Paris versus New York Vahram Muratyan

Resenhas - Paris versus New York

Evy 30/03/2015

Esperava mais
Pensei que o livro retrataria as muitas diferenças das cidades em palavras, mas ao invés disso o autor optou por ilustrações. Fiquei um pouco decepcionada.
Lu 17/12/2015minha estante
Eu também fiquei decepcionada, quer dizer um pouco, afinal esse eu comprei pela capa mesmo. Na minha estante fica lindo ! rsrsr

naniedias 23/12/2012

Paris Versus New York, de Vahram Muratyan
O quanto duas cidades podem ser diferentes?!
Muito!

Nesse livro, Vahram Muratyan mostra a diferença entre duas grandes cidades - Paris e New York - através de ilustrações.

O que eu achei do livro:
Você já reparou nas diferenças básicas entre dois lugares?! Não? Eu também não - ao menos não da forma como esse ilustrador fez. Vahram Muratyan reparou e decidiu dividir suas comparações com todo mundo. O resultado foi o incrível livro Paris Versus New York, que mostra de forma muito bem humorada a diferença entre essas duas importantes cidades.

Por que o autor escolheu justamente essas cidades? Ele nem precisaria exatamente ter uma história com elas, não é mesmo?! Afinal de contas, são duas das cidades mais famosas e comentadas de todo o mundo. Paris é conhecida como a cidade do romance, a cidade luz e New York a cidade do trabalho, do movimento.
Quer melhor comparação do que o prático com o romântico? Não haveria.
Mas a escolha do autor se deu por sua ligação com essas duas cidades, o que torna a sua visão ainda mais especial.

E qual a forma que ele escolheu para mostrar as diferenças? Através de maravilhosas ilustrações!
Da comparação entre os tipos de café aos monstros que são ligados às cidades (Quasímodo para Paris e King Kong para New York), o autor diverte o leitor com as disparidades que ele encontrou.
O livro não tem muito texto, apenas pequenas legendas em cada ilustração. Mas não é que essas pequenas legendas fazem toda a diferença?! Dão um toque a mais e deixam as imagens ainda mais divertidas.

São várias ilustrações (cada página contém uma grande - e colorida! - ligada a uma das duas cidades) para o deleite do leitor. Não dá para terminar o livro rapidamente, porque é impossível não se ater a cada detalhe dos desenhos de Muratyan.

A edição da Intrínseca ficou maravilhosa! O livro tem um formato menor do que o tradicional (no mesmo tamanho dos Guias dos livros de Rick Riordan lançados pela mesma editora), com capa dura e páginas super coloridas, com uma textura diferente - levemente aveludada - que é o máximo.
Não sei se alguém reparou, mas eu não coloquei nos dados do livro quem foi o tradutor, isso porque não encontrei a informação em lugar nenhum da edição. Certamente não havia muito texto para traduzir, mas mesmo assim eu queria saber quem foi o responsável pela tradução. Até porque fiquei encantada com algumas escolhas que ele fez entre traduzir o trecho ou deixá-lo em francês/inglês - acho que foi muito feliz no trabalho que fez, porque o resultado foi excelente.
Já pela capa do livro, o leitor tem uma ideia de qual é a proposta do autor (há uma comparação entre as torres que simbolizam New York e Paris).

Eu fiquei até com vontade de fazer uma viagem e comparar a cidade à minha através de desenhos tão bacanas assim... só falta mesmo aprender a desenhar (e ter a sensibilidade que ele teve para reparar em tantos detalhes surpreendentes).

Nota: 9

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com

Bia 28/12/2012

Paris versus New York
Ganhei esse livro nas cortesias e eu amei ! É muito fascinante, sou apaixonada por Paris e o livro me fez ficar ainda mais apaixonada, com a comparação entre Paris e New York. Na leitura visual desse livro, confesso que fiz uma viagem completa por essas lindas cidades encantadoras, A cidade iluminada e a Grande Maçã! As imagens são muito interessantes, e as diferenças entre as cidades faz o livro ficar bastante interessante.

AndyinhA 04/01/2013

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Em Paris versus New York, o autor morou nas duas cidades por um tempo, na verdade ele é francês, mas viajou o mundo todo e acabou falando das cidades mais rivais do mundo (eu não acho, mas ok). O livro todo são figuras que comparam as duas cidades – A pirâmide do Louvre e o cubo da Apple; o Empire State Building e a Torre Eiffel (a torre com certeza!!!); Macaron e Cupecake (os dois são muito bons fica difícil escolher); a ordem nas ruas de NY e a’ bagunça’ da forma das ruas de Paris (NY é muito mais fácil de se achar); o metrô dos dois lugares é complicado de se aventurar no início.

