Águas Turvas

Águas Turvas Helder Caldeira




Resenhas - Águas Turvas


33 encontrados | exibindo 1 a 15
1 | 2 | 3


Cassia 15/12/2012

Este livro conta a história do nascimento e desenvolvimento do amor do americano Justin e do brasileiro Gabriel, que se conhecem por uma casualidade, quando este, um médico, vai aos Estados Unidos para fazer uma especialização.

De um modo geral, é um bom livro, escrito numa linguagem fluida, que torna a leitura rápida e agradável. O par principal, Gabriel e Justin, é bem construído, e a história de amor tem um nível de realismo bem legal.

Mas, talvez, a minha restrição a esta narrativa seja o que eu costumo "estilo Glória Perez" de escrever, que enche a história de tramas paralelas que, por vezes, obscurecem o fato principal da trama. Também acho que alguns personagens tiveram os seus finais apressados e pouco desenvolvidos (alguns até de forma estranha à maneira inicial como foram apresentados); especificamente, posso apontar a solução que deram à situação de Matthew, ou mesmo ao jantar que tem lugar no último capítulo.

Não é o livro que vai mudar a vida de ninguém, mas oferece algumas horas de boa diversão.
comentários(0)comente



Literatura 02/04/2013

Mergulhe no maior dos sentimentos
Em toda a literatura, tanto nacional quanto internacional, sempre senti falta de um livro com personagens que me representassem. Até pouco tempo atrás, os considerados romances queer eram tidos como tabus, temas para poucos e nem sempre felizes com suas tramas.

Recordo-me até hoje, recém-saído da adolescência, o jeito furtivo que adquiri quando peguei nas bibliotecas obras como O 3º travesseiro e A biblioteca da piscina e me decepcionando com seus finais solitários e doentes. No decorrer dos anos sempre sonhei em ler uma obra que mostrasse que os iguais se amam, que o beijo entre dois homens não é errado, pecado ou digno de nojo.

Finalmente comecei a ver isto acontecer... Uma mobilização entre os autores, principalmente os nacionais. Surgiu as coletâneas da Fantástica Literatura Queer; James McSill me trouxe as lágrimas com o seu Interlúdio e agora é a minha vez de bater várias salvas de palmas para Helder Caldeira e seu Águas Turvas (Editora Faces, 263 páginas).

Em sua obra, ele não cria rótulos, ele os desfaz. Cria um romance queer que é um verdadeiro conto de fadas. Dois homens que se amam e são aceitos por todos com todo o carinho e respeito que merecem. Passam pelos encontros e desencontros de um casal normal e nos emocionam até com a tão esperada festa de casamento...

Veja resenha completa no site:
http://migre.me/dXqYH
comentários(0)comente



Brendo 31/12/2014

A princípio eu comprei esse livro por saber que nela havia a história de um casal gay, mas depois que o li percebi que é muito mais além que isso. A história de Justin e Gabriel é a coisa mais linda e mais bem desenvolvida que já li, ela é narrada de um jeito meio cinematográfico e foi isso me puxou. Os personagens de alguma forma se encontram no meio da história e isso é o mais interessante. É o tipo de livro que ficou cheio de post-its. Eu recomendo muiiiito esse livro, pois o mesmo se tornou o meu favorito da vida. Muito obrigado Helder Caldeira.
heldercaldeira 16/01/2015minha estante
Sou eu quem agradece, Brendo! Obrigado pelas palavras mais que gentis e generosas com as 'Águas Turvas'. Muito obrigado mesmo... de coração! ;)




Emerson 22/11/2014

Resenha do Livro Águas Turvas, de Helder Caldeira
Águas Turvas, do escritor Helder Caldeira, vai de encontro às forças conservadoras ao contar um romance entre dois homens nos dias de hoje
O livro conta a história de Gabriel Campos, um jovem médico brasileiro, radicado em Massachusetts, nos Estados Unidos, para fazer uma especialização. É ainda no aeroporto de Boston que o caminho de Gabriel é literalmente atropelado pelo jovem executivo Justin Thompson.

