Um coração ardente

Um coração ardente Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Um Coração Ardente

Eric Moss 30/12/2023

Fantástico ??
Mantendo minha tradição de ler pelo menos um livrinho da Lygia por ano. Amei os contos contidos nessa coletânea, eles tiveram uma vibe mais... sútil, digamos assim. Creio que de todas as coletâneas que já li da autora, essa é a mais fraca, mas o mais simples da Lygia ainda consegue ser formidável. Amei.

Alle_Marques 24/12/2023

Um coração primitivo!
...
[...] Parei na esquina e baixando o olhar vi brotando entre as pedras da sarjeta uma pequenina flor de cabeça vermelha. Pensei em Alexandra com suas miçangas. Inclinei-me, Minha florzinha tonta, você é tão mais importante porque você está viva e que extraordinária experiência é viver! Aproximei-me de uma árvore com sua frondosa folhagem. Apertei no peito o coração, era isso, Um coração primitivo! disse em voz baixa e quando encostei a face no tronco da árvore foi como se tivesse encostado a face na face de Deus. [...]
...
Gostaria muito de escrever uma resenha falando e dando espaço para cada história separadamente, como já fiz antes, pra mim uma resenha de um livro que reúne contos, só funciona se for assim, mas infelizmente isso não vai ser possível dessa vez, já tem um intervalo grande entre o momento que terminei esse livro e essa resenha, e como a falta de tempo está pesando bastante, uma releitura agora não seria viável e pesquisar seria exaustivo. Então serei breve e deixarei o trabalho mais elaborado a cargo da minha ‘eu’ do futuro.

Entre todos os contos reunidos aqui, só conhecia “Biruta”, pra mim ele é de longe o melhor, o mais comovente, sensível e morável, mas não que isso tire o mérito dos outros, todo o trabalho da Lygia é assim, ela escreve muito bem, tem um jeito original e criativo de desenvolver suas tramas, além de saber emocionar quando quer e nos deixar pensativos em vários momentos. Essa coletânea reúne contos bem interessantes seus, que valem a leitura e, no mínimo, o reconhecimento.
31° Livro de 2023, 42ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023

HonorLu 22/12/2023

Última publicação inédita
Comecei Um Coração Ardente com uma expectativa desgostosa. Hoje sabemos que quando Lygia o publicou, já estava com seus 94 anos. Os contos aqui me parecem uma espécie de recapitulação de toda sua obra. Alguns mais voltados às memórias, outros mais experimentais. Encerra-se o livro com o conto As Cerejas, no qual o neosimbolismo tão apontado no legado da autora se faz tão presente que beira o caricato. Teria sido de propósito? Nunca saberemos. Que felicidade poder encerrar a leitura dos livros de contos de Lygia Fagundes Telles. Meu próximo passo é concluir os contos esparsos publicados na coletânea de 2019.

Pedro3906 09/12/2023

Eu podia namorar o homem do leite
Lygia tem uma precisão narrativa característica e instigante, injetando elementos fantásticos num jogo cara a cara com a realidade crua. Sendo meu primeiro contato com a escritora, confesso não tê-la entendido e descoberto tão bem. Abordando o livro, me cansou de vez em quando, entretanto o cansaço é pelo ritmo de leitura que na minha visão não pode ser corrido, facilmente deglutido. Gosto da potência de cada história, todas são memoráveis por si mesmas, quer seja pela estranheza, pela fisgada na curiosidade ou simplesmente pelo monte maior de pessoas indo de arrasta pra cima (que vício é esse dessa mulher?); recomendo consultar análises e comentários sobre no final de cada um, porque só fui entender o conto do dedo e o da moça sendo sonhada a partir da mastigação estrangeira. Obrigado aos estudiosos de mandíbula na produção da papa, meu cérebro é um grande curto-circuito.

Achei engraçado a Alice xingando o feminismo. E um pouco trágico. Não sei se comento.

Mari 30/10/2023

Coração ardente
Eu não consegui me envolver muito com os contos. Alguma coisa me trava, talvez eu não esteja no momento para me entregar a leituras como essa, estar ?dentro da cabeça? do narrador. No fim, no fim, só gostei mesmo de 2 contos: Biruta e Emanuel.

Lilian 20/10/2023

Uma jornada literária repleta de descobertas, emoções e reflexões.
"Um coração ardente" é uma celebração da maestria narrativa de Lygia Fagundes Telles, recheado com contos escritos entre 1950 a 1980 e reunidos em 2012 pela Companhia das Letras. Em dez histórias distintas, a autora mergulha no âmago de sentimentos secretos e nas intricadas relações que seus personagens - sejam eles homens, mulheres, adultos ou crianças - mantêm com o mundo que os cerca.

site: https://lilianfreitas.com/

Thiago275 03/10/2023

Bons contos
Publicado pela primeira vez em 2012, Um Coração Ardente reúne contos de Lygia Fagundes Telles escritos entre 1958 e 1981.