O livro é algo lindinho demais e quem é fã de pelo menos uma das cidades deve ter na estante e quem não é, vale dar uma foleada e ver do que se trata, está super bem feito e tem muito amor nas imagens ;)

Para saber mais, acesse: http://www.monpetitpoison.com/2013/01/poison-quicks-paris-x-ny.html

Bárbara 27/01/2013

Vahram Muratyan é designer e artista gráfico. Cresceu em Paris, mas depois de um tempo vivendo em Nova York, resolveu colocar num blog algumas ilustrações que mostrassem as diferenças entre A Cidade Luz (Ville Lumière) e A Grande Maçã (Big Apple). O resultado disso foi um grande sucesso que acabou virando um livro. Que é este, o qual estou mostrando para vocês.

Fiquei interessada pelo livro por causa da minha primeira viagem internacional que acontecerá em Abril deste ano. Passarei um mês quase inteiro em New York (24 dias) e tudo o que tem o nome da cidade em algum lugar acaba me chamando a atenção de alguma forma. Quando a Intrínseca liberou, não exitei em pedir.

Encontrei várias ilustrações, como já falei para vocês, com as comparações entre as duas cidades. Não conheço nenhuma das duas, mas posso dizer que reparei em algumas coisas que já vi em filmes e seriados de TV e acabei achando o máximo a ideia do autor. É mesmo uma criatividade incrível, transformando as diferenças, que poderiam ser explicadas por meio de palavras, em ilustrações maravilhosas, sendo um texto da mesma forma.

O mais interessante mesmo é saber que o livro veio do blog que o Vahram criou. Acabou fazendo mesmo sucesso e acabou por ser recomendado aqui no blog para vocês. Recomendo sim porque o livro é muito lindo e com um acabamento impressionante. Sem contar no cheirinho de livro novo (e de capa dura).

emy 16/05/2013

Um livro peculiar porém divertido.
Posso admitir que quando vi esse livro ele me estrigo muito, pensei que seria mais uma comparação para diferenciar uma cidade da outra, foi essa a imagem que a sinopse me passo, mas na verdade só mostra humildemente e sutilmente as varias fases de ambas as cidades, e também mostra que as duas cidades tem tanto o lado bom quanto o lado ruim. Mas também digo que os desenhos são magníficos, e eu que amo desenha fiquei maravilhada.

Crys 08/09/2013

Novo destino à vista!
Eu não conheço pessoalmente Paris, mas já fui diversas vezes a NY e sou apaixonada pela Big Apple.

O livreto com suas ilustrações mostrou as mais básicas comparações entre as duas cidades. Achei muito legal o estalo do autor para algumas associações.

As ilustrações são básicas e muito fáceis de indentificar.

Li em 20 minutos e ainda aprendi algumas palavrinhas em Francês..

É um livro mega fofo para se ter na estante com certeza!

Paris, ai vou eu!

Mila F. @delivroemlivro_ 26/12/2013

Lindo, lindo, lindo!
Paris versus New York: a tally of two cities é um livro do designer e artista gráfico Vahram Muratyan, que surgiu a partir de seu blog que teve mais de cinco milhões de visitas em um ano.
O livro é basicamente ilustrações que de forma amistosa faz uma comparação entra as duas cidades: Paris x Nova York. Sem dúvida Paris versus Nova York é um livro cheio de clichês e contradições, mas que de forma muito criativa, inteligente e espontânea faz um paralelo do que há entre as duas cidades.
Como um livro de ilustrações, as imagens falam por si e em sua maioria o leitor visual, necessita conhecer um pouco da história, costumes, tradições, pontos turísticos, TV e alimentos das cidades para entender as tiradas engraçada, sutis e inteligentes.
Em resumo, não há muito que falar sobre esse livro, não há palavras, a imagens falam, vale a pena conhecer o trabalho de Vahram Muratyan, quando se chega à última ilustração do livro não restam dúvidas do motivo que levou o blog do autor ser tão visitado, a obra é belíssima. Aprecie.

Camila Márcia

site: http://www.delivroemlivro.blogspot.com.br/

Kellen F. 25/06/2014

Lindo trabalho artístico
O livro não possui nada de texto, mas transmite de uma maneira minimalista e muito criativa as cidade de Paris e Nova York como nunca se viu. Ri com ele e compreendi o trabalho de Vahram Muratyan. Para quem gosta de desenho, linhas, e simplicidade é uma ótima aquisição. Para quem se interessa, conhece ou quer conhecer as duas cidades, vale a pena se divertir com ele.

