a compreensão científica do universo pode coexistir com as crenças religiosas.

A beleza da natureza: O autor ressalta a importância da apreciação da beleza e complexidade do universo natural como uma forma de experiência espiritual. Ele discute como a ciência pode ampliar nossa compreensão e apreciação do mundo natural, despertando um senso de admiração e maravilha.

A busca por respostas: Sagan explora diferentes abordagens filosóficas e científicas na busca por respostas sobre a existência de Deus e a natureza da realidade. Ele analisa diferentes perspectivas religiosas e filosóficas, bem como os avanços científicos que desafiam antigas concepções sobre a natureza do cosmos.

Conclusão:
"Variedades da Experiência Científica: Uma visão pessoal da busca por Deus", escrito por Carl Sagan, é um livro que explora a relação entre ciência, espiritualidade e a busca por um significado mais profundo na vida. Com 304 páginas e escrito em português, o livro aborda temas como a compatibilidade entre ciência e religião, a apreciação da beleza da natureza como uma forma de experiência espiritual e as diferentes abordagens filosóficas e científicas na busca por respostas sobre a existência de Deus.

Sagan nos convida a refletir sobre a intersecção entre a ciência e a espiritualidade, mostrando como a compreensão científica do universo pode coexistir com as crenças religiosas e despertar um senso de maravilha diante da complexidade da natureza. O autor utiliza uma linguagem acessível e envolvente para compartilhar suas reflexões pessoais e nos desafiar a questionar nossas próprias concepções sobre a existência e o sentido da vida.

Recomendado para aqueles interessados em explorar as relações entre ciência, espiritualidade e filosofia, "Variedades da Experiência Científica" oferece uma perspectiva única sobre a busca por respostas sobre Deus e o significado da existência humana.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Jackson60 08/06/2023

Exposição do seu posicionamento com respeito e tolerância
O livro é formado pelas transcrições de uma série de palestras realizadas por Carl Sagan, na Universidade de Glasgow, na Escócia, em 1985.

Nelas, dentre diversos outros temas, conexos ou não, o autor tratou da teologia natural. Logo de início o leitor é deslumbrado com a grandeza do universo (bilhões e bilhões). Ao mesmo tempo que Sagan consegue dar uma centelha da nossa insignificância, ele consegue mostra ela importância de entender os fenômenos que nos cercam, para assim, compreendermos o passado, para agir no presente construindo o futuro.

Ao longo das passagens pude quase que ouvir as palavras pela voz de Sagan. Grande divulgador científico, nas perguntas e nas resposta, na forma delicada como trata o tema, como se preocupa em entender bem o que diz, é notável o seu compromisso com a ética. Sinto a sua falta.

Diego 12/03/2023

Muito bom livro pra conhecer toda a beleza das ideias de Carl Sagan sobre o universo. A obra traz muitas reflexões e pontos de vista sobre questões polemicas e outras ignoradas pela grande maioria.

Elton.Oliveira 24/02/2023

Esclarecedor
É muito bom poder ler um livro tão embasado como esse ! Técnico, científico, crítico, cético....

Era doido pra ler algo de Carl Sagan, eu não sabia , mas esse livro é uma transcrição de uma série de palestras ( Gifford) ocorridas em 1985 para debater a existência de deus , vida extraterrestre e panoramas mundiais...

Foi muito esclarecedor perceber o equilíbrio e propriedade no pensamento de Sagan sobre todos esses assuntos abordados. Para quem já tem uma visão crítica e cética sobre a vida , vai se deliciar com o texto !

É mais um autor q me identifiquei . . . Pretendo ler mais livros dele ?

1 | 2 | 3 | 4