Depois dos Quinze

Depois dos Quinze Bruna Vieira

Resenhas - Depois dos Quinze

Vane 18/08/2014

Acho que eu fui uma das poucas pessoas que gostou do livro, pelas outras resenhas que rapidamente dei uma olhada.
Bem, acredito que uma coisa que tem que ser levada em consideração, por favor me corrijam se eu estiver errada, é que esses textos foram escritos por uma garota de 15 anos, em um blog. Não sei vocês, mas quando eu tinha 15 anos eu também escrevia textos assim, mas nunca tive coragem de publica-los. E quando se escreve para blog, a escrita é bem diferente, bem informal.
Com 15 anos a gente realmente acredita que a nossa vida vai ser o conta de fadas que a gente imaginou quando era criança, e então a gente percebe que a vida, na verdade, é tapa na cara, que o cara dos seus sonhos não existe, e que na verdade, você só vai encontrar o cara certo depois de muito procurar, de muito quebrar a cara e perceber que o cara certo, na verdade é o cara errado.
Acredito que seja isso que a Bruna queria passar para suas leitoras quando publicou os textos no blog e quando os reuniu para montar esse livro.
Talvez a escrita poderia ser melhor? Talvez. Mas se pegarmos o inicio de todos os autores que a gente gosta, nenhum deles começou sabendo escrever perfeitamente, todos eles aprenderam com o tempo. E talvez com a Bruna seja a mesma coisa, talvez ela só precise de um pouquinho de tempo para aprimorar sua escrita.
No geral, gostei do livro. É gostoso descobrir que pessoas que a gente admira também são seres humanos e que passaram pela mesmas experiencias que a gente passou.
Maura 18/11/2014minha estante
Oi, sou estudante do curso de Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria e estou formulando meu pré-projeto de conclusão de curso, que será sobre o livro Depois dos Quinze, da autora Bruna Vieira. Gostaria de saber se tu terias disponibilidade para responder alguns questionários que serão formulados no ano que vem. Posso contar com a sua ajudinha? Fico no aguardo e desde já obrigada!

Domi Berthoux 08/02/2015minha estante
Na verdade, nem todos os textos foram escritos quando ela tinha quinze anos, mas a partir disso. Os que falam sobre a mudança dela para São Paulo, por exemplo, provavelmente foi escrito quando ela tinha quase 20. Gostei da sua resenha, parabéns!

Anna.Guerra 10/07/2020

De adolescente para adolescentes
Conheço a Bruna Vieira por causa de seu Instagram, e sempre me identifiquei com sua personalidade. Por isso, fui atrás de seus textos. O livro Depois dos Quinze foi sua estreia como autora publicada, no final de sua adolescência. Talvez por isso, conseguimos perceber certa imaturidade tanto na escrita quanto nos pensamentos expressados.

No entanto, são histórias interessantes e com as quais muitos de nós podemos nos identificar com os dilemas da adolescência. Além disso, há um amadurecimento ao longo do livro prazeroso de ser observado.

É uma leitura leve e fragmentada, recomendo para jovens leitores em busca de distrações de seus próprios problemas e que estão entrando no mundo dos livros.