O que me encanta em Lygia, seguramente a minha escritora favorita, é a sua capacidade de dizer muito nas entrelinhas, sem subestimar o leitor, e é isso que vamos encontrar nas dez histórias reunidas aqui.

Nessa coletânea, vamos encontrar histórias com tramas realistas e tocantes, como em Dezembro no Bairro (um conto de Natal) e Biruta (em que um menino órfão só tem como amigo um cãozinho de estimação que vai ser tirado dele).

Também podemos ler histórias mais intimistas, como a que dá título ao livro, em que o protagonista se apaixona por uma mulher sem saber que ela é uma prostituta.

E temos contos fantásticos, beirando o gênero do terror, como A Estrela Branca, em que o protagonista fica cego, recebe um transplante de olhos, mas não consegue controlá-los. Um dos pontos altos do livro e da carreira da autora, na minha opinião.

Lygia tinha o dom de encarnar verdadeiramente os mais diversos personagens em seus contos, nos fazendo mergulhar no seu íntimo e nos seus pensamentos, como se houvesse uma janela aberta para o leitor olhar a mente do protagonista.

As histórias de Lygia sempre me deixam com a pulga atrás da orelha, ela faz questão de não entregar tudo ao leitor. Seus contos merecem várias e várias releituras, e isso contribui para o lugar especial que ela ocupa no meu coração de leitor, que é, em grande parte graças a ela, um coração ardente.

oceanwaves 25/09/2023

É uma coletânea muito interessante cheia de contos nos quais os sonhos e o imaginário se fazem muito presentes na realidade, sendo difícil separar um do outro.

Nicole 05/09/2023

Gostei muito
Não havia lido ainda nenhum conto da Lygia e confesso que estava com medo achar ruim, já que adorei os dois romances que li. No fim, adorei os contos, são todos bem diferentes um dos outros, uns te fazem chorar, outros te fazem rir, também entra a estranheza nesse mix de sentimentos, mas vale a pena demais a leitura. Meus favoritos foram Biruta, Emanuel e A Estrela Branca. Lendo o terceiro livro percebi que muitos personagens fumam e possuem olhar estrábico...

Fernando 01/08/2023

O melhor!
Li todos os contos da Lygia, e esse livro para mim é o melhor! E o segundo melhor é Antes do Baile Verde

qat 11/06/2023

Amei
Honestamente falando, vejo a Lygia Fagundes Telles como uma figura materna.
Essa mulher escreve tão bem ??

Michela Wakami 06/05/2023

Razoável
Esse livro contém dez contos.

Um coração ardente (0,5 ruim)
Dezembro no bairro (0,5 ruim)
O dedo (0,5 ruim)
O encontro (3 bom)
As cerejas (0,5 ruim)

Minhas avaliações.

Charleees 28/03/2023

UM CORAÇÃO ARDENTE é um livro de uma leitura gostosa, leve, porém, bastante reflexiva (é meu segundo livro da Lygia que leio e só tenho flores para oferecer e amores a contar) são contos com finais sempre surpreendentes (e com surpreendentes, quero dizer que alguns contos, a maioria, tem finais abertos, suspensos, deixando ao leitor a responsabilidade de conclusão) e algumas tramas que beiram o realismo fantástico, que talvez nas mãos de outro escritor, se não Lygia, acabaria sim caindo na fantasia, o que não acontece aqui.

Meu conto favorito é o que dá título ao livro: Um coração ardente. "Quando as emoções falam mais alto do que a lógica a coisa vai ficando perigosa". É um conto que fala sobre sentir demais, amar demais, sofrer demais, pessoas sensíveis demais, tão lindo quanto poético.

Outro conto que posso destacar aqui é o de número 4: Biruta, que narra a história do pobre menino Alonso e seu cachorrinho que dá título ao conto, é um conto tão singelo e bonito que foi impossível segurar as lágrimas no final.

* Resenha editada em Abril de 2018

jhdep 20/03/2023

A poesia das coisas: o microscópio lírico de Lygia
A apaixonante simplicidade com que Lygia narrava é de fazer inveja a qualquer escritor. A autora captava momentos cotidianos, aparentemente rotineiros e insignificantes, e filtrava dali aquela miudeza quase imperceptível através da qual todo o conto se desenrolava. Parecia possuir um microscópio lírico que lhe permitia enxergar detalhes que, apesar de cruciais, mais ninguém conseguia. Era lírica mas não a ponto de fazer uma prosa poética: a linguagem não tinha floreios, ritmos e rimas elaborados, metáforas complexas... Ganhava pela beleza da linguagem límpida.

Nesses contos, ela explora personagens de coração ardente: inquietos, exploradores, ambiciosos, apaixonados... Mas sacolejados pelo realismo duro da vida. Com as pitadas de insólito que gostava de aplicar a várias de suas narrativas, trabalha com maestria a quebra de expectativa e a abertura da história para colaboração do leitor, que ela considerava seu cúmplice. O exercício da memória também aparece como norteador de algumas tramas. Ah, querida dama... Serei eternamente um fiel cúmplice!