Paris versus New York

Paris versus New York Vahram Muratyan

Resenhas - Paris versus New York

Carol 18/08/2021

Torre Eiffel x Estátua da Liberdade
O autor é designer e artista plástico. Em 2010 ele criou o blog Paris versus New York e o sucesso foi tanto que deu origem a este livro, publicado em diversos países!

Ele não possui uma história. É um livro ilustrativo que mostra de um lado uma cena de típica de Paris, e do outro a cena correspondente em Nova York.

Logo ele é muito rápido de ser ‘lido’. Mas é um livro tão bonito que toda hora você quer abrir uma página e olhar algumas das imagens.

Aliás, mesmo ele não possuindo história, nós conseguimos fazer uma análise das duas cidades atráves da visão do artista. Por exemplo, na forma como a pressa e a vida cosmopolitan está tão inserida em Nova York, igualmente a arte e tranquilidade está em Paris.

Sonho em conhecer as duas cidades, e o livro só aumentou a minha vontade! Espero poder realizar esse desejo em breve. Ah, e a edição da Editora Intrínseca está um amor! Capa dura, com uma cor bem chamativa. É um livro que vai deixar sua estante mais bonita e charmosa com certeza!

Vanessa 01/06/2020

Ilustrações compararivas e divertidíssimas sobre as duas cidades mais famosas no mundo turístico.

Patricia 30/03/2020

Paris versus New York é um livro de ilustrações que mostra de uma forma super criativa as principais diferenças entre as duas cidade mais amadas e cobiçadas pelos turistas. Esse livro é puramente visual, não existe texto, apenas palavras soltas e imagens. Segundo a definição do próprio autor, o livro Paris versus New York é “uma comparação visual amistosa entre duas cidades, feita por um amante de Paris que se perde pelas ruas de Nova York."

site: https://www.todacharmosa.com/2017/03/livro-paris-versus-new-york-vahram.html

Leila de Carvalho e Gonçalves 15/07/2018

Declaração De Amor
Paris Versus Nova York é uma declaração de amor para as duas cidades.

Vahran Muratyam, seu autor, resolveu realizá-la como sabe fazer melhor, isto é, ilustrando seus contrastes com um toque crítico, original e bem humorado.

Para quem não o conhece, ele é um dos mais renomadas artistas gráficos da atualidade. Nascido em Paris, viveu muitos em Nova York e, atualmente, divide seu dia a dia entre as duas cidades, portanto, é a pessoa certa para guiá-lo nesse roteiro.

Aliás, o livro é uma escolha impecável tanto para trazer boas recordações ou aspirar por elas. Divirta-se!

Gaby Costa 02/11/2017

“Paris vs New York” foi algo que começou de forma despretensiosa, que acabou virando blog e então livro. Li tudo em menos de duas horas, porque procurei várias (quase todas) referências no Google.

O livro é uma graça e é bom naquilo que se propõe, que é fazer uma comparação visual entre as duas cidades. Terminei de ler querendo conhecer os locais, embora meu desejo por Paris esteja maior do que minha vontade por NY.

É difícil avaliar, mas acabei dando quatro estrelas porque acho que a ideia tinha potencial para ser algo maior e mais desenvolvido. Um almanaque com informações e curiosidades, talvez.

Ah, o blog ainda existe, embora não seja atualizado desde 2012.

Yasmin.Savaris 31/08/2016

Paris versus ny
Este livro fala basicamente das diferenças entre os dois lugares, mostrando os altos e baixos deles mas sem tirar a beleza dos dois.

Jessica M. Araujo 26/08/2016

Cidade Luz X Arranha - Ceus
O que falar das duas maiores metropolis do mundo? O livro, em formatado de gravuras traz o melhor e o pior das duas cidades, sempre fazendo comparações entre um item, são gravuras simplistas mas que repassam o lifestyle dessas duas cidades. Particularmente não conheço nova york ainda, porém posso dizer que é bem fiel a cidade luz. Livro que pode ser "lido" diversas vezes. Adorei, e super recomendo para dar de presente!

Gaby 27/07/2016

A arte visual deste livro compara os mais diversos signos entre à Cidade luz e a Big Apple.
Particularmente, não conheço nenhuma pessoalmente. Minha experimentação dessas cidades se deu através de filmes, o que tornou mais significativo o conteúdo do livro. Isso porque, são salientados diversos pontos da cultura pop, como lugares e costumes apresentados à nós em filmes e seriados americanos.

Elton Cardoso 03/07/2016

Conheci o livro aleatoriamente no Instagram, e como a legenda dizia que era um livro de design rapidamente me interessei por ele e decidi pesquisar mais a respeito do livro, até que, convencido, decidi compra-lo, e logo que ele chegou aqui em casa, me surpreendi com a qualidade do livro – que é em capa dura com uma textura meio aveludada e verniz localizado.

O autor do livro é o Vahram Muratyan, que é um designer parisiense, que se encantou por NYC quando conheceu a cidade pela primeira vez aos 5 anos de idade e quando ficou adulto, decidiu passar uma temporada morando na cidade, e ao estar no banco do metrô, observando os demais passageiros ele fez algumas anotações aleatórias e alguns esboços que comparavam as duas cidades que ele tanto ama, motivado por essas anotações ele decidiu compartilhar o seu ponto de vista entre as cidades por meio de ilustrações, assim surgiu o blog Paris vs NYC, que era uma alternativa mais rápida de compartilhas suas ilustrações com todos os seus amigos e familiares, e o blog rapidamente foi ficando popular chegando a mais de 5 milhões de visitas no ano de criação. Esse reconhecimento levou o Muratyan a fazer trabalhos para a famosa grife italiana, Prada, e também para Colette, uma famosa loja de Paris, e também para o principal jornal de sua cidade natal, Le Monde. E é claro, o lançamento do livro em 2012.

