Águas Turvas

Águas Turvas Helder Caldeira

Resenhas - Águas Turvas

Joy - @criativoocio 07/11/2016

Um lindo romance
“O amor nem sempre navega em águas cristalinas. Na maioria das vezes, ele exige um mergulho em águas turvas.”

Quando Gabriel chega aos Estados Unidos em busca de alcançar o seu sonho e esbarra em Justin no aeroporto, ele não poderia imaginar que se envolveria tanto com a família Thompson, uma família típica americana, mas que vem escondendo segredos o longo dos anos. Uma série de encontros e desencontros que faz com que eles se aproximem e assim nasce um sentimento entre eles.
Uma historia cheia de tramas e com personagens bem construídos - o que geralmente fica a desejar quando se tem muitos personagens relevantes em uma história - que levam o leitor a não querer desgrudar do livro, uma coisa que me fez gostar do livro é que apesar de ter tramas paralelas elas indiretamente estão relacionadas com o casal principal Gabriel e Justin e no final o autor não deixa nenhuma ponta solta tudo se conecta de forma coerente.

“Deus, conceda-me a serenidade para aceitar aquilo que não posso mudar, a coragem para mudar o que me for possível e a sabedoria para saber discernir entre as duas...”

site: http://blogdosjovensleitores.blogspot.com.br/2016/07/resenha-aguas-turvas.html

Levi 24/05/2016

Águas Turvas - considerações
Decidi ler esse livro procurando livros do gênero e de preferência de autores brasileiros. A história se baseia em um romance entre um médico brasileiro Gabriel Campos e um americano, Justin Thompson, herdeiro de uma família rica.
Entre os que eu pesquisei, esse me chamou a atenção pelas recomendações no skoob. Apesar de sua avaliação ser mediana, dentre todos, esse era o que mais tinha uma história consistente, segundo os leitores. E assim resolvi comprar.

O único livro que li com a temática homossexual foi Will e Will de Jhon Green e David Levithan, e mesmo assim li sem saber o que esperar. Dessa forma, quando fui buscar um livro desse gênero, queria que a história fosse mais voltada para o público adulto. Águas Turvas não decepcionou!

Considerações Positivas:
O livro é muito bem escrito. O autor se preocupou em não focar apenas na narrativa, mas faz longas e profundas reflexões sobre a vida. O texto varia entre essas reflexões do autor, pensamentos dos personagens e descrição do ambiente, além das falas. Mas tudo na medida certa, sem deixar cansativo ou chato. Parece que cada parágrafo foi pensado para prender o leitor à trama e não simplesmente para encher linguiça.
Outro ponto positivo é que o livro vai mais além do que o romance entre Gabriel e Justin. As histórias paralelas envolvendo os outros personagens são tão interessantes que ajudam a aguçar a curiosidade. Isso é um dos pontos altos do livro já que toda trama está interligada e tem relação direta com o romance dos dois.

Considerações Negativas:
A primeira coisa que prestei atenção foi a grande quantidade de referências em inglês, tanto no nome dos capítulos, quanto em trechos de música ou coisas do gênero. A história se passa nos Estados Unidos, então as referências são válidas. Mas acredito que uma pessoa que não saiba nada de inglês deva procurar a tradução de alguns trechos. Mas nada que comprometa a leitura, mesmo que o leitor não se dê o trabalho de saber o que está escrito.
Outro ponto, é que esperei mais do romance entre Gabe e Justin. Achei que tudo aconteceu muito teatralmente, como em filmes de comédia romântica de Hollywood. Algumas coisas bem clichês e tudo muito cor de rosa. Vale ressaltar que desde o prólogo já se tem uma noção do que vai acontecer, e quando acontece, você meio que não se surpreende! Mas achei que nesse ponto deixou a desejar, queria uma coisa mais interessante e menos "crepuscular".
O final também não me agradou muito. Achei um drama desnecessário. Foi surpreendente, mas não foi muito condizente com o resto da história. Fiquei com um sentimento de injustiça com o que acontece com um personagem em específico. Pareceu que alguma coisa bem dramática ainda precisava acontecer (fins comerciais, talvez) e aí optaram por esse fim.

Considerações Finais:
No geral o livro me agradou muito. Valeu a pena a compra. As lições que o livro traz são bem interessantes, posso afirmar que ele cumpre o que promete desde o título. Águas Turvas faz menção ao ditado que diz que nem tudo é o que parece. Podemos mergulhar na profundidade das águas e nos surpreender. Enfim, recomendo a leitura!