E o que seria somente um esbarrão seguido de um pedido de desculpas, se torna uma troca de olhares entre duas pessoas que acabaram de se apaixonar e ter sua vida e afetos ligados a uma família tradicional republicana, ao se casar com o jovem empresário Justin Thompson.

Mas ainda por culpa do destino, os rapazes se desencontram algumas vezes no decorrer da estória. O relacionamento dos dois se desenrola bem devagar. Apesar de o livro ter esse romance tórrido, a estória não se prende somente a isso. Temos várias tramas paralelas durante a leitura, e é delas que a maioria das bombas vêm

A entrada de Gabriel no seio da família e o seu amor por Justin desencadearão uma série de acontecimentos que revelarão os segredos de um grupo de pessoas que até então, por medo e hipocrisia, não assumiam seus verdadeiros sentimentos.
Gabriel teve um passado não tão trágico assim, ele perdeu seus pais, mas lutou pelos seus sonhos e tem um coração tão bom que é impossível não amá-lo. Ele é honesto e defende seus ideais e aqueles que ama. Gabriel ao se relacionar com várias pessoas no livro mostra que ele é um daqueles personagens para se ter e amar... Para Sempre.


Justin é mais conquistador, mas um conquistador romântico. Gosto da forma como ele se relaciona com e sua família, ele é mais forte e repleto de atitude, mas tão doce e sensível quando meu amado Gabriel. O Justin mostra para nós a realidade de um homem que assume sua opção sexual e as consequências, sem se arrepender.

A linguagem de Caldeira é clara e sua escrita fluente, revelando o seu domínio da narrativa romanesca. A trama é bem arquitetada e nos prende a atenção com suas reviravoltas e surpresas feitas a partir de um enredo aparentemente banal. Ele constrói os personagens e seus gestos com a mesma desenvoltura de um roteiro cinematográfico alternando com precisão os momentos de tensão com a saga romântica de Gabriel e Justin


"Águas Turvas" é desprendido de todo tipo de preconceito. Um livro que merece destaque já começando por esse fator. Mas, além disso, mantêm um enredo que atrai o leitor e faz com que ele só largue o livro depois da última página lida. Mais uma vez a literatura nacional me surpreendendo e a cada dia ganhando mais espaço.

Quotes:

"O amor nem sempre navega em águas cristalinas. Na maioria das vezes, ele exige um mergulho em águas turvas."


"Há cordas no coração humano que seria melhor não fazer vibrar. Mas essas cordas vibram. Então, vamos ao começo."


"Meu pai diz que vivemos em uma época em que as águas são mais turvas, os lagos, menos calmos, e as pedras, cada vez mais escorregadias. A vida trafega em alta velocidade através de fibras ópticas, mas poucos tem a sorte de encontrar a alma do outro - e a sua própria - em um simples olhar. As memorias digitais precisam ser cada vez maiores para comportar o volume de informações e para compensar a memória reduzida dos homens. O tempo que nos é dado parece cada vez menor."

E super recomendo a obra , por fazer a sociedade ter um olhar diferente sobre as relações homoafetivas , que ainda é um tabu .O autor trouxe a nós um romance, envolvido de outros fatores, inclusive suspense, sem apelar em nenhuma das partes, fazendo com o leitor crie automaticamente uma empatia pela estória.


site: http://estanteliterarianews.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Gabe | @gabereader 08/11/2014

#Breathtaking
O livro traz a história do Dr. Gabriel e o CEO Justin, que por um acaso do destino se encontram num aeroporto dando inicio assim a algo novo, inusitado.. onde o destino parece sempre estar ao seu favor, mas em meio a um mar calmo sempre pode surgir tempestades.

A analogia do título com as inconstâncias da vida não poderia ser melhor. Confesso que tive receio de começar a ler este livro, pois tinha uma premissa que me parecia de uma história clichê, um romance água com açúcar (desses de sessão da tarde rsrs..) mas eu não poderia estar mais errado.

Achei incrível como o autor conseguiu abordar temas recorrentes ao nosso dia-a-dia, conseguiu me fazer levantar discussões comigo mesmo sobre como eu procedo em meio às dificuldades. Águas Turvas é o tipo de livro que vai te fazer mudar suas concepções sobre a vida, sobre as pessoas, sobre os problemas das pessoas.
Achei muito interessante e ao mesmo tempo inteligente a forma como o autor conseguiu tratar esses assuntos citados acima sem perder o foco daquilo que é proposto pelo livro.

