Águas Turvas

Águas Turvas Helder Caldeira

Resenhas - Águas Turvas

Ewerton 29/01/2024

Águas Turvas
Eu gostei da história contada. Os personagens também foram bem construídos (dentro de alguns clichês, mas nada tão grave).

Agora, o que me pegou um pouco foi o jeito um tanto rebuscado usado na narrativa. Palavras, termos e muita filosofia/lição de moral em alguns trechos fizeram dar uma esfriada na leitura.

Achei algumas coisas sem conclusão ou meio desnecessárias se não teriam nenhuma implicação posterior no enredo, como o fato da violência que o Gabriel sofreu no último dia de república. O livro não mostra como aquilo o afetou. Foi algo grave, mas que ficou restrito aquele dia e só.

Outra coisa estranha é o Matthew ir pro país que ele cresceu com a mãe e precisar que o Justin (americano) traduzisse pra ele o que o velho/avô estavam dizendo. Pelas minhas contas, o Matthew saiu da Bélgica com 12 anos aproximadamente e não tinha passado nem 2 anos nos EUA. Ele deveria ser fluente no seu idioma. Achei um furo estranho de roteiro.

Embora goste da Nicole, acho que a história dela sobra no roteiro por não ter, necessariamente, nenhuma implicação com o resto do enredo da família, além de discutir um ponto sensível de forma rasa como adultos se relacionando com adolescentes e novamente o autor não trazer nenhuma implicação pra isso (aliás, até traz; mas essa implicação é puramente romântica e etária).

Enfim, é uma história boa. Mas não cativa muito, o que é uma pena. Porque o livro é bem escrito e os enlaces são ótimos entre os personagens.

Cintia (@jeitolivrodeser) 18/12/2022

O livro Águas Turvas é extremamente envolvente, com uma leitura bastante fluída e que conta uma história de amor linda e cativante entre o casal Justin e Gabriel.

Mas ele também é um livro com muitos dramas familiares entre os diversos personagens que vamos conhecendo ao longo de uma narrativa repleta de surpresas e reviravoltas. E mesmo com tantas tramas paralelas, tudo se conecta perfeitamente.

Gostaria que alguns pontos tivessem sido mais aprofundados, mas isso não diminuiu a qualidade da leitura. Inclusive, adorei o ritmo em que tudo acontece e toda a história que foi sendo construída a cada capítulo!

Amei demais a experiência e recomendo muito! #leianacionais

duda 07/07/2022

Poderia ter aprofundado mais
a história em si é muito boa, mas acho que o autor deveria ter aprofundado mais na história de Gabriel e Justin. No começo não me prendeu muito, foi mais pro final. O livro teria foco o casal, mas o foco acabou sendo a família maluca. Gostei, mas acho que deveria ter sido melhor

Marcos 31/03/2021

Metáforas, palavras bem escolhidas e devaneios.
?O amor nem sempre navega em águas cristalinas. Na maioria das vezes, ele exige um mergulho em águas turvas.?

Acho ?Águas Turvas? um livro muito bem escrito. O autor mostra certa intimidade com as palavras e desenvolve muito bem a trama ao longo dos capítulos, fazendo-me com frequência mergulhar em uma discussão profunda com pontuações importantes a respeito da vida.

O discurso rodeia o amor na sua forma mais clichê, e me lembra muito as telenovelas nacionais. Todavia, minha experiência ficou perdida a princípio com tantas histórias paralelas e personagens em desenvolvimento. Na segunda parte do livro, quando me acostumei e identifiquei muitos dos personagens, a história já caminhava para os desfechos, onde me vi entediado mais uma vez , já que a partir dali tudo era previsível.

A leitura não me acresceu muito, mas foi uma boa fuga e entretenimento em determinado momento!