Retalhos e Prefácios 17/04/2016

Lindo, emocionante, original!
Quando recebi "Águas Turvas" da Editora Quatro Cantos, não fazia ideia do quanto ficaria envolvida com a narrativa intensa e inteligente de Helder Caldeira.

Nossa história começa com o brasileiro Gabriel Campos, ainda cursando Medicina, e passando por momentos difíceis - e violentos - em sua vida pessoal. Ao fim de seu curso, resolve vender o sítio que fora de seus pais e mudar-se para uma cidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, a fim de fazer uma desejada especialização.

Em sua chegada, já nos primeiros minutos em terras americanas, uma "trombada" inusitada, coloca-o diante de Justin Thompson, influente presidente de uma revendedora de automóveis.

"Sem o tempo e sem o espaço. Sem sons ou quaisquer palavras. Apenas aqueles dois homens. Apenas aqueles dois corpos, tal qual o Céu e a Terra aguardando um dia de tempestade para que um raio faça a união. Naquele momento, cada coração já emitia seu próprio trovão." - pág, 78

A partir daí, encontros e desencontros tornam-se presentes na vida dos dois.

Uma sequência de coincidências contribuem para que os personagem sejam interligados, trazendo mistério, suspense e emoção, sempre muito bem dosados, para nossa leitura. Sendo um ponto alto do Romance, os personagens bem construídos, cada qual com sua própria trama, contribuindo para que o envolvimento do casal protagonista torne-se ainda mais atraente.

Os personagens que permeiam a vida de Gabriel e Justin são imperfeitos, tais quais qualquer ser humano. E são justamente suas falhas que edificam a obra!

É possível torcer por vários personagens, desejar finais para cada um, emocionar-se com vários deles, sem perder o foco no romance puro, verdadeiro e impetuoso que vai solidificando-se ao longo do livro.

Em certos momentos, senti um certo incômodo com algumas escolhas tomadas por determinados personagens. No entanto, rapidamente prossegui a leitura com a consciência de que tais ações apenas fortaleciam o melhor do livro: o fato de tratar-se de um enredo realista, bem longe de Contos de Fadas comuns.

"A verdade não liberta. Ela apenas modifica nossas relações com os outros e com o mundo. Em geral ela é triste e fria." - pág, 201

Após 211 páginas de leitura, soltei as lágrimas que já vinha prendendo há muito tempo. Se não percebesse as outras seguintes, poderia dizer que ali teríamos o final. Mas o autor nos surpreende com mais 57 folhas de reviravoltas e desfechos que não nos permite desviar os olhos um minuto sequer.

"Águas Turvas" me fez companhia durante três madrugadas em uma leitura extremamente envolvente.

Outra particularidade da obra, é o fato da mesma possuir trilha sonora. Em vários momentos, diferentes cantores e bandas são citados, muitas vezes acompanhados de um trecho de sua canção no idioma original. Pearl Jam, Coldplay, Bee Gees, Adele e outros, são alguns dos quais o autor faz referência. Fiquei arrependida de não ter anotado todos e montado uma playlist aqui para vocês, mas realmente não pensei nisso durante a leitura, tão envolvida eu estava!
Com certeza irei relê-lo mais para frente, aí farei isso! =)

O livro é repleto de trechos que nos levam a refletir. Isso fez com que eu sinalizasse várias passagens. Deixei alguns quotes para vocês aqui, mas fiquem atentos às nossas redes sociais pois estamos preparando algumas imagens com outras frases que merecem ser registradas!

"O tempo é um cruel aliado dos sentimentos mal resolvidos." - pág, 155

site: http://www.aquelaepifania.com.br/2015/01/resenha-aguas-turvas-helder-caldeira.html

Paula 10/01/2016

Mais importante pelas representações que apresenta do que propriamente pela narrativa.

site: http://pipanaosabevoar.blogspot.com.br/2016/01/aguas-turvas.html

Fagner 27/12/2015

Não tenha medo de mergulhar
Águas turvas, é um livro com temática gls, afinal, conta a história de amor de Justin e Gabriel.Não espere, no entanto, um drama sobre os conflitos da aceitação do gay na sociedade, ou tampouco cenas picantes de sexo. Este não é o foco do livro.
Trata-se de uma história de amor, nos moldes das novelas do Manuel Carlos. Recheada de histórias paralelas, da família Thompson, e o clássico você é o meu filho....
Como toda boa novela, o livro prende a sua atenção, a escrita é muito gostosa de ler. Por isso vale a pena, sim, mergulhar nas águas turvas.

acacio 09/11/2015

Resenha- Aguas Turvas
"Águas Turvas" de Helder Caldeira, da editora "Quatro Cantos", e que vai retratar sobre um romance homo afetivo entre Gabriel e Justin.

