Águas Turvas

Águas Turvas Helder Caldeira

Resenhas - Águas Turvas

Fabiano 30/01/2017

Tá aí... Um dos melhores livros q já li... Um romance leve sem ser apelativo. Apesar da temática gay, o livro não foca só nisso! Aborda assuntos diversos... Desencontros, intrigas, sonhos, realização profissional, perdas, ganância, tristezas, companheirismo, cumplicidade, mentiras, amizade, dinheiro, coincidências, inveja, segredos, dúvidas, arrependimentos, traição... E principalmente reviravoltas... Tudo isso ligado apenas a uma família! Mas o amor sempre vence!!!

itsbru 15/04/2017

Perfeito.
Apesar que muitos discordam que o livro seja de fato excelente e marcando a opção bom como recomendação, eu acho o livro perfeito.
Eu adorei a história romântica. Eu apenas comprei porque aborda a temática LGBT, mas para a minha surpresa o livro não foca SOMENTE nisso, é isso me surpreendeu. A história tem um foco tão amplo que aborda diversas coisas que se torna muito interessante ler e saber o que acontece em diante.

acacio 09/11/2015

Resenha- Aguas Turvas
"Águas Turvas" de Helder Caldeira, da editora "Quatro Cantos", e que vai retratar sobre um romance homo afetivo entre Gabriel e Justin.

Gabriel, após a morte dos seus pais, decide cursar a faculdade de Cardiologia, por motivos pessoais (no livro explica). E por mera coincidência acaba batendo, sem nenhuma intenção, em Justin, um rapaz da sua mesma altura, aparentemente da mesma idade. E durante um certo tempo, os dois acabam tendo uma relação homo afetiva e apaixonante nas ruas de Holden.

O livro é de uma narração incrivelmente perfeita, além do assunto do homo afetivo, ele vai retrar assuntos e dilemas familiares, descobertas no amor. E sem contar com o desfecho, que é contado de um jeito tão lindo, que você acaba se apaixonando pelo livro.
Diferente de "Will e Will" e "As vantagens de ser invisível", Águas Turvas vai retratar um história de amor mais adulta, sem a velha história de um relacionamento homo afetivo juvenil. O livro te envolve na narrativa, de um jeito tão brusco, que o leitor acabar por se tornar parte da história, ele te prende a continuar a ler até a última página. Eu, particularmente, amei o livro, a narração a escrita... Enfim tudo!

Frases de "Águas Turvas":

"A vida trafega em alta velocidade através de fibras ópticas, mas poucos têm a sorte de encontrar a alma do outro - e a sua própria - em um simples olhar."
(Página: 13)

"Todas as grandes decisões da vida seguem a lógica e a dinâmica das estações do ano. Principalmente experimentos o calor da atitude, o verão intenso do desejos e esperanças, a plenitude das variações extremas entre manhãs ensolaradas e tardes tempestuosas. Pouco tempo depois, a desconstrução daquele passado passa pelo processo de amarelar as folhas e deixá-las partir rumo à morte ou ao esquecimento. É nesse momento que as calorosas certezas dão lugar à brisa fria das dúvidas que se agigantam no horizonte. O inverno chega e com ele vêm o recolhimento e a sensação de solidão. O frio intenso é solitário. Sentir frio é sentir-se só. E, por fim, se sobrevivemos às nossas próprias decisões e suas intempéries, a neve vai dando lugar aos campos verdejantes, minúsculas folhas começam a brotar nos troncos desnudos e uma paleta de cores tinge os jardins.
A firmeza do verão, as dúvidas outonais e a solidão do inverno dão lugar a todas as possibilidades de uma primavera. É por isso que o tempo é tão imperioso e impiedoso com cada um de nós quando tomamos uma decisão importante na vida. O tempo — e só ele — é capaz de nos colocar diante daquilo que mais nos assusta ao longo da existência: a liberdade e a responsabilidade de sermos nós mesmos e tomarmos nossas próprias decisões. Decidir é um processo, um percurso, um ciclo. E nunca terá um fim em si mesmo."
(Página: 19)

