Van Gogh

Resenhas - Van Gogh

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ana Karoline 31/03/2024

Simplesmente perfeito!!
Amei esse livro da primeira pág até a última!! Faz tempo que queria é simplesmente uma obra prima ??

Michela Wakami 13/02/2024

Perturbador
Quando dei início a essa leitura, eu não imaginava o que estava por vir.
Meus sentimentos borbulharam em todo o meu âmago.
Vicent Van Gogh, jamais sairá da minha mente.
Senti amor, raiva, empatia e tantas outras coisas.
Terminei o livro com o meu coração despedaçado.

Van Gogh precisava de ajuda, uma ajuda que sua época era incapaz de oferecer.

Theo foi um irmão maravilhoso.

Observação: A escrita dos biógrafos é muito fluida, a sensação que temos é de estar lendo um romance.
A.Paula.Sz 13/02/2024minha estante
O mundo arranca à força o q de nós for interessante pra ele, e deixa a bagunça que sobra pra gente consertar. Hoje é tido como um gênio, mas a que preço?

Bruna Pedrosa 14/02/2024minha estante
Se puder, lê Vida de Pasteur. Me marcou para sempre.

Michela Wakami 14/02/2024minha estante
Anotando a sua recomendação. Obrigada, Bruna.

Jordana Borges 16/02/2024minha estante
Estou amando a leitura!!

Michela Wakami 16/02/2024minha estante
Que maravilha, amiga!???

AndrAa58 17/02/2024minha estante
Amiga, fiquei louca para ler... ?

Michela Wakami 17/02/2024minha estante
Você vai amar, com certeza.???

Naiara 05/01/2024

Essa foi a melhor biografia que li na vida.
Isso porque de começo nao precisei me adaptar em nada com a forma que foi escrito, ja começando a contar quem era quem na familia de Vicent..
Parecia muito alguem conhecido contando sobre alguem que admirava ate o dia de sua morte..
Nao é uma biografia distante como vi em muitas que so canta o que a pessoa fez e onde chegou, ela mostra como ele era dentro de seu intimo baseado nas cartas que ele escrevia, mostrava como as pessoas que conviveram com ele o viam e toda sua evoluçao e seus dias.. Sua obra foi uma cereja do bolo que torci muito para que ele conseguisse..
Foi uma biografia que chorei, chorei por Vicent e mais ainda por Theo e aqui enquanto escrevo, ainda penso em Theo e o no na garganta volta..
Enfim, para quem quer sentir, é uma biografia emocionante...

Daiane316 18/12/2023

A vida derruba até os mais fortes.
Que biografia lindíssima. O trabalho de pesquisa, os trechos das cartas, a ambientação, imagens; tudo impecável e a altura do artista grandioso que Vincent foi.
Foi uma leitura extremamente sensível, no qual somos expostos a humanidade não só do artista, como também de todos ao seu redor. A vida derruba até os mais fortes, e aqui sabemos o quão dura foi pro Van Gogh e o seu irmão Theo, com todas as imprecações . Os biógrafos fizeram um excelente trabalho de contextualização e árvore genealógica da família. É uma leitura completa, fico honrada de saber mais sobre um artista diferenciado como o Vincent. Esse livro foi um presente que vou lembrar pro resto da vida.

Tatiana 04/12/2023

O eterno através da arte
Uma leitura enriquecedora, apesar de ter alguns pontos que poderiam ter ficado de fora, o livro em si traz mais do que as artes de Vincent. Traz seu lado humano falho, sensível e por diversas vezes solitário.

Ao decorrer da história se tem momentos que é quase impossível não sentir raiva dele mas ao mesmo tempo se percebe a busca por algo que parece lhe faltar desde a infância, a aceitação. Vindo de uma família um tanto quanto problemática, além dos problemas psicológicos, Vincent nunca conseguiu se encontrar dentro do próprio lar apesar de ter seus momentos de refrigerio ao lado do irmão.

Me comoveu bastante a sua busca pelo eterno, a sensação que ele queria que suas pinturas passasem como que transmitisse a gloriosa paz que só no eterno se encontra (e de fato sinto isso em várias de suas artes de paisagem).

Acredito que ele não tenha buscado a morte mas também não tentou fugir dela, como ele mesmo disse "Eu não procuraria expressamente a morte... mas não tentaria escapar se acontecesse"

sayo 10/11/2023

Leitura boa e detalhada, achava que demoraria mais, mas num geral é uma leitura bem fluída e tranquila de ler. Me interessei muito pela história de vida de um dos meus artistas favoritos e esse livro cumpriu mt bem, trazendo desde o início até o fim da vida do pintor, uma verdadeira obra prima.