Gabriel, após a morte dos seus pais, decide cursar a faculdade de Cardiologia, por motivos pessoais (no livro explica). E por mera coincidência acaba batendo, sem nenhuma intenção, em Justin, um rapaz da sua mesma altura, aparentemente da mesma idade. E durante um certo tempo, os dois acabam tendo uma relação homo afetiva e apaixonante nas ruas de Holden.

O livro é de uma narração incrivelmente perfeita, além do assunto do homo afetivo, ele vai retrar assuntos e dilemas familiares, descobertas no amor. E sem contar com o desfecho, que é contado de um jeito tão lindo, que você acaba se apaixonando pelo livro.
Diferente de "Will e Will" e "As vantagens de ser invisível", Águas Turvas vai retratar um história de amor mais adulta, sem a velha história de um relacionamento homo afetivo juvenil. O livro te envolve na narrativa, de um jeito tão brusco, que o leitor acabar por se tornar parte da história, ele te prende a continuar a ler até a última página. Eu, particularmente, amei o livro, a narração a escrita... Enfim tudo!

Frases de "Águas Turvas":

"A vida trafega em alta velocidade através de fibras ópticas, mas poucos têm a sorte de encontrar a alma do outro - e a sua própria - em um simples olhar."
(Página: 13)

"Todas as grandes decisões da vida seguem a lógica e a dinâmica das estações do ano. Principalmente experimentos o calor da atitude, o verão intenso do desejos e esperanças, a plenitude das variações extremas entre manhãs ensolaradas e tardes tempestuosas. Pouco tempo depois, a desconstrução daquele passado passa pelo processo de amarelar as folhas e deixá-las partir rumo à morte ou ao esquecimento. É nesse momento que as calorosas certezas dão lugar à brisa fria das dúvidas que se agigantam no horizonte. O inverno chega e com ele vêm o recolhimento e a sensação de solidão. O frio intenso é solitário. Sentir frio é sentir-se só. E, por fim, se sobrevivemos às nossas próprias decisões e suas intempéries, a neve vai dando lugar aos campos verdejantes, minúsculas folhas começam a brotar nos troncos desnudos e uma paleta de cores tinge os jardins.
A firmeza do verão, as dúvidas outonais e a solidão do inverno dão lugar a todas as possibilidades de uma primavera. É por isso que o tempo é tão imperioso e impiedoso com cada um de nós quando tomamos uma decisão importante na vida. O tempo — e só ele — é capaz de nos colocar diante daquilo que mais nos assusta ao longo da existência: a liberdade e a responsabilidade de sermos nós mesmos e tomarmos nossas próprias decisões. Decidir é um processo, um percurso, um ciclo. E nunca terá um fim em si mesmo."
(Página: 19)

"Os olhos não mentem jamais."
(Página: 30)

site: http://livrosdefragmentos.blogspot.com.br/2015/07/resenha-aguas-turvas.html

Ítalo 08/09/2015

O livro traz um romance que ao mesmo tempo é delicado, e confuso. Primeiro contra a trajetória de Gabriel um jovem médico brasileiro que após se formar, decide se mudar para fora do país para fazer especialização. Ao chegar no Aeroporto é praticamente atropelado por Justin, ao se levantarem se encaram, e mal sabem eles que seus destinhos estariam traçados há partir desse momento.

