Águas Turvas

Águas Turvas Helder Caldeira

Resenhas - Águas Turvas

Marcos 31/03/2021

Metáforas, palavras bem escolhidas e devaneios.
?O amor nem sempre navega em águas cristalinas. Na maioria das vezes, ele exige um mergulho em águas turvas.?

Acho ?Águas Turvas? um livro muito bem escrito. O autor mostra certa intimidade com as palavras e desenvolve muito bem a trama ao longo dos capítulos, fazendo-me com frequência mergulhar em uma discussão profunda com pontuações importantes a respeito da vida.

O discurso rodeia o amor na sua forma mais clichê, e me lembra muito as telenovelas nacionais. Todavia, minha experiência ficou perdida a princípio com tantas histórias paralelas e personagens em desenvolvimento. Na segunda parte do livro, quando me acostumei e identifiquei muitos dos personagens, a história já caminhava para os desfechos, onde me vi entediado mais uma vez , já que a partir dali tudo era previsível.

A leitura não me acresceu muito, mas foi uma boa fuga e entretenimento em determinado momento!

Cassia 15/12/2012

Este livro conta a história do nascimento e desenvolvimento do amor do americano Justin e do brasileiro Gabriel, que se conhecem por uma casualidade, quando este, um médico, vai aos Estados Unidos para fazer uma especialização.

De um modo geral, é um bom livro, escrito numa linguagem fluida, que torna a leitura rápida e agradável. O par principal, Gabriel e Justin, é bem construído, e a história de amor tem um nível de realismo bem legal.

Mas, talvez, a minha restrição a esta narrativa seja o que eu costumo "estilo Glória Perez" de escrever, que enche a história de tramas paralelas que, por vezes, obscurecem o fato principal da trama. Também acho que alguns personagens tiveram os seus finais apressados e pouco desenvolvidos (alguns até de forma estranha à maneira inicial como foram apresentados); especificamente, posso apontar a solução que deram à situação de Matthew, ou mesmo ao jantar que tem lugar no último capítulo.

Não é o livro que vai mudar a vida de ninguém, mas oferece algumas horas de boa diversão.

Literatura 02/04/2013

Mergulhe no maior dos sentimentos
Em toda a literatura, tanto nacional quanto internacional, sempre senti falta de um livro com personagens que me representassem. Até pouco tempo atrás, os considerados romances queer eram tidos como tabus, temas para poucos e nem sempre felizes com suas tramas.

Recordo-me até hoje, recém-saído da adolescência, o jeito furtivo que adquiri quando peguei nas bibliotecas obras como O 3º travesseiro e A biblioteca da piscina e me decepcionando com seus finais solitários e doentes. No decorrer dos anos sempre sonhei em ler uma obra que mostrasse que os iguais se amam, que o beijo entre dois homens não é errado, pecado ou digno de nojo.

Finalmente comecei a ver isto acontecer... Uma mobilização entre os autores, principalmente os nacionais. Surgiu as coletâneas da Fantástica Literatura Queer; James McSill me trouxe as lágrimas com o seu Interlúdio e agora é a minha vez de bater várias salvas de palmas para Helder Caldeira e seu Águas Turvas (Editora Faces, 263 páginas).

Em sua obra, ele não cria rótulos, ele os desfaz. Cria um romance queer que é um verdadeiro conto de fadas. Dois homens que se amam e são aceitos por todos com todo o carinho e respeito que merecem. Passam pelos encontros e desencontros de um casal normal e nos emocionam até com a tão esperada festa de casamento...

