Fundação e Império

Fundação e Império Isaac Asimov

Resenhas - Fundação e Império

Diego Lima 30/10/2021

No segundo livro chegaremos a 3 séculos e 9 gerações desde a criação da Fundação por Hari Seldon (ou as Fundações?). Teremos a história de duas gerações em Fundação e Império. Vamos notando já o declínio tecnológico da sociedade, apenas os planetas próximo a idealização enciclopédica de Seldon possuem o domínio de componentes nucleares e a barbárie está a solta.

Não sei o porquê, mas torço pela Fundação e para os cálculos de Seldon estejam sempre certos. Assimov consegue construir essa familiaridade com o local da enciclopédia apesar de toda a corrupção dos líderes de Terminus. Porém, tudo está calculado - assim esperamos -, pois, a ideia de Hari Seldon é agilizar o processo de acessão intelectual da humanidade e não criar pessoas incorruptíveis. Aparentemente ocorreram fatores individuais dando margem de erro aos cálculos de Seldon - só saberemos na Segunda Fundação -. e nos é apresentado um antagonista muito bom para a trama.

Gostei de Fundação e Império, não superou o primeiro, todavia, conseguiu entregar mais informações aos leitores. A leitura por ser em forma de diálogos, pode parecer cansativa em alguns momentos, mas não existe enrolação, tudo nos é apresentado dos acontecimentos da galáxia por meio dessas conversas. Vale a pena continuar lendo.
Fabi 30/10/2021minha estante
Preciso dar continuidade

@tigloko 09/03/2023

Tudo que há de bom em uma ficção-científica está aqui
Não esperava a sequência ser tão melhor! Fiquei preso na história, principalmente na parte final em que as revelações são feitas. Minha cabeça explodiu com o desfecho e o gancho para o terceiro livro...

O sentimento de perigo, representado na figura do Mulo, um vilão que transmite medo aos personagens e a Fundação sem nem mesmo aparecer, é grande durante o livro. Essa sensação de que tudo poderia acontecer na história, as reviravoltas, o mistério em torno do Mulo, a trama ágil, são alguns dos fatores que me fizeram colocar como um favorito. Fora o grande atrativo da saga, que são as intrigas palacianas e as discussões elaboradas, como sempre.

Fiquei surpreso positivamente por ter batalhas nesse livro, deu um clima de space opera muito bom. Apesar de na maior parte do tempo as batalhas serem mencionadas do que mostradas, a guerra presente nesse livro já é uma diferença enorme de outros livros do autor. Torcendo para ter mais daqui pra frente.

Deixou várias possibilidades para o final da trilogia, resta saber como será o desfecho.

Sabri 15/07/2021

Muito bom, esse segundo livro é bem mais fácil de gostar, não há tantas mudanças de personagens! Partiu pro livro 3.

Michela Wakami 16/09/2023

Achei esse segundo livro do começo até um pouco mais da metade, um tanto entediante e só quase no final que o livro ganhou vida e ficou bom.
Me fazendo acreditar que o próximo livro, poderá me surpreender.

Duda 22/07/2020

Fundação e Império
O segundo livro da trilogia continua a jornada para execução do plano de Hari Seldon para estabelecer um novo Império, porém surge um adversário que pode interferir com o plano de Seldon.

Este livro é uma ótima continuação ao desenvolvimento dos acontecimentos, expandindo um pouco os horizontes e introduzindo novos personagens que tornam a história ainda mais interessante.

Estou gostando bastante e mal posso esperar para começar a última parte dessa trilogia.
@estandela_ 22/07/2020minha estante
Que bom que vc ta curtindo. Essa trilogia é a minha preferida! *-*

Diego 29/08/2021

Difícil parar de ler
O livro é ótimo! É difícil largá-lo.
Se os livros de robôs eram como romances policiais incluindo robôs, está série da Fundação parece tratar de geopolítica envolvendo o universo povoado como um todo.
Vale a pena ler!
Duchesse 29/08/2021minha estante
Me animei para ler! Está na minha fila de leitura há algum tempo!

Diego 29/08/2021minha estante
Sugiro ler a trilogia inicial da fundação na ordem: 1º: Fundação; 2º (este): Fundação e Império; e 3º: Segunda Fundação.
Depois tem outros, escritos em outro momento, ?Limites da Fundação?; Fundação e Terra; Prelúdio à Fundação; e Origens da Fundação.
Mas os 3 primeiros são os mais clássicos! ?

Diego.Rates 08/02/2022

Uma história fenomenal
Seguindo a estrutura utilizada em seu livro antecessor, aqui nós acompanhamos o período vindo durante e após a queda do Império, até o surgimento de uma anomalia histórica, que coloca em cheque o "Plano Seldon".