Dave 18/05/2015

Sensível e bem escrito
Sempre tive curiosidade de ler este livro desde quando foi lançado. Quando comecei a ler, achei algumas partes um pouco óbvias e já imaginava um desfecho antes mesmo de ter chego a metade do livro. O livro em si tem uma história comovente, inspiradora e além de tudo, o livro é bem escrito. Não é o tipo de livro com narrativa que eu esteja acostumado a ler, porém me surpreendeu pela forma com que o autor mesclou o passado com o futuro, e a forma como fiquei ansioso para ler cada página desde o começo até o fim. É um daqueles livros que você fica pensando numa versão cinematografica, oque seria ótimo se o mesmo fosse conhecido internacionalmente. De qualquer forma, cumpriu todas as expectativas, mesmo sendo um pouco previsível oque aconteceria no final.
Marcos.Ritter 21/07/2015minha estante
Este livro é incrível..

Dave 25/07/2015minha estante
concordo !

Estevam 11/08/2015minha estante
Leia MORANGOS AZUIS. Vais gostar...

Nina 24/03/2015

Belo no Ponto
Belo ,atual ,leve e envolvente ,com uma narrativa clara e rica coisa que sempre faz falta hoje em dia Helder Caldeira conta a história de uma família americana em meio ao romance de uma jovem médico brasileiro e de um membro desta ,e ao contrário do que possa imaginar o romance dos rapazes é abordado de forma singela e apenas serve de pano de fundo para os inúmeros acontecimentos que vai ocorrendo ,onde você chega a se perguntar ,onde cabe tanta reviravolta em um livro ?
os personagens são envolventes ,cativantes ,difícil você odiar ate mesmo os mais indigestos ,o truque aqui é simples ,Caldeira nos apresenta personagens humanos ,com defeitos reais e problemas atuais ,o .livro é perfeito ,uma leitura maravilhosa .

Gus | @escritavo 20/03/2015

Faltou estrelas para avaliar
O melhor romance que eu já li

Débora 08/03/2015

O livro conta a história com belas palavras e frases que podemos levar para vida toda. Foca em relações amorosas que os humanos gostam de julgar e retrata elas de forma amena e romântica

Giih 13/02/2015

[RESENHA]: ÁGUAS TURVAS POR HELDER CALDEIRA

Águas Turvas, sem dúvida alguma, foi um livro que me chamou a atenção logo de cara. Fiquei muito ansioso para obter este livro, estava criando altas expectativas sobre ele. Uma amiga havia me prometido um presente para me dar no natal, que eu poderia escolher, e eis que ele me apareceu, Águas turvas foi o meu presente. Quando chegou logo fui ler de tanta ansiedade, aliás, ler não seria a palavra correta, pois eu estava devorando o livro. E como eu havia previsto o livro me prendeu totalmente, terminei de lê-lo em dois dias e ainda ficou um gostinho de quero mais.

A história é sobre Gabriel Campos, um rapaz de 32 anos, homossexual que após se formar em medicina e trabalhar em alguns hospitais conseguiu dinheiro para realizar um de seus sonhos, morar nos Estados Unidos. Então, Inscreveu-se em cursos de especialização e foi aceito na Massachusetts Medical School em Worcester que fica próximo da capital Boston. As emoções dessa trama logo começam ao chegar ao aeroporto de Boston onde conhece Justin Thompson com o qual posteriormente se envolve bastante.

"Ao ficar de pé, o corpo de Justin posicionou-se a um palmo do dono das malas e seus olhos de um intenso azul encontraram diretamente o doce e assustado tom de mel do outro."

Grande parte da trama é causa pela família de Justin, que mora em Holden próximo a Worcester. É uma família bem sucedida graças ao patriarca da casa, mas problemas internos começam a aparecer o que acaba envolvendo Gabriel.

Vi comentários falando que foi uma história exagerada, porém eu não colocaria nem tiraria nada nela. De fato houve alguns pontos do livro em que eu fiquei pensando “nossa! Eu achei que não daria pra ficar pior” , mas acho que foram esses pontos que deram emoção ao livro dando tanto sucesso à ele.
No começo foi meio confuso definir quem estava narrando a trama, só consegui identificar do meio para o final do livro. É narrado em terceira pessoa na voz de um dos protagonistas (Matthew), e algumas vezes na primeira pessoa, e esses capítulos contados em primeira pessoas eram justos os capítulos do Matthew.

Bom, com certeza Helder Caldeira conseguiu escrever um livro que faz jus ao nome já que nele em grande parte as águas não estão calmas, em todo momento está ocorrendo algo, mentiras, traições, inveja, vingança. Em todo momento as águas históricas dessa família estão turvas...

site: http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com.br/2015/02/resenha-aguas-turvas-por-helder-caldeira.html