"Os olhos não mentem jamais."
(Página: 30)

site: http://livrosdefragmentos.blogspot.com.br/2015/07/resenha-aguas-turvas.html

Gus | @escritavo 20/03/2015

Faltou estrelas para avaliar
O melhor romance que eu já li

Eduardo Ogalves 15/06/2020

Sinopse
O jovem médico brasileiro Gabriel Campos decide fazer especialização em Worcester, Massachusetts, depois da morte dos pais. Justin Thompson, herdeiro de uma abastada família republicana de Holden, no mesmo estado, dirige uma rede de revendedoras de automóveis em plena crise econômica de 2009.
A trajetória desses dois homens é permeada por um turbilhão ininterrupto de acontecimentos, que prendem irreversivelmente o leitor até o último parágrafo e constroem uma emocionante história de amor.

Rômulo 19/02/2021

A melhor surpresa de 2021 na minha vida!
Como eu disse na resenha do outro livro do autor, não o conhecia até o início deste ano. Vi alguns resenhas de seus dois livros em posts no Instagram, sempre com muitos elogios. Fiquei curioso e comprei ambos no site da própria editora. Foi a melhor surpresa até agora em 2021. "Águas turvas" é um livro leve e com uma história de amor homoafetivo bem marcante. Fiquei apaixonado pelo personagem Gabriel, que é daqueles que a gente tem vontade de colocar no colo e fazer carinho para o resto da vida. Seu romance com Justin e a entrada em cena de Matthew dão ao livro a medida exata de como são construídos os novos formatos de família e é bem bonito. Na trama também há uma grande quantidade de personagens paralelos, com histórias próprias, todas unidas com perfeição pelo autor à trama principal. No fundo, é um livro sobre amor e família e quando você começa a ler, não consegue mais parar. É muito bom!

Giih 13/02/2015

[RESENHA]: ÁGUAS TURVAS POR HELDER CALDEIRA

Águas Turvas, sem dúvida alguma, foi um livro que me chamou a atenção logo de cara. Fiquei muito ansioso para obter este livro, estava criando altas expectativas sobre ele. Uma amiga havia me prometido um presente para me dar no natal, que eu poderia escolher, e eis que ele me apareceu, Águas turvas foi o meu presente. Quando chegou logo fui ler de tanta ansiedade, aliás, ler não seria a palavra correta, pois eu estava devorando o livro. E como eu havia previsto o livro me prendeu totalmente, terminei de lê-lo em dois dias e ainda ficou um gostinho de quero mais.

A história é sobre Gabriel Campos, um rapaz de 32 anos, homossexual que após se formar em medicina e trabalhar em alguns hospitais conseguiu dinheiro para realizar um de seus sonhos, morar nos Estados Unidos. Então, Inscreveu-se em cursos de especialização e foi aceito na Massachusetts Medical School em Worcester que fica próximo da capital Boston. As emoções dessa trama logo começam ao chegar ao aeroporto de Boston onde conhece Justin Thompson com o qual posteriormente se envolve bastante.

"Ao ficar de pé, o corpo de Justin posicionou-se a um palmo do dono das malas e seus olhos de um intenso azul encontraram diretamente o doce e assustado tom de mel do outro."

Grande parte da trama é causa pela família de Justin, que mora em Holden próximo a Worcester. É uma família bem sucedida graças ao patriarca da casa, mas problemas internos começam a aparecer o que acaba envolvendo Gabriel.

Vi comentários falando que foi uma história exagerada, porém eu não colocaria nem tiraria nada nela. De fato houve alguns pontos do livro em que eu fiquei pensando “nossa! Eu achei que não daria pra ficar pior” , mas acho que foram esses pontos que deram emoção ao livro dando tanto sucesso à ele.
No começo foi meio confuso definir quem estava narrando a trama, só consegui identificar do meio para o final do livro. É narrado em terceira pessoa na voz de um dos protagonistas (Matthew), e algumas vezes na primeira pessoa, e esses capítulos contados em primeira pessoas eram justos os capítulos do Matthew.