Veja resenha completa no site:

Brendo 31/12/2014

A princípio eu comprei esse livro por saber que nela havia a história de um casal gay, mas depois que o li percebi que é muito mais além que isso. A história de Justin e Gabriel é a coisa mais linda e mais bem desenvolvida que já li, ela é narrada de um jeito meio cinematográfico e foi isso me puxou. Os personagens de alguma forma se encontram no meio da história e isso é o mais interessante. É o tipo de livro que ficou cheio de post-its. Eu recomendo muiiiito esse livro, pois o mesmo se tornou o meu favorito da vida. Muito obrigado Helder Caldeira.
heldercaldeira 16/01/2015minha estante
Sou eu quem agradece, Brendo! Obrigado pelas palavras mais que gentis e generosas com as 'Águas Turvas'. Muito obrigado mesmo... de coração! ;)

duda 07/07/2022

Poderia ter aprofundado mais
a história em si é muito boa, mas acho que o autor deveria ter aprofundado mais na história de Gabriel e Justin. No começo não me prendeu muito, foi mais pro final. O livro teria foco o casal, mas o foco acabou sendo a família maluca. Gostei, mas acho que deveria ter sido melhor

Andréia 19/05/2020

Seixos rolados
ainda que os desejos sejam imperativos, há momentos na vida que somos obrigados a recolhê-los em lugares inabitados de nós mesmos, para que corações alheios não sejam despedaçados e para que possamos seguir em frente em nossas escolhas.

uma grata surpresa! Gabriel e Justin o casal gay mais fofo e maduro no meio literário.

Gabe | @cafecomgabe 08/11/2014

#Breathtaking
O livro traz a história do Dr. Gabriel e o CEO Justin, que por um acaso do destino se encontram num aeroporto dando inicio assim a algo novo, inusitado.. onde o destino parece sempre estar ao seu favor, mas em meio a um mar calmo sempre pode surgir tempestades.

A analogia do título com as inconstâncias da vida não poderia ser melhor. Confesso que tive receio de começar a ler este livro, pois tinha uma premissa que me parecia de uma história clichê, um romance água com açúcar (desses de sessão da tarde rsrs..) mas eu não poderia estar mais errado.

Achei incrível como o autor conseguiu abordar temas recorrentes ao nosso dia-a-dia, conseguiu me fazer levantar discussões comigo mesmo sobre como eu procedo em meio às dificuldades. Águas Turvas é o tipo de livro que vai te fazer mudar suas concepções sobre a vida, sobre as pessoas, sobre os problemas das pessoas.
Achei muito interessante e ao mesmo tempo inteligente a forma como o autor conseguiu tratar esses assuntos citados acima sem perder o foco daquilo que é proposto pelo livro.

A escrita do autor é uma delicia, a narrativa é fluida, a descrição dos fatos é tão precisa que nós sentimos aquilo que as personagens sentem. A delicadeza com que o autor escreve é fenomenal.

EU não sou bom em resenhas, nem as costumo fazer. Mas depois dessa leitura senti a necessidade de externar o quão gratificante foi a experiência de ler Águas Turvas.

Quero deixar abaixo uma citação que me tocou profundamente:

A verdade não liberta, ela apenas modifica nossas relações com os outros e com o mundo. Em geral, ela é triste e fria. Desdoura ilusões e macula os afetos. Quando a verdade vence, o que distingue as pessoas não é o fato de tê-la desejado. Para o bem ou para o mal, a diferença se estabelece pela habilidade com que passamos a viver em meio às águas turbulentas.

Emerson 22/11/2014

Resenha do Livro Águas Turvas, de Helder Caldeira
Águas Turvas, do escritor Helder Caldeira, vai de encontro às forças conservadoras ao contar um romance entre dois homens nos dias de hoje
O livro conta a história de Gabriel Campos, um jovem médico brasileiro, radicado em Massachusetts, nos Estados Unidos, para fazer uma especialização. É ainda no aeroporto de Boston que o caminho de Gabriel é literalmente atropelado pelo jovem executivo Justin Thompson.

E o que seria somente um esbarrão seguido de um pedido de desculpas, se torna uma troca de olhares entre duas pessoas que acabaram de se apaixonar e ter sua vida e afetos ligados a uma família tradicional republicana, ao se casar com o jovem empresário Justin Thompson.

