Segunda Fundação

Segunda Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Segunda Fundação

bardo 05/09/2021

E com esse se encerra a trilogia original de Fundação que mesmo na releitura consegue manter um clímax adequado, não a toa considerada a melhor obra de Asimov comparável a talvez o seu melhor conto A Última Pergunta. Temos aqui uma resolução adequada ao problema apresentado no volume de transição anterior e a apresentação de um novo conflito, para ambas as situações temos ótimas soluções. Seguimos com a introdução de figuras femininas com algum protagonismo o que é muito bem vindo, relevados alguns preconceitos implícitos na obra, o Bom Doutor era um gênio, mas como os escritores de SciFi de seu tempo extremamente machista. Relevado isso, são personagens que inspiram alguma simpatia e tem um papel de fato importante. Outro ponto digamos polêmico é que Asimov se remete a organização política proposta em A República de Platão, e talvez num nível muito mais avançado. Resta ainda dizer que esse seja talvez um dos melhores finais em obras de SciFi, difícil de ser superado.

Vinicius Nathan 12/09/2021

Excelente conclusão da trilogia, o terceiro livro é cheio de reviravoltas com coisas nunca parecendo ser o que são e I.A. conseguiu construir esse enredo de forma que não parece forçada.

Barbi.Lopes 12/10/2021

Surpreendente
O último livro da trilogia da Fundação é uma leitura bem diligente, e surpreendente. A psicohistória de Seldon nos deixa uma mensagem clara: O poder do homem não está fora, e se dentro.

Hollyson 23/10/2021

Uma obra-prima de Asimov.
O melhor livro da Trilogia base. Os embates mentais, as reviravoltas são levados a outro nível.

Um dos melhores livros de Asimov.

GabrielxxGarcia 11/12/2021

Meu preferido da trilogia...
Eis que chegamos ao final. Sim senhoras e senhores, finalmente! E devo dizer que adorei esse livro, sem exagero. Talvez eu tenha me acostumado com a escrita do autor ou talvez eu tenha percebido que não podia ir contra e resolvi me unir a eles, não sei, só sei que foi assim. A personagem principal é uma graça, toda espiritada e sapeca, com uma inteligência grande demais para seu próprio bem. Gostei da história, gostei de como se desenvolveu e gostei do mistério no final, dessa vez fui pego de surpresa, duas vezes, o que valeu pela surpresa que não tive no fim do livro anterior, rs. Só uma coisa deixou a desejar, achei que um desenvolvimento maior para Arcádia não faria mal nenhum e deixaria o livro mais leve. De qualquer forma recomendo a leitura, achei que foi uma conclusão satisfatória da trilogia. Os livros individualmente não são tudo o que eu esperava mas agora que penso na trilogia como um todo entendo o tamanho do bafáfá quando falam de Fundação, pessoalmente a pior coisa desse livro é que ele acaba, pois é. Já á comprei os outros que expandem o universo do autor (plot twist da resenha). Espero que sejam tão bons quanto este.

from my window 14/12/2021

acho que o final desse livro não é muito bom apesar de ser interessante. Na trilogia esse é o meu menos favorito não que ele seja ruim só não é tão extraordinários quanto os outros.

Hvpaiva 25/07/2023

Fascinante, mas não perfeito
O terceiro livro da saga se diferencia dos anteriores em diversos aspectos. O primeiro que me chamou a atenção foi sua trama bem mais complexa e elaborada.

No decorrer da leitura, em diferentes momentos, peguei-me questionando as motivações de alguns personagens, e até mesmo voltando alguns capítulos para validar se eu não tinha deixado passar nada. Mas como de costume, o Bom Doutor nos agracia com uma mente brilhante que não deixa nenhuma ponta solta sem sua devida atenção.

O final é de fato o melhor da trilogia, mas o decorrer do caminho, foi, em minha opinião, o mais cansativo dos três livros. O mistério principal pareceu se estender tanto que me fez, em muitas situações, perder a paciência com o autor (rsrsrs).

Os personagens não me cativaram. Nenhum. Talvez por eu ter uma expectativa alta em relação à Arcádia, ou simplesmente pela minha falta de paciência com adolescentes em geral.

De modo geral, é um livro que vale cada hora investida. Sua história mais densa e envolvente supera de seus antecessores e compensa os incômodos anteriores. Fascinante, só não perfeito!

Victor.mcrv 31/12/2021

Colocando as coisas no eixo
Após os eventos do segundo livro a primeira fundação fica preocupada com a segunda e agora temos uma caçada, fora isso temos a dúvida se o plano ainda não está funcionando o se ele já se foi e que a fundação está perdida.

Isa 04/10/2023

Eu ameei essa trilogia e esse foi o melhor livro na minha opinião. Consegui passar sem pegar nenhum spoiler e cada plot foi uma surpresa real, simplesmente espetacular.

Ve Domingues 02/08/2023

Adorei a Trilogia da Fundação. Acho que este terceiro livro deu um fim bastante digno à série. Asimov soube como cativar o leitor e a leitura foi bem prazerosa.

Danilo.Andrade 14/03/2022

Esse livro fechou a trilogia fundação com chave de ouro. Gostei muito da narrativa desse livros e dos personagens.

Vicente 13/05/2022

Maravilhosa obra.
Não nego que o primeiro livro, por ser uma história já vista, estudada e descrita por muitos, me deixou um pouco engasgado na leitura, o segundo vem com mais momentos de ?só mais um capítulo?, assim como o terceiro que finaliza a história de uma forma glamurosa, eu diria. Mas não há de se esperar menos de Isac. Quem sabe um dia leio os próximos quatro livros, escritos ao menos 3 décadas depois desta trilogia.