Eleanor & Park

Resenhas - Eleanor & Park

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Shirleany 29/02/2024

Que final bosta!
A gente passa o livro todo sofrendo e no fim nenhum problema é resolvido e você fica com cara de palhaço!!

luasversion 03/01/2024

Um saco
Nunca falei mal de livro nenhum mas esse? q livrinho ruim sinceramente, demorei uma cota pra ler de tão entediante, sem contar q é super xenofóbico né? confesso q me identifiquei com a eleanor várias vezes, mas isso não muda o fato de q o começo é muito chato, o meio e o final parece o começo, até q o final foi a melhor coisa do livro, perdi meu tempo mas pelo menos me tirou da ressaca literária, não recomendo MAKKAKA

Giovana1029 20/12/2023

Complicado.
Este livro foi indicação de um amigo meu muito querido e no fundo acredito que realmente gostei, mas tenho umas considerações a fazer.
1- Eu definitivamente estou lendo na época errada. Em muitos momentos cheguei até a ficar irritada com os personagens devido a dramas sem nexo que não levavam a lugar nenhum, coisas que fazem mais sentido para adolescentes acredito eu.
2- Acho que a escritora deixou muitas coisas em aberto sem necessidade alguma, muitas cenas nem se quer tinham significado ou levavam pra algum lugar e isso me cansava muito.
3- Acredito que a autora não soube fazer uma boa ambientação dos anos 80.
4- A autora abordou muitos assuntos que ela simplesmente não entende quase nada sobre, como racismo e xenofobia principalmente. Dava pra ver claramente que era uma pessoa branca escrevendo esse livro, e dependendo da pessoa que ler me leva a crer que a pessoa possa até levar o livro como xenofóbico.
Mesmo com essas considerações foi um livro que eu gostei, acabou me entretendo e eu gostei muito dos personagens principais.

Alice1052 10/12/2023

Achei um livro interessante e triste pela história e assuntos abordados, mas gostei da relação desenvolvida entre a eleanor e o park, porque na minha visão ela meio que encontra sua zona de conforto nele, porém o final achei confuso e aberto.
Diante de tudo é uma boa história, triste, porém interessante

Trabach0 19/11/2023

Primeiro amor
Eleanor é uma adolescente que acaba de se mudar para uma nova cidade, um pouco diferente, ruiva e de cabelos extremamente cacheados, logo vira vítima de bullying dos outros jovens da escola.

Park é um garoto legal, mas está acomodado, e faz de tudo para não chamar atenção ficando em cima do muro, não sendo um dos garotos "malvados" do colégio, mas também não fazendo nada a respeito.

E as diferenças não param por aí, enquanto Park vem de uma família extremamente unida e tem pais que se amam, Eleanor mora com sua mãe, seus irmãos e seu padrasto que estão bem longe de ser o sonho de família ideal.

Logo no primeiro dia de aula Eleanor e Park acabam tendo que dividir o mesmo banco no ônibus, nos primeiros dias eles mal se falam e chegam até a se odiar, mas com tempo uma aproximação acaba se tornando inevitável e como já era esperado a partir daí passamos acompanhar o envolvimento e o romance dos dois.

O Ponto Central da história é sim o romance entre os dois jovens, porém não é nem de longe o único ponto complexo da narrativa.

Assim como Park vamos conhecendo Eleanor aos poucos e acompanhando sua história, e a cada nova informação que recebemos sobre a jovem, nosso coração vai se partindo um pouquinho mais.

Eleanor vive um verdadeiro inferno dentro de sua própria casa, com a mãe vivendo em um relacionamento abusivo e os irmãos ainda tão pequenos tendo que presenciar tudo isso.

Ao se aproximar da família de Park Eleanor vê uma realidade totalmente diferente da que vive, uma família estruturada, uma boa casa, pais que se amam e se respeitam, e claro é impossível para o leitor não sentir toda dor e angústia da menina e ansiar assim como ela que as coisas melhorem.

Todo o relacionamento entre os dois jovens vai sendo construído de uma forma extremamente delicada e verdadeira e é impossível não se sentir nostálgico e relembrar o primeiro amor.