Raffafust 15/01/2015

Em tempos de internet como nascem os novos ídolos? Não tinha internet quando eu tinha a idade da Bruna, nosso muro das lamentações eram dois : a melhor amiga e o meu querido diário.
Não havia como dividir com estranhos nossos medos e angústias, se o fora do carinha mais gato da escola acontecia a gente chorava no ombro da mãe, da amiga...mas quem estava em outro estado não sabia. Com os blogs e com essa facilidade incrível de trocarmos experiências com desconhecidos, o estranho vira amigo , as vezes o melhor, mesmo quando nunca nem sequer o vimos de verdade. É ele que está ali a qualquer momento, é ele que te entende... o ao vivo ficou muito obsoleto quando a rapidez das informações dos famosos e dos anônimos tomou proporções inimagináveis da ideia que tínhamos do futuro quando eu tinha 15 anos.
Bruna é um fenômeno da internet, tem milhões de seguidores, milhares de curtidas em todas as redes sociais e um bom número de visualizações em seu Canal do You tube. Seu livro de estreia, esse, não poderia ter tido outro resultado nas vendagens : ela é um sucesso. E o que Bruna tem demais? A resposta que encontro é nada e tudo. Ela não é nada fora do normal, é uma menina bonitinha, não tem corpo de modelo e muito menos parece se preocupar com isso. Ela, assim como nós na idade dela , sente o amor na velocidade que ele vem, o que era pra sempre e de repente vira passado é sofrido sim, mas nada que uma boa crônica que a coloque para cima e que com isso ajude milhares de meninas não conserte o coração quebrado.
Em Depois dos Quinze o que podemos esperar é exatamente o que o título propõe, são pensamentos e sentimentos expostos pela menina que se viu com 17 anos saindo da casa dos pais para ir para gigante São Paulo ( Bruna é do interior de Minas) divulgar ainda mais seu blog que se tornou seu ganha pão. Ela não cansa de repetir e se orgulhar de que comprou um apartamento com a grana dele. Como não amar - principalmente se você tem 12, 14 ou 16 anos - uma moça que posta uma foto de vestido e ao ver uma seguidora dizer que ela deveria estar fazendo dieta por causa da pança posta em seguida que se reclamar novamente vai ver duas panças. Palmas para ela. Seu livro? Não espere dele se você já é adulta nenhuma obra de Clarice Lispector, nem ela tem a pretensão. Bruna é simples, e é esse " poderia ser eu ali no lugar dela" a chave de seu sucesso. Ela conta em suas crônicas sobre as incertezas da idade, os aprendizados com os foras tomados, e ainda informa que o amor não acaba, pelo menos para ela, ele se transforma em outros sentimentos somente.
Certamente quando deu " publicar" no blog há 6 anos atrás nunca imaginou que viveria dele, são em seus vídeos que vemos o como ela é pé no chão dizendo que não sabe até onde isso vai durar e que por isso poupa.
Como mesmo já tendo passado até do dobro dos quinze não me identificar com a Bruna do livro? Em Se ele não mudar ela ensina o que até outro dia me peguei fazendo com o noivo : controlando o. A frase que mais amei foi " Anota aí na última folha da agenda: sempre existirão outras coisas, outras pessoas, outros lugares neste mundo. O segredo é deixar ele descobrir tudo isso sozinho e ainda assim preferir você".
Não que todas as crônicas sejam ótimas, talvez para as meninas mais novas a identificação ocorra e o sentimento ao fechar o livro seja diferente do meu, posso afirmar que gostei de muitas crônicas, outras me deram sono por menor que fossem. Mas exatamente por ser um livro de fácil leitura acho válido lê-lo.
Para mim foi ótimo recordar um pouco da Bruna que já fui. Conhecer uma nova geração é sempre uma leitura válida, e finalmente agora - depois de ler um livro dela, ter visto seus vídeos e segui-la nas redes sociais - posso dizer que estou por dentro do trabalho de Bruna, é, nunca é tarde para deixar de ser careta ;)

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/01/resenha-depois-dos-quinze-gutenberged.html

Sun Laís 21/09/2020

Reflexões e Crises
Depois dos quinze é como um livro escrito pela Bruna Viera, publicado pela editora Gutenberg. É uma obra de desabafos e crônicas da autora.

Eu amei! Ele me fez refletir muito sobre o que acontecia ao meu redor, tendo assim, meu conto favorito é ?Abra a Janela?.

Esse livro é incrível e eu indico para todo o tipo de público.

Kah Morais 10/09/2021

Péssimo!
Contos arrastados,MUITO repetitivos, ler todos os capítulos é como ler o primeiro.
Tinha em mente uma história completamente diferente, de uma adolescente que conta a vida dela depois dos quinze (como diz o título), aquele universo que a gente gosta de ler, mas acabei recebendo um enredo que quem não superou o ex,simplesmente.
Se a história fosse como o último capítulo seria incrível.