Lorena Lago 23/02/2021

Ganhei de presente e AMEI
Foi uma surpresa quando meu melhor amigo me presenteou no Natal com um box contendo dois romances do escritor brasileiro Helder Caldeira. Sempre torci o nariz com autores nacionais. Não é síndrome de vira-latas. Acho os escritores brasileiros meio arrogantes em suas narrativas, querendo sempre parecerem geniais e esquecendo o básico da literatura que é o entretenimento de qualidade. Por ter sido um presente e vir com muitas recomendações, decidi dar uma chance ao autor (que para mim era desconhecido). Não me arrependo nem por um segundo da minha decisão.

Águas turvas é um romance delicioso, muito bem escrito, com narrativa impecável e um casal gay protagonista apaixonante. É certamente o melhor livro de um escritor brasileiro que já li na vida.

No prólogo na narrativa se desenvolve em primeira pessoa. Quando vem o primeiro capítulo, você percebe rapidamente que a narrativa foi deslocada para a terceira, um narrador universal. Esse primeiro impacto já me deu aquele gostinho dos grandes escritores norte-americanos e britânicos, que adoram atravessar suas histórias com a mudança de narrador. Gostei muito!

Presa à leitura, fui novamente surpreendida por um capítulo intermediário, chamado "intermezzo" (como nas óperas, genial!), quando a narrativa volta à primeira pessoa e o leitor já sabe quem ela é e sua função linda no romance. Esse narrador só voltará no epílogo, em grande estilo, para dar fecho à essa obra impecável.

É preciso dizer que a história de Águas turvas não fica limitada ao romance entre Justin e o doutor Gabriel. Há diversos personagens secundários e tramas paralelas, todas entrelaçadas no foco central. Sabe aquela dinâmica de novela e série, onde cada episódio tem sua própria dinâmica e constrói o todo da obra? Essa é a tônica de Águas turvas.

Se, assim como eu, você não curte muito a literatura brasileira e seu autores, fica a dica: você precisa conhecer os livros do Helder Caldeira. É uma emocionante surpresa.

Rômulo 19/02/2021

A melhor surpresa de 2021 na minha vida!
Como eu disse na resenha do outro livro do autor, não o conhecia até o início deste ano. Vi alguns resenhas de seus dois livros em posts no Instagram, sempre com muitos elogios. Fiquei curioso e comprei ambos no site da própria editora. Foi a melhor surpresa até agora em 2021. "Águas turvas" é um livro leve e com uma história de amor homoafetivo bem marcante. Fiquei apaixonado pelo personagem Gabriel, que é daqueles que a gente tem vontade de colocar no colo e fazer carinho para o resto da vida. Seu romance com Justin e a entrada em cena de Matthew dão ao livro a medida exata de como são construídos os novos formatos de família e é bem bonito. Na trama também há uma grande quantidade de personagens paralelos, com histórias próprias, todas unidas com perfeição pelo autor à trama principal. No fundo, é um livro sobre amor e família e quando você começa a ler, não consegue mais parar. É muito bom!

Eduardo Ogalves 15/06/2020

Sinopse
O jovem médico brasileiro Gabriel Campos decide fazer especialização em Worcester, Massachusetts, depois da morte dos pais. Justin Thompson, herdeiro de uma abastada família republicana de Holden, no mesmo estado, dirige uma rede de revendedoras de automóveis em plena crise econômica de 2009.
A trajetória desses dois homens é permeada por um turbilhão ininterrupto de acontecimentos, que prendem irreversivelmente o leitor até o último parágrafo e constroem uma emocionante história de amor.

Andréia 19/05/2020

Seixos rolados
ainda que os desejos sejam imperativos, há momentos na vida que somos obrigados a recolhê-los em lugares inabitados de nós mesmos, para que corações alheios não sejam despedaçados e para que possamos seguir em frente em nossas escolhas.

uma grata surpresa! Gabriel e Justin o casal gay mais fofo e maduro no meio literário.

Mart 24/03/2020

Horrível.
Fazia tempo que eu não lia um livro tão ruim assim, foi como ler uma fanfic escrita naquele aplicativo de histórias (wattpad). Rezei para que eu conseguisse acabar logo por que eu não aguentava mais uma história ser tão parada, personagens nada cativantes e situações um pouco tediosas. Esperei mais desse livro por ter personagens gays mas realmente me decepcionei.