Le Vieira 06/11/2023

"Ache belo tudo o que puder"
Um pouco maçante por conta do volume do livro. Mas ganha pela riqueza de detalhes e expressão dos sentimentos. É fácil se sentir na pele de Van Gogh.
O livro é extenso e bem detalhado em todas as etapas da vida de Vincent. A personalidade melancólica, teimosa e arredia, assim como a aparência desleixadas e os modos excêntricos, ajudam a delinear na mente do leitor quem realmente era esse artista, imagem muitas vezes ocultada pela criação de ídolos.
Vincent era uma pessoa comum, com vícios, inúmeros problemas e um gênio difícil de lidar. Sofreu desde muito jovem a rejeição dos pais e outros parentes, se agarrou com todas as forças ao irmão e à arte.

Sabrina Tamelini 06/11/2023

Resenha
Esse livro me fez enxergar o doce ser humano que foi Vicent Van Gogh. O quanto ele sofreu, foi incompreendido e que uma doença mental pode fazer com uma pessoa.
Terminei o livro sensibilizada, e triste por ele nunca de fato ter tido o que ele mais queria em vida, uma família.

Patricia1080 18/10/2023

Uma obra de arte
A biografia de Vincent Van Gogh é uma obra de arte! A história de vida desse artista é tocante em muitos aspectos: sua solidão, sua persistência, sua doença, o vínculo que estabeleceu com seu irmão Théo, seu constante sentimento de fracasso e a sua morte trágica e prematura sem sequer um vislumbre da fama que viria a alcançar.

Apesar do volume de páginas inicialmente intimidador, a leitura é prazerosa, a escrita é fluida, muitas vezes poética, e a obra conta com várias ilustrações coloridas, de modo que a riqueza do trabalho final justifica o volume de páginas. A narrativa é, ainda, contextualizada historicamente pelos marcos mais relevantes da época, principalmente, da história da arte.

Os autores se utilizam das correspondências trocadas entre Vincent e seus pais, amigos e irmãos, sobretudo daquelas trocadas com Théo. Por meio dessas cartas, somos imersos no mundo interior de Vincent, o que é fundamental para a compreensão dos eventos que se desencadearam em seu mundo exterior. É por meio dessas correspondências que entramos em contato, por exemplo, com a sua busca pelo reconhecimento paterno e com a sua tristeza ante o fracasso profissional e a dependência econômica do irmão.

?O que caracteriza a sua obra como um todo é seu excesso, o excesso de força, de nervosismo. A violência da expressão?. Pode-se dizer que esses também eram traços de sua própria personalidade. Seu temperamento explosivo, de um lado, e as vicissitudes da vida, de outro, evocam em nós, ao longo da leitura, sentimentos contraditórios. Sentimos raiva e pena ao mesmo tempo!

Por fim, conhecer mais detalhes sobre as circunstâncias de sua morte foi uma grande surpresa. Utilizando-se de indícios e evidências, os autores lançam dúvidas sobre a amplamente disseminada causa de sua morte. Apresentando uma conclusão alternativa, marcando seu ato final com um derradeiro gesto de nobreza e lealdade.

Davi Teixeira 01/09/2023

Perfeito!!!
"Quero pintar o que sinto e sentir o que pinto".

Esse virou um dos meus livros favoritos da vida. Valeu a pena cada página lida, e foram muitas. São mais de mil páginas e em momento algum eu me senti cansado, ou seja, não é uma leitura exaustiva, mérito da escrita de Steven Naifeh e de Gregory White Smith. Eu já conhecia bastante coisa da vida do Vincent por ele ser meu pintor favorito, mas, ao ler essa biografia, eu descobri que muita coisa que eu sabia, estava distorcida.
Sobre Van Gogh, era uma pessoa extremamente difícil de lidar, no começo os familiares tentaram ajudar Vincent, mas logo desistiram por saber que era impossível. Apenas Theo continuou dando todo apoio para o irmão, sendo praticamente o seu "tutor". O bom dessa biografia é que os autores não passam pano para Vincent, ele era uma pessoa que usava de manipulações para conseguir o que queria, e quando ele acredita ou queria algo, ele beirava ao fanatismo cego e não gostava de ser contrariado. Tem momentos que o leitor vai sentir raiva de Vincent e em outros vai sentir muita pena dele. Ele tinha muitas falhas, era cabeça dura, instável, tinha acessos de raiva e mudanças repentinas de humor. No entanto, ele era genial, sensível, apaixonado pela arte, e principalmente, humano. Hoje eu admiro a arte e o artista. Muito dos defeitos de Vincent, hoje seria justificados como sendo consequências de sua condição mental. A vida dele não foi fácil, mas teria sido muito mais difícil sem o apoio do irmão Theo. Eles eram almas gêmeas, tanto que poucos meses após a morte de Vincent, Theo veio a falecer, mas antes disso ele fez o possível para que seu irmão e sua obra não fossem esquecidos.