Isabel 16/03/2022

Depois dos 15
É um livro bem gostosinho reúne vários contos amorosos, eu li ele inteiro de uma única vez, mas recomendo ler um conto por dia, ou algo assim. Ficarei mais interessante!

vivi 08/01/2022

zzz
básico. bruna vieira praticamente pegou um continuo de fanfic misturado com qualquer livro de paula pimenta, achou ser uma boa ideia postar e ainda sim eu li zzz

Soso 04/04/2022

Fiquei com vontade de ler por conta da série, algumas partes eram muito boas, já outras falavam coisas óbvias, mas legalzinho

isabelansc 10/06/2022

te devo tudo Bru :)
O livro que me inseriu de vez no mundo dos livros, óbvio que li livros infantis e outros, mas foi só depois desse a anoss atrás que virei uma bookstan pra valer. Esse livro teria 100000000 estrelas se possível, por toda mudança e acolhimento que me trouxe naquela época, p isabela do interior que se sentia sozinha e incompreendida

Iara.Antunes 25/03/2022

Se você gosta de crônicas e contos . Esse livro te agradar. No meu caso não sou muito fã desse tipo de literatura acabei não me identificando.
Não pelos textos alguns muitos reflexivos e com lições boas.
Mas não consegui consegui me conectar com o livro.
O livro trata sobre amores, perdas, dores, recomeços , dúvidas e incertezas através de reflexões e mini histórias.

Monica 12/06/2016

RESENHA: DEPOIS DOS QUINZE
Esse é o primeiro livro da Bruna Vieira. É um livro recheado de crônicas e textos. Leitura agradável e fácil.

Meu ponto de Vista: Esse livro é maravilhoso! Eu simplesmente amei! Um livro ótimo para quem gosta de crônicas e textos. Ele se tornou um dos meus favoritos e já li 2 vezes.
Ester.Pereira 05/10/2016minha estante
Também já li mais de uma vez... haha

Ariane 17/06/2016

RESENHA - DEPOIS DOS QUINZE
Esse não é um tipo de livro que eu costumo pegar para ler, contos e crônicas, porém já tinha ele na estante a algum tempo e li para uma maratona que participei. E posso dizer que valeu a pena.
Eu tenho uma teoria de que o livro vai nos tocar mais, ou menos, dependendo do momento sentimental em que estamos. E vai tocar de diferentes maneiras em cada pessoa.
E esse livro tocou muito em mim, gostei de cada palavra dele, de cada crônica.
Bruna escreve muito bem, com sentimentos. Cada crônica que acabava, me via querendo mais um pouquinho dela.
E no final ainda tem um conto muito lindo.
Esse livro é para quem gosta desse estilo e para quem não gosta tbem. Rs

VEJA A RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: http://arianeeleuterio.blogspot.com.br/2016/06/livros-depois-dos-quinze-e-menina-que.html
Ester.Pereira 05/10/2016minha estante
Concordo! Depende muito do momento sentimental em que estamos... Me tocou de muitas formas... Já li e reli várias vezes, muito bom!!