10/07/2014

A tally of two cities
"Ideias vêm, vão e voltam. Anoto algumas, esqueço outras. Uma série de pares ganha forma no papel, comparações que desejo compartilhar na mesma hora com a família e os amigos, dia após dia. E assim nasce meu blog Paris versus New York" (introdução). Em um ano, o blog teve milhares de views, e suas criações foram expostas na loja Colette, em Paris, e no HOTEL The Standard, em Manhattan. Então, no ínicio de 2012, foi publicada a primeira versão do livro 'Paris versus New York'.

Para acessar o resto da resenha, clique no link abaixo!

site: http://pseudobailarina.blogspot.com.br/

Dani 27/08/2014

Paris versus nem york
Paris vs new york é um ótimo jeito e vc tirar fotos criativas ver a diferença entre duas cidades maravilhosas, e aina aprender um pouco da cultura de cada um desses lugares.Eu não gostei eu adorei é muito fofo, e lindinho, o autor é Vahram Muratyan e ele cresceu em Paris mas sempre quis viajar pelo mundo,e então foi morar uns messes em New York e então resolveu fazer desenhos para comparar Paris om New York,e assim ele escreveu (desenhou) este foficimo livro.Espero que tenham gostado e se tiverem alguma úvida me avisem! BJOS!DANIs2

Camila 30/11/2014

Paris versus New York
"Uma comparação visual entre duas cidades, feita por amantes de Paris que se perde nas ruas de New York" Um livro só de ilustrações, não contém texto algum. Apenas imagens dividindo Paris e New York. Fotos que relatam como é um turista em uma cidade e em outra. Como por exemplo o Céu; As torres; Os Vizinhos; As mãos; e por aí vai. AAHH! O livro é em capa dura *-*

Editora: Intrínseca
Autora: Vahram Muratyan
Páginas: 223

site: http://our-owncollection.blogspot.com.br/

Gi 18/02/2015

!
Este é um livro de ilustrações e arte onde o autor compara aspectos de duas das mais conhecidas cidades do mundo..é interessante edivertido,uma ideia diferente que nos mostra algumas das diferenças entre as cidades em quais nunca haviamos reparado antes (eu pelo menos ) ;Eu sou apaixonada por estas duas cidades (Nova York e Paris) e absolutamente adorei o livro! Recomendo

Daniela 27/06/2015

Um livro fofo, simples e cheio de amor
Paris vs New York é um livro muito fofo e muito descontraído. Ele é perfeito pra quem adora viajar e/ou adora ambas as cidades e quer vê-los retratados em forma minimalística. As gravuras são comparações entre as duas em todas (ou a maioria) de suas características, como: seus apelidos, o que você vai encontrar em um sábado de manhã, como é a aparência dos prédios, bairros conhecidos, como as pessoas se comportam, cafés, etc. É muito interessante, pois o autor conseguiu trazer isso de uma forma muito colorida e divertida. Sempre me pego folheando as páginas desse livro e me encantando, só esperando o dia que conseguirei eu mesma perceber as diferenças dessas duas grandes cidades.

Quase tudo do livro está em francês/inglês e isso eu achei muito legal, pra deixar o livro ainda mais temático. Ele é um livro pequeno, a capa é dura e tem uma textura meio diferente, como se fosse mais emborrachada. Já as páginas são de uma folha mais resistente, porém é papel mesmo, achei que elas seriam mais brilhosas, mas não, é papel normal mesmo. O trabalho da intrínseca ficou incrível, só achei mesmo que as páginas poderiam ser feitas de um outro material, mas isso não deixou com o que o livro perdesse sua magia. Dei quatro estrelas porque, por mais que fosse diferente, achei que iria me surpreender mais.

site: http://daniperere.blogspot.com.br/2015/05/resenha-paris-versus-new-york.html

Caroline Gurgel 25/08/2015

Fofo, mas saiba o que está comprando...
Eu tinha me interessado por esse livro há um tempo nas minhas andanças pelas recomendações do GoodReads, mas imaginava algo completamente diferente. Sabia que era um livro ilustrado, mas nunca pensei que fosse apenas ilustrado.

Paris versus New York traz ilustrações comparativas de peculiaridades das duas cidades, como a diferença entre seus cafés, seus pães, seus museus e costumes.

As gravuras seguem sempre o mesmo estilo, cheio de cores e figuras sem contornos, o que deixou o livro charmoso, com um visual agradável. As comparações são bem interessantes, inteligentes e divertidas, especialmente se você conhece bem as duas cidades.

A edição é toda bonitinha, em capa dura, mas o livro é pequeno – quase do tamanho de uma mão aberta. É fofo, atraente e traz à memória lembranças – boas lembranças, claro! – porém, em poucos minutos já se viu tudo. Volto a dizer, é interessante, mas… talvez, sem querer desmerecer o talento gráfico do artista, seja um pouco descartável. Bem, é ótimo para uma sala de espera ;)

site: www.historiasdepapel.com.br