Depois dos Quinze Bruna Vieira

Resenhas - Depois dos Quinze

Blog MML 29/09/2017

Resenha postada no blog Meu Mundo em Letras
Esse foi um dos livros que eu mais gostei de ler esse ano. Sei que isso vai soar meio piegas, mas assim como a Bruna eu também acredito no amor simples e verdadeiro. Eu me identifiquei com todos os textos dela e adorei os contos. Li muitas críticas a respeito desse livro e sinceramente não entendo o motivo delas.

Depois dos quinze traz um conjunto de crônicas vividas pela Bruna, e alguns contos escritos por ela. O que mais me chamou a atenção é a forma como ela expressa seus sentimentos através das palavras. Ela aborda assuntos adolescentes (principalmente no universo das garotas) que são considerados delicados. Como por exemplo, um coração partido, correr atrás dos seus sonhos, etc.

As crônicas contam pequenos acontecimentos que aconteceram com a autora ao longo dos anos. Isso fica claro quando você presta atenção no desenvolver dos textos, alguns falam sobre São Paulo, enquanto outros ainda são do tempo em que ela morava em Leopoldina.

Os contos são narrados por diversos personagens, e nenhum deles possuem uma história parecida, a única coisa que tem em comum é um raro sentimento: o amor. As narrativas desses contos fluem de maneira tranquila e simples, o leitor realmente entende tudo que o personagem está sentindo e em algumas ocasiões pode até se identificar com eles.

Tenho que deixar claro aqui que sou fã da Bruna. Não tem muito tempo mas eu simplesmente a admiro muito. Tanto como pessoa, como escritora, blogueira e, claro, colunista.

As histórias narradas neste exemplar são em grande maioria bem pessoais. E tenho certeza que foi preciso muita coragem da parte dela publicar textos tão íntimos e sinceros. Muitos podem dizer que são muito repetitivos, ou falar que se sentiram lendo o tumblr de alguém (alguém falou isso em uma rede social), mas ao invés de julgarem tanto o conteúdo de todos os textos, deveriam lê-los um a um.

Sim, algumas histórias aparentam ser repetitivas, mas o que na vida não é?

Gostaria de encerrar essa resenha dizendo que sim, eu sou fã da Bruna, e sim, eu indico esse livro para as leitoras do blog. E digo leitoras, assim no feminino, por que sei que os leitores (garotos, homens, whatever) não vão gostar. Ou talvez gostem.

site: https://meumundoemletras-gyh.blogspot.com.br

Ana Flávia 21/07/2017

Tipo um diario
O livro pode ter conteúdos legais porém da forma de crônica e contos não achei o livro bem interessante.
Pareceu mais um diário sobre a vida da autora Bruna Vieira.

Carol 16/07/2017

Resenha: Depois dos quinze!
Acredito que você já deve ter ouvido falar na blogueira e escritora Bruna Vieira, não?

Uma das blogueiras mais famosas aqui do Brasil… Não, não vim falar sobre ela, mas sim do seu primeiro livro Depois dos Quinze, que existiu graças ao seu blog.

Depois dos quinze é um livro rechado de cronicas e contos que são voltados principalmente no amor, mas ela também conta sobre suas inseguranças de ter mudado para São Paulo. O mais legal do livro é que a Bruna escreve do jeito que escreve no blog, dando dicas e falando da sua vida, mas sempre do jeitinho dela. Todas já passaram por algum drama amoroso, não importa qual e é nisso que a Bruna se baseia, mostrando diferentes formas de amor e como podemos superar depois do fim, dando lições de vida para as suas leitoras.

“Anota ai na última folha da agenda: sempre existirão outras coisas, outras pessoas, outros lugares no mundo. O segredo é deixar ele descobrir tudo sozinho e ainda preferir você”

Devo admitir que eu enrolei e muito para finalmente ler esse livro por ser cronicas e contos, mas fico feliz por ter lido o meu primeiro livro desse gênero, ainda mais escrito pela Bruna Vieira, uma blogueira que eu adoro e que admiro muito, principalmente a sua coragem. Eu sempre tenho um pensamento negativo referente ao amor, por conta do que já passei, mas depois de ter lido o livro eu parei e comecei a refletir sobre o amor e sobre a ausencia dele, ainda esse sentimento é algo confuso, porque ninguém consegue controlá-lo.

“Então, por favor, senhorita expectativa, não espere que a pessoas sejam como nos filmes ou nas novelas. A vida não tem roteiro. Não somos divididos por mocinhos, vilões e figurantes. Existem vários personagens dentro de nós. A gente é que, ao acordar e olhar o reflexo no espelho, escolhe qual vai ser.”

