Segunda Fundação

Segunda Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Segunda Fundação

Diego Lima 20/11/2021

Terceiro livro o qual finaliza a série da Fundação Clássica. Série escrita por um dos autores com mais livros publicados (500+), ganhador de alguns prémios de fantasia e ficção. Em uma época a qual estudava sobre a queda e ascensão do Império Romano, resolveu criar uma história com base nos fatos os quais fizeram Roma ser grande, porém, resolveu viajar para um futuro bem distante e para outra galáxia para recriar os acontecimentos desse Império.

Nessa terceira parte finalmente vamos fechar muitos mistérios aguardados desde as primeiras páginas - não todos. Confesso não ter sido uma das melhores obras da série, todavia, o final foi muito surpreendente. Nunca iria imaginar onde estava escondida a Fundação. Eu tinha a mesma linha de pensamento das gerações do enredo, mas o lógico para você não pode ser lógico para mim.

Após encerrar a série clássica da Fundação consigo definir meu ranking de melhores momentos da trilogia: O primeiro livro (Fundação) todo assume a liderança - na minha opinião eheh -, a segunda metade da Fundação e Império (segundo livro) fica em segundo lugar e o final da Segunda Fundação (terceiro livro) fecha meu ranking em terceiro.

Assim como muitos fãs dessa obra ficaram com diversos questionamentos sobre alguns pontos em abertos, eu também término com algumas dúvidas do que ocorreu antes e depois dos eventos narrados. E para alegria da nação, o autor deixou mais quatro livros (dois antes e dois depois do acontecimentos) sobre esse universo criado. Continuarei lendo.
JJr. 20/11/2021minha estante
Estou assistindo a série na Apple tv e estou adorando!

Diego Lima 22/11/2021minha estante
É boa mesmo? Vi que dividiu a opinião do público. Logo mais vou assistir.

JJr. 22/11/2021minha estante
Estou gostando mas como ainda não li o livro ? não dá pra comparar né. A gente sabe que no livro é mais conteúdo.

Renata.Magalhaes 29/08/2022minha estante
O melhor em minha opinião tbem é o primeiro. Mas ainda não terminei o terceiro...Aguardemos...

Diego Lima 03/09/2022minha estante
Depois comenta o que achou

JJr. 04/09/2022minha estante
Eu gostei muito da série! Já estou esperando a continuação.

@tigloko 13/08/2023

Satisfação em ler essa trilogia, com um desfecho perfeito!
Fundação e Império foi excelente. Mas aqui o negócio explodiu minha cabeça em nível galáctico. Sempre que eu achava impossível ser surpreendido novamente, Asimov entregava uma reviravolta na história, deixando ela mais grandiosa. Teve batalhas espaciais, conspirações a portas fechadas, construção de mundo. A fórmula do sucesso. E o destaque para o estudo da mente nesse livro, indo a fundo na questão científica, é muito bom.

Adorei a forma como a Segunda Fundação é utilizada na história, despertando um conflito de interesses nos personagens da Primeira Fundação. Ao mesmo tempo que necessitam da ajuda para manter o Plano Seldon ativo, temem o poder desconhecido que ela pode apresentar. E assim a paranoia é grande durante a história, com aquele sentimento de “em quem posso confiar?”.

Gostei demais da Arcadia, ela deu um toque de aventura na história muito bom ao se envolver de um jeito curioso e divertido. A personalidade dela foi bem escrita também, reagindo aos acontecimentos da forma que uma garota de 14 anos agiria. Achei a melhor personagem feminina do Asimov até aqui. E olha que eu já tinha adorado tanto a Gladia( da Série dos Robôs) e a Bayta (Fundação e Império).

E o final desse livro foi absurdamente bom( consegui adivinhar algo sobre o desfecho, esse dia chegou hahaha), me deixou empolgado para saber mais desse universo. Não sei o que me aguarda nos próximos volumes. Só sei que aqui foi o ápice dessa grandiosa série. Favorito sem pensar duas vezes.

Michela Wakami 19/09/2023

Perfeito
Essa série foi inicialmente composta por três livros e após 30 anos da publicação do terceiro livro o escritor através de pedidos dos fãs dessa trilogia, resolveu escrever mais quatro livros, tornando-se assim uma série de sete livros.
Sendo que dois antecedem a trilogia principal e os outros dois são continuação dessa trilogia.

