Limites da Fundação

Limites da Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Limites da Fundação

andre 18/07/2021

Df19- Limites da Fundação
Asimov, o que falar dessa mente tão avançada para o seu tempo
Neste novo capítulo ele da um nova aventura condizente ao final da trilogia só que com elementos de um grande universo compartilhado com outras obras famosas (eu robô, fim da eternidade e etc)
Aqui somos apresentados a um personagem perspicaz e de forte intuição chamado Trevize que devido a acontecimentos embarca numa aventura junto de Pelorat
É difícil falar mais sem dar spoilers, mas temos mais núcleos interessantes na história e personagens bem montados com convicções reais, a leitura é fluída bem dinâmica e com alguns plot twist que o bom doutor consegue fazer com maestria.
*Se as conexões fazerem sentido para ti, o livro fica melhor ainda
Diogo 12/01/2022minha estante
Eu li toda a trilogia, começando agora a expandir com esse livro, assim que terminar os 4 livros irei começar com as sagas anteriores, iniciando em eu robô

andre 12/01/2022minha estante
Eu comecei a ler o Asimov com o "fim da eternidade" (que é muito bom) e nesse aqui tem referência dele que quando tu pesca ?

Diogo 12/01/2022minha estante
Que legal, então quando aparecer a referência talvez não vá perceber.

andre 14/01/2022minha estante
Mas aí quando ler o "fim da eternidade" tu vai ?

@tigloko 13/01/2024

Voltando à Fundação
Depois do excelente final da trilogia original, não imaginei que ainda pudesse ser surpreendido tanto com Fundação. Nesse caso foi ótimo estar enganado.

O principal motivo de ter gostado do livro foi as referências ao gigantesco universo do autor. Informações que ligam a Série dos Robôs e do Império Galáctico à Fundação fizeram a leitura ser bem proveitosa. Toda vez que aparecia algo assim eu abria um sorriso satisfeito kkk. Imaginar as possibilidades, teorizar o que vem a seguir, além de outros fatores, me passaram a sensação de universo conectado como nenhum outro até aqui.

A jornada dos personagens principais foi boa, mas nada que não tenha sido apresentado em outras obras do autor anteriormente. Além das discussões acaloradas entre os personagens que é sua marca registrada. Mas não reclamo, é sempre bem vindo quando acontece.

Senti a história se arrastar em alguns momentos, principalmente na metade, onde nada acontecia para a trama avançar. Mas a parte final compensou um pouco, foi um dos melhores desfechos nesta saga. Até chegar lá não estava muito empolgado para o livro seguinte. Agora a curiosidade para como terminará cresceu bastante.

Sandro.Menoncin 07/10/2023

Que Série espetacular!!!
Seguimos em mais um livro dessa série maravilhosa, Asimov como sempre nos prende dentro de toda essa intriga política e busca por poder nesse universo, a onde a Primeira Fundação já está completamente estabelecida mas sempre com a sombra do poder da segunda Fundação pairando sobre ela, com isso partimos em sua busca novamente, nos levando a uma grande aventura com um final inesperado, estou ansiosa para ler os livros que restam.

Carla.Floores 05/08/2023

Copo cheio e a gota d'água
Um conselheiro primeirofundacionista desconfia que ainda exista segundofundacionistas. Um orador desconfia que não existe plano de Seldon. E assim começa a disputa pela busca da Terra pelos primeirofundacionistas e segundofundacionistas, muita conspiração e intriga envolvida.
Um querendo ser mais esperto que o outro. Todos correndo atrás de poder e do status de ser o responsável pelo o surgimento do Segundo Império Galáctico, antes do prazo estipulado pelo plano Seldon.
Tudo é colocado em xeque, o plano, os cargos, as pessoas, as crenças. TUDO! Se fosse reduzir o livro em uma palavra eu diria DÚVIDA.
Eu não sei bem se são todos marionetes do plano ou se de fato não existe plano, fiquei com essa dúvida. Porque o destino da galáxia não pareceu ser coisa de massas, a não ser que seja a massa que possivelmente encontrei na Terra.
Comparado à trilogia, esse foi o mais gostoso de acompanhar, mesmo não tendo tantos auges de emoção. Curiosamente tive a sensação de proximidade com os personagens. Senti raiva da prefeita Branno, aversão ao Guendibal, simpatia por Pelorat e Trevize.
Outras obras do Asimov dão o ar da graça em "Limites da Fundação" como "Eu, robô" e "O fim da eternidade". Pode conter spoiler.
Nas páginas finais fiquei quase sem piscar de tão embasbacada. Característica dessa série é isso, nada é o que parece ser e tudo se conecta de alguma forma. Impressionante!