O livro é super bem escrito e foi do jeitinho da Bruna Vieira, tanto pela escrita quanto a capa e a diagramação. O livro é ótimo para aqueles que não conseguem entender o amor ou para aqueles que estão sofrendo por causa dele, além de ser super rápido e leve.

site: http://uniaodefandoms.com/?p=887

Barbara.Moro 13/07/2017

Depois dos quinze
Esse livro me surpreendeu positivamente, eu não esperava que fosse ser tão bom. Ele consegue ser leve e rápido pra ler mesmo quando fala sobre assuntos não tão leves.
Além disso, ele me prendeu demais, já que a autora consegue explicar coisas complicadas de uma forma muito clara que faz todo o sentido pra quem está lendo.

MermaidTears 25/04/2017

Depois dos Quinze
Li esse livro quando fiz quinze anos. Confesso que crônica nunca foi minha leitura favorita, eu prefiro histórias mais desenvolvidas, porém eu realmente me identifiquei com diversas crônicas do livro. Não me prendeu, mas é uma leitura fácil e rápida, boa para quando se está em uma ressaca literária.

Iasmin.Bonfim 20/03/2017

Depois dos quinze
Eu achei ótimo o livro. Além disso, há passagens incríveis nele. Para quem não sabe o que ler, eu o recomendo.

Isa 22/02/2017

Um amor de livro
Esse é um dos livros que eu mais me divirto lendo, ele fala um pouco sobre a colunista da revista da capricho, Bruna Vieira uma garota de 18 anos que acabou descobrindo de verdade que o amor da sua vida era somente uma das numerosas fases em que ela já tinha vivido ... Como ela já tinha um blog , criado quando ela tinha 15 anos decidiu desabafar tudo que tinha em sua mente é uma das parte do livro onde eu mais gosto é aonde ela fala para si mesma que as palavras que vinham na mente dela não se conectava, Bruna Vieira conta sobre a suposta ''paixão platônica '' em que ela entra em desilusões , expectativas e acaba se decepcionando...

Sarah 30/11/2016

Gostei. Adorei. Amei. Bruna escreve muito bem, esse foi só o rascunho de grandes livros que estavam por vir. Claramente há muito no que melhorar, mas gosto da honestidade e humildade dela em querer sempre aprender e melhorar a sua escrita.

andy 25/11/2016

Não me surpreendeu...
"Depois dos Quinze" é um dos livros que sempre evitei ler, nunca tive vontade de ler e inclusive julgava quem lia (todos passam por essas fases).
Admito que gostei de algumas partes, assim como gostei muito de algumas lições de vida que o livro passa, mas teve outras que qualquer um poderia ter escrito. Antes de chegar ao último conto pensei em dar 3 estrelas...
O último conto foi a coisa mais clichê que eu li na vida! DEUSES! A protagonista conversava tanto com o leitor que chegava a ser irritante !! Estava mais para um texto aleatório que você faz quando a professora manda fazer e você faz na última hora. Pior, ao tentar deixar a história mais complexa e interessante, a autora só fez ficar mais tosco do que estava antes. Decepção.
Não foi TÃOOOOOOOOOOO ruim

Sayuri.Charbel 25/10/2016

Depois dos Quinze
Um livro de crônicas, contos, bem água com açúcar, mas tem partes interessantes, reflexivas, para jovens adolescentes! O meu está todo grifado! Reli várias vezes quando era mais novinha! Acho uma graça

Bruna.Silva 30/08/2016

Um pouquinho sobre
Depois dos quinze é um livro de cronicas que vão fazer você se apaixonar.
Fala sobre amor, amizade, medos, escola e tudo aquilo que a gente passa quando se é adolescente.
Você vai aprender lições pra vida e ter uma ajuda pra entender o que está acontecendo. Cheio de frases fofas e fotos lindas da BRU, esse livro vai te fisgar de primeira.

Franciele 28/08/2016

Cansativo
É um livro de contos e crônicas clichês e por vezes cansativos

Mary 28/08/2016

Um livro com contos e crônicas sobre o cotidiano adolescente.

Carol 26/08/2016

Apenas um blog
Eu achei interessante e quis comprar..mas me decepcionei ao ver que era apenas um blog em forma de livro...

