Automatógrafo

Pós-rock

falhar miseravelmente
em tudo e absoluto
de um dia pro outro.
catástrofe qualquer uma em paga desta
coisa de que o planeta cinza é uma gare desembestada,
como menina que procura noivo e/ou se formar
em museologia.

a estátua em homenagem aos 18 do Forte,
em Copacabana, ri às pamparras
de tanto mexe & vira
desesperado.

Ana 04/03/2021

Não posso dizer nem que gostei nem que não gostei pois não entendi a maioria dos poemas

Adriana Scarpin 21/02/2023

Não vou mentir, até o presente Carnaval só conhecia o Victor Heringer como prosador, nunca tinha lido seus poemas.
Como com todo autor que a gente perde para a depressão, temos a tendência de esperar um confessionalismo explícito na tradição de Silvia Plath e Anne Sexton, mas o que encontramos em Heringer não é tão óbvio assim, talvez até por uma questão de gênero, já que homens em depressão tendem a esconder mais sua dor do que as mulheres na mesma situação.
Não que não dê para antever um processo melancólico em cada palavra, podemos bem ver alguma coisa aqui alí, mas não queremos transformar essa leitura num processo diagnóstico, devemos ler sua poesia com o coração leve como ele provavelmente intentou que a lessemos.

tavim 30/03/2024

Automatógrafo, de Victor Heringer
Do deturpe da presença se enreda o ordináriozinho dilatado, não mais fugidio ao dia a dia. posta às mãos, capta toques, destoa do sólido da solidão: dentre tempos estranhos, se entendem; prenúncios póstumos, tudo consumado. até a calamidade foi pega de surpresa --- estava só e somente a fim de zombar. desse fim não se desvincula, porém se podia ter calçado com mais folga os sapatos. ao dado momento, filtrado à imagem, enfim das linhas se assente: é o fim, e tudo ressurge.

fechei a última leitura do ano de 2023 da melhor forma possível. procurando por ele há anos, numa feliz coincidência encontrei esse livro de poemas (que logo desencontrei por um erro na entrega, mas que, novamente, encontrei-o depois de vários dias numa força-tarefa). victor heringer é um dos meus escritores favoritos e eu não esperava ler dele nada inédito ainda neste ano, um autor que escrevia bonito as ironias do mundo. leiam também seus romances 'glória' e 'o amor dos homens avulsos', leiam seu livro de crônicas 'vida desinteressante', leiam o victor.
______________________________________________

No Instagram, publico mais resenhas e ilustro todas as capas dos livros que leio.
Acesse @tavim para ver.
tavim.com.br