João Victor 11/03/2021

O Bom Doutor acerta mais uma vez!
Limites da Fundação realmente é o livro que conecta todo esse universo do Asimov. Diferentemente dos outros livros da fundação, esse não possui uma passagem de tempo muito grande nem muitos personagens mas explica mais profundamente as relações e a sociedade da Segunda Fundação bem como as consequências que o Mulo causou na Primeira. Quem já leu e é fã da "trilogia" dos robôs, o Fim da Eternidade e Eu, Robô vai sentir um prazer enooorme com as referências nesse livro!

davidplmatias 14/09/2021

Perfeito
Retomei a leitura desse clássico na scifi, e que grata surpresa quando leio pela primeira vez os livros epilogos da fundação. Em os limites da fundação, Asimov demonstra mais uma vez sua genialidade, com uma história cheia de conceitos científicos, diálogos carregados de inteligência e conclusões absurdamente inesperadas. Um dos melhores livros do autor, aqui ele começa a amarrar a história a suas outras séries (robôs, e o fim da eternidade).

Diego 20/09/2021

Muito bom!
Estou achando muito bons todos estes livros do ?Bom Doutor?, desde a série dos robôs até a da Fundação, como este!
Para quem gosta de ficção científica, estas duas séries são imperdíveis.

Gabriel.Chiquito 25/10/2022

Aqui temos mais um livro em que o bom doutor abusou da imaginação, mas dessa vez eu realmente gostei do resultado (sim, eu estou impressionado).

Depois de 5 livros com a importância e foco absolutos do plano Seldon, foi bom ver uma mudada de ares e o desenvolvimento da história em torno de um tema, apesar de conectado com toda a trama do universo expandido, um pouco diferente. Os personagens são mais diversificados e divertidos também, mais interessantes, e a história seguiu uma boa linha de raciocínio, não foi de 0 a 100 totalmente do nada.

Entre os pontos negativos padrão de quase todos os livros do Asimov, nenhum foi realmente muito forte aqui. O casal ruim da história foi inesperado e bem engraçado, as argumentações e intuições (que geralmente são umas saídas fáceis) não foram muitas e nem muito forçadas, o protagonista chato padrão não foi assim tão chato. Enfim, nada que me faça pensar no livro e falar "já deu de ler isso aqui por hoje", o que, apesar de eu gostar muito de Asimov, aconteceu umas boas vezes já.

Achei que ia ser bem fraco, mas no fim realmente gostei de ter lido.