Bom, com certeza Helder Caldeira conseguiu escrever um livro que faz jus ao nome já que nele em grande parte as águas não estão calmas, em todo momento está ocorrendo algo, mentiras, traições, inveja, vingança. Em todo momento as águas históricas dessa família estão turvas...

site: http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com.br/2015/02/resenha-aguas-turvas-por-helder-caldeira.html

Gabs 01/01/2015

Quero
Estou atrás dele e não encontro em livraria alguma

Zago 20/07/2014

Gostei! :D
Resenha do livro de Helder Caldeira - Águas Turvas…

O Livro realmente é um ótimo entretenimento, fiquei emocionado com a ideia principal do livro, com a idéia de que alguém independentemente de ser homossexual pode ter uma vida normal, que no mundo em que vivemos, é quase impossível, pelo menos no Brasil, não sei em outros países como nos Estados Unidos, que é o cenário do livro, a história nos prende, e por esse motivo a leitura é bastante rápida.
A escrita do livro é boa, e limpa, porém, a única coisa que eu achei meio ruim (uma coisa que não compromete a leitura do livro) é a organização dos acontecimentos, que é meio "Novela das 9", bastante diferente de livros como os da Suzanne Colins, Autora do Best-Seller "Hunger Games", é bastante desproporcional comparar um romance que tenha como principal ideia, o romance em si, e Jogos Vorazes, que por traz do romance tem toda uma idéia de corrupção da capital e etc, não que o livro seja ruim, muito pelo contrario, se fosse pra eu dar uma nota de 0 a 10 eu daria 9, para ganhar um 10, a única coisa que seria preciso mudar, seria o modo como foi escrito.
Parabéns por essa obra Sr. Caldeira, e espero que você continue nos proporcionando leituras maravilhosas como essa!

Paula Juliana 02/06/2014

Resenha: Águas Turvas - Helder Caldeira

'' ''Há cordas no coração humano que seria melhor não fazer vibrar''. Mas essas cordas vibram. Então, vamos ao começo.''

Quem não gosta de uma boa história de amor? Quem não gosta de uma obra que nós faz pensar e ver o mundo sem preconceitos? Sem julgamentos? Onde o melhor e o mais importante é o que sentimos e é o que nos faz forte para superar as pancadas e traumas da vida!?! Hoje apresento uma obra linda, escrita com um refinamento e cuidado que beira a sensibilidade extrema e a delicadeza em suas palavras! O livro Águas Turvas do autor nacional e jornalista Helder Caldeira.

'' Meu pai diz que vivemos uma época em que as águas são mais turvas, os lagos, menos calmos, e as pedras, cada vez mais escorregadias. A vida trafega em alta velocidade através de fibras ópticas, mas poucos tem a sorte de encontrar alma do outro - e a sua própria - em um simples olhar. As memorias digitais precisam ser cada vez maiores para comportar o volume de informações e para compensar a memória reduzida dos homens. O tempo que nos é dado parece cada vez menor.''

Gabriel Campos depois de uma tragédia familiar e um trauma que sofreu ao ser alvo de uma violência grave, decide deixar seu passado para trás e fazer especialização em Massachusetts, nos Estados Unidos.

Justin é herdeiro de uma rica e famosa família republicana de Holden, dirige uma rede de automóveis, em meio a crise.

A vida desses dois homens se cruzam em uma bela história de amor!

Eu já tinha lido um livro que tinha como tema, o amor de dois homens, uma relação homoafetiva, mas era bem diferente de Águas turvas, por ter um caráter sobrenatural. Águas turvas foi o primeiro romance contemporâneo que li e gostei muito mesmo!

''Essa decisão, em um daqueles lances cruéis e descabidos do destino, acabou custando sua própria vida.''