Mas ainda por culpa do destino, os rapazes se desencontram algumas vezes no decorrer da estória. O relacionamento dos dois se desenrola bem devagar. Apesar de o livro ter esse romance tórrido, a estória não se prende somente a isso. Temos várias tramas paralelas durante a leitura, e é delas que a maioria das bombas vêm

A entrada de Gabriel no seio da família e o seu amor por Justin desencadearão uma série de acontecimentos que revelarão os segredos de um grupo de pessoas que até então, por medo e hipocrisia, não assumiam seus verdadeiros sentimentos.
Gabriel teve um passado não tão trágico assim, ele perdeu seus pais, mas lutou pelos seus sonhos e tem um coração tão bom que é impossível não amá-lo. Ele é honesto e defende seus ideais e aqueles que ama. Gabriel ao se relacionar com várias pessoas no livro mostra que ele é um daqueles personagens para se ter e amar... Para Sempre.

Justin é mais conquistador, mas um conquistador romântico. Gosto da forma como ele se relaciona com e sua família, ele é mais forte e repleto de atitude, mas tão doce e sensível quando meu amado Gabriel. O Justin mostra para nós a realidade de um homem que assume sua opção sexual e as consequências, sem se arrepender.

A linguagem de Caldeira é clara e sua escrita fluente, revelando o seu domínio da narrativa romanesca. A trama é bem arquitetada e nos prende a atenção com suas reviravoltas e surpresas feitas a partir de um enredo aparentemente banal. Ele constrói os personagens e seus gestos com a mesma desenvoltura de um roteiro cinematográfico alternando com precisão os momentos de tensão com a saga romântica de Gabriel e Justin

"Águas Turvas" é desprendido de todo tipo de preconceito. Um livro que merece destaque já começando por esse fator. Mas, além disso, mantêm um enredo que atrai o leitor e faz com que ele só largue o livro depois da última página lida. Mais uma vez a literatura nacional me surpreendendo e a cada dia ganhando mais espaço.

Quotes:

"O amor nem sempre navega em águas cristalinas. Na maioria das vezes, ele exige um mergulho em águas turvas."

"Há cordas no coração humano que seria melhor não fazer vibrar. Mas essas cordas vibram. Então, vamos ao começo."

"Meu pai diz que vivemos em uma época em que as águas são mais turvas, os lagos, menos calmos, e as pedras, cada vez mais escorregadias. A vida trafega em alta velocidade através de fibras ópticas, mas poucos tem a sorte de encontrar a alma do outro - e a sua própria - em um simples olhar. As memorias digitais precisam ser cada vez maiores para comportar o volume de informações e para compensar a memória reduzida dos homens. O tempo que nos é dado parece cada vez menor."

E super recomendo a obra , por fazer a sociedade ter um olhar diferente sobre as relações homoafetivas , que ainda é um tabu .O autor trouxe a nós um romance, envolvido de outros fatores, inclusive suspense, sem apelar em nenhuma das partes, fazendo com o leitor crie automaticamente uma empatia pela estória.

site: http://estanteliterarianews.blogspot.com.br/

Fagner 27/12/2015

Não tenha medo de mergulhar
Águas turvas, é um livro com temática gls, afinal, conta a história de amor de Justin e Gabriel.Não espere, no entanto, um drama sobre os conflitos da aceitação do gay na sociedade, ou tampouco cenas picantes de sexo. Este não é o foco do livro.
Trata-se de uma história de amor, nos moldes das novelas do Manuel Carlos. Recheada de histórias paralelas, da família Thompson, e o clássico você é o meu filho....
Como toda boa novela, o livro prende a sua atenção, a escrita é muito gostosa de ler. Por isso vale a pena, sim, mergulhar nas águas turvas.