Domi Berthoux 31/07/2016

Bom, porém extremamente repetitivo
Eu recebi esse livro de presente da minha mãe logo após meu aniversário de quinze anos. Tive algumas expectativas assim que olhei a adorável capa do livro e descobri quem era Bruna Vieira ‒ diferentemente da maioria das leitoras desse livro, esses foram os primeiros textos da blogueira com os quais eu tive contato. Imaginei que o livro seria composto por contos narrativos que falassem sobre primeiras experiências, escola, bullying, drogas, responsabilidades, boas amizades, más amizades, a escolha da profissão e do curso universitário, as expectativas pro vestibular, família, festas de quinze anos, mudanças corporais (naturais ou não), viagens, romances, namoros e, por fim, as próprias experiências da Bruna ‒ como se mudar do interior de Minas Gerais para São Paulo para tentar realizar um sonho, viajar para a Europa, fazer tatuagens, se tornar uma pessoa influente na internet. Talvez cada conto tivesse sua própria narradora, pensei, já que aparentemente o livro se trata se “crônicas e contos” (pelo menos é o que está escrito na capa). Infelizmente, boa parte dessas expectativas foram frustradas.
A começar pela falta latente de versatilidade dos temas abordados no livro, o que não condiz em nada com uma fase tão turbulenta quanto a adolescência. Dos cinquenta e nove textos do livro, mais ou menos quarenta tem como tema principal o romance, e apenas o texto “Meu Primeiro Mês em São Paulo” não o cita. Mais da metade fala exclusivamente sobre namoros que deram errado ou namoros que deram certo. Três são sobre o porquê de ela escrever (contando com a introdução do livro), dois são sobre viver em São Paulo e menos de dez são sobre amadurecimento. Apenas um deles tem a amizade como tema principal. Alguns textos misturam temas, mas esses são poucos.
É quase desnecessário dizer que o fato de dos contos baterem sempre na mesma tecla me irritou profundamente. Esse é um dos maiores motivos pelos quais eu levei mais de um ano e meio para terminá-lo.
Além de priorizar totalmente um tema em detrimento dos outros, a coletânea tem um propósito confuso. Não é possível determinar se o livro se trata simplesmente de uma coletânea de textos que ela escreveu durante sua juventude, se também é uma espécie de autobiografia desconstruída (e a autora prefere falar de suas antigas paixões a falar de si mesma); ou se tem como propósito guiar jovens adolescentes. Há um quê autobiográfico porque o livro é extremamente pessoal, e são pouquíssimos os textos em que Bruna Vieira não é o narrador/eu lírico. Mesmo assim, a autora praticamente só fala sobre si quando o assunto é experiências românticas: resumo de seus primeiros trinta dias sem São Paulo foi espremido em um conto de míseras duas páginas e meia. E há um quê de guia porque os textos são subjetivos, como se houvesse a intenção de universalizar as situações descritas e fazer o leitor se identificar com elas. Além disso, alguns textos estão repletos de verbos imperativos, como se fossem conselhos de uma amiga. Ainda assim, nenhum dos dois aspectos foi dominante o suficiente para provar o objetivo do livro.
A inflexibilidade percebida nos temas abordados também ocorre com os gêneros utilizados. Mais de três quartos do livro têm um gênero textual difícil de classificar ‒ mas que certamente não lembram em nada um conto ou uma crônica. São algo entre o relato pessoal introspectivo e uma coletânea de “ensinamentos” de Bruna para as leitoras do livro. Apenas sete são efetivamente contos, sendo que cinco deles formam os últimos itens do sumário.
Há também um poema, que precede uma série de quatro folhas coloridas com fotos e microtextos da autora. As fotos têm um estilo espontâneo e um efeito gradiente multicolorido, que me agradou bastante. Entretanto o mesmo não pode se dizer dos textos e cobrem parcialmente as imagens. Não vi nada de especial neles, exceto pelo fato de serem mais curtos que os outros relatos presentes na coletânea.
Apesar das críticas, o livro possui vários pontos positivos: começando pela capa, que como já citei aqui, é uma gracinha. A questão estética do livro é extremamente bem planejada e executada, as fontes escolhidas e a paragrafação agradam aos olhos. E, embora alguns temas não sejam abordados com a profundidade que deveriam, os capítulos em geral tem o tamanho certo: entre uma e três páginas. Dá pra ler um pouquinho por dia.
Também percebe-se o talento da autora em se expressar com poucas palavras. Todos os textos são gostosos de ler a fáceis de entender. É inegável que a autora escreva bem; o problema é que as histórias são muito semelhantes entre si, e isso deixou o livro maçante.
Antes dos apelos finais, vou falar dos textos que pra mim foram mais significativos, a começar pelo final: o conto “Vértices de um amor”, que ocupa as últimas trinta páginas, se destacou bastante, ainda que alguns trechos tenham ficado apelativos, confusos ou inverossímeis. Entretanto, eu diria que o meu texto favorito é a crônica “Da janela do ônibus", por ser introspectivo e extremamente interessante.
Eu recomendaria esse livro para meninas de dez a catorze anos de idade, por representar a realidade de uma forma branda e agradável.
Hemy Gomes 21/08/2016minha estante
Quando tinha 12, comecei a ler e abandonei, achei muito chato e a "protagonista" fresca e sofredora à toa