A escrita do autor é uma delicia, a narrativa é fluida, a descrição dos fatos é tão precisa que nós sentimos aquilo que as personagens sentem. A delicadeza com que o autor escreve é fenomenal.

EU não sou bom em resenhas, nem as costumo fazer. Mas depois dessa leitura senti a necessidade de externar o quão gratificante foi a experiência de ler Águas Turvas.

Quero deixar abaixo uma citação que me tocou profundamente:

A verdade não liberta, ela apenas modifica nossas relações com os outros e com o mundo. Em geral, ela é triste e fria. Desdoura ilusões e macula os afetos. Quando a verdade vence, o que distingue as pessoas não é o fato de tê-la desejado. Para o bem ou para o mal, a diferença se estabelece pela habilidade com que passamos a viver em meio às águas turbulentas.
comentários(0)comente



Dave 18/05/2015

Sensível e bem escrito
Sempre tive curiosidade de ler este livro desde quando foi lançado. Quando comecei a ler, achei algumas partes um pouco óbvias e já imaginava um desfecho antes mesmo de ter chego a metade do livro. O livro em si tem uma história comovente, inspiradora e além de tudo, o livro é bem escrito. Não é o tipo de livro com narrativa que eu esteja acostumado a ler, porém me surpreendeu pela forma com que o autor mesclou o passado com o futuro, e a forma como fiquei ansioso para ler cada página desde o começo até o fim. É um daqueles livros que você fica pensando numa versão cinematografica, oque seria ótimo se o mesmo fosse conhecido internacionalmente. De qualquer forma, cumpriu todas as expectativas, mesmo sendo um pouco previsível oque aconteceria no final.
Marcos.Ritter 21/07/2015minha estante
Este livro é incrível..


Dave 25/07/2015minha estante
concordo !


Estevam 11/08/2015minha estante
Leia MORANGOS AZUIS. Vais gostar...




Fagner 27/12/2015

Não tenha medo de mergulhar
Águas turvas, é um livro com temática gls, afinal, conta a história de amor de Justin e Gabriel.Não espere, no entanto, um drama sobre os conflitos da aceitação do gay na sociedade, ou tampouco cenas picantes de sexo. Este não é o foco do livro.
Trata-se de uma história de amor, nos moldes das novelas do Manuel Carlos. Recheada de histórias paralelas, da família Thompson, e o clássico você é o meu filho....
Como toda boa novela, o livro prende a sua atenção, a escrita é muito gostosa de ler. Por isso vale a pena, sim, mergulhar nas águas turvas.
comentários(0)comente



RomuloAlves 17/02/2013

O que já disseram sobre "ÁGUAS TURVAS" na imprensa
"O livro 'Águas Turvas' conta a história do médico brasileiro Gabriel. Ele mora em Massachusetts (EUA) e lá conhece o executivo Justin Thompson, integrante de uma tradicional família republicana norte-americana. Entre idas e vindas, os dois dão início a uma profunda e sensível relação amorosa. A trama se passa na cidade de Holden entre 2008 e 2011, período em que uma crise econômica atingiu os Estados Unidos. A obra, escrita por Helder Caldeira, foi inspirada na música 'Bridge Over Troubled Water', de Paul Simon, e envolve o leitor a cada capítulo lido, com narrativa ascendente e situações resolvidas sem atropelos, no tempo certo da leitura."

LÉO CÉSAR - Jornalista, revista G MAGAZINE





“O choque de culturas e de gerações, os desejos afetivos e homoafetivos, os segredos e as segundas chances são ocultados como se estivessem submersos em águas turvas, apenas para serem revelados nos momentos mais surpreendentes. Helder Caldeira escreve com habilidade sobre o mundo de hoje e o homem que habita esse mundo. Embora possa parecer fácil, como lembra um dos personagens da trama, ‘talvez seja até mais difícil escrever sobre a simplicidade ao nosso redor’. Um livro a respeito do cotidiano e como ele pode ser transformado pelo encontro entre duas pessoas. Ou pelo reencontro. Uma obra universal.”