Como o próprio título já dá a entender, é uma comparação entre as duas cidades, e as ilustrações seguem o posicionamento dos nomes delas – as ilustrações de Paris sempre vem primeiro, à esquerda, seguida pelas de New York, à direita –, junto com um tema especifico no alto de cada página, tipo: o show, o monstro, a sedução etc.

À primeira vista, logo pensei que o livro seria um tanto fútil, por só conter ilustrações – sim, o livro é SOMENTE de ilustrações –, mas assim que comecei a “lê-lo” vi que não era tão fútil assim, pois tinham determinadas páginas que eu simplesmente não entendia nada, nenhum tipo de referência, e tive que recorrer ao Google, óbvio, para poder entender, e foi assim que eu descobri várias curiosidades sobre ambas as cidades. O livro também é cheio de referências à cultura pop, à literatura, ao cinema, costumes dos cidadãos, pratos típicos, e é claro, aos pontos turísticos, isso ampliou e muito a minha visão de mundo, e junto com a sensibilidade que o designer teve em ilustrar essas comparações, me fez colocar Paris na lista de Cidades Para Conhecer Antes de Morrer.
Portanto, se você curte ilustrações/design e gosta (ou quer conhecer/saber um pouco mais) de Paris/NYC, super recomendo este livro, que entre outros fatores é um livro super fotogênico e bonito para se ter na estante.

site: http://enfimelton.blogspot.com.br/

Luna 16/02/2016

Fotinhos
Oie, estou com um blog novo e o primeiro post é uma mini resenha desse livro. Se quiser saber um pouco mais sobre como "Paris versus New York" é por dentro... confira!

site: http://insidethemmirror.blogspot.com

dayukie 07/02/2016

"Que Paris e New York são totalmente diferentes, todo mundo sabe. Porém conseguir ver essas diferenças e capturá-las de uma forma divertida e significativa, poucas pessoas conseguem verdadeiramente. Pois bem, o Vahram conseguiu isso e melhor, ele colocou no papel para nós, meros leitores."

Vem conferir a resenha completa no blog!

site: http://goo.gl/FrQITu

Nanda 11/12/2015

Paris Versus New York
Livro incrível e essencial pelos apaixonados por Paris e New York, como eu!

Érica 31/08/2015

Muito fofo
O livro é cheio de ilustrações fofas com comparações entre dois lugares incríveis. Já era apaixonada por ambas, mas com esse livro consegui me apaixonar mais ainda!

Caroline Gurgel 25/08/2015

Fofo, mas saiba o que está comprando...
Eu tinha me interessado por esse livro há um tempo nas minhas andanças pelas recomendações do GoodReads, mas imaginava algo completamente diferente. Sabia que era um livro ilustrado, mas nunca pensei que fosse apenas ilustrado.

Paris versus New York traz ilustrações comparativas de peculiaridades das duas cidades, como a diferença entre seus cafés, seus pães, seus museus e costumes.

As gravuras seguem sempre o mesmo estilo, cheio de cores e figuras sem contornos, o que deixou o livro charmoso, com um visual agradável. As comparações são bem interessantes, inteligentes e divertidas, especialmente se você conhece bem as duas cidades.

A edição é toda bonitinha, em capa dura, mas o livro é pequeno – quase do tamanho de uma mão aberta. É fofo, atraente e traz à memória lembranças – boas lembranças, claro! – porém, em poucos minutos já se viu tudo. Volto a dizer, é interessante, mas… talvez, sem querer desmerecer o talento gráfico do artista, seja um pouco descartável. Bem, é ótimo para uma sala de espera ;)

site: www.historiasdepapel.com.br

Daniela 27/06/2015

Um livro fofo, simples e cheio de amor
Paris vs New York é um livro muito fofo e muito descontraído. Ele é perfeito pra quem adora viajar e/ou adora ambas as cidades e quer vê-los retratados em forma minimalística. As gravuras são comparações entre as duas em todas (ou a maioria) de suas características, como: seus apelidos, o que você vai encontrar em um sábado de manhã, como é a aparência dos prédios, bairros conhecidos, como as pessoas se comportam, cafés, etc. É muito interessante, pois o autor conseguiu trazer isso de uma forma muito colorida e divertida. Sempre me pego folheando as páginas desse livro e me encantando, só esperando o dia que conseguirei eu mesma perceber as diferenças dessas duas grandes cidades.

Quase tudo do livro está em francês/inglês e isso eu achei muito legal, pra deixar o livro ainda mais temático. Ele é um livro pequeno, a capa é dura e tem uma textura meio diferente, como se fosse mais emborrachada. Já as páginas são de uma folha mais resistente, porém é papel mesmo, achei que elas seriam mais brilhosas, mas não, é papel normal mesmo. O trabalho da intrínseca ficou incrível, só achei mesmo que as páginas poderiam ser feitas de um outro material, mas isso não deixou com o que o livro perdesse sua magia. Dei quatro estrelas porque, por mais que fosse diferente, achei que iria me surpreender mais.

site: http://daniperere.blogspot.com.br/2015/05/resenha-paris-versus-new-york.html