O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares Ransom Riggs

Resenhas - O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

André 15/01/2015

O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares
Uma bela capa, um ótimo uso de fotografias Freak, até a metade do livro a duvida de que rumo ele tomaria, infelizmente foi por um caminho que não me agradou, infantilizado demais, e um final safado/maroto para dar inicio a uma série.
Não Gostei.
malice 19/10/2015minha estante
Também não gostei e não recomendo.
Bela capa, ótimo uso das fotografias - um livro caprichado ao extremo.
Mas o texto me decepcionou profundamente: a Srta. Peregrine é a famosa "quem?", sem a mínima importância na história.
Chamar as crianças de peculiares é dar uma pálida ideia - são crianças bizarras: um está morto, uma tem uma boca na nuca, outro é transparente....... A ligação do garoto com os pais, (nem entendi o pai! )....o psicólogo maluco.... tudo muito forçado. Tim Burton há de saber extrair daí alguma coisa que valha a pena, com no máximo 2 horas de duração. Mais de que isso, nessa história arrastada, infantil e sem "pegada", vai ser difícil.

Queria Estar Lendo 25/05/2017

Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares
O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, primeiro volume da trilogia, é também o primeiro livro escrito pelo autor Ransom Riggs. Isso é algo que já foi bastante divulgado, mas, o enredo da história foi feito baseado em uma série de fotografias estranhas que o autor coleciona. Muito legal, não é? Desde criança ele começou a se interessar por essas fotos encontradas em bazares e lojas de velharias, elas o inspiraram tanto que ele foi capaz de criar essa história fantástica.

Conhecemos a história pelo ponto de vista de Jacob, um personagem inteligente, racional e curioso, ele busca sempre pela verdade e também, proteger aqueles a quem se importa. Desde o início podemos perceber a relação quase palpável que ele tem com o avô, próximos desde sua infância. O vovô Portman contava a Jake histórias de um lugar fantástico, com crianças cheias de habilidades especiais e que se escondiam de monstros que queriam destruí-las. Essas histórias eram tão fascinantes e com tantos detalhes reais que Jake não via escolha, se não acreditar nelas. Porém, sua família e colegas de escola acabavam por não dividir essa crença, e o incentivavam a se afastar do avô ou debochavam de seus “contos de fadas”. Isso fez com que deixasse de acreditar em seu avô, o que apenas deu ao velho senhor um motivo a mais para ser chamado de louco na velhice avançada.

"Passados pela porta e entramos na escuridão profunda. Por algum tempo apenas ficamos ali, passando o tubo de respiração um para o outro, e não havia nenhum som além das bolhas da nossa respiração subindo e ruídos abafados obscuros de peças quebradas do navio se chocando por causa da corrente. Não poderia estar mais escuro, mesmo que eu fechasse os olhos. Éramos astronautas flutuando em um universo sem estrelas."

Em um dia no trabalho, Jacob recebe uma ligação do avô, em um de seus “surtos de loucura”, como chamavam seus pais. Ele estava seriamente perturbado, o que levou Jake a se preocupar e ir até lá, encontrando-o morto. A partir disso é que a história acontece de verdade. Depois do mistério horripilante que permeia a morte do avô, Jacob passa a ter pesadelos e negar veemente que as histórias que ele lhe contava na infância não são verdade, mas após o que ele mesmo viu, fica difícil de acreditar nisso.

A narrativa é bem fluida, os personagens são cativantes e inteligentes. O autor conseguiu criar através das páginas algo tão real sobre a história que, quando você vê, criou laços com os personagens e já está inserido na história. Ela tem um tom obscuro, aliviado por algumas partes de comicidade, o que lembra a muitas pessoas os filmes do diretor Tim Burton (tanto é que, Ransom Riggs já foi chamado de Burton da Literatura).

O que me fascinou muito foram as fotografias, que dão um toque especial ao livro. Os personagens não estão apenas vivos na escrita, mas também em imagens antigas. Apesar das páginas serem levemente amareladas, o restante do livro é todo em preto e branco, para passar esse ar de “mistério” e “mal assombrado”.

"As fotos de meu avô tinham vindo daquele mesmo baú espatifado à minha frente. Mas eu não tinha certeza, até que encontrei uma foto de dois garotos esquisitos fantasiados, com colarinhos desmanchados, que pareciam alimentar um ao outro com uma espiral de fita. Eu não sabia exatamente o que eles eram, além de combustível para pesadelos bizarros. O que poderiam ser? Dançarinos sadomasoquistas?"