SABRINA ABREU - Jornalista, revista VEJA





"Com capítulos bem construídos e cliffhangers irresistíveis e que nos prendem em suas páginas, o livro é daqueles que podem e devem ser devorados em pouquíssimo tempo. Misturando romance e dramas familiares com um pano de fundo político, centrado na crise econômica que assola os EUA nos últimos anos, 'Águas Turvas' é uma lufada de frescor no mercado editorial da ficção nacional.

Helder Caldeira, o autor, surpreende pelo estilo fluido da narrativa e pelo preciosismo de sua construção literária. Com passagens para lá de poéticas e personagens críveis e quase reais, 'Águas Turvas' é uma saga familiar com um toque romântico irresistível. Por deixar o leitor com um sorriso no rosto e mergulhado nas questões levantadas em suas páginas, esse romance merece ser conferido e compartilhado. Um presente precioso e que, certamente, o fará mergulhar nas águas aparentemente calmas da superfície de sua história mas que, um pouco mais abaixo, pode mostrar-se um tanto quanto turvas e irresistivelmente turbulentas."

LEANDRO FARIA, portal POP DE BOTEQUIM





“Os seixos rolados de ‘Águas Turvas’ me capturaram. Pessoas da era digital que, como numa correnteza, chocam-se, mas raramente se unem. ‘Pedras lisas interagindo todo o tempo, mas sem qualquer aderência’, como bem diz um dos personagens. A força dessa veracidade indiscutivelmente me arrebatou. A história tem a marca da ousadia e da sensibilidade: um amor delicado e profundo que nos encanta e comove. ‘Águas Turvas’ é um livro para quem gosta de boas histórias.”

ALZIRA DUNCAN - Especialista em Língua e Literatura





“A brilhante compreensão do mundo contemporâneo é vista em larga escala no romance do escritor brasileiro Helder Caldeira. ‘Águas Turvas’ é uma joia na coroa da nova literatura, sem deixar de homenagear gigantes como Charles Dickens, E. E. Cummings, Marcel Jouhandeau e Annie Prouxl, em citações e passagens certeiras, que revelam o preciosismo romântico do autor. Difícil acreditar que este seja seu primeiro romance de ficção: aos 33 anos de idade, o jovem Caldeira escreve com segurança e maturidade, comovendo profundamente os leitores que ousam mergulhar em suas ‘águas’ e nada ficando a dever aos mais experientes romancistas. A partir de agora, a Literatura Romântica Contemporânea tem um novo candidato ao trono!”

REBECCA ORN - Jornalista, THE BOSTON GLOBE NEWS (EUA)





“Um livro que você lê com a impressão de que já viu ou vai ver o filme. Uma história envolvente e com trilha sonora, o que torna a leitura ainda mais sedutora. ‘Águas Turvas’, o novo livro de Helder Caldeira, tem o vigor de seus artigos e crônicas, com a sensibilidade e sedução dos melhores romances já lidos.”

BIA WILLCOX - Publisher e Produtora de Conteúdos





“Uma trama apaixonada e emocionante, com todos os ingredientes para uma leitura eletrizante e cativante. Um amor puro e verdadeiro que desperta os mais profundos desejos, provoca tragédias e revela segredos. Impossível não destacar a trilha sonora do livro, repleto de sucessos e clássicos da música mundial. Com incrível bom gosto e inovação, o escritor Helder Caldeira serve-se da música para guiar o leitor pelas situações vividas pelos personagens. Best seller imediato. Recomendadíssimo!”

LUIZ FELIPE DIAS - Jornalista, revista MOMENTO INESQUECÍVEL





“Ambientado na bela cidade de Holden, nas colinas de Massachusetts, o romance ‘Águas Turvas’ mexe com as emoções e os sentimentos dos leitores, conduzindo-os com música através das histórias de personagens milimetricamente construídos e encantadoramente reais e sensíveis. O amor entre o médico Gabriel e o executivo Justin é tratado com tanta sensibilidade e delicadeza, que até os leitores mais resistentes irão se render à essa história pungente e tocante. Para quem acompanha os comentários políticos de Helder Caldeira, sucesso na TV e nas redes sociais, irá se surpreender com a revelação do mais autêntico escritor romântico brasileiro da atualidade. Mergulhem nas ‘Águas Turvas’, um livro brilhante!”

