A Fantástica Literatura Queer

Lorena Miyuki

Resenhas - A Fantástica Literatura Queer

Cristiano Rosa 30/11/2012

Diário CT: A FLQueer – Volume Verde
Com muito prazer – e no sentido mais literal da palavra – li o quarto livro da série A Fantástica Literatura Queer. O volume Verde contém 7 novos contos e é organizado por Cristina Lasaitis e Rober Pinheiro, publicado pela Tarja Editorial. A obra, que volta às suas 178 páginas dos dois volumes iniciais, segue a linha dos anteriores em conteúdo e diagramação, mas ainda surpreende e envolve o leitor.

Desta vez os autores são Amanda Marchioreto, Celeste Baumann, Lorena de Carvalho Oliveira, Fernando Salvaterra, Lucas Simões Zavagli, Maurício Lopes Júnior e Osíris Reis, que em suas tramas exploram o amor entre iguais.

Novamente o preconceito, a insegurança, a solidão, os medos, os estilos, os abusos, as provações, as descobertas, os pensamentos, as aceitações e os repúdios vêm à tona nas tramas.

Ficção e mitologia, lendas e relatos se misturam e compõem um panorama diversificado de situações envolvendo o público LGBT e suas relações internas e externas, sempre fazendo quem lê pensar sobre a sua leitura.

“Sai do Banheiro!” narra, sob a ótica da lenda urbana Loira do Banheiro, a relação entre dois adolescentes gays pelos banheiros de uma escola. “Ema Villari” é sobre uma cantora famosa que namora com uma senhora e é confundida com uma sapatão que querem assassinar. “Morte na Linha Vermelha” conta a trajetória de um personagem narrado em segunda pessoa que mora com o namorado e sai busca de emprego, enquanto é vigiado por cinco rapazes misteriosos.

“Chuva Ácida” apresenta um jovem que é sequestrado para um mundo atemporal onde aprende que se deve lutar pela vida e pela liberdade. “O Príncipe dos Rios” narra um jovem filho de um deus com uma ninfa que sai em busca do seu amor em meio a desafios e descobertas. “Companheiros de Armas” é sobre um humano que está numa nau com demônios insetoides que discutem o gostar e o sexo entre fêmeas e machos. “Clausura” conta a tragédia vivida por um príncipe pintor que se apaixona por um prisioneiro do rei e ambos acabam tendo o mesmo destino.

As tramas apresentadas nesse quarto volume – narradas em 1ª e 3ª pessoas -, continuam mostrando aos leitores aventuras e dramas daqueles que são julgados por muitos como diferentes, mas que na realidade são mais iguais do que se pode pensar. Ao contrário do que alguns imaginam, a fantasia aqui não é usada de modo a deixar as histórias inverossímeis, os autores se usam dela para mostrar, sob vários ângulos, as atitudes dos seres humanos em relação à diversidade.

Ao terminar de ler a obra, repensei sobre a série A Fantástica Literatura Queer de uma maneira mais ampla, tendo como base todos os 29 contos já publicados. Eu ri, me emocionei, me envolvi, fiquei triste, com raiva, com medo, viajei a outros mundos e culturas, conheci novas criaturas e conceitos. O teor das histórias – ora mais explícitos, ora não -, demonstra que não importa a cor, a origem, a crença, a missão: se há amor e respeito, se tem tudo.

Acredito que esse quarto volume – mesmo sendo uma opinião estritamente pessoal – tenha sido o melhor dentre os lançados até agora. Mas isso é até complicado de afirmar, visto que em todos temos alguns contos que nos chamam mais a atenção do que outros, porém o Verde me atraiu com maior intensidade de uma forma geral. Tendo lido os 4, indico para leitura cada um dos 4, pois um livro completa o outro e, juntos, dizem o que todos precisam ouvir e parar para refletir.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=19812

Gabriele 23/08/2014

Devo dizer que tinha, na verdade ainda tenho, muita resistência com ficção científica, literatura fantástica e afins. Simplesmente não é muito o meu tipo. Então assumo que comecei a ler essa coleção foi na intenção de ler e ter yaoi, apenas isso. Só depois de ler o prefácio do primeiro livro foi que vim a entender melhor e admirar a proposta deles. Se o mercado literário LGBT já não é dos maiores, o que dizer desse nicho tão específico que é a literatura fantástica? E não só dando espaço para gays e lésbicas, mas também para pessoas trans ou assexuadas, dando a obra um verdadeiro tom de diversidade tanto de temas quanto de gênero e sexualidade.

A coleção A Fantástica Literatura Queer tem 4 livros: o vermelho, o amarelo, o laranja e o verde. Cada um com, em média, 7 contos. Uns mais curtos, coisa de 8 páginas, e outros bem mais longos. As temáticas variam, tendo coisas como demônios, ETs, deuses, sociedades secretas e etc.

Tenho todos, mas como li os 3 primeiros a muito tempo atrás, vou falar apenas do que li mais recentemente: o verde. Ele contém 7 contos bem escolhidos. Apenas um deles é sobre a relação entre personagens femininas, estranhei a discrepância, os outros volumes foram mais diversificados nesse sentido.

Infelizmente a editora Tarja fechou as portas, o que me faz crer que esse seja o último volume da coleção por um longo tempo, me deixando imensamente triste. Mas nem tudo são lágrimas, está nos planos dos organizadores continuarem o projeto um dia. Estou aqui na torcida. Os três primeiros você pode facilmente achar online para comprar, mas o verde foi incrivelmente difícil de encontrar. No fim consegui achar no site da própria editora, embora as coisas lá sejam um pouco confusas na hora de comprar, o livro chegou direitinho e sem problemas.

Enfim, eu indico a vocês esses livros se quiserem variar e abrir seus horizontes de leitura.