O final já deixa uma abertura para o segundo livro e também para a imaginação, você se pergunta o que virá depois e o que mais eles irão encontrar ao longo da jornada que escolheram. O livro tem pouco mais de 300 páginas e é bem rápido de ler, e a fonte e a cor das folhas facilitam a leitura.

Enfim, só posso dizer que esse é um livro que você ama ou odeia. Ele precisa ser compreendido e visível na sua imaginação, a fantasia que há nele precisa se infiltrar no leitor, algo que, nem sempre é permitido por quem está lendo. Particularmente, digp para que você permita que essa fantasia entre, pois assim que estiver envolvido, não haverá arrependimentos (e nem como voltar atrás, rá).

Lau 19/11/2021

As estrelas também eram viajantes do tempo. Quantos daqueles pontos de luz antigos eram ecos de sóis atualmente mortos? Quantas tinham nascido, mas sua luz ainda não chegara tão longe? Se todos os sóis menos o nosso fossem destruídos hoje, quantas gerações se passariam até que percebêssemos estar sozinhos? Sempre soube que o céu era cheio de mistérios, mas só naquela noite eu me dei conta da quantidade deles que havia na Terra também.

tina.cooper 19/10/2022

tava enrolando pra ler faz tempo e finalmente peguei, me apaixonei real e as fotos melhoram ainda mais a leitura

Lulu Villas 04/10/2021

Me pegou de surpresa
? Primeiras impressões:

Confesso que já tentei ler O Lar da Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares antes e tinha desistido, achei a história meio arrastada e abandonei. Mas quando eu tomei vergonha na cara pra reler, confesso que me surpreendi. E bastante.

? Resumo:

Basicamente, o livro traz a história de Jacob, que cresceu ouvindo as histórias de seu avô, sempre sobre crianças peculiares e com poderes estranhos em um orfanato na Europa. Porém, com o tempo, nosso protagonista cresce e deixa de acreditar nas histórias de seu avô aparentemente louco.
Foi em mais um dia normal na vida de Jacob que tudo mudou: algo horrível aconteceu com seu antecessor e os dois visualizaram algo surreal. As últimas palavras de seu tão estranho familiar motivou Jacob a ir atrás de toda a sua história peculiar.

? Resenha Crítica (sem spoiler):

Como dito antes, o início do livro é bem arrastado e não prende muito. É necessário realmente estar com vontade e curiosidade para continuar lendo. Os capítulos são um pouco grandes (o penúltimo chegou a 60 páginas!), mas garanto que, quando se conecta com o livro, não dá mais para soltar.
O romance aconteceu no tempo certo, não foi forçado pelo autor, sendo que os dois não ficam babando no colo um do outro como acontece em alguns livros.
Quanto à sensação de estar lendo, foi muito fácil de imaginar cada cena, mesmo para alguém que não tenha uma imaginação muito forte. A narrativa e descrição foram ótimas quanto aos cenários e gostei muito disso.
Um ponto negativo que não posso deixar de falar é que alguns personagens não tiveram história nenhuma, foram bem ralos. O autor também apresenta muitos nomes de vez e eu confesso que quase nunca reconhecia quem era quem, apesar dos poderes e peculiaridades de cada um serem bem úteis e marcantes.
Uma das estrelas retiradas da nota final é fruto do início do livro. Foi realmente chato e não dava muita vontade de ler, além de que quase me fez largar o livro de vez. A outra meia estrela equivale a um ponto pessoal: não é meu estilo de leitura e dificilmente irei ler a continuação, apesar de muitos pontos do livro provavelmente serem explicados na sequência.

? Comentários finais:

Recomendo, mas apenas para quem tiver paciência e gostar do tipo de escrita. É realmente surpreendente e imagino que pegue qualquer leitor de surpresa, porque a história é muito criativa e cativante!
Aliás, esta é a minha primeira resenha! Hehe, espero que tenham gostado e me avisem qualquer crítica construtiva ou comentário. Amo vocês e boa leituraa

P.S.: Louco pra ver o filme!!!! AAAAAAA kskakakakakk o autor do livro fez faculdade de cinema e essas maluquices, então todas as minhas expectativas estão altas pra assistir a adaptação. (Pra quem ja assistiu, me diz o que achou????)
Indira 14/10/2021minha estante
O filme é mais um caso de Percy Jackson, mudaram toda a história é bem decepcionante para quem leu o livro, mudaram até nome de personagens e a peculiaridades deles e o final é patético comparado ao original, mas n deixa de ser um bom filme... De sessão da tarde...