Felipe 31/08/2023

Uma biografia fria e extensa
Uma das coisas que mais me chamou a atenção nessa biografia foi o fato que os autores tentam se distanciar bastante das suas emoções em relação aos quadros do Van Gogh.
Você não vai ver aqui uma tentativa de exaltar determinados quadros ou te fazer entender porque eles são incríveis, é como se os escritores já partissem do seguinte pressuposto: você já sabe que o Vincent é incrível, vamos falar agora dos defeitos dele.

São mais de 1000 páginas que usam como base para desenvolver sua narrativa, principalmente as cartas trocadas entre Vincent e seu irmão Théo.

Concordo que o livro poderia ter menos páginas (bem menos)
Vincent era um cara explosivo, com extrema dificuldade de criar laços e se conectar com as pessoas, inclusive com sua própria família.
Toda essa explosão levou a quebra dos laços com a família e a um remorso que acompanhou Van Gogh até o último dos seus dias.

Então o livro te mostra dois lados, um que mostra que o Vincent realmente era um cara difícil de lidar e que com toda sua impulsividade acabou ficando sozinho no mundo. Mas também mostra a crueldade que o mundo tinha para com ele, Vincent era "esquisito", tinha um olhar alarmado, se vestia de maneira desleixada, falava de um jeito que assustava as pessoas, era "direto demais" em suas opiniões e muitas vezes deixava as pessoas ofendidas com isso, tudo isso levava ao bullying e a aversão que as pessoas tinham por ele e que o acompanhou por toda sua vida.

É uma estória bem triste, ao final do livro o que resta é pensar que talvez na morte Vincent tenha encontrado a paz que não conseguiu achar em vida.

btterflyeffect 30/07/2023

O incompreendido?
"vincent não só via, vivia as imagens. com sua curiosidade sem limites, o ardor obsessivo, a enorme receptividade e a impressionante capacidade de rememoração, entrelaçava-as em sua consciência como reflexos profundos."

considero esse livro uma experiência, carrego comigo várias de suas frases e não posso deixar de venerar a obra.

Regiani Eliziê 05/07/2023

Finalmente concluído ?
Realmente um retrato detalhado sobre A VIDA de Vincent. E que vida!
Sem mais ?

Glaydson5 21/06/2023

Sem palavras.
Van Gogh A Vida é uma biografia minuciosa que descreve, com riqueza de detalhes, a vida e a obra de um dos artistas mais icônicos da história da arte. Escrito pelos autores Gregory White Smith e Steven Naifeh, o livro baseia-se em anos de pesquisa e no acesso a arquivos inéditos, o que o torna uma leitura obrigatória para quem quer entender a trajetória e os desafios de um dos nomes mais importantes do movimento impressionista.

No decorrer da obra, os autores nos levam em uma jornada emocionante pela vida de Van Gogh, desde sua infância na Holanda até sua morte trágica na França. Através das páginas do livro, podemos conhecer detalhes pessoais do artista que são essenciais para compreender a sua obra, além de entender o contexto histórico e cultural em que viveu. É fato que o livro é uma lição de história sobre a arte e sobre a própria vida humana.

Van Gogh A Vida é um retrato fiel e humano de um dos maiores artistas da história. O livro nos mostra o quão complicado era a vida de Van Gogh e como ele lutou bravamente contra a solidão e o desespero. Além disso, o livro nos revela os bastidores de sua arte, mostrando como sua técnica se desenvolveu e como ele lidava com comentários e críticas sobre o seu trabalho. A biografia é uma obra-prima que nos mostra como o toque humano pode transformar o mundo e como a arte é capaz de mudar nossas vidas.

Em resumo, Van Gogh A Vida é uma biografia emocionante que nos faz mergulhar no universo fascinante do artista e nos mostra o quão intenso e doloroso foi o caminho que ele percorreu para produzir obras de arte tão fascinantes. Este livro é uma leitura agradável para todos aqueles que são apaixonados por arte e que querem se aprofundar na vida de um dos maiores artistas que já existiu. Com uma prosa clara e envolvente, os autores nos transportam para um mundo único e inspirador, onde a beleza se encontra com a dor e a arte se torna um reflexo da vida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5