O Autor tem uma linguagem direta, gostosa e fluída. Ele faz paralelo e citações sobre assuntos modernos e culturais que estão em alta ou que nunca saem da moda. O uso de metáforas e figuras de linguagem foi outro ponto que super me agradou.

O livro é lindo! Emocionante! Tem histórias paralelas que ao se cruzarem fazem todo o sentido! Eu fiquei encantada com a leitura e a forma do autor contar ''essas'' histórias!

'' Criar super-heróis é fácil. Difícil mesmo é humanizá-los. Então, se você quer escrever histórias fantásticas, ótimo. Mas acredito que o melhor caminho será praticar escrevendo algo simples, sobre pessoas normais, com a realidade que o cerca.''

Sensibilidade, delicadeza, dramas familiares, violências, traumas, superação e romance! Águas Turvas de Helder Caldeira é um livro que emociona e ensina, em um emaranhado de histórias e acontecimentos que juntos despertam maravilhosos sentimentos no leitor! Super Indico!

'' Num instante veio o estalo: eis a história que eu preciso contar. A história da minha família. A história cheia desses seixos rolados que buscam sempre se manter unidos em meio as águas turvas.''

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Priscila Yume 17/05/2014

Minhas impressões...
Oi Amig@s,

Essa resenha já tem um tempo que devia ter postado, mas sempre que eu ia escrever, ficava pensando nos sentidos das palavras e não sabia se as que usava conseguiam exprimir tudo aquilo que eu queria. Esse romance, foi o primeiro homoafetivo que eu li, eu tenho que dizer que adorei.

O autor soube tratar com delicadeza, sensibilidade e extrema competência a história de amor de Gabriel e Justin, verdadeiramente, um amor à primeira vista.

Quando Gabriel parte do Brasil para fazer residência nos Estados Unidos, ele deixa para trás, várias lembranças dolorosas, como o fato de não ter mais uma família e ter sido violentado por um colega de quarto da Universidade. Ele vê, nessa especialização, a chance de recomeçar, se encontrar e deixar o passado para trás.

Só que o destino não contava que, ao aterrissar no aeroporto, fosse se esbarrar em um jovem lindo e que este, despertasse algo mais nele. Só, que quando ele resolve voltar, para abordar aquele desconhecido, o encontra abraçando outra pessoa, então resolve deixar para lá e seguir sua vida.

Justin tem tudo o que alguém pode desejar, uma família feliz, amorosa, que aceita e apoia suas escolhas e um emprego perfeito. Mas no campo dos sentimentos, suas vida anda um pouco devagar, principalmente depois que esbarrou com um desconhecido no aeroporto e nunca mais o viu.

Depois de passar meses trabalhando sem folga, se dedicando ao máximo ao seu trabalho, Gabriel resolve (é praticamente obrigado por sua mentora e pela locatária de seu quarto) a tirar um final de semana para si, e, qual não é a sua surpresa ao ver o rapaz do aeroporto ali, entrando no restaurante ao mesmo tempo que ele. E por falta de mesas (algo arranjado pela atendente) eles acabam por descobrir muito em comum.

Ao combinarem de se encontrar mais tarde, no entanto, o destino fez com que eles se desencontrassem mais uma vez, quando Gabriel presencia um horrível acidente de carro e, vai embora do hotel para ajudar as vítimas.

A partir de então, começam a surgir os grandes dilemas e dramas que amarram todo o livro.

Quem é aquela criança que Gabriel acaba por adotar e que impacto a sua existência pode gerar na família perfeita de Justin?

Será que Justin e Gabriel conseguirão ficar juntos?

Esses e tantos outros, vocês saberão com a leitura do livro.

Sim, gostei muito do livro, embora a quantidade de histórias paralelas acabem por fazer com que a história central acabe perdendo um pouco o foco. Acho que o autor deveria ter investido mais no casal principal e menos nas histórias paralelas, mas no geral, foi um livro que me cativou do início ao fim!