Igor 09/02/2020

Se não tivesse o narrador universal. Seria melhor.
O livro contém uma história muito boa, você se envolve com os personagens e tudo mais. Principalmente se você, assim como eu for homossexual.

Minha maior reclamação esta nas escolhas do autor enquanto narrador universal. A síndrome de vira-lata fica evidente, a todo momento exaltando carácteres da ?beleza americana. Beleza branca? achando que um brasileiro na América não seria apenas mais um latino. Posteriormente começam os problemas de gente rica, que não somam em nada na história... fora as metáforas exaltando o lindo país americano e bla bla bla.

Sério. Eu continue a história porque os personagens são muito cativantes e você quer saber no que vai dar todo o caminho deles, a história não se prende somente aos personagens principais. O que enriquece muito a jornada.

Os pontos positivos, a noção de família é muito bem trabalhada e soma muito uma vez que não se prende a noção patriarcal e patrimonial de família. Cada núcleo tem seus problemas e seus defeitos a serem trabalhados. Noções de amor e afetividade são postas sempre a mesa pra se discutir devido a riqueza dos personagens.

Novamente. O único problema do livro é a bajulação do autor a cultura americana, seus problemas de rico que poderiam facilmente serem ignorados porque, são ricos. E a constante diminuição de outras culturas pra elogiar uma cultura que trataria de escorraçar um médico latino, que mesmo sendo ?branco? no Brasil, não seria nada além de um médico latino naquele país.

Bricio Cruz 31/01/2019

Águas turvas foi um dos melhores romances GLBT que eu já li. A história começa aqui no Brasil com o médico Gabriel Campos e se desenvolve nos EUA numa história de amor com o jovem empresário norte americano Justin Thompson que formam um casal cheio de sonhos entre encontros e desencontros, reviravoltas e revelações num turbilhão de emoções. O drama é de prender atenção numa narrativa fácil e gostosa te enchendo de ansiedade para chegar ao seu desfecho.

P.Victor 15/11/2017

Águas turvas em um oceano calmo...
O que falar sobre o livro águas turvas de Hélder caldeira? simplesmente excepcional, seria essa a palavras que se encaixa nesta obra. O livro usa uma filosofia envolvendo ? o que dá título ao livro ? falando sobre a serenidade, as tempestades e os ventos do sul, os personagens que contribuem um pouco de cada vez na linha da história, é isso o torna um livro gostoso de se ler. Temos uma trama que no fim todos estão conectados, Fazendo com que seja impossível cessar a leitura.
Posso lhes dizes, que o livro mexeu bastante comigo e fez-me enxergar como tudo acontece, em relação ao destino, tudo é predestinado todos somos "seixos" rolantes. Como diz uma frase do livro: " A oração da serenidade: Deus,concedei-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar. Coragem para mudar o que posso. E a sabedoria para saber a diferença.
Amém."
Resenha de -Paulo Victor
Nota - 4/5

itsbru 15/04/2017

Perfeito.
Apesar que muitos discordam que o livro seja de fato excelente e marcando a opção bom como recomendação, eu acho o livro perfeito.
Eu adorei a história romântica. Eu apenas comprei porque aborda a temática LGBT, mas para a minha surpresa o livro não foca SOMENTE nisso, é isso me surpreendeu. A história tem um foco tão amplo que aborda diversas coisas que se torna muito interessante ler e saber o que acontece em diante.

Fabiano 30/01/2017

Tá aí... Um dos melhores livros q já li... Um romance leve sem ser apelativo. Apesar da temática gay, o livro não foca só nisso! Aborda assuntos diversos... Desencontros, intrigas, sonhos, realização profissional, perdas, ganância, tristezas, companheirismo, cumplicidade, mentiras, amizade, dinheiro, coincidências, inveja, segredos, dúvidas, arrependimentos, traição... E principalmente reviravoltas... Tudo isso ligado apenas a uma família! Mas o amor sempre vence!!!