FRED NOGUEIRA - Jornalista, Revista ON





“Uma história fascinante e bem contata. Assim é ‘Águas Turvas’, romance do escritor e jornalista político Helder Caldeira, autor, entre outros títulos, de “A 1ª Presidenta”, biografia política da presidente Dilma Rousseff. Com uma narrativa ao estilo do americano Sidney Sheldon em seus melhores momentos, o livro conta a história de Gabriel Campos, jovem médico brasileiro recém-formado, que causa alvoroço numa pequena cidade do interior da Costa Leste dos Estados Unidos, quando vive um relacionamento amoroso com Justin Thompson, um executivo brilhante, filho de uma tradicional família republicana. O casamento entre os dois rapazes faz eclodir uma série de dramas familiares, tendo como pano de fundo a crise econômica pós 11 de setembro. ‘Águas Turvas’ tem uma trama envolvente, com conflitos familiares que podiam estar acontecendo no interior de Minas Gerais ou no Complexo do Alemão, mas que o autor preferiu ambientar, com ironia e fascinação, no coração da América de Barack Obama, no estado que é a fortaleza política de Mitt Romney. Atualíssimo, ‘Águas Turvas’ é um livro gostoso de ler e possui uma curiosa perspectiva no seu olhar sobre as relações humanas.”

WALDIR LEITE - Jornalista carioca
comentários(0)comente



Zago 20/07/2014

Gostei! :D
Resenha do livro de Helder Caldeira - Águas Turvas…

O Livro realmente é um ótimo entretenimento, fiquei emocionado com a ideia principal do livro, com a idéia de que alguém independentemente de ser homossexual pode ter uma vida normal, que no mundo em que vivemos, é quase impossível, pelo menos no Brasil, não sei em outros países como nos Estados Unidos, que é o cenário do livro, a história nos prende, e por esse motivo a leitura é bastante rápida.
A escrita do livro é boa, e limpa, porém, a única coisa que eu achei meio ruim (uma coisa que não compromete a leitura do livro) é a organização dos acontecimentos, que é meio "Novela das 9", bastante diferente de livros como os da Suzanne Colins, Autora do Best-Seller "Hunger Games", é bastante desproporcional comparar um romance que tenha como principal ideia, o romance em si, e Jogos Vorazes, que por traz do romance tem toda uma idéia de corrupção da capital e etc, não que o livro seja ruim, muito pelo contrario, se fosse pra eu dar uma nota de 0 a 10 eu daria 9, para ganhar um 10, a única coisa que seria preciso mudar, seria o modo como foi escrito.
Parabéns por essa obra Sr. Caldeira, e espero que você continue nos proporcionando leituras maravilhosas como essa!
comentários(0)comente



Gus | @escritavo 20/03/2015

Faltou estrelas para avaliar
O melhor romance que eu já li
comentários(0)comente



Paula Juliana 02/06/2014

Resenha: Águas Turvas - Helder Caldeira

'' ''Há cordas no coração humano que seria melhor não fazer vibrar''. Mas essas cordas vibram. Então, vamos ao começo.''

Quem não gosta de uma boa história de amor? Quem não gosta de uma obra que nós faz pensar e ver o mundo sem preconceitos? Sem julgamentos? Onde o melhor e o mais importante é o que sentimos e é o que nos faz forte para superar as pancadas e traumas da vida!?! Hoje apresento uma obra linda, escrita com um refinamento e cuidado que beira a sensibilidade extrema e a delicadeza em suas palavras! O livro Águas Turvas do autor nacional e jornalista Helder Caldeira.