Por mim, essa trilogia está de ótimo tamanho, dispenso esses outros quatro livros que foram escritos depois.

Dos três livros, esse terceiro foi o melhor na minha opinião, com muitas reviravoltas e um final de explodir a cabeça.

Simplesmente espetacular!
Fabio 19/09/2023minha estante
Só falta o último para terminar a trilogia, Michela!?
Agora fiquei mais animado, com sua resenha!

Jordana Borges 19/09/2023minha estante
está na minha lista ?

Michela Wakami 19/09/2023minha estante
Fábio, pode pegar sem medo, o último compensa os outros dois.????

Michela Wakami 19/09/2023minha estante
Jordana, a leitura é bem fluida e apesar de não ter dado nota alta para os dois primeiros esse último fechou com chave de ouro.
Quando for ler, tenha uma ótima leitura.???

Fabio 19/09/2023minha estante
Eu vou pegar em breve, Mi!?

Ebaaaaa?????

Lorena 28/09/2023minha estante
Opaaaa. Quero ! Mi, vc leu com a Bel?

Michela Wakami 28/09/2023minha estante
Acho que você vai gostar, Lore. Não, li sozinha. Ela começou bem antes de mim.

Duda 29/07/2020

Segunda Fundação
Último livro da trilogia Fundação continua a jornada da procura pela Segunda Fundação de forma inteligente e cativante proporcionando novos olhares sobre os acontecimentos passados e atuais.

O encerramento desta trilogia foi perfeito, surpreendente e um excelente fechamento para a história. Os últimos capítulos me deixaram impressionada e me fizeram questionar sobre o que eu realmente sabia. Amei a série, recomendo bastante.

Diego 08/09/2021

Space Opera
Assim termina a trilogia. Ótima, por sinal!
Intrigas interestelares para todos os gostos e reviravoltas interessantes!
Nota-se, claramente, a influência da história do império romano em diversas passagens dos livros.
Vale a pena ler a trilogia e, agora, o meu problema é que eu pretendia passar a outros títulos, mas creio que não vou conseguir não passar a ler em seguida os quatro títulos que complementam estes três.
Vamos lá!

Nayany 12/08/2021

Esse Universo criado pelo Asimov é genial, é possível ver sua influência em diversas obras.
O engraçado que eu tentava adivinhar as coisas e só me enganava, adorei isso.

Wagner Fernandes 05/07/2022

"Um círculo não tem fim"
Santas reviravoltas!!!
Esse livro tem tanto plot twist que parece não ter fim!! rs
É o melhor volume da trilogia, sem dúvida. E que CONSPIRAÇÃO!!
Asimov criou uma trama fantástica e que você não consegue largar. Mesmo depois do desfecho você ainda fica pensando: "O que foi isso que li?". Esse final é de explodir a cabeça. Leia com calma, devagar e medite no propósito de todo o Plano Seldon. No fim... bem, no fim... é uma história sensacional.
Li os volumes 2 e 3 em cinco dias. A inserção de Arcádia Darell deu um tempero especial à saga. Ri muito no capítulo de introdução à personagem. E que menina esperta! rs
Você cria várias teorias durante a leitura, e no final fica com a cara do grupo do Dr. Darrel, Anthor, Semic, Munn diante de cada nova revelação sobre a Segunda Fundação. Chegam a ser hilárias essas cenas srs
O que mais dizer? LEIA ESSA OBRA FANTÁSTICA!

Nícolas 01/05/2020

Que final!
Terminei a premiada trilogia da Fundação. Asimov construiu com maestria seu universo nos dois primeiros livros e, dispensadas as apresentações, o terceiro livro já começa frenético.
O livro se divide em duas partes, a primeira termina a história iniciada na segunda parte do segundo livro e a segunda é repleta de reviravoltas com direito a revelação de algo que sempre esteve diante do nariz do leitor mas que eu, ao menos, não consegui perceber. Onde está localizada a Segunda Fundação.
Este livro se tornou, sem dúvidas, um dos meus favoritos. Que final, senhores, que final!