Dave 18/05/2015

Sensível e bem escrito
Sempre tive curiosidade de ler este livro desde quando foi lançado. Quando comecei a ler, achei algumas partes um pouco óbvias e já imaginava um desfecho antes mesmo de ter chego a metade do livro. O livro em si tem uma história comovente, inspiradora e além de tudo, o livro é bem escrito. Não é o tipo de livro com narrativa que eu esteja acostumado a ler, porém me surpreendeu pela forma com que o autor mesclou o passado com o futuro, e a forma como fiquei ansioso para ler cada página desde o começo até o fim. É um daqueles livros que você fica pensando numa versão cinematografica, oque seria ótimo se o mesmo fosse conhecido internacionalmente. De qualquer forma, cumpriu todas as expectativas, mesmo sendo um pouco previsível oque aconteceria no final.
Marcos.Ritter 21/07/2015minha estante
Este livro é incrível..

Dave 25/07/2015minha estante
concordo !

Estevam 11/08/2015minha estante
Leia MORANGOS AZUIS. Vais gostar...

Igor 09/02/2020

Se não tivesse o narrador universal. Seria melhor.
O livro contém uma história muito boa, você se envolve com os personagens e tudo mais. Principalmente se você, assim como eu for homossexual.

Minha maior reclamação esta nas escolhas do autor enquanto narrador universal. A síndrome de vira-lata fica evidente, a todo momento exaltando carácteres da ?beleza americana. Beleza branca? achando que um brasileiro na América não seria apenas mais um latino. Posteriormente começam os problemas de gente rica, que não somam em nada na história... fora as metáforas exaltando o lindo país americano e bla bla bla.

Sério. Eu continue a história porque os personagens são muito cativantes e você quer saber no que vai dar todo o caminho deles, a história não se prende somente aos personagens principais. O que enriquece muito a jornada.

Os pontos positivos, a noção de família é muito bem trabalhada e soma muito uma vez que não se prende a noção patriarcal e patrimonial de família. Cada núcleo tem seus problemas e seus defeitos a serem trabalhados. Noções de amor e afetividade são postas sempre a mesa pra se discutir devido a riqueza dos personagens.

Novamente. O único problema do livro é a bajulação do autor a cultura americana, seus problemas de rico que poderiam facilmente serem ignorados porque, são ricos. E a constante diminuição de outras culturas pra elogiar uma cultura que trataria de escorraçar um médico latino, que mesmo sendo ?branco? no Brasil, não seria nada além de um médico latino naquele país.

Ewerton 29/01/2024

Águas Turvas
Eu gostei da história contada. Os personagens também foram bem construídos (dentro de alguns clichês, mas nada tão grave).

Agora, o que me pegou um pouco foi o jeito um tanto rebuscado usado na narrativa. Palavras, termos e muita filosofia/lição de moral em alguns trechos fizeram dar uma esfriada na leitura.

Achei algumas coisas sem conclusão ou meio desnecessárias se não teriam nenhuma implicação posterior no enredo, como o fato da violência que o Gabriel sofreu no último dia de república. O livro não mostra como aquilo o afetou. Foi algo grave, mas que ficou restrito aquele dia e só.

Outra coisa estranha é o Matthew ir pro país que ele cresceu com a mãe e precisar que o Justin (americano) traduzisse pra ele o que o velho/avô estavam dizendo. Pelas minhas contas, o Matthew saiu da Bélgica com 12 anos aproximadamente e não tinha passado nem 2 anos nos EUA. Ele deveria ser fluente no seu idioma. Achei um furo estranho de roteiro.

Embora goste da Nicole, acho que a história dela sobra no roteiro por não ter, necessariamente, nenhuma implicação com o resto do enredo da família, além de discutir um ponto sensível de forma rasa como adultos se relacionando com adolescentes e novamente o autor não trazer nenhuma implicação pra isso (aliás, até traz; mas essa implicação é puramente romântica e etária).