'' Meu pai diz que vivemos uma época em que as águas são mais turvas, os lagos, menos calmos, e as pedras, cada vez mais escorregadias. A vida trafega em alta velocidade através de fibras ópticas, mas poucos tem a sorte de encontrar alma do outro - e a sua própria - em um simples olhar. As memorias digitais precisam ser cada vez maiores para comportar o volume de informações e para compensar a memória reduzida dos homens. O tempo que nos é dado parece cada vez menor.''

Gabriel Campos depois de uma tragédia familiar e um trauma que sofreu ao ser alvo de uma violência grave, decide deixar seu passado para trás e fazer especialização em Massachusetts, nos Estados Unidos.

Justin é herdeiro de uma rica e famosa família republicana de Holden, dirige uma rede de automóveis, em meio a crise.

A vida desses dois homens se cruzam em uma bela história de amor!

Eu já tinha lido um livro que tinha como tema, o amor de dois homens, uma relação homoafetiva, mas era bem diferente de Águas turvas, por ter um caráter sobrenatural. Águas turvas foi o primeiro romance contemporâneo que li e gostei muito mesmo!

''Essa decisão, em um daqueles lances cruéis e descabidos do destino, acabou custando sua própria vida.''

O Autor tem uma linguagem direta, gostosa e fluída. Ele faz paralelo e citações sobre assuntos modernos e culturais que estão em alta ou que nunca saem da moda. O uso de metáforas e figuras de linguagem foi outro ponto que super me agradou.

O livro é lindo! Emocionante! Tem histórias paralelas que ao se cruzarem fazem todo o sentido! Eu fiquei encantada com a leitura e a forma do autor contar ''essas'' histórias!

'' Criar super-heróis é fácil. Difícil mesmo é humanizá-los. Então, se você quer escrever histórias fantásticas, ótimo. Mas acredito que o melhor caminho será praticar escrevendo algo simples, sobre pessoas normais, com a realidade que o cerca.''

Sensibilidade, delicadeza, dramas familiares, violências, traumas, superação e romance! Águas Turvas de Helder Caldeira é um livro que emociona e ensina, em um emaranhado de histórias e acontecimentos que juntos despertam maravilhosos sentimentos no leitor! Super Indico!

'' Num instante veio o estalo: eis a história que eu preciso contar. A história da minha família. A história cheia desses seixos rolados que buscam sempre se manter unidos em meio as águas turvas.''

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Giih 13/02/2015

[RESENHA]: ÁGUAS TURVAS POR HELDER CALDEIRA

Águas Turvas, sem dúvida alguma, foi um livro que me chamou a atenção logo de cara. Fiquei muito ansioso para obter este livro, estava criando altas expectativas sobre ele. Uma amiga havia me prometido um presente para me dar no natal, que eu poderia escolher, e eis que ele me apareceu, Águas turvas foi o meu presente. Quando chegou logo fui ler de tanta ansiedade, aliás, ler não seria a palavra correta, pois eu estava devorando o livro. E como eu havia previsto o livro me prendeu totalmente, terminei de lê-lo em dois dias e ainda ficou um gostinho de quero mais.

A história é sobre Gabriel Campos, um rapaz de 32 anos, homossexual que após se formar em medicina e trabalhar em alguns hospitais conseguiu dinheiro para realizar um de seus sonhos, morar nos Estados Unidos. Então, Inscreveu-se em cursos de especialização e foi aceito na Massachusetts Medical School em Worcester que fica próximo da capital Boston. As emoções dessa trama logo começam ao chegar ao aeroporto de Boston onde conhece Justin Thompson com o qual posteriormente se envolve bastante.


"Ao ficar de pé, o corpo de Justin posicionou-se a um palmo do dono das malas e seus olhos de um intenso azul encontraram diretamente o doce e assustado tom de mel do outro."

Grande parte da trama é causa pela família de Justin, que mora em Holden próximo a Worcester. É uma família bem sucedida graças ao patriarca da casa, mas problemas internos começam a aparecer o que acaba envolvendo Gabriel.

Vi comentários falando que foi uma história exagerada, porém eu não colocaria nem tiraria nada nela. De fato houve alguns pontos do livro em que eu fiquei pensando “nossa! Eu achei que não daria pra ficar pior” , mas acho que foram esses pontos que deram emoção ao livro dando tanto sucesso à ele.
No começo foi meio confuso definir quem estava narrando a trama, só consegui identificar do meio para o final do livro. É narrado em terceira pessoa na voz de um dos protagonistas (Matthew), e algumas vezes na primeira pessoa, e esses capítulos contados em primeira pessoas eram justos os capítulos do Matthew.