Gabriela Gonçalves 05/06/2022

Que difícil dizer adeus para a Fundação! Que história incrível!!! Ao mesmo tempo, sei que a Fundação não é para todo mundo. Muitos vão achar sem sentido, lento e cansativo, mas para mim é justamente o contrário! Eu amo o fato de a protagonista ser a Fundação e os personagens mudarem de capítulo em capítulo. Não tem como não se encantar por esse mundo criado pelo Asimov. É bom demais acompanhar todos os passos da Fundação ? sua criação, seu desenvolvimento. A história também é cheia de analogia com situações da nossa realidade e que acertam muito na sua crítica sutil. Gosto da forma como a trama é encerrada porque reforça como a Fundação é viva e que a sua história irá continuar. Esse último livro é plot twist em cima de plot twist. E a Arkady é minha personagem preferida! Juro, essa trilogia é boa demais ?? Além de ser super fácil e rápido de ler.

Adelson 24/09/2021

Fim de uma trilogia épica!
Onde está a Segunda Fundação?
É o que todos se perguntam. Mulo, O primeiro cidadão, a primeira "Vírgula" não prevista por Seldon está cada vez mais próximo de descobrir e ser o Imperador da Galáxia já que dominou a Primeira Fundação. O que o impede agora é está pequena resistência escondida no Outro extremo da Galáxia.
Anny 24/09/2021minha estante
O que cê achou d trilogia ?

Adelson 24/09/2021minha estante
Amei! Asimov faz uma coisa nos livros que amo que é a história andar através de diálogos e não com grandes textos explicativos. O enredo mega rápido e sempre deixando um ponto em aberto pra te deixar mais curioso para continuar a leitura. E você? O achou da trilogia?

Anny 25/09/2021minha estante
Ainda não li, só salvei nos 'quero ler'. Depois da sua opinião me deu mais vontade... Estou lendo Messias de Duna, assim que terminar, eu começo esse.

Adelson 26/09/2021minha estante
Esse peguei pra ler ficção científica e Duna foi uma saga que li esse ano, reli o primeiro e depois li o restante publicado pela Aleph nessa edição linda de capa dura. E o Messias e o Imperador Deus Duna foram os que mais gostei. Depois me fala o que achou.

Anny 27/09/2021minha estante
Agora na metade do livro que tô conseguindo entender kkk Duna da um nó na minha cabeça. Estou participando de uma leitura coletiva, ajuda ter um norte.

Adelson 01/10/2021minha estante
É verdade, é uma saga bem confusa no início de cada livro.

Luizit0 14/07/2021

legal
gostei mais do que do segundo, porém o primeiro foi o melhor da trilogia. Um universo muito bem construído e com um final surpreendente. Muitas reflexões podem ser feitas a partir do livro. Recomendo muito toda a trilogia da Fundação.

Sandro.Menoncin 12/12/2022

A Segunda Fundação
Encerrei essa incrível trilogia com um gostinho de quero mais, esse terceiro livro foi o mais fraco da trilogia na minha opinião principalmente pelo enredo arrastado no meio do livro o que me fez demorar muito mais tempo na leitura do que eu esperava, logo após o desfecho da história do Mulo temos o último salto temporal e essa última história demorou um pouco a engrenar mas quando chegamos ao final o nível volta a se elevar e temos um final que me surpreendeu, em breve devo retornar para ler os outros livros que completam a série, e essa trilogia é uma leitura indispensável para todos os fãs de literatura.

Eduardo.Silva 25/04/2021

Fechando a trilogia com chave de ouro
Finalizando a trilogia fundação e eu novamente venho aqui cultuar a escrita e a genialidade da escrita de Asimov. Uma leitura extremamente fluida e rápida, me prendeu do início ao fim. A história tem personagens incríveis, ambientação maravilhosa e repleto de reviravoltas. Esse terceiro volume é o mais eletrizante e o meu favorito. Termino essa trilogia já morrendo de vontade de ler os próximos livros que fazem parte desse mundo criado pelo autor.

Ra-fa-el 15/02/2024

Final com Chave de Ouro
A trilogia trás um sentimento característico de que ao reler você descobriria coisas novas. E esse sentimento volta de maneira mais forte no terceiro capítulo, por trazer conexões fortes com o primeiro e segundo volume que, apesar de sempre estarem lá, me passaram despercebidas.

Um livro que enriquece o universo da fundação e expande os seus horizontes para o todo. Recomendo e pretendo ler novamente.