Domi Berthoux 31/07/2016

Bom, porém extremamente repetitivo
Eu recebi esse livro de presente da minha mãe logo após meu aniversário de quinze anos. Tive algumas expectativas assim que olhei a adorável capa do livro e descobri quem era Bruna Vieira ‒ diferentemente da maioria das leitoras desse livro, esses foram os primeiros textos da blogueira com os quais eu tive contato. Imaginei que o livro seria composto por contos narrativos que falassem sobre primeiras experiências, escola, bullying, drogas, responsabilidades, boas amizades, más amizades, a escolha da profissão e do curso universitário, as expectativas pro vestibular, família, festas de quinze anos, mudanças corporais (naturais ou não), viagens, romances, namoros e, por fim, as próprias experiências da Bruna ‒ como se mudar do interior de Minas Gerais para São Paulo para tentar realizar um sonho, viajar para a Europa, fazer tatuagens, se tornar uma pessoa influente na internet. Talvez cada conto tivesse sua própria narradora, pensei, já que aparentemente o livro se trata se “crônicas e contos” (pelo menos é o que está escrito na capa). Infelizmente, boa parte dessas expectativas foram frustradas.
A começar pela falta latente de versatilidade dos temas abordados no livro, o que não condiz em nada com uma fase tão turbulenta quanto a adolescência. Dos cinquenta e nove textos do livro, mais ou menos quarenta tem como tema principal o romance, e apenas o texto “Meu Primeiro Mês em São Paulo” não o cita. Mais da metade fala exclusivamente sobre namoros que deram errado ou namoros que deram certo. Três são sobre o porquê de ela escrever (contando com a introdução do livro), dois são sobre viver em São Paulo e menos de dez são sobre amadurecimento. Apenas um deles tem a amizade como tema principal. Alguns textos misturam temas, mas esses são poucos.
É quase desnecessário dizer que o fato de dos contos baterem sempre na mesma tecla me irritou profundamente. Esse é um dos maiores motivos pelos quais eu levei mais de um ano e meio para terminá-lo.
Além de priorizar totalmente um tema em detrimento dos outros, a coletânea tem um propósito confuso. Não é possível determinar se o livro se trata simplesmente de uma coletânea de textos que ela escreveu durante sua juventude, se também é uma espécie de autobiografia desconstruída (e a autora prefere falar de suas antigas paixões a falar de si mesma); ou se tem como propósito guiar jovens adolescentes. Há um quê autobiográfico porque o livro é extremamente pessoal, e são pouquíssimos os textos em que Bruna Vieira não é o narrador/eu lírico. Mesmo assim, a autora praticamente só fala sobre si quando o assunto é experiências românticas: resumo de seus primeiros trinta dias sem São Paulo foi espremido em um conto de míseras duas páginas e meia. E há um quê de guia porque os textos são subjetivos, como se houvesse a intenção de universalizar as situações descritas e fazer o leitor se identificar com elas. Além disso, alguns textos estão repletos de verbos imperativos, como se fossem conselhos de uma amiga. Ainda assim, nenhum dos dois aspectos foi dominante o suficiente para provar o objetivo do livro.
A inflexibilidade percebida nos temas abordados também ocorre com os gêneros utilizados. Mais de três quartos do livro têm um gênero textual difícil de classificar ‒ mas que certamente não lembram em nada um conto ou uma crônica. São algo entre o relato pessoal introspectivo e uma coletânea de “ensinamentos” de Bruna para as leitoras do livro. Apenas sete são efetivamente contos, sendo que cinco deles formam os últimos itens do sumário.
Há também um poema, que precede uma série de quatro folhas coloridas com fotos e microtextos da autora. As fotos têm um estilo espontâneo e um efeito gradiente multicolorido, que me agradou bastante. Entretanto o mesmo não pode se dizer dos textos e cobrem parcialmente as imagens. Não vi nada de especial neles, exceto pelo fato de serem mais curtos que os outros relatos presentes na coletânea.
Apesar das críticas, o livro possui vários pontos positivos: começando pela capa, que como já citei aqui, é uma gracinha. A questão estética do livro é extremamente bem planejada e executada, as fontes escolhidas e a paragrafação agradam aos olhos. E, embora alguns temas não sejam abordados com a profundidade que deveriam, os capítulos em geral tem o tamanho certo: entre uma e três páginas. Dá pra ler um pouquinho por dia.
Também percebe-se o talento da autora em se expressar com poucas palavras. Todos os textos são gostosos de ler a fáceis de entender. É inegável que a autora escreva bem; o problema é que as histórias são muito semelhantes entre si, e isso deixou o livro maçante.
Antes dos apelos finais, vou falar dos textos que pra mim foram mais significativos, a começar pelo final: o conto “Vértices de um amor”, que ocupa as últimas trinta páginas, se destacou bastante, ainda que alguns trechos tenham ficado apelativos, confusos ou inverossímeis. Entretanto, eu diria que o meu texto favorito é a crônica “Da janela do ônibus", por ser introspectivo e extremamente interessante.
Eu recomendaria esse livro para meninas de dez a catorze anos de idade, por representar a realidade de uma forma branda e agradável.
Hemy Gomes 21/08/2016minha estante
Quando tinha 12, comecei a ler e abandonei, achei muito chato e a "protagonista" fresca e sofredora à toa

Ju Villani 01/06/2023

Chatinho
Acredito que eu li na época errada da minha vida, deveria ter lido na minha adolescência e não na fase adulta... fiquei nervosa enquanto lia uahauhauh mas emprestei para a minha amiga e ela amou e chorou muito lendo. As vezes você vai amar ou odiar kkkk
Sou apaixonada na Bruna e acompanho ela deeeesde os primórdios. A respeito muito como escritora e tem outros livros dela que eu amei!

caroollinaxx_ 24/05/2023

Livro incrível, continuação de volta aos quinze, bem estruturado e cheio de momentos e questões das meninas após os 15