O final não poderia ser diferente, é triste mas também é real e lá no fundo você ainda fica com aquela sensação de que algo de bom pode acontecer, e também nos faz refletir sobre tudo o que poderia ter sido diferente em nossas vidas se ao invés de um caminho tivéssemos escolhido o outro.

begge 23/06/2023

Clichê pré-adolescente 2014
Peguei esse porque tinha uma vontade gigante de ler e já de começo vi que era questionável mas fiquei porque amo livro com as duas perspectivas e acabei me apaixonando pelo Park inferno

Endi.Nascimento 09/01/2023

Eleanor e Park
Uma narrativa em terceira pessoa, bem escrita ,que aborda violência doméstica , a dificuldade da vítima abandonar o lar ,o assédio sexual sofrido por uma adolescente, e seu irmãos dentro do próprio lar, a negligência paternal, além de todas as insegurança diante das novas descobertas nessa fase turbulentas , hormonal recheada de desejos , prazeres , gostos , falar também de bullying , e o prenconceito é gritante na narrativa, a questão das meninas alisarem os cabelos para estarem bonitos como é o padrão, a camiseta com os dizerem beije-me sou irlandês, o fato de dizem que os coreanos têm rosto afeminados ,o uso de droga como válvula de escape .
A questão de se enquadra à um padrão para ser aceito. O fato da barreira entre o pai e Park por serem tão diferentes fisicamente.
Prenconceitos de todos os tipos foram derramado na páginas, o julgamento por conta das roupas . E o paralelo que a autora faz entre os dois lares é muito interessante enquanto no lar de Eleanor sua mãe é subjugada maltratada e violentada, no lar de Park sua mãe é a rainha, a última palavra é dela . O pai de Park, tem Prenconceito em relação a sexualidade, o padrasto de Eleanor é um drogado, pedofilio, doente que lhe deixa mensagem eróticas repulsivas.
Eleanor e Park não é um romance fofinho com final feliz, mas um romance realista que desmostrar que as dificuldade podem separar dois corações que amar .
E que amar é querer o bem do outro mesmo que a ausência e saudade esmague o que restou do seu coração.
A importância do lar estável, e de bons relacionamentos de pais e filhos para orientar os jovens nessa fase de construção de pilares que molda e forja o caráter.
O que mais gostei ,e que apesar de todos as aflições enfrentadas por Eleanor ela buscou um refúgio na música e na leitura, era seu momento de paz ,de equilíbrio para enfrentar mais um dia sem perde a sanidade .
A narrativa nos faz olhar para outro com empatia e respeito, por quê não temos direito de julgar o outro por nossa óptica, cada um conhece a cruz que carrega
Leiam recomendo.

Eliane Sousa 06/01/2023

Simplesmente muito ruim. Como que esse livro ficou tão famosinho? Muito ruim mesmo. Aquele final sem sentido nenhum!!!!
Endi.Nascimento 10/01/2023minha estante
Você queria um final feliz, eu também queria o final feliz ,mas acredito que a autora que dizer que o amor é altruísta. Park ficou bem por saber que ela estava bem

Eliane Sousa 10/01/2023minha estante
Discordo? eu não queria um final feliz. Bastava ela desenvolver o porquê a Eleanor simplesmente ignorou o Park. Ele estava apaixonado por ela e a por ele, ela nunca tinha passado por isso antes e simplesmente deixou passar?
Além disso, várias falas ao longo do livro me incomodaram, achei fraco dms.

Eliane Sousa 06/01/2023

Endi.Nascimento 10/01/2023minha estante

Eliane Sousa 10/01/2023minha estante
Além disso, várias falas ao longo do livro me incomodaram, achei fraco dms.

IDK. 02/12/2022

Fico com vergonha em admitir como não percebi que o livro apresenta comentários racistas, então, assim que ouvi que o livro era polêmico tive que reler.
Apesar do romance ser bem desenvolvido e fofo tem certos comentários da principal que te fazem sentir uma cocerinha por apresentar certa ignorância em relação a aparência asiática do Park, como por exemplo se perguntar se ele enxerga de forma cortada as coisas por seu olhos serem "puxados".
Resolvi agora mudar minha nota de acordo com minha opinião dessa releitura.

pieprimo 30/11/2022

esse livro é muito bom de ler, porém eu não dou 5 estrelas por causa do final, os dois tiveram vários problemas o livro todo e quando as coisas estavam indo bem, tudo acaba??????
Eleanor tem vários problemas na família, seu pai não é presente, sua mãe se casou com um cara lixo e ela não tem pra onde ir e Park demonstra no decorrer da história que ele cria muita dependência nela mas ela é mt insegura.
É basicamente um romance com um final triste.

Kauani 21/11/2022

legal
é bom retrata coisas pesadas e importantes mas sei lá tb acho que eu esperava mais faz tempo tb prox
Stéphany 21/11/2022minha estante
ja li esse amg achei bem. ruinzinho na epoca

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6