Boa Leitura!

site: http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/2014/05/resenha-aguas-turvas-helder-caldeira.html

Dani_LJI 11/04/2014

Águas turvas
Oi amigos tudo bem, a resenha de hoje é do livro Águas turvas de Helder Caldeira, e foi uma leitura maravilhosa, a narrativa perfeita do autor fez da história uma das minhas favoritas nacionais de 2014, vamos conhecê-la.

Matthew Genezen Thompson inicia essa linda história contando como foi sua jornada e de sua família Thompson, ele destaca o seu amor por seu pai que chama carinhosamente de Vullen que significa "rechear, preencher algo", que sempre o incentiva e o cria para ser uma pessoa boa.
Mas essa família passou por muitas coisas, antes de encontrar o caminho para seguir, obstáculos os separaram e uniram no momento certos de suas vidas.

Gabriel Campos era um rapaz sonhador, seus pais tinham um sítio onde moravam e trabalhavam para o sustento de todos, ele cursava faculdade de medicina e sempre foi um ótimo aluno.
Ele foi criado sozinho, e sempre que percorria o sítio de seus pais, ele ia para um riacho onde seixos eram encontrados, e somente essas lindas pedras lisas podiam testemunhar o que se passava com ele e ainda estava na fase de plenas descobertas.

Quando iniciou faculdade de medicina se empenhou ao máximo para sempre tirar boas notas, mas seu modo de relacionar com pessoas eram as únicas coisas que não eram tão bem sucedidas. No apartamento onde dormia ele dividia com mais dois colegas um mineiro de Unaí e um paulista de São José dos Campos, lá era seu refúgio. E com o passar do tempo, ele começou a nutrir sentimentos pelo seu colega, mas o mesmo desconhecia totalmente esse sentimento. Um dia ele foi flagrado o por seu outro colega, ele contemplava os movimentos da cama de baixo fazia tempo, e sempre imaginava como seria se um dia fosse correspondido, mas seu colega ficou muito desconfiado da sua atitude.

Fatalmente um dia seu pai falece, deixando sua mãe e ele sozinhos no mundo, porém ela já não tinha mais forças para continuar longe do único e grande amor, e partiu logo em seguida, deixando Gabriel por definitivo sozinho. Após o término do ciclo da faculdade, veio a formatura que ele não participou por motivos óbvios, e seus colegas se foram sem despedidas. Ao chegar ao apartamento em que dividia com eles, estava sozinho e planejando o que iria fazer a partir dali, mas ele foi surpreendido por seu ex-colega de faculdade que o imobiliza e o violenta da forma mais brutal, com a maldade estampada em seu rosto marcando Gabriel para sempre.

"O amor entre uma mãe e um filho é sublime pela imperiosa força da natureza que os une do início ao fim. Mas o amor entre duas pessoas que se escolhem e decidem se unir pelo resto de suas vidas é soberano, é uma necessidade, é uma condição vital".

Gabriel estava sozinho no mundo, e não tinha motivo para permanecer no Brasil, não tinha família, muito menos amigos. Ele embarcou em uma viagem para nunca mais voltar, vendeu o sítio de seus pais para um fazendeiro interessado mesmo sabendo da demora do inventário, e embarcou para seu novo futuro, agora já formado tinha ótimas referências para começar seu estágio e se fortalecer depois de tudo que tinha passado.

Mas o destino colocou em sua vida Justin, quando desembarcou no Logan Internacional Aiport eles se atropelam, e logo no início surge um sentimento recíproco entre os dois, e foi inevitável fugir desse sentimento, Gabriel sentiu de imediato atração por Justin, mas não puderam confirmar se isso daria certo ou não, pois foram interrompidos pela correria da vida. Mas eles estavam destinados um para o outro.

Nesse livro nas primeiras páginas o autor já nos apresenta como será a vida de Gabriel e Justin, todo o drama familiar, superações, violência e traição foram muito bem relacionadas no livro, os personagens que aparecem no decorrer da narrativa são ótimos e com personalidade distintas e cativantes, Nicole, Edward, Catherine, Ethan, Helen, Jonh, Mildread, Gestrudes, Christian, Nancy e Sybele são os núcleos dessa linda história que tem como cenário Worcester Massachusetts.