Enfim, é uma história boa. Mas não cativa muito, o que é uma pena. Porque o livro é bem escrito e os enlaces são ótimos entre os personagens.

Dani_LJI 11/04/2014

Águas turvas
Oi amigos tudo bem, a resenha de hoje é do livro Águas turvas de Helder Caldeira, e foi uma leitura maravilhosa, a narrativa perfeita do autor fez da história uma das minhas favoritas nacionais de 2014, vamos conhecê-la.

Matthew Genezen Thompson inicia essa linda história contando como foi sua jornada e de sua família Thompson, ele destaca o seu amor por seu pai que chama carinhosamente de Vullen que significa "rechear, preencher algo", que sempre o incentiva e o cria para ser uma pessoa boa.
Mas essa família passou por muitas coisas, antes de encontrar o caminho para seguir, obstáculos os separaram e uniram no momento certos de suas vidas.

Gabriel Campos era um rapaz sonhador, seus pais tinham um sítio onde moravam e trabalhavam para o sustento de todos, ele cursava faculdade de medicina e sempre foi um ótimo aluno.
Ele foi criado sozinho, e sempre que percorria o sítio de seus pais, ele ia para um riacho onde seixos eram encontrados, e somente essas lindas pedras lisas podiam testemunhar o que se passava com ele e ainda estava na fase de plenas descobertas.

Quando iniciou faculdade de medicina se empenhou ao máximo para sempre tirar boas notas, mas seu modo de relacionar com pessoas eram as únicas coisas que não eram tão bem sucedidas. No apartamento onde dormia ele dividia com mais dois colegas um mineiro de Unaí e um paulista de São José dos Campos, lá era seu refúgio. E com o passar do tempo, ele começou a nutrir sentimentos pelo seu colega, mas o mesmo desconhecia totalmente esse sentimento. Um dia ele foi flagrado o por seu outro colega, ele contemplava os movimentos da cama de baixo fazia tempo, e sempre imaginava como seria se um dia fosse correspondido, mas seu colega ficou muito desconfiado da sua atitude.

Fatalmente um dia seu pai falece, deixando sua mãe e ele sozinhos no mundo, porém ela já não tinha mais forças para continuar longe do único e grande amor, e partiu logo em seguida, deixando Gabriel por definitivo sozinho. Após o término do ciclo da faculdade, veio a formatura que ele não participou por motivos óbvios, e seus colegas se foram sem despedidas. Ao chegar ao apartamento em que dividia com eles, estava sozinho e planejando o que iria fazer a partir dali, mas ele foi surpreendido por seu ex-colega de faculdade que o imobiliza e o violenta da forma mais brutal, com a maldade estampada em seu rosto marcando Gabriel para sempre.

"O amor entre uma mãe e um filho é sublime pela imperiosa força da natureza que os une do início ao fim. Mas o amor entre duas pessoas que se escolhem e decidem se unir pelo resto de suas vidas é soberano, é uma necessidade, é uma condição vital".

Gabriel estava sozinho no mundo, e não tinha motivo para permanecer no Brasil, não tinha família, muito menos amigos. Ele embarcou em uma viagem para nunca mais voltar, vendeu o sítio de seus pais para um fazendeiro interessado mesmo sabendo da demora do inventário, e embarcou para seu novo futuro, agora já formado tinha ótimas referências para começar seu estágio e se fortalecer depois de tudo que tinha passado.

Mas o destino colocou em sua vida Justin, quando desembarcou no Logan Internacional Aiport eles se atropelam, e logo no início surge um sentimento recíproco entre os dois, e foi inevitável fugir desse sentimento, Gabriel sentiu de imediato atração por Justin, mas não puderam confirmar se isso daria certo ou não, pois foram interrompidos pela correria da vida. Mas eles estavam destinados um para o outro.