Ju Harue 20/01/2021

Gostei do universo criado, dos personagens, meu único porém foi a escrita, que por algum motivo as vezes dava uma decaída arrastada em alguns capítulos e algumas cenas de ação me deixaram confusas. Mas achei muito interessante as fotos originais e como o autor construiu peculiaridades em cima.

mirella 20/06/2021

Decepção
Eu senti que lia, lia e lia e não chegava a lugar nenhum. Todo o livro segue a mesma história, sem nenhuma reviravolta ou ponto de clímax. Arrastado, chato. Em compensação, a ideia de usar as imagens como elementos fantásticos é atrativa, por isso as duas estrelas. Não pretendo continuar a série. (Lido em 2019)
Thaty sonally 20/06/2021minha estante
A minha sensação foi a mesma! E o pior que eu estava com altas expectativas. Também me decepcionei....

mirella 20/06/2021minha estante
Recebi altas recomendações pra quando chegar na hora, achar um saco! Uma pena...:(

Duda 05/06/2022

Que deliciaaaa, eu cometi o erro de assistir o filme antes de ler o livro, e o filme é uma porcaria, tem nd a ver com o livro. O livro é perfeito, e ainda tem essas imagens q deixa tudo mais real, AMEII.
Clarus 05/06/2022minha estante
Tem filme? Não sabia, tô lendo o livro agora.

Rafa Samara 05/06/2022minha estante
Perfeito demais! Li antes do filme. O filme é péssimo mesmo.

Kimi 05/07/2021

As pessoas acham que é de terror, mas eu não considero como um.
Eu acho esse livro incrível e que superou todas as minhas expectativas, ele tem um pouco de tudo, romance, aventura, suspense.
Não é um livro com uma linguagem muito difícil e formal então não é uma leitura cansativa.
Esse livro me fez sentir muitas coisas e me transportou profundamente para o mundo peculiar e realmente me fez sentir que eu estava lá.
Conclusão: super recomendo (principalmente se você está tentando voltar a ler)

Júlia 25/03/2021

Gostei
Embora eu tenha amado o universo que o autor criou, eu achei que esse livro foi uma grande introdução para os outros livros.
Mesmo assim eu recomendo. Me apeguei a alguns personagens, tomei raiva de outros e estou ansiosa para começar o próximo

urrialgo 15/11/2021

o orfanato da srta. peregrine para crianças vai trazer jacob, um adolescente de quinze anos que desde pequeno vem escutando histórias dos amigos incríveis dos seus avô e os dias que ele passou no orfanato quando ele era criança.

a medida que ele crescia sua família vinha lhe dizendo que aquelas eram histórias fantasiosas do tempo sombrio que seu avô passou em um lar para refugiados da guerra, e que ele devia esquecer aquelas baboseiras e seguir a vida. foi o que jake fez.

mas então, um pouco antes do seu aniversário de dezesseis anos, seu avô falece. lembrando das suas últimas palavras, jacob convence seu pai a ir com ele numa viajem para a ilha no país de gales onde seu avô morou antes de ir para a américa. até seu psicólogo acha que ver que todas as histórias é mentira vai ajudá-lo de alguma forma.

eu achei esse livro bem demorado. até 40% ele ainda está chegando na ilha, pra vocês terem uma noção. mas quando pega o tranco você quer saber de tudo que acontece. mas realmente é lentinho. espero que o segundo livro seja mais rápido, agora que já estamos inseridos na história.

eu realmente adoro esse universo, porque é totalmente novo e tudo o que o autor nos apresenta é surpreendente, não é como as fantasias com vampiro ou fadas que já conhecemos de cor e salteado.

estou bem ansiosa pra ler os outros volumes da série, espero que explorem mais o universo e responda todas as perguntas que fizemos nesse primeiro livro.

ns.kochi 26/04/2021

E S P E T A C U L A R
Eu já tinha começado a ler anos atrás, mas não sei porque raios eu li 72 páginas e encalhei ele de novo... Só sei que quando peguei novamente para ler foi uma das leituras mais gostosas que já tive, não vejo a hora de comprar e ler as continuações. E não posso esquecer de comentar sobre as FOTOS, meu Deus Ramsom Riggs é um GÊNIO!
@estantedakassi 26/04/2021minha estante
Te entendo. Aconteceu a mesma coisa comigo menina. Vou tentar pegar para ler outra vez. É uma saga que eu não quero abandonar assim.

MasQueTau 26/04/2021minha estante
Encalhei nele faz anos também! Vou dar uma segunda chance! ??

Franybeller 06/01/2022

Incrível
Um livro muito bom, de leitura fluída, sem enrolação e cheio de aventuras.
Demorei muitos anos pra começar a lê-lo, mesmo diante de tantas indicações.
Finalmente o li e já estou louca para começar o próximo com a cabecinha a mil, pensando "onde será que eles vão parar?"

Amei!