Muitas passagens no livro o autor usa a sensibilidade para descrever a história, cada fato é relacionado ao título do livro e isso me encantou. Toda a história de cada personagem é relacionada umas as outras de forma clara. Super recomendo esse livro de todas as formas, pelo drama, romance, suspense, superação.
Não posso me estender nessa resenha, pois o autor revela cada passagem de seus personagens os acontecimentos em tempos diferentes, e me prolongar seria passível de spolier.

site: http://www.livrosajaneladaimaginacao.com.br/2014/04/resenha-aguas-turvas.html

RomuloAlves 17/02/2013

O que já disseram sobre "ÁGUAS TURVAS" na imprensa
"O livro 'Águas Turvas' conta a história do médico brasileiro Gabriel. Ele mora em Massachusetts (EUA) e lá conhece o executivo Justin Thompson, integrante de uma tradicional família republicana norte-americana. Entre idas e vindas, os dois dão início a uma profunda e sensível relação amorosa. A trama se passa na cidade de Holden entre 2008 e 2011, período em que uma crise econômica atingiu os Estados Unidos. A obra, escrita por Helder Caldeira, foi inspirada na música 'Bridge Over Troubled Water', de Paul Simon, e envolve o leitor a cada capítulo lido, com narrativa ascendente e situações resolvidas sem atropelos, no tempo certo da leitura."

LÉO CÉSAR - Jornalista, revista G MAGAZINE

“O choque de culturas e de gerações, os desejos afetivos e homoafetivos, os segredos e as segundas chances são ocultados como se estivessem submersos em águas turvas, apenas para serem revelados nos momentos mais surpreendentes. Helder Caldeira escreve com habilidade sobre o mundo de hoje e o homem que habita esse mundo. Embora possa parecer fácil, como lembra um dos personagens da trama, ‘talvez seja até mais difícil escrever sobre a simplicidade ao nosso redor’. Um livro a respeito do cotidiano e como ele pode ser transformado pelo encontro entre duas pessoas. Ou pelo reencontro. Uma obra universal.”

SABRINA ABREU - Jornalista, revista VEJA

"Com capítulos bem construídos e cliffhangers irresistíveis e que nos prendem em suas páginas, o livro é daqueles que podem e devem ser devorados em pouquíssimo tempo. Misturando romance e dramas familiares com um pano de fundo político, centrado na crise econômica que assola os EUA nos últimos anos, 'Águas Turvas' é uma lufada de frescor no mercado editorial da ficção nacional.

Helder Caldeira, o autor, surpreende pelo estilo fluido da narrativa e pelo preciosismo de sua construção literária. Com passagens para lá de poéticas e personagens críveis e quase reais, 'Águas Turvas' é uma saga familiar com um toque romântico irresistível. Por deixar o leitor com um sorriso no rosto e mergulhado nas questões levantadas em suas páginas, esse romance merece ser conferido e compartilhado. Um presente precioso e que, certamente, o fará mergulhar nas águas aparentemente calmas da superfície de sua história mas que, um pouco mais abaixo, pode mostrar-se um tanto quanto turvas e irresistivelmente turbulentas."

LEANDRO FARIA, portal POP DE BOTEQUIM

“Os seixos rolados de ‘Águas Turvas’ me capturaram. Pessoas da era digital que, como numa correnteza, chocam-se, mas raramente se unem. ‘Pedras lisas interagindo todo o tempo, mas sem qualquer aderência’, como bem diz um dos personagens. A força dessa veracidade indiscutivelmente me arrebatou. A história tem a marca da ousadia e da sensibilidade: um amor delicado e profundo que nos encanta e comove. ‘Águas Turvas’ é um livro para quem gosta de boas histórias.”