Felipe 16/01/2013

Asimov em todo seu irresistível talento para romances de ficção científica
Se não bastasse ser mais uma obra-prima de Asimov, de ter vencido o Prêmio Hugo de melhor romance de ficção científica de 1983, o livro ainda é continuidade de uma das maiores trilogias já escrita – a trilogia da Fundação. No terceiro livro da série “Segunda Fundação” o enredo encerra quatrocentos anos após Seldon ter dado início ao seu plano de reconstrução do império galáctico que duraria mil. “Limites da Fundação” dá continuidade a trilogia cem anos após os episódios narrados em “Segunda Fundação”.
Para quem não leu a trilogia, não há problema em ler “Limites da Fundação”, porque Asimov faz um resumo dos três livros no início do volume que coloca todos os leitores de primeira viagem na saga da Fundação a par dos acontecimentos. A narrativa tem duas frentes, uma na Primeira Fundação (com sua tecnologia avançada) no planeta Terminus e outra na Segunda Fundação (com seu poder mentálico) no planeta Trantor.
Na Primeira Fundação disputas políticas entre a prefeita Harla Branno e o conselheiro Golan Trevise levam este última ao exílio com a missão especial de achar a Segunda Fundação, que tinha sua existência posta em dúvida pela maioria dos habitantes de Terminus. Neste exílio, ele teria a companhia de um historiador que acreditava ser possível encontrar o mítico planeta de onde todos os seres humanos do Universo teriam vindo e que a grande maioria duvidava que existisse, a Terra.
Em Trantor também havia disputas políticas entre os oradores. O Primeiro Orador Quindor Shandess tinha que administrar entre outros, o ambicioso Stor Gendibal. Em uma manobra política da oradora Delarmi, Gendibal também sobre uma espécie de exílio e também parte em missão pelo espaço, junto a uma habitante local de Trantor que parece ignorar o poder mental de seu companheiro de jornada.
As duas missões partem rumo ao planeta Sayshell e depois para outro mítico planeta que nem aparece nas detalhistas enciclopédias estrelares da Primeira Fundação, o planeta Gaia. Quando as duas missões se encontram nas redondezas deste planeta, junta aos dois grupos uma esquadra da marinha da Primeira Fundação comandada pessoalmente pela prefeita. Deste encontro vai depender todo o futuro do universo, o do plano Seldon de um novo período de paz e desenvolvido para todo o Universo, e tudo dependerá de Trevise.
O livro de Asimov além de ser ótimo para fãs de ficção científica têm elementos de suspense dignos dos melhores romances policiais. Este quarto livro ainda não termina a saga, o que deixa o leitor com vontade de ler o próximo volume imediatamente, na busca pelo mítico planeta Terra e na execução do Plano Seldon. Apesar de a tecnologia imaginada por Asimov na década de 1980 já estar a muito superada, nada prejudica a esfera futurista e o clima irresistível das sagas espaciais. Imperdível.

Duda 18/07/2022

Esse livro se passa séculos depois dos eventos da trilogia da Fundação e ele é interessante com uma premissa bem legal que é executada satisfatoriamente.

A história se desenvolve de forma natural e tudo vai se encaixando com o passar dos capítulos. É um livro bom, com diálogos complexos e estimula a criação de teorias sobre o que vai acontecer.

A única coisa que não gostei foi como o autor descreve as personagens femininas, não é algo surpreendente devido a época que foi escrito mas, de qualquer forma, me incomoda.

Pretendo seguir a leitura dos livros nesse universo.

Edmar.Candeia 04/04/2021

Clássico
Mais uma obra da sequência sobre a Fundação, tão boa quanto as outras. Apesar de ser ficção científica, tem vários pontos que remetem a relações sociais, econômicas e políticas atuais.

Nícolas 18/05/2020

Mais uma grande obra de Asimov
Ao contrário dos livros anteriores da série da Fundação, este livro não é subdividido em partes, é uma única história envolvendo um impasse entre os maiores poderes da galáxia.
A escrita é envolvente e ele tem algumas reviravoltas, mas para quem já entendeu o estilo do Asimov são um tanto previsíveis, pois repetem a experiência dos livros anteriores.
Neste livro o autor começa a criar a relação entre suas outras séries a fim de construir todo um universo.
Mais uma grande obra de Asimov.

Marcio440 26/11/2021

Continua..
A continuação da trilogia de ficção contagiante, a busca pela origem dos homem que fizeram a fundação e o império.
Deisi 26/11/2021minha estante
Já viu a série ?

Marcio440 26/11/2021minha estante
Não, está apenas Apple TV?

Deisi 26/11/2021minha estante
Sim