Nesse livro nas primeiras páginas o autor já nos apresenta como será a vida de Gabriel e Justin, todo o drama familiar, superações, violência e traição foram muito bem relacionadas no livro, os personagens que aparecem no decorrer da narrativa são ótimos e com personalidade distintas e cativantes, Nicole, Edward, Catherine, Ethan, Helen, Jonh, Mildread, Gestrudes, Christian, Nancy e Sybele são os núcleos dessa linda história que tem como cenário Worcester Massachusetts.

Muitas passagens no livro o autor usa a sensibilidade para descrever a história, cada fato é relacionado ao título do livro e isso me encantou. Toda a história de cada personagem é relacionada umas as outras de forma clara. Super recomendo esse livro de todas as formas, pelo drama, romance, suspense, superação.
Não posso me estender nessa resenha, pois o autor revela cada passagem de seus personagens os acontecimentos em tempos diferentes, e me prolongar seria passível de spolier.

site: http://www.livrosajaneladaimaginacao.com.br/2014/04/resenha-aguas-turvas.html

Priscila Yume 17/05/2014

Minhas impressões...
Oi Amig@s,

Essa resenha já tem um tempo que devia ter postado, mas sempre que eu ia escrever, ficava pensando nos sentidos das palavras e não sabia se as que usava conseguiam exprimir tudo aquilo que eu queria. Esse romance, foi o primeiro homoafetivo que eu li, eu tenho que dizer que adorei.

O autor soube tratar com delicadeza, sensibilidade e extrema competência a história de amor de Gabriel e Justin, verdadeiramente, um amor à primeira vista.

Quando Gabriel parte do Brasil para fazer residência nos Estados Unidos, ele deixa para trás, várias lembranças dolorosas, como o fato de não ter mais uma família e ter sido violentado por um colega de quarto da Universidade. Ele vê, nessa especialização, a chance de recomeçar, se encontrar e deixar o passado para trás.

Só que o destino não contava que, ao aterrissar no aeroporto, fosse se esbarrar em um jovem lindo e que este, despertasse algo mais nele. Só, que quando ele resolve voltar, para abordar aquele desconhecido, o encontra abraçando outra pessoa, então resolve deixar para lá e seguir sua vida.

Justin tem tudo o que alguém pode desejar, uma família feliz, amorosa, que aceita e apoia suas escolhas e um emprego perfeito. Mas no campo dos sentimentos, suas vida anda um pouco devagar, principalmente depois que esbarrou com um desconhecido no aeroporto e nunca mais o viu.

Depois de passar meses trabalhando sem folga, se dedicando ao máximo ao seu trabalho, Gabriel resolve (é praticamente obrigado por sua mentora e pela locatária de seu quarto) a tirar um final de semana para si, e, qual não é a sua surpresa ao ver o rapaz do aeroporto ali, entrando no restaurante ao mesmo tempo que ele. E por falta de mesas (algo arranjado pela atendente) eles acabam por descobrir muito em comum.

Ao combinarem de se encontrar mais tarde, no entanto, o destino fez com que eles se desencontrassem mais uma vez, quando Gabriel presencia um horrível acidente de carro e, vai embora do hotel para ajudar as vítimas.

A partir de então, começam a surgir os grandes dilemas e dramas que amarram todo o livro.

Quem é aquela criança que Gabriel acaba por adotar e que impacto a sua existência pode gerar na família perfeita de Justin?

Será que Justin e Gabriel conseguirão ficar juntos?

Esses e tantos outros, vocês saberão com a leitura do livro.

Sim, gostei muito do livro, embora a quantidade de histórias paralelas acabem por fazer com que a história central acabe perdendo um pouco o foco. Acho que o autor deveria ter investido mais no casal principal e menos nas histórias paralelas, mas no geral, foi um livro que me cativou do início ao fim!

Boa Leitura!

site: http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/2014/05/resenha-aguas-turvas-helder-caldeira.html

Gabs 01/01/2015

Quero
Estou atrás dele e não encontro em livraria alguma