ALZIRA DUNCAN - Especialista em Língua e Literatura

“A brilhante compreensão do mundo contemporâneo é vista em larga escala no romance do escritor brasileiro Helder Caldeira. ‘Águas Turvas’ é uma joia na coroa da nova literatura, sem deixar de homenagear gigantes como Charles Dickens, E. E. Cummings, Marcel Jouhandeau e Annie Prouxl, em citações e passagens certeiras, que revelam o preciosismo romântico do autor. Difícil acreditar que este seja seu primeiro romance de ficção: aos 33 anos de idade, o jovem Caldeira escreve com segurança e maturidade, comovendo profundamente os leitores que ousam mergulhar em suas ‘águas’ e nada ficando a dever aos mais experientes romancistas. A partir de agora, a Literatura Romântica Contemporânea tem um novo candidato ao trono!”

REBECCA ORN - Jornalista, THE BOSTON GLOBE NEWS (EUA)

“Um livro que você lê com a impressão de que já viu ou vai ver o filme. Uma história envolvente e com trilha sonora, o que torna a leitura ainda mais sedutora. ‘Águas Turvas’, o novo livro de Helder Caldeira, tem o vigor de seus artigos e crônicas, com a sensibilidade e sedução dos melhores romances já lidos.”

BIA WILLCOX - Publisher e Produtora de Conteúdos

“Uma trama apaixonada e emocionante, com todos os ingredientes para uma leitura eletrizante e cativante. Um amor puro e verdadeiro que desperta os mais profundos desejos, provoca tragédias e revela segredos. Impossível não destacar a trilha sonora do livro, repleto de sucessos e clássicos da música mundial. Com incrível bom gosto e inovação, o escritor Helder Caldeira serve-se da música para guiar o leitor pelas situações vividas pelos personagens. Best seller imediato. Recomendadíssimo!”

LUIZ FELIPE DIAS - Jornalista, revista MOMENTO INESQUECÍVEL

“Ambientado na bela cidade de Holden, nas colinas de Massachusetts, o romance ‘Águas Turvas’ mexe com as emoções e os sentimentos dos leitores, conduzindo-os com música através das histórias de personagens milimetricamente construídos e encantadoramente reais e sensíveis. O amor entre o médico Gabriel e o executivo Justin é tratado com tanta sensibilidade e delicadeza, que até os leitores mais resistentes irão se render à essa história pungente e tocante. Para quem acompanha os comentários políticos de Helder Caldeira, sucesso na TV e nas redes sociais, irá se surpreender com a revelação do mais autêntico escritor romântico brasileiro da atualidade. Mergulhem nas ‘Águas Turvas’, um livro brilhante!”

FRED NOGUEIRA - Jornalista, Revista ON

“Uma história fascinante e bem contata. Assim é ‘Águas Turvas’, romance do escritor e jornalista político Helder Caldeira, autor, entre outros títulos, de “A 1ª Presidenta”, biografia política da presidente Dilma Rousseff. Com uma narrativa ao estilo do americano Sidney Sheldon em seus melhores momentos, o livro conta a história de Gabriel Campos, jovem médico brasileiro recém-formado, que causa alvoroço numa pequena cidade do interior da Costa Leste dos Estados Unidos, quando vive um relacionamento amoroso com Justin Thompson, um executivo brilhante, filho de uma tradicional família republicana. O casamento entre os dois rapazes faz eclodir uma série de dramas familiares, tendo como pano de fundo a crise econômica pós 11 de setembro. ‘Águas Turvas’ tem uma trama envolvente, com conflitos familiares que podiam estar acontecendo no interior de Minas Gerais ou no Complexo do Alemão, mas que o autor preferiu ambientar, com ironia e fascinação, no coração da América de Barack Obama, no estado que é a fortaleza política de Mitt Romney. Atualíssimo, ‘Águas Turvas’ é um livro gostoso de ler e possui uma curiosa perspectiva no seu olhar sobre as relações humanas.”

WALDIR LEITE - Jornalista carioca