Bom, com certeza Helder Caldeira conseguiu escrever um livro que faz jus ao nome já que nele em grande parte as águas não estão calmas, em todo momento está ocorrendo algo, mentiras, traições, inveja, vingança. Em todo momento as águas históricas dessa família estão turvas...

site: http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com.br/2015/02/resenha-aguas-turvas-por-helder-caldeira.html
comentários(0)comente



João de Campo Grande 12/05/2016

Mais um livro americano escrito em português. O autor perde tanto tempo descrevendo roupas, ambientes, sentimentos e personagens que sequestra aos leitores a capacidade de usar a imaginação. Helder Caldeira deve ter sido um ginasiano bom em redação que foi estimulado por alguns professores, e agora nos traz este misto de adoração aos Estados Unidos e sentimentalismo adolescete. Esta obra açucarada e deslumbrada nada acrescenta à cultura nacional.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Priscila Yume 17/05/2014

Minhas impressões...
Oi Amig@s,

Essa resenha já tem um tempo que devia ter postado, mas sempre que eu ia escrever, ficava pensando nos sentidos das palavras e não sabia se as que usava conseguiam exprimir tudo aquilo que eu queria. Esse romance, foi o primeiro homoafetivo que eu li, eu tenho que dizer que adorei.

O autor soube tratar com delicadeza, sensibilidade e extrema competência a história de amor de Gabriel e Justin, verdadeiramente, um amor à primeira vista.

Quando Gabriel parte do Brasil para fazer residência nos Estados Unidos, ele deixa para trás, várias lembranças dolorosas, como o fato de não ter mais uma família e ter sido violentado por um colega de quarto da Universidade. Ele vê, nessa especialização, a chance de recomeçar, se encontrar e deixar o passado para trás.

Só que o destino não contava que, ao aterrissar no aeroporto, fosse se esbarrar em um jovem lindo e que este, despertasse algo mais nele. Só, que quando ele resolve voltar, para abordar aquele desconhecido, o encontra abraçando outra pessoa, então resolve deixar para lá e seguir sua vida.

Justin tem tudo o que alguém pode desejar, uma família feliz, amorosa, que aceita e apoia suas escolhas e um emprego perfeito. Mas no campo dos sentimentos, suas vida anda um pouco devagar, principalmente depois que esbarrou com um desconhecido no aeroporto e nunca mais o viu.

Depois de passar meses trabalhando sem folga, se dedicando ao máximo ao seu trabalho, Gabriel resolve (é praticamente obrigado por sua mentora e pela locatária de seu quarto) a tirar um final de semana para si, e, qual não é a sua surpresa ao ver o rapaz do aeroporto ali, entrando no restaurante ao mesmo tempo que ele. E por falta de mesas (algo arranjado pela atendente) eles acabam por descobrir muito em comum.

Ao combinarem de se encontrar mais tarde, no entanto, o destino fez com que eles se desencontrassem mais uma vez, quando Gabriel presencia um horrível acidente de carro e, vai embora do hotel para ajudar as vítimas.

A partir de então, começam a surgir os grandes dilemas e dramas que amarram todo o livro.

Quem é aquela criança que Gabriel acaba por adotar e que impacto a sua existência pode gerar na família perfeita de Justin?

Será que Justin e Gabriel conseguirão ficar juntos?

Esses e tantos outros, vocês saberão com a leitura do livro.

Sim, gostei muito do livro, embora a quantidade de histórias paralelas acabem por fazer com que a história central acabe perdendo um pouco o foco. Acho que o autor deveria ter investido mais no casal principal e menos nas histórias paralelas, mas no geral, foi um livro que me cativou do início ao fim!

Boa Leitura!

site: http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/2014/05/resenha-aguas-turvas-helder-caldeira.html
comentários(0)comente



33 encontrados | exibindo 1 a 15
1 | 2 | 3