Nessa trama, acompanhamos personagens mais fixos e temos pulos temporais menos recorrentes, o que facilita ao leitor de se apegar aos personagens, diferente do livro antecessor. Apesar de serem bastante diferentes nesse aspecto, cada um possui o seu charme. Da forma que as coisas se encerram no final do segundo livro, a vontade é de ler o final da trilogia o quanto antes e a apreciação do gênio de Asimov cresce mais a cada dia e a cada história lida.

Gabriel.Rodrigues 22/06/2021

EU TERIA CONSEGUIDO SE NÃO FOSSEM ESSAS CRIANÇAS ENXERIDAS!!
Curioso: Muitas pessoas gostam mais deste livro por causa dos personagens. Mas apesar dos saltos temporais e do pouco tempo de "tela", Hardin e Mallow ganharam meu coração e não foram superados aqui. Em suma os personagens não foram o ponto forte para mim.

Eu gostei mais do primeiro livro, minha mente explodia a cada fim de cápitulo e eu adorava fazer as relaçoes com a história real. E neste livro acho que eu gostei mais de O GENERAL que do MULO pq foi menos aventura.

O final me surpreendeu 50%. Não foi o plot em si que me shocou mas sim como ele foi construido.

Que livro GOSTOSINHO. Tu termina de ler já querendo reler. Quem tem medo de ler Fundação pq acha que vai ser dificil ESQUECE isso pq é super fluido e simples.
Rodrigo 22/06/2021minha estante
Realmente, eu estava com medo de ler. Mas agora vou colocar na primeira fila.
Obg

Gabriel.Rodrigues 22/06/2021minha estante
Eu posterguei a leitura da trilogia uns 8 meses por ai com medo de travar. Que nada! Em 15 dias eu li o primeiro e o segundo. Teve momentos claro que eu não compreendi o que tava acontecendo kkk mas depende da concentração e talvez de um pouco de conhecimento sobre periodos históricos.

mayara.marinheiromartinelli 08/08/2022

Eu não consigo me prender a história, sinceramente o fato de ficar pulando gerações pra contar o desenvolvimento da história se faz necessário mas como o livro é curto é feito de uma forma totalmente superficial! Eu gosto muito de toda a parte política e de como podemos ver que é uma analogia a nossa história como humanidade, mas a forma como o livro nos conta isso é chato, maçante e lento, os personagens não tem carisma e todos tem a mesma personalidade! As vezes é até difícil diferenciarmos um do outro enquanto estamos lendo os diálogos!

Gabi Souza 30/09/2020

Vale a pena
Asimov sempre sendo incrível, nem tenho palavras, só um pedido, leiam!!!
@pedro.h1709 30/09/2020minha estante
Trilogia fantástica realmente

Bruna Gomes 03/01/2022

Esse segundo livro mexeu com minhas emoções (entendedores entenderão kkkk)
UAU! Vim sedenta pela continuação da história. Achei esse livro mais dinâmico, apesar de não ter tantas mudanças de personagens, a história pegou ritmo e mal dava pra respirar entre as páginas. Vou segui direto para o terceiro livro.

Thiago Araujo 25/11/2020

Que Seldon os salve...
Ambientação mais dramática e menos saltos temporais marcam A Fundação e o Império, deixando uma boa impressão da segunda obra da série.

Novos personagens, novos inimigos e novas crises para Fundação, que passa a desconfiar das previsões psico-históricas de Seldon.

A narrativa ainda é um pouco arrastada em alguns trechos, mas tem bons lampejos de crescimento, que garantem uma boa experiência de leitura.

A série não vem alcançando toda a minha expectativa, ainda mais por conta de Asimov, que sempre deixou uma boa impressão.

Vejamos se a último volume consegue fechar com mais brilhantismos essa trilogia.

lasthours 16/03/2021

O Mulo
Foi muito previsível, chegar no final e ver que o palpite tava certo chega deu raiva de tanta volta que tive que dar.

Como já falei outra vez, é difícil você se apegar aos personagens do Isaac, principalmente nessa trilogia que não tem um principal, mas, nesse livro consegui me apegar a Bayta, e gostaria que ela continuasse no próximo livro, mas sabendo que isso não vai acontecer.

Pedro.Alves 25/09/2021

ASIMOV, SEU CANALHA!!!!
(+ 14) Contém Violência leve

Não tenho condições para escrever uma resenha, porque pra escrever eu teria que raciocinar e pra raciocinar, eu teria que parar de gritar por causa do final desse livro. Então eu vou repetir a mesma frase 25 vezes para deixar uma coisa bem clara.

Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível. Fundação é incrível.